Autor Tópico: Rádio Estádio - 96,2 MHz Barreiro  (Lida 257843 vezes)

Lmviana

• Full Member
Re: Rádio Estádio - 96,2 MHz Barreiro
« Responder #735 em: Dezembro 02, 2021, 06:48:27 pm »
Parece estar outra vez com potência reduzida

pdnf

• Hero Member
« Responder #736 em: Dezembro 02, 2021, 08:20:58 pm »

Não me parece de todo. Ligo no meio da casa em Gaia e entra logo com RDS. Curiosamente, gostava de perceber porque é que saindo todas da mesma torre a No AR mas principalmente a Observador têm uma qualidade de sinal muito pior face à Estádio e à Linear para sul. No caso da estação de notícias será alguma pressão da M80 de Coimbra? É que, de todo, não me parece, parece mesmo falha de sinal.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #737 em: Dezembro 02, 2021, 09:35:41 pm »
Não confirmo que esteja com potência reduzida, está exatamente igual aos outros dias desde que ativaram o vapor todo. O que acontece é que tenho detetado alguns problemas de, num mesmo posto e sem que me mexa onde antes captava a 100%, virem uns "ruídos de ventoinha" (de estática) como se fosse alguma falta de sinal, que regularizam passado 10-15 segundos. Mas pode ter que ver com propagação via mar porque ele fez isso em Espinho e São Félix da Marinha, não testei ainda noutros locais.

Não me parece de todo. Ligo no meio da casa em Gaia e entra logo com RDS. Curiosamente, gostava de perceber porque é que saindo todas da mesma torre a No AR mas principalmente a Observador têm uma qualidade de sinal muito pior face à Estádio e à Linear para sul. No caso da estação de notícias será alguma pressão da M80 de Coimbra? É que, de todo, não me parece, parece mesmo falha de sinal.

As antenas não estão direcionadas da mesma forma. O sinal dos 89.0 é pior que o dos 98.4 em Vila do Conde chegando mesmo a ser fraco em algumas zonas, não sei se relacionado ou não a ter dipolos na direção da Póvoa (ex-Rádio Mar vs ex- Rádio Sim Foz do Ave). Em compensação, a frequência respira melhor na costa que os 98.4 (que tira partido do efeito de altitude ainda assim porque o alvará já é da Vila, e portanto o sinal na cidade é apenas bom, sem tanta força).

Ou por outras palavras: o sinal dos 98.4 pode viajar para onde quiser; o dos 89.0 tem que estar mais direcionado para a costa (daí começar a ter questões logo após Famalicão mas mostrar uma força superior aos 98.4 já perto de Viana na A28); o dos 107.8 teria os refletores para "cancelamento" na direção... do Atlântico, e a cidade está demasiado próxima para se notar, pelo que não se nota rigorosamente nada.

Mas estamos a falar de diferenças curtas. No caso de Braga é o suficiente para os 89.0 terem já o que considero ser sinal a dar para o fraco e com falhas. Os 98.4 como expandem bem para o interior ainda asseguram um nível de sinal bom.

Preciso que alguém me valide isto com a sua experiência porque estas questões foram recolhidas ainda no carro anterior...

EDIT: Faltou-me só dizer que os 98.4 acusam a pressão da M80 logo a partir da zona de São Paio de Oleiros (Santa Maria da Feira), com entradas ainda em Grijó e em Espinho. Essa frequência da Rádio Observador aguenta-se até Cortegaça e depois começa o festim de mistura, mas ainda dá uma ajuda em São João de Ver e em Santa Maria da Feira centro (!!!), em determinadas zonas em que há sombra dos 88.1. Mas é já muito pontual, como é evidente. A Estádio respira livremente e usando do efeito mar + efeito de propagação na ria, chega a Aveiro em condições... interessantes, para um emissor tão longe.
« Última modificação: Dezembro 02, 2021, 09:40:44 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #738 em: Dezembro 03, 2021, 02:04:22 am »
Ok. Já percebi que a OBS está mais orientada para a zona interior para conseguir servir Braga. É inteligente porque tem os 88.1 em São João da Madeira, que ajudam no Porto e Gaia. Para mim é chato porque dentro de casa estou naquela zona que nem é 98.4 nem 88.1, é sinal com ruído em ambas...  ??? Mas a minha zona é muito má de captações, aguenta-se o Monte da Virgem e pouco mais. Mas por acaso, pensando bem, seria se calhar interessante à Observador passar a emitir em 89.0 se conseguisse chegar a acordo com o Marinho. Como está mais livre a frequência, talvez conseguisse chegar melhor a todo o lado.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #739 em: Dezembro 03, 2021, 10:45:41 am »
Já tínhamos falado aqui anteriormente, é a playlist da antiga Rádio XL FM, que continua a emitir online.

Falta só conferir se as frequências emitem em cadeia ou em “separado” como há mais de um ano acontece.

Vamos ver como se sai, agora com uma Smooth consolidada e uma Nova forte no Porto ao contrário da sua 1ª vida.

pdnf

• Hero Member
« Responder #740 em: Dezembro 03, 2021, 11:06:50 am »
Já tínhamos falado aqui anteriormente, é a playlist da antiga Rádio XL FM, que continua a emitir online.

Falta só conferir se as frequências emitem em cadeia ou em “separado” como há mais de um ano acontece.

Vamos ver como se sai, agora com uma Smooth consolidada e uma Nova forte no Porto ao contrário da sua 1ª vida.

Tenho escutado a Estádio nos últimos dias em alguns horários, não me parece que vá fazer qualquer dano na Smooth ou vice-versa. São playlists muito diferentes. Mesmo na Nova...
Rádio é:

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #741 em: Dezembro 03, 2021, 01:41:35 pm »

Tenho escutado a Estádio nos últimos dias em alguns horários, não me parece que vá fazer qualquer dano na Smooth ou vice-versa. São playlists muito diferentes. Mesmo na Nova...
Certo.

A XL estava entre a Nostalgia (2011-2016) e a Rádio Sim. Aparecer uma rádio com a playlist desta última era desejável.

pdnf

• Hero Member
« Responder #742 em: Dezembro 03, 2021, 03:12:52 pm »

Certo.

A XL estava entre a Nostalgia (2011-2016) e a Rádio Sim. Aparecer uma rádio com a playlist desta última era desejável.

Agora, convinha que não fosse mais uma rádio cassete e que o projeto tivesse pelo menos animação nos principais horários. Se der para modificar o nome, tanto melhor, se não der, é seguir à mesma.
Rádio é:

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #743 em: Dezembro 21, 2021, 12:54:20 pm »
96,2 em portadora desde ontem.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #744 em: Dezembro 21, 2021, 03:40:51 pm »
Em 89.0 ainda esta madrugada (01:30) estava a funcionar bem, e esteve também ao longo do dia.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #745 em: Dezembro 21, 2021, 05:27:12 pm »
Emissão já reposta.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #746 em: Janeiro 28, 2022, 12:57:43 pm »
Desde a última terça-feira voltou o silêncio.

pdnf

• Hero Member
« Responder #747 em: Janeiro 28, 2022, 03:28:17 pm »
Desde a última terça-feira voltou o silêncio.

Em 89,0 está forte e pujante.
Rádio é:

vitor2310h

• Full Member
« Responder #748 em: Fevereiro 02, 2022, 07:59:56 pm »
Hoje por volta das 18:00 horas os 89.0 estivam sem RDS, entretanto nao sei se já foi reposto ou nao.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #749 em: Fevereiro 04, 2022, 10:48:24 am »
A play list da Rádio Estádio deve estar a atrair muita gente.