Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 809754 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #3315 em: Dezembro 27, 2024, 09:31:05 pm »
E noticias nacionais nao deram na emissão local.
Viseu so serviu para quem é de fora...

pdnf

• Hero Member
« Responder #3316 em: Dezembro 27, 2024, 10:15:53 pm »

A memoria é curta.
Nunca foi tema à epoca de conversa nas rádios nacionais nem nas tvs. Porque será ? Porque foi no Porto. Foram 4 dias sem recolha de lixo.
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/lixeiros-em-greve-deixam-porto-sujo

Tinha 17 anos nessa altura, as minhas maiores preocupações eram...bom, nenhumas, na verdade!  ;D ;D
Não me recordo minimamente dessa greve. Aliás, pensei que desde sempre a recolha no Porto fosse privada, como o é atualmente. Pelos jeitos, parece que não.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #3317 em: Dezembro 28, 2024, 02:11:00 am »
Jornal das 21h por Vasco Maldonado Ramos com entrevista de 5 min a Fernando Ruas (presidente da CM Viseu). Às 21h06, o único comentário político à situação foi o de André Ventura (que reagiu há instantes na CMTV, presumo que por isso e não sei se mais alguém comentou).

Seguem às 21h07 para o tema de saúde e das urgências - uma única notícia, e vão cedíssimo para o noticiário de âmbito local, que fala:
Amadora - assalto a um estafeta por um menor (emissor da Amadora)
Almada - Bairro da Penajóia sem luz desde o Natal (!), bairro que cesceu no último ano devido à crise na habitação (emissor do Seixal)
Leiria - posse administrativa do parque de campismo de Pedrógão Grande (emissor de Leiria)
Alcobaça - promove protesto de utentes contra o hospital local (emissor de Rio Maior)
Vila Nova de Famalicão - prémio monetário Camilo Castelo Branco (emissor de Vila do Conde)
Espinho - programa festivo com atividades gratuitas até 10/01, incluindo pista de gelo com luzes LED e efeitos cénicos no gelo (emissor de São João da Madeira).

Viseu obviamente ficou de fora neste lote porque já teve seis minutos no bloco principal mas também tem emissão própria.

Quanto a esta organização, tenho críticas a fazer:
- Se querem entrevistar durante 5 minutos os protagonistas e responsáveis, na minha opinião têm que ou estender o jornal a contar com esses 5 minutos, ou sinalizar que dão mais informação às 21h30 e diversificar devidamente o resto da informação nesse segundo bloco.
- Num bloco que já habitualmente seria de 12 minutos, ficar reduzido a 10 quando 6 vão para o tema de Viseu quase em exclusivo e 3 vão para as notícias regionais... vai lá vai.
- Não aconteceu nada no desporto? No internacional?

Na ONU, António Guterres foi repudiado por Israel após declarações. Isso não está neste noticiário porquê?
Há chave do Euromilhões, saem habitualmente pelas 20h30/20h40. Isto não está neste noticiário porquê?
Houve desenvolvimentos na violência em Moçambique. Onde é que estão neste noticiário?
Um avião da Azerbaijan Airlines caiu, Zelensky pede investigação e suspeitam de sabotagem. Onde é que isso está no noticiário?
30.000 refugiados da Síria regressam à Turquia nos próximos 14 dias. Onde é que isso está aqui?
Falou António Costa sobre a destruição no Báltico. Onde está isso?
Há novidades das subidas e descidas para 2025. Não estão neste noticiário.

Tudo isto são notícias importantes que não existiram no noticiário das 21h no Observador. Para mim, é grave.

E onde está o repórter na cidade de Viseu a relatar os acontecimentos ocorridos no Palácio do Gelo ?

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #3318 em: Dezembro 28, 2024, 11:38:08 am »
Jornal das 21h por Vasco Maldonado Ramos com entrevista de 5 min a Fernando Ruas (presidente da CM Viseu). Às 21h06, o único comentário político à situação foi o de André Ventura (que reagiu há instantes na CMTV, presumo que por isso e não sei se mais alguém comentou).

Seguem às 21h07 para o tema de saúde e das urgências - uma única notícia, e vão cedíssimo para o noticiário de âmbito local, que fala:
Amadora - assalto a um estafeta por um menor (emissor da Amadora)
Almada - Bairro da Penajóia sem luz desde o Natal (!), bairro que cesceu no último ano devido à crise na habitação (emissor do Seixal)
Leiria - posse administrativa do parque de campismo de Pedrógão Grande (emissor de Leiria)
Alcobaça - promove protesto de utentes contra o hospital local (emissor de Rio Maior)
Vila Nova de Famalicão - prémio monetário Camilo Castelo Branco (emissor de Vila do Conde)
Espinho - programa festivo com atividades gratuitas até 10/01, incluindo pista de gelo com luzes LED e efeitos cénicos no gelo (emissor de São João da Madeira).

Viseu obviamente ficou de fora neste lote porque já teve seis minutos no bloco principal mas também tem emissão própria.

Quanto a esta organização, tenho críticas a fazer:
- Se querem entrevistar durante 5 minutos os protagonistas e responsáveis, na minha opinião têm que ou estender o jornal a contar com esses 5 minutos, ou sinalizar que dão mais informação às 21h30 e diversificar devidamente o resto da informação nesse segundo bloco.
- Num bloco que já habitualmente seria de 12 minutos, ficar reduzido a 10 quando 6 vão para o tema de Viseu quase em exclusivo e 3 vão para as notícias regionais... vai lá vai.
- Não aconteceu nada no desporto? No internacional?

Na ONU, António Guterres foi repudiado por Israel após declarações. Isso não está neste noticiário porquê?
Há chave do Euromilhões, saem habitualmente pelas 20h30/20h40. Isto não está neste noticiário porquê?
Houve desenvolvimentos na violência em Moçambique. Onde é que estão neste noticiário?
Um avião da Azerbaijan Airlines caiu, Zelensky pede investigação e suspeitam de sabotagem. Onde é que isso está no noticiário?
30.000 refugiados da Síria regressam à Turquia nos próximos 14 dias. Onde é que isso está aqui?
Falou António Costa sobre a destruição no Báltico. Onde está isso?
Há novidades das subidas e descidas para 2025. Não estão neste noticiário.

Tudo isto são notícias importantes que não existiram no noticiário das 21h no Observador. Para mim, é grave.

E onde está o repórter na cidade de Viseu a relatar os acontecimentos ocorridos no Palácio do Gelo ?
Na CMTV e CMR. Isso é faca e alguidar.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3319 em: Dezembro 28, 2024, 12:01:21 pm »
Confirma- se, o Zeca é mesmo o ouvinte mais assiduo da Observador.
É  de manha a noite.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #3320 em: Dezembro 28, 2024, 12:20:02 pm »
Confirma- se, o Zeca é mesmo o ouvinte mais assiduo da Observador.
É  de manha a noite.

Aconteça o que acontecer

pdnf

• Hero Member
« Responder #3321 em: Dezembro 28, 2024, 01:36:55 pm »

Por acaso, 6 minutos para a situação do Palácio do Gelo parece-me exagerado, sinceramente, a roçar a CMização da Observador. Ainda por cima, a dar palco o inenarrável Ruas.
Os outros temas, com exceção dos números do Euromilhões, que não são tema para um noticiário, são, obviamente pertinentes. Será que a Observador está a tentar ir buscar audiência potencial ao público da CMTV? As pessoas perferem sempre o original à cópia. Convêm ter atenção a esse ponto.

Em relação aos 98.4, e seu alcance. Vinha eu ontem confortavelmente a ouvir a RNE-CLAS na referida freqência, emissor de Castrelo do Val - Verín, quando ainda na A24 uns 2km antes do nó da A7 entra a Observador, logo com RDS, aguentando-se cerca de 1km. Entro na A7 e a partir do nó de Ribeira de Pena a emissora clássica morre completamente, a Observador domina por completo a frequência. Por exemplo, os 90.7 da RNE1 aguentam-se na perfeição até Fafe. A Observador só treme um pouqinho, em que o sinal vai a mínimos nos últimos kms daquela descida muito ingreme pouco antes do nó da A42 para Felgueiras. De resto, para um emissor de Vila do Conde, é fantástico. Vim desde Verín sempre em 98.4, não há períodos de silêncio na frequência, o que me faz acreditar que não fosse a Clássica, até chegaria mais longe.

Portanto, aquele ouvinte de Cabeceiras que uma vez se queixou que o sinal era fraco, mas surpreendeu o JMF por ainda existir, terá mesmo razão. A Observador consegue deixar sinal no interior do distrito de Braga.
« Última modificação: Dezembro 28, 2024, 01:39:24 pm por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3322 em: Dezembro 28, 2024, 06:48:37 pm »

Por acaso, 6 minutos para a situação do Palácio do Gelo parece-me exagerado, sinceramente, a roçar a CMização da Observador. Ainda por cima, a dar palco o inenarrável Ruas.
Os outros temas, com exceção dos números do Euromilhões, que não são tema para um noticiário, são, obviamente pertinentes. Será que a Observador está a tentar ir buscar audiência potencial ao público da CMTV? As pessoas perferem sempre o original à cópia. Convêm ter atenção a esse ponto.

Falei apenas dos números do Euromilhões porque já ouvi noticiários no Observador em que eram dados (para efeitos de histórico) - se me perguntas se são tema, claro que não deveriam ser, embora ajudem para arredondar tempos em rádio e apenas nesse aspeto possam ter alguma utilidade. Às vezes são precisas estas questões, faz parte do métier.

O que me parece é que estarão a tentar debelar o tema da CMR, mas não é percetível o porquê, quando a rádio não tem ainda expressão audiométrica nem me parece ir buscar a públicos parecidos (mas isto a mim). Devem saber de alguma coisa que nós não sabemos. Só isso justifica tamanha perda de equilíbrio nos noticiários.

Fernando Ruas tinha que ser ouvido, como presidente da CM Viseu, fazia sentido ouvi-lo sobre o tema. Notando que dos 6 minutos dedicados ao noticiário, 4/5 foram essa entrevista rápida, e ainda foi notório por cima disso (para mim tendo experiência no meio) que o Vasco estava a gravar para os noticiários locais em 91.2, tal o delay entre o presidente da câmara acabar de falar e ele voltar à antena (quase 5 segundos, sem exagero nenhum). Felizmente, ficou quase imperceptível em antena.

Em relação aos 98.4, e seu alcance. Vinha eu ontem confortavelmente a ouvir a RNE-CLAS na referida freqência, emissor de Castrelo do Val - Verín, quando ainda na A24 uns 2km antes do nó da A7 entra a Observador, logo com RDS, aguentando-se cerca de 1km. Entro na A7 e a partir do nó de Ribeira de Pena a emissora clássica morre completamente, a Observador domina por completo a frequência. Por exemplo, os 90.7 da RNE1 aguentam-se na perfeição até Fafe. A Observador só treme um pouqinho, em que o sinal vai a mínimos nos últimos kms daquela descida muito ingreme pouco antes do nó da A42 para Felgueiras. De resto, para um emissor de Vila do Conde, é fantástico. Vim desde Verín sempre em 98.4, não há períodos de silêncio na frequência, o que me faz acreditar que não fosse a Clássica, até chegaria mais longe.

Portanto, aquele ouvinte de Cabeceiras que uma vez se queixou que o sinal era fraco, mas surpreendeu o JMF por ainda existir, terá mesmo razão. A Observador consegue deixar sinal no interior do distrito de Braga.

A parte interessante é: vai até essa localidade o sinal, mas depois em Braga tem zonas bem mais fracas que isso. Maravilhas da orografia...
« Última modificação: Dezembro 28, 2024, 06:52:06 pm por Memorias da Radio »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3323 em: Dezembro 28, 2024, 07:08:32 pm »
Estou indignado.  Entao nao é  que a Observador  tem um repórter  em Viseu por causa dos tiroteios.
Mas o repoerter João  Godinho anda por lá.
Para mim, como radio verdadeiramente centralista nao devia acompanhar isto quando há  tanto por falar na Capital.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3324 em: Dezembro 29, 2024, 03:07:30 pm »
A parte interessante é: vai até essa localidade o sinal, mas depois em Braga tem zonas bem mais fracas que isso. Maravilhas da orografia...
Isso. Braga, tal como Coimbra, são cidades encaixadas em vales, pelo que fica complexa a receção de sinais, mesmo que de Txs com grandes potências próximos. De certa forma, é um mal quase geral à parte velha da maioria das cidades. Se pensarmos bem, não fosse a zona da Baixa, não precisavamos de emissores para o Porto. Muro e Lousã comutariam perfeitamente.
Rádio é:

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #3325 em: Dezembro 29, 2024, 04:22:18 pm »
Isso. Braga, tal como Coimbra, são cidades encaixadas em vales, pelo que fica complexa a receção de sinais, mesmo que de Txs com grandes potências próximos. De certa forma, é um mal quase geral à parte velha da maioria das cidades. Se pensarmos bem, não fosse a zona da Baixa, não precisavamos de emissores para o Porto. Muro e Lousã comutariam perfeitamente.
Muro ouves bem num rádio-relógio em cima de uma mesinha de cabeceira na zona da Prelada, por exemplo.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3326 em: Dezembro 29, 2024, 04:36:25 pm »
Acrescento Viseu...que poderia muito bem dispensar os de Viseu.
Bastava Vouzela ou Gravia e Lousã.
Mas infelizmente a baixa esquece.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #3327 em: Dezembro 29, 2024, 04:37:13 pm »
Estou indignado.  Entao nao é  que a Observador  tem um repórter  em Viseu por causa dos tiroteios.
Mas o repoerter João  Godinho anda por lá.
Para mim, como radio verdadeiramente centralista nao devia acompanhar isto quando há  tanto por falar na Capital.

A Rádio é lisboeta, ocupa emissores de rádios locais, sem emissão nesses concelhos.
Não tente mudar o bico ao prego.
Toda a emissão é feita em Lisboa, chama-se centralismo.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3328 em: Dezembro 29, 2024, 07:13:21 pm »
E no entanto o meu caro ouve a de manha à  noite, aconteça o que acontecer.
Acho que se tivesse estudios em todos os concelhos portugueses   o meu caro nao lhe ligava nenhuma.
Mas ouviu as reportagens do Godinho em Viseu?

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #3329 em: Dezembro 29, 2024, 09:33:07 pm »
E no entanto o meu caro ouve a de manha à  noite, aconteça o que acontecer.
Acho que se tivesse estudios em todos os concelhos portugueses   o meu caro nao lhe ligava nenhuma.
Mas ouviu as reportagens do Godinho em Viseu?

Pode dar as voltas que quiser, trata-se de uma rádio local de Lisboa que ocupa frequências em algumas zonas do país que foram atribuídas aos concelhos para emissão local de rádio.