Autor Tópico: Renascença  (Lida 1079710 vezes)

Boxx

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #135 em: Fevereiro 28, 2017, 11:47:54 pm »
Há muito tempo que a Renascença deixou de ser a primeira página do grupo RR...

MCastro

• Jr. Member
  • **
« Responder #136 em: Março 01, 2017, 01:59:53 am »
Caro João_s não se trata de justiça,  é opinião e referia me a todo o grupo Renascença (RR, RFM, Mega e Sim). E quanto a troca dos 91.7 pelos 106 e a dificuldade em Leiria só acontece porque "quem tudo quer tudo perde". A RR tem uma frequência em Leiria (95.1) que está, de uma forma pouco correta, a emitir a Sim.

Enviado do meu E2303 através de Tapatalk

Apenas me refiro ao produto ‘Rádio Renascença’, não às restantes rádios do grupo ‘R/Com’. Essas, não
Mesmo com a ‘RR’ em 95.1 de Leiria, a estação ganharia se emitisse em 91.7, no centro emissor da região centro. 91.7 apresenta um comportamento mais estável do que 106.0 em zonas de orografia irregular. O público-alvo é mais abrangente, diversificado e exigente do que da ‘RFM’, pelo que a ‘RR’ generalista deve utilizar o centro emissor mais eficiente, até porque é a imagem de marca de todo o grupo: funciona como a primeira página de uma publicação em suporte papel ou a homepage de um site informativo na web.

Como "recompensa", a RR nos 91'7 Lousã inviabilizaria a sintonia no concelho de Manteigas (tem a Antena 2 nos 91,6) e deixaria de constituir uma frequência alternativa a Norte de Lisboa, graças aos 91'6 da Cidade. Apesar de ser verdade que o sinal dos 91'7 se sobrepõe aos 91'6 Lisboa em muitas zonas, há situações onde a Cidade chega com força suficiente para fazer mossa nas emissões da atual RFM.

joao_s

• Hero Member
« Responder #137 em: Março 01, 2017, 10:16:25 pm »
Como "recompensa", a RR nos 91'7 Lousã inviabilizaria a sintonia no concelho de Manteigas (tem a Antena 2 nos 91,6) e deixaria de constituir uma frequência alternativa a Norte de Lisboa, graças aos 91'6 da Cidade. Apesar de ser verdade que o sinal dos 91'7 se sobrepõe aos 91'6 Lisboa em muitas zonas, há situações onde a Cidade chega com força suficiente para fazer mossa nas emissões da atual RFM.

A frequência de 91.7 da Lousã como alternativa na região norte de Lisboa? Tenho sérias dúvidas, quando tem pelo menos três porta-aviões na zona (supondo a rede da ‘RR’): Monsanto, 103.4, Montejunto, 90.2, e Arrábida, 105.8. A probabilidade dos três centros emissores avariarem em simultâneo é praticamente nula. Quem se lembra de sintonizar os emissores da Lousã na área norte da grande Lisboa, certamente com dificuldades de receção? Ninguém.

Na zona de Manteigas, suponho, sem ter a certeza, que se ouvem (abstraindo novamente com rede da ‘RR’): Viseu, 103.6, Lamego, 98.6, e Guarda, 90.2. Será a frequência da Lousã imprescindível (atendo que 91.6 da ‘Antena 2’ irradia apenas 0,5 kW. Provavelmente a frequência foi atribuída porque não causa constrangimentos a outras estações de rádio.)?

Mas ao referir que 91.7 tem melhor comportamento (maior estabilidade) do que 106.0 na orografia acidentada sita nas proximidades dos centros emissores, isso você já não quer saber (em plena zona de cobertura). A melhor frequência para a ‘RR’ no centro do país é 91.7, não 106.0. A troca de frequências praticamente não causa transtornos, já que quase todos os recetores vêm equipados com RDS, tirando uns rádios mais antigos que cada um tem em casa.

AM-FM

• Newbie
  • *
« Responder #138 em: Março 03, 2017, 01:57:07 am »
Já sugeriu a mudança diretamente à RR?

joao_s

• Hero Member
« Responder #139 em: Março 04, 2017, 05:57:13 pm »
‘AM-FM’, posso apresentar o testemunho do que observo na minha área de residência, situação que se replica noutros locais, embora sejam situações que se devem à orografia específica na vizinhança dos centros emissores. Estou a mais ou menos 6 km de distância, em linha reta, dos centros emissores do centro do país, que no caso da ‘R/Com’ irradiam nas frequências de 91.7 e 106.0. Quem não conheça a zona, nestes locais críticos, dirá que a ‘RR’ não tem emissor para estas povoações (o que não corresponde à verdade), e muito menos que o emissor da ‘RR’ partilha a mesma torre da ‘RFM’, logo estão fisicamente no mesmo ponto. O comportamento de 91.7 é diametralmente oposto de 106.0: em 91.7 a receção é limpa, com estéreo e sem ruído; em 106.0 a receção é muito má, o estéreo ora aparece, ora desaparece, o áudio apresenta-se distorcido e imerso em ruído. Em 106.0, desativando o estéreo no recetor, ora se ouve melhor, ora se ouve pior, em ritmo periódico, fazendo lembrar a escuta de emissões estrangeiras na Onda Média, ora se ouve, ora se deixa de ouvir. O que se observa, melhora ligeiramente no inverno e piora no verão. Este fenómeno não se verifica em 91.7, sendo a receção normal. A observação é semelhante em todos os recetores de rádio, desde rádios simples a sintonizadores HI-FI.

É impraticável ouvir a ‘RR’ nestas condições. Isto resolve-se trocando as frequências da ‘RR’ com da ‘RFM’, ou seja ‘RR’ em 91.7 e ‘RFM’ em 106.0. Neste cenário, a ‘RFM’ conta com a frequência de 107.7 de Leiria, pelo que esses efeitos são atenuados. A ‘RR’ não tem frequência em Leiria e é bastante afetada por isso. De facto, 106.0 não é melhor opção para emitir a ‘RR’ para o centro do país.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #140 em: Março 04, 2017, 06:52:07 pm »
A RR tem os 95,1 da Voz de Leiria que emitem a Rádio Sim, e que fazem parte da rede nacional de FM. Essa seria a solução mais óbvia.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #141 em: Março 04, 2017, 07:22:15 pm »
A RR tem os 95,1 da Voz de Leiria que emitem a Rádio Sim, e que fazem parte da rede nacional de FM. Essa seria a solução mais óbvia.

Querer manter 4 canais de rádio quando se detém duas redes nacionais terá os seus custos, incluindo a solução de compromisso que resultou na utilização de determinadas frequências da rede nacional da RR para a transmissão da Rádio Sim.  Com efeito,  as frequências de  Braga (101,1), Leiria (95,1) e Elvas (99,8+102,3 MHz)  transmitem a Rádio Sim  em zonas onde a recepção da RR está longe de ser excelente. No caso da Roma portuguesa,  a RR é servida, ainda que com algumas falhas, através dos 103,4 Muro e dos 93,7 MHz Monte da Virgem. No caso de Leiria,  a única alternativa viável é, naturalmente, a frequência da Lousã (106,0).  No caso de Elvas,  a única alternativa satisfatória é constituída pelo emissor de  Portalegre - Serra de São Mamede (95,3) que é captável com dificuldade nalgumas zonas da própria cidade de Elvas.  E neste último caso, da "rainha da fronteira com Badajoz à vista",  a alternativa teórica do emissor da Serra de Ossa (98,5 MHz)  esbarra na interferência de um operador espanhol com um pequeno tx em Badajoz  a irradiar nos 98,6 MHz.
« Última modificação: Março 04, 2017, 07:46:56 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

joao_s

• Hero Member
« Responder #142 em: Março 04, 2017, 07:48:51 pm »
Alguns dos membros do fórum que se interessam pelos fenómenos de propagação: este caso é caricato, dado que duas emissões com origem na mesma torre, com potências irradiadas da mesma ordem de grandeza, apresentam comportamentos tão díspares (e extremos) na orografia acidentada que envolve esse local, apenas pelo fator da frequência escolhida para cada uma das estações de rádio.

Caro “AG” a decisão de alocar 95.1, Leiria, à ‘R Sim’, e que antes pertencia à ‘RR’, foi precipitada, quiçá não devidamente analisada, mas é irreversível. Seria uma total falta de respeito para com os ouvintes da ‘R Sim’ retirar-lhes a sua rádio.

Fazendo uma mera abstração, suponha que 95.1 voltava para a rede ‘RR’, isso resolveria uma parte do problema, mas não na globalidade. Aqui não é possível sintonizar 95.1 devido à interposição da Serra de S. João com esse emissor, 90.2 de Montejunto não se ouvem e 95.3 de Portalegre chegam demasiado fracos. Só mesmo os sinais provenientes da Serra da Lousã, portanto a solução para se ouvir em condições a ‘RR’ neste local reside na troca de frequências dos emissores da Lousã.

guest6

• Visitante
« Responder #143 em: Março 04, 2017, 09:02:07 pm »
A Sim é um ENORME fracasso. Muito provavelmente deve dar muito prejuízo. A rede de emissores é fraquinha. As audiências são quase residuais. A equipa deve ser bem superior a 15 ordenados, logo os custos não me acredito que sejam pagos pela publicidade.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #144 em: Março 04, 2017, 10:42:22 pm »
Também acho que a Sim, mais dia menos dia, fecha às portas.

pdf

• Visitante
« Responder #145 em: Março 04, 2017, 10:51:22 pm »

É quase inevitável. E talvez seja nessa altura que vemos as frequências de Leiria, Braga, Elvas e Vila Boim a voltar à RR - desta vez sem emissões locais e com RDS, coisa que nunca se viu nos 95.1 e nos 101.1. Presumo que as de Elvas também não tenham.

guest6

• Visitante
« Responder #146 em: Março 04, 2017, 11:33:43 pm »

É quase inevitável. E talvez seja nessa altura que vemos as frequências de Leiria, Braga, Elvas e Vila Boim a voltar à RR - desta vez sem emissões locais e com RDS, coisa que nunca se viu nos 95.1 e nos 101.1. Presumo que as de Elvas também não tenham.
Por acaso, se a memória não me atraiçoa, Elvas e Vila Boim tem RDS. Passei pela zona no último verão e tenho uma vaga ideia disso. Quem poderá esclarecer é o Luís Carvalho, pois é uma zona que ele conhecerá bastante bem.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #147 em: Março 04, 2017, 11:58:24 pm »

Por acaso, se a memória não me atraiçoa, Elvas e Vila Boim tem RDS. Passei pela zona no último verão e tenho uma vaga ideia disso. Quem poderá esclarecer é o Luís Carvalho, pois é uma zona que ele conhecerá bastante bem.

Caro Abílio, dos emissores FM da Rádio Sim pertencentes à rede nacional de emissores da RR, nem Braga (101,1 MHz) nem os 2 do concelho de Elvas (99.8 Vila Boim + 102.3 MHz Alcáçova) alguma vez emitiram RDS. As excepções são o de Leiria (95,1), que durante escassos meses antes do arranque da Rádio Sim, terá operado com RDS e, naturalmente, o de Viseu (103.6 MHz) que activou o serviço assim que a Sim migrou para os 106,4 MHz, deixando espaço para o regresso do primeiro canal da emissora católica portuguesa aos 103,6.

Relativamente às frequências locais que operam a Rádio Sim, todas emitem RDS (*), nomeadamente através da Rádio Sim Porto (100,8 MHz Maia), Rádio Sim - No Ar (106.4 Viseu), Rádio Sim - Rio Maior (92.6+99.5), Rádio Sim - Pal (102.2 Palmela) e Rádio Sim - Alentejo (97.5 Portel).

(*) Cada estação constituinte da rede tem o seu próprio RDS. Exemplos de RDS-PS: Rádio Sim- Pal: "SIM_PAL_"; Rádio Sim - Alentejo: "SIM_ALTJ".
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

guest6

• Visitante
« Responder #148 em: Março 05, 2017, 12:05:35 am »

Caro Abílio, dos emissores FM da Rádio Sim pertencentes à rede nacional de emissores da RR, nem Braga (101,1 MHz) nem os 2 do concelho de Elvas (99.8 Vila Boim + 102.3 MHz Alcáçova) alguma vez emitiram RDS. As excepções são o de Leiria (95,1), que durante escassos meses antes do arranque da Rádio Sim, terá operado com RDS e, naturalmente, o de Viseu (103.6 MHz) que activou o serviço assim que a Sim migrou para os 106,4 MHz, deixando espaço para o regresso do primeiro canal da emissora católica portuguesa aos 103,6.

Relativamente às frequências locais que operam a Rádio Sim, todas emitem RDS (*), nomeadamente através da Rádio Sim Porto (100,8 MHz Maia), Rádio Sim - No Ar (106.4 Viseu), Rádio Sim - Rio Maior (92.6+99.5), Rádio Sim - Pal (102.2 Palmela) e Rádio Sim - Alentejo (97.5 Portel).

(*) Cada estação constituinte da rede tem o seu próprio RDS. Exemplos de RDS-PS: Rádio Sim- Pal: "SIM_PAL_"; Rádio Sim - Alentejo: "SIM_ALTJ".
A minha memória anda a precisar de " Centrum". 😀 Obrigado Luis.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #149 em: Março 05, 2017, 12:21:23 am »
Eu que moro em Leiria ,confirmo que os 106,0 da RR dentro da cidade e em outras zonas o sinal é fraco comparativamente aos 91,7 da RFM. A RFM que possui uma frequência aqui em Leiria 107,7 (Serra da Maunça) que em nada serve,visto que o meu rádio quando sintoniza a RFM fica sempre nos 91,7. Acho que os 91,7 e 106,8 (Montejunto) davam bem conta do recado para o Distrito de Leiria. Se fosse possível era manter os 95,1 para a Rádio SIM e os 107,7 transmitirem a RR. Conheço pessoas que deixaram de ouvir a RR devido ao sinal não ser estável,mas este problema já existe à muitos anos. Alias eu gravei um video que partilhei aqui que demonstra que os 106.0 no centro de Leiria não possui RDS.
« Última modificação: Março 05, 2017, 12:23:43 am por Asantosc12 »