Autor Tópico: Renascença  (Lida 1089935 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #5325 em: Fevereiro 06, 2025, 05:20:07 pm »
Eu considero me uma pessoa minimamente exigente.
Ainda devo ser das poucos pessoas a ler o jornal( Publico) todos os dias e o Expresso ao fim de semana
Tenho cultura literaria acima da média,  nomeadamente em literatura portuguesa ( a minha mãe era professora de português).
Portanto se obejectivo é  tentarem ser superiores em exigencia a quem quer que seja que ouve estas rádios,  so vos define a vós.
Gostam muito de falar em povo, nas depois condenam os seus gostos.
Repito, isto so vos define a vós...
E continuem que estou adorar...

...mas deve ouvir pouca musica, caso contrário acho impossível aguentar com aquilo que passa nas RFM, RR e Comerciais da Vida...
Eu agora até estou a ouvir o Helder na RFM e não estou a desgostar das escolhas musicais, mas ontem não ouvi, ouvi o Já se Faz Tarde Antena3, portanto se não for por sistema, ou seja todos os dias, eu consigo ouvir a RFM ou a Comercial, durante um bom bocado, dependendo também de quem está a fazer a emissão claro, pois actualmente não vou ouvir Comercial das 10h às 13h, como já aqui disse várias vezes.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5326 em: Fevereiro 06, 2025, 05:21:33 pm »
Mas estou mesmo divertido.
Vocês estão a definir se muito bem...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #5327 em: Fevereiro 06, 2025, 05:22:13 pm »
O mais irónico disto tudo é que eu estou longe de ser elitista musical ou de qualquer outra forma.

Aceito que a música mais comercial tem lugar nas nossas rádios em busca de mais audiência. O problema é que a aposta é sempre no refugo, no mau, no lixo.

Estou agora a ouvir a aclamadíssima Chaka Khan - I'm Every Woman numa rádio holandesa de oldies. Só este single vendeu 1 milhão de cópias nos EUA e no Reino Unido, fora os números de outros países. É comercial. Até deu uma cover da Whitney Houston. Comercial.

Ganhou 10 Grammys. Tem qualidade. Isto passa na RR com que frequência na playlist regular?

Não brinquem comigo.

Espero que este post também seja divertido para si, Júlio.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #5328 em: Fevereiro 06, 2025, 05:23:46 pm »
O mais irónico disto tudo é que eu estou longe de ser elitista musical ou de qualquer outra forma.

Aceito que a música mais comercial tem lugar nas nossas rádios em busca de mais audiência. O problema é que a aposta é sempre no refugo, no mau, no lixo.

Estou agora a ouvir a aclamadíssima Chaka Khan - I'm Every Woman numa rádio holandesa de oldies. Só este single vendeu 1 milhão de cópias nos EUA e no Reino Unido, fora os números de outros países. É comercial. Até deu uma cover da Whitney Houston. Comercial.

Ganhou 10 Grammys. Tem qualidade. Isto passa na RR com que frequência na playlist regular?

Não brinquem comigo.

Espero que este post também seja divertido para si, Júlio.
Na RR não sei, mas já ouvi isso na M80 algumas vezes.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5329 em: Fevereiro 06, 2025, 05:30:33 pm »
Penso que na RR só passou a horas mais normais uma única vez sem exemplo (pela mão da Ana Galvão) e na M80 passou mais algumas, mas porque Chaka Khan ia ao Cool Jazz e realmente ficava mal se não passassem nada dela (não os impede de fazer isso com Vilar de Mouros mas enfim, adiante...)

Na playlist regular não passa. De todo. Já no Hotel Califórnia ouvi ainda algumas vezes pela mão do Paulino Coelho (ao Sábado de manhã, não consigo falar da versão noturna).

Entretanto vale o que vale, mas desde a renovação de grelha que apanhei o meu vizinho (de idade mais avançada) outra vez a ouvir rádio. Já não ouvia a Renascença há mesmo muito tempo. Estava a ouvir a Renascença desta vez, e no painel de quem? Do Paulo Fragoso, nada mais nada menos.

Para quem critica (com razão) a playlist da RR, sugiro que faça o exercício (ou o suplício, depende da perspetiva pelo que se percebe) de ouvir agora o painel do Paulo Fragoso. Vão perceber o que eu ando a sublinhar desde manhã: há diferenças entre horas.
« Última modificação: Fevereiro 06, 2025, 05:36:37 pm por Memorias da Radio »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #5330 em: Fevereiro 06, 2025, 06:04:35 pm »
Do que tive oportunidade de escutar na "nova" RR, julgo que melhorou imenso. É caso para dizer que temos rádio.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #5331 em: Fevereiro 06, 2025, 06:29:32 pm »
Eu dava um desconto à playlist apenas porque o horário referido foi o 13h-16h ainda está praticamente em piloto automático devido àquela situação constrangedora da nova dona do lugar, mas enfim.
De resto, como não ouço a RR tanto tempo como isso, vendo apenas o registo da playlist parece que as novidades não são centenas mas muitas dezenas sim.
« Última modificação: Fevereiro 06, 2025, 06:32:34 pm por radiokilledtheMTVstar »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5332 em: Fevereiro 06, 2025, 06:58:08 pm »
Claro que lentamente, sem rupturas, a a RR e a RFM estao a mudar para melhor.
E não reconhecer isto,   nao é  sinónimo de exigência.
Apenas outros gostos musicais e de outros temas..
Nunca ninguém me viu criticar os gostos de ninguém  e alguns ate me parecem bem estranhos.
Mas 25 de Abril também se fez  para cada um respeitar as opiniões e gostos dos outros.
E alguém pensar que as suas escolhas são melhores que as dos outros,  achando se superiores.
Desde já digo,  não me considero superior que ninguém,  aprendo todos os dias, até aqui no forum, mas nao  me tentem menorizar.

« Última modificação: Fevereiro 06, 2025, 07:03:26 pm por Julio Carvalho »

Boxx

• Hero Member
« Responder #5333 em: Fevereiro 06, 2025, 07:37:29 pm »
Muito bem agora a passar “rock with you “ do rei da pop dos 80’s e não sempre os estafados thriller ou bad. Este parece-me o caminho certo.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #5334 em: Fevereiro 06, 2025, 07:44:50 pm »
Muito bem agora a passar “rock with you “ do rei da pop dos 80’s e não sempre os estafados thriller ou bad. Este parece-me o caminho certo.
Falta é consistência e coerência.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #5335 em: Fevereiro 06, 2025, 07:57:14 pm »
Falta é consistência e coerência.

Exato. Passam umas boas e depois brindam-nos com desilusões, por vezes encadeadas.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5336 em: Fevereiro 06, 2025, 10:39:09 pm »
Neste momento a RR é para encarar desta forma:

07-10, 16-19 (e quem sabe 19-20h30) e 21-00h é uma rádio com mínimos de substância e conteúdo, música sem ser tão facilitista, informação equilibrada e momentos informativos e de entretenimento.

10-13 estão lá as pessoas mas não a música, que segue a lógica abaixo.

13-16 e 01-07h é puro automático de continuidade sem substância de maior e é direcionada como "a rádio para o seu horário de trabalho".

É assim que está agora.

Se fosse ao contrário - a música alterar em 10-17 e estar aquela mesmice de sempre nas pontas - estava toda a gente a queixar-se aqui que a RR não faz diferente (não falo em inovar, não é uma rádio com essa tarimba ou rasgo, nunca foi em toda a sua história), que vai dar o mesmo de sempre.

Como se alteram as pontas já depois de se ter mexido o noturno, onde se concentra 85% da audiência, mas não se aborda os outros horários, o problema é porque passa as mesmas coisas que passava antes nessas horas.

Já vos ocorreu que ninguém ouve rádio 13 horas seguidas e que quem ouve a RR a essas horas pode não ter o mesmo perfil de quem ouve às horas de ponta (onde está o consumo "a sério") e à noite (em que por tradição na rádio portuguesa se facilita menos e o ouvinte é mais exigente)? E que não tenham decidido mexer por isso?

Acho que meterem a Inês Nogueira em 13-16 é bem sintomático do que querem atingir. Mas isto sou eu, que "não pesco nada disto". As manhãs 10-13 (vulgo Manhãs 2) têm outro perfil diferente, mas o Paulino Coelho sempre tendeu para o mais canastrinho/popular (zero ofensa, atenção) e esse é um registo acessível qb à Teresa Oliveira para ela executar.

Deve ter sido por isso que a Filipa Galrão decidiu sair. Sabe o que ia acontecer nesse bloco e não quis associar a imagem dela a isso (quem lhe veja os TikToks sabe que é uma pessoa com uma certa cultura musical).

pdnf

• Hero Member
« Responder #5337 em: Fevereiro 07, 2025, 12:55:05 am »
Se não conseguem pagar ordenados decentes, fechem!

Como já disse: então e os estudinhos, estão a resultar muito bem, não é? Ou a RR deixou de se agarrar por um mindinho ao meio campo das audiências? Não tarda passa a residual.
Os estudos e estudinhos fazem-me lembrar a questão do Aeroporto. Queremos uma comissão independente que diga qual é a melhor localização, desde que seja Alcochete ou Alcochete. Aqui, é um pouco a mesma coisa. Se no estudo só forem apresentadas músicas do mesmo tipo, claro que as pessoas vão dizer que é aquilo que querem. Simples, se não se abre horizontes...

Em todo o caso, como referi acima, a principal questão é mesmo o excesso de música que a RR tem. Para mim, esse continua a ser o principal problema.

não sei até onde esta estupidificação crescente do meio nos vai levar...mas não augura nada de bom...
Faz com que pessoas minimamente exigentes ouçam cada vez menos rádio...
Verdade. Eu cada vez ouço menos rádio, que não seja quando quero apenas algum barulho de fundo, para encher. Nomeadamente no que interessa para uma generalista/palavra, irrita-me solenemente quando estou a gostar de uma conversa e…interrompe à bruta para a música. Lembro-me sempre que faziam falta mais pessoas com esta postura:
https://www.youtube.com/watch?v=s-JbCXS9z6w

não sei até onde esta estupidificação crescente do meio nos vai levar...mas não augura nada de bom...

Faz com que pessoas minimamente exigentes ouçam cada vez menos rádio...

Hoje, quase à beira das 10 horas da manhã sintonizei os 93.7Mhz da RR para ouvir o noticiário do topo da hora e a primeira coisa que escutei (da minha parte, sem quaisquer conotações com o famosíssimo Diácono) foram gargalhadas fúteis alusivas ao novo produto da famosíssima Cristina Ferreira porque que a famosa bruma íntima deixava o "pipi aos saltos".
Definitivamente esta não é a RR (adulta) cuja qual fui fiel ouvinte noutros tempos.
O programa da manhã é mais leve, mas resulta bem. Se tivesse um maior equilíbrio entre informação e entretenimento, resultaria ainda melhor. Não acho que falar destes personagens absurdos faça mal ao país. Bem pelo contrário, expor ao ridículo certas e determinadas figurinhas, para mim é quase serviço público. Não vá alguma se lembrar de candidatar à Presidência da República.
Em todo o caso, registo que tem passado mais música do que há uns meses atrás, em que chegava a ter apenas duas por hora.
Cheguei também aqui a dar nota de que se a RR se quisesse virar para a informação a 100%, poderia ter passado A3dM para a RFM. E, talvez aí, conseguisse ter a RFM a liderar, sem precisar de recurso a outros expedientes.

Eu agora até estou a ouvir o Helder na RFM e não estou a desgostar das escolhas musicais, mas ontem não ouvi, ouvi o Já se Faz Tarde Antena3, portanto se não for por sistema, ou seja todos os dias, eu consigo ouvir a RFM ou a Comercial, durante um bom bocado, dependendo também de quem está a fazer a emissão claro, pois actualmente não vou ouvir Comercial das 10h às 13h, como já aqui disse várias vezes.
O rapaz não é mau, agora, não é para uma rádio como a RFM. Isso não. O que ele está a fazer é tornar a RFM numa Cidade FM 2.0 naquele horário. A questão não é a qualidade do que ele faz. Naquele registo, provavelmente ninguém fazia melhor. Agora, aquele programa está descolado do resto da grelha. Sinceramente, há passagens entre ele e a Joana Cruz, ali por volta das 18.50, em que a secura das respostas da Joana me faz pensar se a ideia foi assim tão bem aceite na RFM quanto isso.

Estas alterações são positivas, mas há duas esquizofrenias que não deixo de registar:

10:00-16:00 – Há mais palavra na RFM do que na RR. Já para nem falar do tempo de publicidade na RFM ser maior do que os noticiários da RR.

16:00-19:00 – A RFM fica num registo mais jovem do que a MEGAHITS. O programa da Mega tem um registo mais adulto em termos de palavra, mas a playlist da Mega está virada para os adolescentes, neste momento, o que tem tudo para correr… bom, como já aconteceu antes. Sempre que a Mega fica mais pop cresce. Antevejo, sinceramente, uma descida no próximo Bareme. Até porque, a RFM deve estar a canibaliza-la fortemente nas tardes.

E nas manhãs também, porque sei que o Luís Pinheiro também tinha o seu auditório fiel. E, francamente, até acho que não se está a sair nada mal na RFM. Às tardes, é um bocado confrangedor ouvir na RFM as aventuras de engate do Hélder na Pensão Amor, a meio da semana de trabalho. Claro que depois virou a coisa para o “soltar da franga”, a apelar à geração 80’s e teve imensas participações de malta de 40, 50’s e até 60’s. Há, efetivamente, muita participação do auditório no horário. Se calhar até vai resultar, mas, para mim, mesmo na Mega, não acho que seria o estilo. Até as trilhas ele usa as da CidadeFM. Basicamente, ele faz o mesmo que fazia na Sampaio e Pina, só que na Buraca. Repito, no estilo, é nota 19/20, não fossem algumas falhas técnicas e às vezes as conversas a levar para segundos sentidos, era mesmo um 20/20. É um estilo muito próprio e que ele sabe fazer muito bem. Só não sei se é o estilo que se pretende para a RFM. Em termos de voz, acho que não é preciso dizer que tem um aparelho vocal poderoso, que lhe pode abrir portas em vários registos, assim o queira.

Do que tive oportunidade de escutar na "nova" RR, julgo que melhorou imenso. É caso para dizer que temos rádio.
No global, acho que sim. As duas principais rádios principais estão melhores, a Mega está basicamente na mesma, algo melhor na tarde com a entrada da Petronilho, pior em termos de playlist, porque está canibalizada até mais não, o que a remete, basicamente, aos estilos suburbanos, que não me parece que sejam o seu target natural. Lá está, o que está a tirar tudo do contexto é a RR não fazer o papel que lhe é devido, isto é, ser rádio mais de informação/palavra do que musical.

Eu dava um desconto à playlist apenas porque o horário referido foi o 13h-16h ainda está praticamente em piloto automático devido àquela situação constrangedora da nova dona do lugar, mas enfim.
De resto, como não ouço a RR tanto tempo como isso, vendo apenas o registo da playlist parece que as novidades não são centenas mas muitas dezenas sim.

Quanto a isso, nada a fazer. Estou seriamente convencido que o lugar seria para a Filipa Galrão, e que a Inês Nogueira foi chamada a tapar um furo. Eu não teria tirado a Inês da Mega. Sendo sincero, até porque penso que já está com 30, para um horário como esse, em solução de recurso, tendo de ser alguém da Mega, preferia ter ido buscar a Pilar, que até acho que resultaria muito bem num registo RR, mais de companhia. Entendo que a Inês tem um perfil muito mais RFM. Além de que, descapitalizar a Mega de dois valores seguros, deixando a tarefa de levar ao colo a rádio, praticamente toda nos braços do Diogo e da Madalena, além claro, da Pilar que segura as manhãs, é curto. Para mim, a melhor aposta nesse horário poderia ter passado mesmo pela Miriam Gonçalves, que já o fazia muitas vezes. Olhando no grupo, talvez “pagar a cláusula” da Ana Pinheiro na Mega. Não ponho também de parte a hipótese da Jéssica, que não sei até que ponto, não terá mais um perfil RR do que RFM.

Mais dia menos dia a IA toma o lugar dos "papagaios"...

O administrador Pinheiro já vai dando o mote...
Se calhar, do que precisam é de por no concelho de gerência a IA. Deixem os locutores e jornalistas fazer aquilo que sabem fazer muitíssimo bem: rádio. Dêem-lhes é espaço.
« Última modificação: Fevereiro 07, 2025, 12:59:03 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #5338 em: Fevereiro 07, 2025, 09:21:43 am »
Tudo é importante nuna rádio,  musica e conteúdos.
Dantes a RR passava Marco Paulo, Clemente, Candida Branca Flor ou Ana. Será que as musicas deles são melhores das que passam agora?
Mas há  uma coisa que se tem que entender, as musicas e conteudos que as radios passam são testadas junto do seu publico alvo, com estudos e feedbecks vários,  que hoje  é  ate mais profindo com proliferação de redes sociais.
Hoje em dia, nestes meios, NADA é  ao ACASO.
Não é  porque o presidente quer e gosta...
Os mesmos estudos da treta, que perguntavam ao ouvinte que conteúdos mais ouviam na RR, e os ouvintes afirmavam que o desporto era dos conteúdos que mais ouviam.
Mas depois perguntavam aos ouvintes, se tivessem que terminar com um conteúdo na RR, qual seria, e a resposta era maioritariamente o desporto.
Como estão a ver, não há grande rigor, nem coerência nestes estudos de mercado.
Mas citem-lhes à vontade.
Em vez de termos o panorama radiofónico em Portugal mais vasto, não, temos rádios iguais umas às outras, que muitas delas juntas, não servem para nada.
Ninguém diz que a RR não pode passar música.
Mas se a RR é generalista, tem de encontrar um ponto de equilíbrio.
Não é colocar música a metro em antena, e tudo o que é informação, jogar para a NET.
Que sentido faz?
Com os bons jornalistas que a casa ainda tem?
A sério...

Boxx

• Hero Member
« Responder #5339 em: Fevereiro 07, 2025, 09:41:36 am »
eu cheguei a participar em estudos de opinião sobre a musica que passava ou deveria passar na RR, mas como dizia que todas as sugestões propostas no estudo eram más ou muito más, fui excluído...