Autor Tópico: Renascença  (Lida 1077753 vezes)

nelsonsoares

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #5880 em: Julho 02, 2025, 10:27:56 am »
Os noticiários Bola Branca estão neste momento ao nível dos jornais de desporto de 5 minutos da antiga Rádio Festival.
Agora, continuam a fazer um grande trabalho no site da RR.
~

A tendência é estar para acabar... Aliás, isso é factual e medonho, nos últimos 7/8 anos... Sempre a cortar no numero de edições, no tempo de cada uma... Salvo erro ja nem existe a edição alargada da noite, que antigamente era de 30mn sempre com conteudos de reportagem e noticia e depois numa fase mais recente era 15mn de noticias e crónicas para encher chouriços....
Houvesse coragem...
Nem a Antena 1, nem a RR têm as edições das 22h30m, que antes tinham.
Na Antena 1 o que interessa é enlatados, na RR música a metro.
O estado caótico em que se encontra a rádio portuguesa, não tem explicação.
É triste ver o que a minha geração de jornalistas radiofónicos vai herdar.
A geração que sairá em breve, herdou uma rádio boa a todos os níveis, com diversidade, com palavra, com boa música.
Isto não é nada.
Ninguém me convence, que em Portugal, não existe comodismo em excesso nas rádios (sobretudo nas nacionais).
Porque quando deixam o comodismo de lado, e querem fazer algo diferente, fazem, e com muita qualidade e mérito (o caso da TSF acompanhar as finais de Hóquei e de Futsal, diz muito daquilo que é haver vontade em fazer algo diferente, ou não).

Boxx

• Hero Member
« Responder #5881 em: Julho 02, 2025, 11:36:34 am »
Enquanto estiverem apenas focados nas decimas que vão conquistar no próximo bareme, em vez do produto que apresentam, não vamos sair deste marasmo.

Só a rádio publica conseguirá introduzir disrupção neste ciclo vicioso.

Haja vontade para isso.

Não me parece, no entanto, que a escolha de Nuno Reis (que sempre teve o discurso minimalista do "coitadinho") consiga tal desiderato.

Galopim tinha muito mais condimento.
« Última modificação: Julho 02, 2025, 11:41:16 am por Boxx »

Atento

• Hero Member
« Responder #5882 em: Julho 02, 2025, 11:52:18 am »
Enquanto estiverem apenas focados nas decimas que vão conquistar no próximo bareme, em vez do produto que apresentam, não vamos sair deste marasmo.

Haja vontade para isso.

Não me parece, no entanto, que a escolha de Nuno Reis (que sempre teve o discurso minimalista do "coitadinho") consiga tal desiderato.

Com o Reis vai ser...

Não podíamos fazer nada, foram para uma rádio maior...

O contexto é o que é...Não concordamos,  mas é muito difícil remar contra uma situação que é intrínseca ao país...

Grande Reis...

Com discurso já mais ou menos preparado...

pdnf

• Hero Member
« Responder #5883 em: Julho 02, 2025, 12:29:59 pm »

Haja vontade para isso.

Isto... sem dúvida.
No caso particular da RR, que, a meu ver, tem uma excecional redação de rádio, e na animação é de longe o grupo com melhores profissionais, o problema vem de cima. Primeiramente, é preciso focar na qualidade do produto, e eu não consigo compreender como é que pessoas com formação em Comunicação e em Gestão, acham que numa generalista música é o produto que alavanca audiências, pelo menos em exclusivo ou de uma forma ultra maioritária.

Depois, eu vou bater nesta tecla até que os dedos me doam, mas as Antenas não têm de estar minimamente preocupadas com as audiências por questões financeiras, mas sim devem-no estar pela capacidade de terem um produto capaz de cativar o público. O grupo R/Com tendo um estatuto de utilidade pública, motivo pelo qual obteve duas redes nacionais sem concurso, embora tenha de ter um pouco mais de preocupação com a questão das receitas, não consigo concordar de todo com a visão de que a CEP e o PL não tenham recursos para injetar se for necessário. Nunca será ao nível de uma CAV, mas não sejamos hipócritas: a Igreja tem dinheiro.

Mas, ainda que, por absurdo não o tivesse, se verificarmos o diferencial de receitas de publicidade da R/Com para a Bauer, tendo ambas uma cobertura equivalente, porquanto a Smooth e a Batida têm uma expressão incipiente a nula em termos de publicidade, e a cobertura da M80 é ligeiramente inferior à da RR, diria que mesmo que assumíssemos que a R/Com tem de viver a 100% da publicidade, não podendo ter na grelha alguma coisa com mais qualidade mas, em teoria, menos rentável, há um evidente problema de gestão, porque adotar o mesmo modelo está a trazer resultados significativamente piores do que os da concorrência, mesmo tendo, em minha opinião, um produto francamente melhor a todos os níveis.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #5884 em: Julho 02, 2025, 06:53:54 pm »

Haja vontade para isso.

Isto... sem dúvida.
No caso particular da RR, que, a meu ver, tem uma excecional redação de rádio, e na animação é de longe o grupo com melhores profissionais, o problema vem de cima. Primeiramente, é preciso focar na qualidade do produto, e eu não consigo compreender como é que pessoas com formação em Comunicação e em Gestão, acham que numa generalista música é o produto que alavanca audiências, pelo menos em exclusivo ou de uma forma ultra maioritária.

Depois, eu vou bater nesta tecla até que os dedos me doam, mas as Antenas não têm de estar minimamente preocupadas com as audiências por questões financeiras, mas sim devem-no estar pela capacidade de terem um produto capaz de cativar o público. O grupo R/Com tendo um estatuto de utilidade pública, motivo pelo qual obteve duas redes nacionais sem concurso, embora tenha de ter um pouco mais de preocupação com a questão das receitas, não consigo concordar de todo com a visão de que a CEP e o PL não tenham recursos para injetar se for necessário. Nunca será ao nível de uma CAV, mas não sejamos hipócritas: a Igreja tem dinheiro.

Mas, ainda que, por absurdo não o tivesse, se verificarmos o diferencial de receitas de publicidade da R/Com para a Bauer, tendo ambas uma cobertura equivalente, porquanto a Smooth e a Batida têm uma expressão incipiente a nula em termos de publicidade, e a cobertura da M80 é ligeiramente inferior à da RR, diria que mesmo que assumíssemos que a R/Com tem de viver a 100% da publicidade, não podendo ter na grelha alguma coisa com mais qualidade mas, em teoria, menos rentável, há um evidente problema de gestão, porque adotar o mesmo modelo está a trazer resultados significativamente piores do que os da concorrência, mesmo tendo, em minha opinião, um produto francamente melhor a todos os níveis.

A RR de longe com o melhor leque de animadores????

Há 30 anos era. Hoje nem.pensar.

Em nenhum horário está à frente da Antena1...

Não será por acaso que a 1 vai subindo e a RR descendo...

pdnf

• Hero Member
« Responder #5885 em: Julho 02, 2025, 11:45:57 pm »
Sendo absolutamente sincero, na Antena 1 só acho mesmo fora-de-serie e brilhante o Jorge Afonso. A forma dele de fazer rádio, devo dizer, fascina-me. É tudo aquilo que espero num programa, e, dentro do leque senior, para mim, é de longe o melhor masculino. No remanescente do dia, não digo que as vozes sejam más, não são, mas são mais locutores de continuidade. Para uma rádio 100% de informação, perfeito. Para uma generalista, é preciso ser mais camaleónico. Além disso, há sequer algum animador na Antena 1, do linear segunda à sexta que não ande pelos 50s?
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #5886 em: Julho 03, 2025, 01:54:45 am »
Sendo absolutamente sincero, na Antena 1 só acho mesmo fora-de-serie e brilhante o Jorge Afonso. A forma dele de fazer rádio, devo dizer, fascina-me. É tudo aquilo que espero num programa, e, dentro do leque senior, para mim, é de longe o melhor masculino. No remanescente do dia, não digo que as vozes sejam más, não são, mas são mais locutores de continuidade. Para uma rádio 100% de informação, perfeito. Para uma generalista, é preciso ser mais camaleónico. Além disso, há sequer algum animador na Antena 1, do linear segunda à sexta que não ande pelos 50s?

A data de nascimento é que decide a qualidade?

Nas rádios generalistas tendencialmente de palavra por essa Europa fora só atingeoa lugares de topo aqueles que manifestamente são excelentes ou acima dos 40, quando já têm um lugar amplamente consolidado junto do público...

Onda Cero, SER, COPE, France INTER,  RTL, EUROPE1... Os horários nobre são ocupados por profissionais acima dos 45 anos...

umsenhorepêras

• Full Member
« Responder #5887 em: Julho 03, 2025, 07:54:05 am »

Jorge Afonso pode ser excelente naquele horário, mas não é um profissional camaleónico. Sem dúvida que agarra a noite com mestria, mas o tom é sempre o mesmo. Não o sinto com jogo de cintura para fazer outros horários que exigem mais "caos" e energia. Mas, lá está, é uma opinião minha.

Tal como não sou da opinião de que a RR tenha os melhores profissionais. Mas ainda bem que neste fórum só há opiniões e não factos consumados.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #5888 em: Julho 03, 2025, 09:54:41 am »
A RR bateu mesmo no fundo do poço, agora da humanidade.
O Pedro Ribeiro na rádio líder reagiu primeiro à chocante morte do Diogo Jota e passou o tradicional You Never Walk Alone, enquanto as Três da Manhã continuavam com os seus risinhos se não estou em erro com o Fábio Porchat. Ridículo, insultuoso.
« Última modificação: Julho 03, 2025, 09:58:01 am por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #5889 em: Julho 03, 2025, 10:00:39 am »
A RR bateu mesmo no fundo do poço, agora da humanidade.
O Pedro Ribeiro na rádio líder reagiu primeiro à chocante morte do Diogo Jota e passou o tradicional You Never Walk Alone, enquanto as Três da Manhã continuavam com os seus risinhos se não estou em erro com o Fábio Porchat. Ridículo, insultuoso.

A Antena1 está em emissão especial.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #5890 em: Julho 03, 2025, 10:08:13 am »
Lamento muito a morte dos dois irmãos futebolistas ceifados tragicamente num acidente rodoviário. Apenas para referir, a também desumanidade, e perguntar se alguém sabe o nome dos dois trabalhadores que ontem também faleceram num, igualmente trágico, acidente de viação na serra da Estrela?

pdnf

• Hero Member
« Responder #5891 em: Julho 03, 2025, 10:39:26 am »
Lamento muito a morte dos dois irmãos futebolistas ceifados tragicamente num acidente rodoviário. Apenas para referir, a também desumanidade, e perguntar se alguém sabe o nome dos dois trabalhadores que ontem também faleceram num, igualmente trágico, acidente de viação na serra da Estrela?

Lá está, vamos fazer uma emissão especial por causa disso? Evidentemente, são ambas notícias trágicas.
Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5892 em: Julho 03, 2025, 10:43:26 am »
De acordo.

Sobre mortes, a RR só abre emissões especiais,  na falecimento  de grandes individualidades da Nação, ou figuras sonantes da Igreja Católica.

Sobre se a RR tem os melhores profissionais,  nem agora, nem há 30 anos.
Tem bons profissionais,  como as outras radios têm...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #5893 em: Julho 03, 2025, 10:46:59 am »
De acordo.

Sobre mortes, a RR só abre emissões especiais,  na falecimento  de grandes individualidades da Nação, ou figuras sonantes da Igreja Católica.

Não era preciso uma emissão especial de 6 horas, agora acabar com os risinhos como até a Comercial o fez era o mínimo.
Depois querem que não se fale de uma crise de valores na RR?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5894 em: Julho 03, 2025, 10:56:17 am »
Meu caro, se a RR não entrou em emissão  especial,  obviamente se as animadoras estavam com " risinhos", continuaram com "risinhos". Não ouvi a RR( estava na Obs), mas devem ter dado destaque nos noticiários.
Independentemente do que possa ter acontecido na Comercial ou RFM...
Isso ja vem da independência que os animadores tem ou não.
O Pedro deve ter, é  o director da estação...