Bem “tuscano332”, a propósito do seu comentário sobre a “R” (uma letra solta, que por exemplo, pode significar Rasca ou Refinado, para referir dois extremos. Faça a sua escolha, eu já fiz a minha faz alguns anos), dizia, no ponto 11 aparentemente/implicitamente segmenta o público em faixas etárias e não concordo com essa abordagem.
“11- Estão completamente a alienar o público de mais idade 45 para cima, que muito dele já anda pela Antena 1, M80.”
Acho que, holisticamente, faz mais sentido segmentar públicos por interesses e/ou maturidade cultural, não tanto por faixas etárias.
Por exemplo, já que tanto refere a ANTENA2, pode ter crianças de 10 anos ou idosos de 80 que apreciam os géneros musicais desta estação como parte de um todo da cultura pessoal, mas por se tratarem estilos mais “frios”, racionais e rígidos, também preferem outros géneros mais emocionais, que transmitem calor e ritmo e são mais dinâmicos, digamos assim. Os segmentos de auditório até podem ser coincidentes em ambas perspetivas e não estratificados em idades.
Ouvi hoje no noticiário das 10h da Observador, pela primeira vez, um excerto do tema que ganhou o festival da RTP. Soou-me bem, uma excelente promoção de Portugal no Eurofestival, com audiências globais estimadas em 160 – 170 milhões só na TV, no digital o alcance aumenta bastante. Devo ainda dizer que o operador público alemão, ZDF, emitiu um documentário bastante edificante sobre o Alentejo, para aí em finais de 2025, tendo o mesmo programa ido para o ar no canal 3SAT, dirigido aos públicos da Alemanha, Áustria e Suíça. É muito interessante vermos como os povos dos outros países europeus olham para nós, principalmente quando a apreciação é positiva.
BANDIDOS DO CANTE – Rosa (2026)(vejam os comentários)Muito bem, RTP!
Em que rádio também se encaixam estes temas? Na R, esqueçam…
===
E porque hoje é dia da mulher, o intemporal…
THE BEATLES- Something (1969) 5|5 [96.4 NSTALGIA, Montejunto]
---