Autor Tópico: Renascença  (Lida 1089915 vezes)

SamM

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #5805 em: Junho 09, 2025, 09:10:01 am »
A RR a relatar a final da Liga das Nações desde o estúdio... Para isto mais vale acabar com o desporto!

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5806 em: Junho 09, 2025, 10:14:17 am »
Eu ontem nao ouvi relatos, assisti ao jogo num desses pontos com ecrã gigante,  mas estava previsto o relato, a RR tinha lá o enviado especial Luis Aresta. Se não houve relato no local deve  ter existido algum problema  tecnico ou qualquer outra razão de última hora...

SamM

• Hero Member
« Responder #5807 em: Junho 09, 2025, 10:49:00 am »
Eu ontem nao ouvi relatos, assisti ao jogo num desses pontos com ecrã gigante,  mas estava previsto o relato, a RR tinha lá o enviado especial Luis Aresta. Se não houve relato no local deve  ter existido algum problema  tecnico ou qualquer outra razão de última hora...

Ouvi um excerto e era o Luís Aresta que estava a relatar mas o som fundo era quase nulo, não tinha qualquer comparação com a Antena1, por exemplo. Se estavam na Alemanha, não fazia nada crer.

Basicamente o que me faz pensar é que o produto da RR é muito fraco comparado com o da concorrência. Fruto de desinvestimento logistico, técnico e humano....
« Última modificação: Junho 09, 2025, 10:50:37 am por SamM »

Atento

• Hero Member
« Responder #5808 em: Junho 09, 2025, 10:57:16 am »

Ouvi um excerto e era o Luís Aresta que estava a relatar mas o som fundo era quase nulo, não tinha qualquer comparação com a Antena1, por exemplo. Se estavam na Alemanha, não fazia nada crer.

Basicamente o que me faz pensar é que o produto da RR é muito fraco comparado com o da concorrência. Fruto de desinvestimento logistico, técnico e humano....

Obviamente...

E quem tem Matos não opta por Aresta...

Já agora também esteve bem António Botelho...

Aconselho a sua aquisição por parte do grupo RTP.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5809 em: Junho 09, 2025, 11:00:17 am »
Concordo.
A RR, como todas as empresas media tem problemas económicos ( até a Bauer que tem as rádios mais ouvidas).
A Antena 1, via dinheiros publicos, não.
tem esses problemas
Qualquer pessoa ou empresa quando tem estes problemas  nao pode fazer grandes investimentos.

SamM

• Hero Member
« Responder #5810 em: Junho 09, 2025, 11:14:53 am »
Concordo.
A RR, como todas as empresas media tem problemas económicos ( até a Bauer que tem as rádios mais ouvidas).
A Antena 1, via dinheiros publicos, não.
tem esses problemas
Qualquer pessoa ou empresa quando tem estes problemas  nao pode fazer grandes investimentos.

Essa conversa não faz sentido, quando a TSF, com um share de grupo 10 vezes inferior, ou seja com receitas publicitárias muito inferiores, consegue atrair bons profissionais a proporcionar emissões desportivas de alto nível, não só pela locução mas pela qualidade de som ambiente que oferece além da dinâmica de condução da emissão via estúdio. Não referi inicialmente a TSF porque não cheguei a picar o relato, mas sabia que seria o António Botelho a fazê-lo. E mais, a TSF tem sido das 3 a que mais rotação teve ao longo dos anos a nível de relatadores mas conseguiu sempre colmatar as saídas com aquisições pensadas que acrescentam mais valia. Isso não tem a ver com dinheiro, tem a ver com critério e gestão.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #5811 em: Junho 09, 2025, 11:15:25 am »

Obviamente...

E quem tem Matos não opta por Aresta...

Já agora também esteve bem António Botelho...

Aconselho a sua aquisição por parte do grupo RTP.

Entre o José Pedro Pinto e o António Botelho, claramente prefiro o 2º neste momento.
Para além do relato também é muito bom a editar jornais de desporto.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5812 em: Junho 09, 2025, 11:40:31 am »
O Sam deve saber que o grupo R/Com tem 3 rádios,  nao uma como grupo que detém a TSF.
Ate a Bauer claramente tem radios em sub desinvestimento,  a M80, Cidade FM, Smooth  e a Batida nem se fala.

Sobre narradores adoro o Aresta e gosto de narradores sóbrios, nesse aspecto Antonio Botelho  é  o melhor.
Sei que tem muitos fãs,  mas aquela gritaria do Matos faz me logo mudar de estação.
Sei que tenta imitar o Jorje Prestelo, mas a tentativa nao chega lá...

SamM

• Hero Member
« Responder #5813 em: Junho 09, 2025, 11:48:19 am »
O Sam deve saber que o grupo R/Com tem 3 rádios,  nao uma como grupo que detém a TSF.
Ate a Bauer claramente tem radios em sub desinvestimento,  a M80, Cidade FM, Smooth  e a Batida nem se fala.

Sobre narradores adoro o Aresta e gosto de narradores sóbrios, nesse aspecto Antonio Botelho  é  o melhor.
Sei que tem muitos fãs,  mas aquela gritaria do Matos faz me logo mudar de estação.
Sei que tenta imitar o Jorje Prestelo, mas a tentativa nao chega lá...

Estamos a falar de desporto, neste caso em rádios privadas, nao sei com que objectivo vem buscar a Bauer, que nem investe no desporto. Só pode ser para iludir quem está a ler a argumentação.

Todos sabemos que o grupo R/Com tem 3 rádios, 2 musicais e uma generalista, certo? Ou seja a nivel de custos de produção e logistica essas 2 rádios musicais são muito mais baratas que a TSF! Ou seja tem mercado publicitário 10x maior que a TSF e a propria RR tem o dobro da AAV da TSF... Então como explica que com muito mais receitas apresente um produto (desporto) muito inferior?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5814 em: Junho 09, 2025, 11:57:09 am »
Estamos a falar de investimentos.
Veja o custos e  dos dois grupos,  Ogrupo é  R/ com tem nesta altura entre 240 a 250 funcionários.  A TSF terá 100?

Se a TSF esta a investir mais no desporto está claramente a desinvestir, por  exemplo, nos finais de tarde até  na informacao geral...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #5815 em: Junho 09, 2025, 11:58:39 am »
Se a TSF está a desinvestir nos finais de tarde, não é assim tão descabido. Provavelmente estão a ver como tendo a enxurrada de política a Observador está estagnada... o problema é que não conseguem arranjar outros temas para compensar, o que é crónico em Portugal.

SamM

• Hero Member
« Responder #5816 em: Junho 09, 2025, 12:04:14 pm »
Estamos a falar de investimentos.
Veja o custos e  dos dois grupos,  Ogrupo é  R/ com tem nesta altura entre 240 a 250 funcionários.  A TSF terá 100?

Se a TSF esta a investir mais no desporto está claramente a desinvestir, por  exemplo, nos finais de tarde até  na informacao geral...

Mais razão me dá razão... Veja o rácio de mercado publicitário face ao custos por colaborador e veja como a TSF, face a essa desvantagem, investe no desporto e mesmo na informação. Do que oiço da TSF, ao nível do fim de tarde, o desinvestimento foi nalguns programas de opiniao/debate, feito a partir de estúdio, logo o desinvestimento que alude ao fim de tarde não se compara ao esforço para manter qualidade no desporto ou outras áreas. E se me conseguir enumerar áreas onde a RR esteja a investir, para compensar o desinvestimento latente no desporto, agradeço...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5817 em: Junho 09, 2025, 12:16:04 pm »
Em primeiro lugar, o investimento que a TSF esta a fazer no desporto é  digno de nota, até porque este é diversificado, nao se limitabdo ao relato de futebol dos 3 grandes, mas desisveste noutras áreas,  e tem feito planos de rescisões de colaboradores.
A RR ja fez dois desses planos, mas é  conhecido que é  o grupo que melhor paga aos funcionários.
E as receitas publicitárias são fracas,  co.o aliás  de todos os grupos de comunicação.  Talvez com a excepção do CM* Correio da Manhã)...

SamM

• Hero Member
« Responder #5818 em: Junho 09, 2025, 12:23:46 pm »
Em primeiro lugar, o investimento que a TSF esta a fazer no desporto é  digno de nota, até porque este é diversificado, nao se limitabdo ao relato de futebol dos 3 grandes, mas desisveste noutras áreas,  e tem feito planos de rescisões de colaboradores.
A RR ja fez dois desses planos, mas é  conhecido que é  o grupo que melhor paga aos funcionários.
E as receitas publicitárias são fracas,  co.o aliás  de todos os grupos de comunicação.  Talvez com a excepção do CM* Correio da Manhã)...

Está me a dizer que a RR / R/com nao rentabiliza as receitas publicitárias em função do market share?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5819 em: Junho 09, 2025, 12:31:53 pm »
Como vê  estamos a falar de investimentos/ desinvestimento,  portanto faz todo sentido falar no grupo liderante, a Bauer. É  a que tem mais receitas publicitárias  e que investimentos  faz? Talvez no Ricardo Araújo Pereira?
Mas ha um claro desinvestimento nas outras 4 rádios.
O grosso da receita publicitária vai para as televisões,  as radios recebem " migalhas".
Esta é  a realidade do meio, mesmo no grupo liderante e que mais factura...