‘AM-FM’, posso apresentar o testemunho do que observo na minha área de residência, situação que se replica noutros locais, embora sejam situações que se devem à orografia especÃfica na vizinhança dos centros emissores. Estou a mais ou menos 6 km de distância, em linha reta, dos centros emissores do centro do paÃs, que no caso da ‘R/Com’ irradiam nas frequências de 91.7 e 106.0. Quem não conheça a zona, nestes locais crÃticos, dirá que a ‘RR’ não tem emissor para estas povoações (o que não corresponde à verdade), e muito menos que o emissor da ‘RR’ partilha a mesma torre da ‘RFM’, logo estão fisicamente no mesmo ponto. O comportamento de 91.7 é diametralmente oposto de 106.0: em 91.7 a receção é limpa, com estéreo e sem ruÃdo; em 106.0 a receção é muito má, o estéreo ora aparece, ora desaparece, o áudio apresenta-se distorcido e imerso em ruÃdo. Em 106.0, desativando o estéreo no recetor, ora se ouve melhor, ora se ouve pior, em ritmo periódico, fazendo lembrar a escuta de emissões estrangeiras na Onda Média, ora se ouve, ora se deixa de ouvir. O que se observa, melhora ligeiramente no inverno e piora no verão. Este fenómeno não se verifica em 91.7, sendo a receção normal. A observação é semelhante em todos os recetores de rádio, desde rádios simples a sintonizadores HI-FI.
É impraticável ouvir a ‘RR’ nestas condições. Isto resolve-se trocando as frequências da ‘RR’ com da ‘RFM’, ou seja ‘RR’ em 91.7 e ‘RFM’ em 106.0. Neste cenário, a ‘RFM’ conta com a frequência de 107.7 de Leiria, pelo que esses efeitos são atenuados. A ‘RR’ não tem frequência em Leiria e é bastante afetada por isso. De facto, 106.0 não é melhor opção para emitir a ‘RR’ para o centro do paÃs.