Autor Tópico: Renascença  (Lida 1090139 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #4305 em: Novembro 08, 2023, 01:00:18 am »
E o noticiário das 19 com 13 minutos, com comentário alargado do habitual comentador das tarde, Henrique Monteiro.
Nao sei se houve emissão especial, porque desde as 11 fiquei sintonizado na 1.
A 1, transmitiu a habitual Antena Aberta, com o António Jorje e o tema de hoje foi a crise política, depois das 12 programação normal, depois das 13, o Portugal em Directo e só a partir das 14(horário  previsto da comunicação do Costa) e que a A1, entrou em emissão especial conduzida pela Rita Soares.
Portanto, nesse período horário não ouvi a Católica...
Ouvi agora a Edição da Noite, que se resumiu à intervenção da Susana Madureira Martins, de quem gosto bastante do estilo, mas qie estava visivelmente cansada, e em direto via zoom ou skype, sem estar nas melhores condições técnicas. A partir das 23.30 tivemos o habitual da capa à contra-capa sobre Portugal na Idade do Gelo. Interessante, mas não era para passar hoje. Pedia-se análise, debate... mas pronto, melhor que as concorrentes diretas que estavam a passar música.
Mas hoje as TV's, e até a imprensa escrita, a sensação com que fico, é que golearam a rádio.

É possível...

A tsf, estava o governo a desmoronar-se, andava com o fórum à volta do conflito Hamas/Israel...

Creio que os factos falam por si.

Observador sem fôlego.
TSF sem andamento.

Antena 1 numa melodia talvez enganadora, depois da Antena Aberta...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4306 em: Novembro 08, 2023, 10:44:25 am »
E depois de um directo no you Tube sobre o  orçamento, a RR vai fazer outro directo na mesma aplicação sobre a crise política a partir das 15.
Moderado por José Pedro Frazão, terá ainda para comentar, a Susana Martins, editora política da RR, Diana Ramos do Jornal de Negócios, Helena Pereira do Público e Alselmo Crespo da CNN.

SamM

• Hero Member
« Responder #4307 em: Novembro 08, 2023, 11:01:22 am »
E depois de um directo no you Tube sobre o  orçamento, a RR vai fazer outro directo na mesma aplicação sobre a crise política a partir das 15.
Moderado por José Pedro Frazão, terá ainda para comentar, a Susana Martins, editora política da RR, Diana Ramos do Jornal de Negócios, Helena Pereira do Público e Alselmo Crespo da CNN.

Estou mesmo a ver os milhares e milhares de "ouvintes" da RR no Youtube a acompanhar isso em direto...

Ou seja, no seu habitat "rádio", musica a metro e piadas parvas pelo meio, e a informação deslocada para um serviço onde não são nativos, nem é atraente para quem recorre à rádio para se informar.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4308 em: Novembro 08, 2023, 11:20:15 am »
Se forem umas centenas já não seria nada mau.
De qualquer forma, este modelo já foi testado no outro que foi sobre o Orçamento de Estado.
Depois têm um resumo alargado na Edição da Noite, às 23 h.
Hoje a rádio não se faz só em antena.
Há directos no Facebook, há os Podecats.
Sinal dos tempos...

Atento

• Hero Member
« Responder #4309 em: Novembro 08, 2023, 11:41:59 am »
De qualquer forma, este modelo já foi testado no outro que foi sobre o Orçamento de Estado.
Sinal dos tempos...

Sinal dos tempos em Portugal...
Péssimo para o esclarecimento, pluralidade e, no fundo, para a democracia.

No atual contexto português,  as rádios de música a metro, as telenovelas do serão,  a amálgama de corta e cola das tvs de notícias, a desistência do grupo rtp, acantonado em discursos surreais de nicho e converseta de manicómio têm sidofatais para a nossa vida coletiva.

SamM

• Hero Member
« Responder #4310 em: Novembro 08, 2023, 12:05:24 pm »
Sinal dos tempos...

Podecasts?  8)
Tudo isso é verdade, mas o consumidor rádio, procura podcasts de quê? De produtos similiares que encontra em melhor qualidade nas TVs e em direto, com maior e melhores comentadores? Quantas pessoas move esse tipo de conteudo (não exclusivo e inovador) em diferido ?

Se formos ver / ouvir os podcast existentes são atualmente milhares em Portugal e só tem relevância alguns deles, que tem uma vantagem competitiva significante perante os outros... Falamos de podcasts temáticos, de autores famosos, conteudos exclusivos sem concorrencia...
Isto de fazer podcasts a torto e a direito tem muito que se lhe diga...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #4311 em: Novembro 08, 2023, 02:45:52 pm »
Há muita gente que não tem paciência nenhuma para podcasts e prefere a rádio viva, em direto. Eu sou uma delas.

A "febre" dos podcasts (que nem sei por que razão é febre agora, já andam no mundo da internet há mais de uma década) nunca me convenceu.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4312 em: Novembro 08, 2023, 05:22:45 pm »
A preposito de Podcasts, mais um da Renascença.
A idade da Idea, todas as Quintas. Comenta se tudo o que é notícia na midea é nas redes sociais, com os ex RR, Rui Pego e Luís Marinho e ainda os jornalistas, Luís Marques e Oliveira e Silva.

Quando aos Podcasts, há quem adore, há deteste, há quem fique indiferente, como tudo na vida. Tenho uma amiga que é viciada, até podcasts estrangeiros.
Tenho outros que não houve nada.
E eu, já achei mais piada, e agora, de maneira regular nem sigo nenhum...

pdnf

• Hero Member
« Responder #4313 em: Novembro 08, 2023, 05:27:04 pm »
A idade da Idea, todas as Quintas. Comenta se tudo o que é notícia na midea é nas redes sociais, com os ex RR, Rui Pego e Luís Marinho e ainda os jornalistas, Luís Marques e Oliveira e Silva.

Quando aos Podcasts, há quem adore, há deteste, há quem fique indiferente, como tudo na vida. Tenho uma amiga que é viciada, até podcasts estrangeiros.

E curiosamente, os mais bem sucedidos vêm do linear, seja de rádio ou TV. Porque será? Porque a força de ter um produto no ar traz um selo de qualidade e credibilidade (mesmo que não a tenha assim tanta, há alguns casos em que isso acontece). Responde a um nicho, é um produto barato de fazer. Porém, grande parte dos podcasts acrescentam pouco.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

SamM

• Hero Member
« Responder #4314 em: Novembro 08, 2023, 05:43:58 pm »

E curiosamente, os mais bem sucedidos vêm do linear, seja de rádio ou TV. Porque será? Porque a força de ter um produto no ar traz um selo de qualidade e credibilidade (mesmo que não a tenha assim tanta, há alguns casos em que isso acontece). Responde a um nicho, é um produto barato de fazer. Porém, grande parte dos podcasts acrescentam pouco.

Caro Pndf, é verdade quando diz que alguns derivam da rádio, mas veja bem que tipo de Podcasts são... estou me a lembrar da Prova Oral, ou do Estado de Cama, na Antena3. Existe concorrencia no formato, tema abordagem? Não!!

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4315 em: Novembro 08, 2023, 06:53:32 pm »
E as Três da Manhã também já uma canção dedicada ao ex Primeiro.
Inspirado num tema muito popular dos Rio Grande com a voz da Inês L. Gonçalves.

Ps-o novo Podcast da RR, chama se Idade Midea...

pdnf

• Hero Member
« Responder #4316 em: Novembro 08, 2023, 07:14:57 pm »

Caro Pndf, é verdade quando diz que alguns derivam da rádio, mas veja bem que tipo de Podcasts são... estou me a lembrar da Prova Oral, ou do Estado de Cama, na Antena3. Existe concorrencia no formato, tema abordagem? Não!!

Acho que queria dizer "Voz de Cama", certo? Por acaso, desse não sei se existe concorrência ou não direta, mas podcasts de entrevistas, existem aos pontapés, portanto, não digo que a Prova Oral não tenha concorrência. Diria também que os melhores profissionais, num país pequeno como o nosso, estarão já na rádio e na TV, ou até na imprensa escrita que tem apostado no formato, bem como as melhores condições de técnica. Por isso é que, como diz o Pedro Ribeiro, se deve olhar para o mercado de uma forma integrada, o dito mercado do áudio. E isso concordo, mas o que eu acho é que ainda estamos numa época, se é que alguma vez vamos deixar de estar, em que o linear tem muita importância. Estamos no tópico da RR, o ED é o podcast mais ouvido do país. Sinceramente, terá mais ouvintes no FM ou no online? Não faço mesmo ideia, mas acredito que o FM ganhe por larga margem.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

SamM

• Hero Member
« Responder #4317 em: Novembro 09, 2023, 11:42:38 am »

Acho que queria dizer "Voz de Cama", certo? Por acaso, desse não sei se existe concorrência ou não direta, mas podcasts de entrevistas, existem aos pontapés, portanto, não digo que a Prova Oral não tenha concorrência. Diria também que os melhores profissionais, num país pequeno como o nosso, estarão já na rádio e na TV, ou até na imprensa escrita que tem apostado no formato, bem como as melhores condições de técnica. Por isso é que, como diz o Pedro Ribeiro, se deve olhar para o mercado de uma forma integrada, o dito mercado do áudio. E isso concordo, mas o que eu acho é que ainda estamos numa época, se é que alguma vez vamos deixar de estar, em que o linear tem muita importância. Estamos no tópico da RR, o ED é o podcast mais ouvido do país. Sinceramente, terá mais ouvintes no FM ou no online? Não faço mesmo ideia, mas acredito que o FM ganhe por larga margem.

Voz de Cama, fiz confusão...
Resume muito bem, no final, o que penso... O que é bom e diferenciador, se vier do FM, ainda é ouvido online em escala.
Isto não significa que as (grandes) rádios não devam ter o arquivo digital das suas emissões/programas para consulta.

Mas daí a suprimir programação que habitualmente era transmitida em FM, e migrar esse conteúdo para uma emissão vídeo/audio no online, não me parece que seja um solução com um grau de ouvintes "digno". Dir-me-à que esse conteudo é repetido no FM, a altas horas... Pergunto eu se é isso que se spera de conteudo foi lançado há horas e nao tem o caracter diferenciador e atualizado, dado o contexto do assunto...

pdnf

• Hero Member
« Responder #4318 em: Novembro 10, 2023, 01:08:10 am »
O José Luís Carneiro esperou pelo início dos noticiários das rádios da 1H da manhã para fazer a declaração de que seria candidato à liderança do PS. Todas as rádios em direto, a RR a passar as declarações de António Costa das 21H e de Mariana Vieira da Silva no Parlamento esta tarde, a RR nem se dignou a entrar em direto. Se deu sequer a notícia, não me dei conta. Eu sei que a Sandra Torres grava, mas, uma vez mais, se há matéria que obrigue a prolongar os noticiários, seja a que hora for, deve ser possível cortar música no final de hora. Diria até que, sabendo-se de antemão a noite que íamos ter, ter painel em direto pelo menos até às 2h, até que nem seria mal pensado.
Rádio é:

Tranquilo

• Full Member
« Responder #4319 em: Novembro 10, 2023, 08:11:51 pm »
O José Luís Carneiro esperou pelo início dos noticiários das rádios da 1H da manhã para fazer a declaração de que seria candidato à liderança do PS. Todas as rádios em direto, a RR a passar as declarações de António Costa das 21H e de Mariana Vieira da Silva no Parlamento esta tarde, a RR nem se dignou a entrar em direto. Se deu sequer a notícia, não me dei conta. Eu sei que a Sandra Torres grava, mas, uma vez mais, se há matéria que obrigue a prolongar os noticiários, seja a que hora for, deve ser possível cortar música no final de hora. Diria até que, sabendo-se de antemão a noite que íamos ter, ter painel em direto pelo menos até às 2h, até que nem seria mal pensado.

Por acaso já ouvi as infos da madrugada da Renascenca . Mauzinho.