Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 516568 vezes)

Linxtuga

• Hero Member
Re: Bareme Rádio
« Responder #300 em: Julho 12, 2018, 12:22:07 pm »
https://gruporenascencamultimedia.com/2018/07/11/rfm-com-mais-de-3-milhoes-de-ouvintes-atinge-maximo-historico/

Manipulação de números pura. O líder continua a ser só um: Rádio Comercial. E justíssimo.

É particularmente nojento que falem de uma subida acima da média e nem reparem que das tais 8 vagas acima da média, 7 foram variações entre os 15.8 e os 16.3%, que nem se podem considerar subidas, em rigor. Isto foi um pico.

Quanto à Renascença, lidera por uma décima quando já liderou por mais, até neste mesmo formato, e estou convencido que há zonas em que perde para a Antena1. Nessa curiosamente não falam eles dos quadros médios e superiores... Seria o público mais relevante.

Na Rádio Sim, arranjaram maneira de sacar um aumento no litoral centro como justificativa. Aí já deu jeito ignorar os 0.6 de AAV... É a única zona do Bareme onde têm emissores na totalidade da região (95.1 Leiria, 92.6 Rio Maior, 102.2 Palmela - recordo que o Litoral Centro é Leiria, região Oeste e Península de Setúbal exceto Almada e Seixal).

Destaco só uma coisa: na RFM falam de uma subida no segmento 25/34. Recordo que este segmento era o target, e  era, precisamente, dominado pela CidadeFM há apenas alguns anos, quer no tempo da Música à Tua Medida quer no tempo da Primeira Rádio dos Êxitos. Isto sugere uma erosão de audiência da Cidade para a Comercial e RFM, e o esgotamento, a prazo, do formato.
« Última modificação: Julho 12, 2018, 12:33:10 pm por Linxtuga »

ToLv

• Hero Member
« Responder #301 em: Julho 12, 2018, 12:25:46 pm »
https://gruporenascencamultimedia.com/2018/07/11/rfm-com-mais-de-3-milhoes-de-ouvintes-atinge-maximo-historico/

Manipulação de números pura. O líder continua a ser só um: COMERCIAL.

É particularmente nojento que falem de uma subida acima da média e nem reparem que das tais 8 vagas acima da média, 7 foram variações entre os 15.8 e os 16.3%, que nem se podem considerar subidas, em rigor. Isto foi um pico.

Quanto à Renascença, lidera por uma décima e estou convencido que há zonas em que perde para a Antena1. Nessa curiosamente não falam eles dos quadros médios e superiores...

Na Rádio Sim, arranjaram maneira de sacar um aumento no litoral centro como justificativa. Aí já deu jeito ignorar os 0.6 de AAV...

Enfim.

Adoro que qualquer artigo que saia nessa "news release" do grupo sejam só manipulação de dados; pior ainda, só expõem aquilo que lhes convém. No que toca à RFM então até mete nojo.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #302 em: Julho 12, 2018, 12:43:02 pm »

Manipulação de números pura. O líder continua a ser só um: COMERCIAL.

Quanto à Renascença, lidera por uma décima e estou convencido que há zonas em que perde para a Antena1. Nessa curiosamente não falam eles dos quadros médios e superiores...

Na Rádio Sim, arranjaram maneira de sacar um aumento no litoral centro como justificativa. Aí já deu jeito ignorar os 0.6 de AAV...

Enfim.

Adoro que qualquer artigo que saia nessa "news release" do grupo sejam só manipulação de dados; pior ainda, só expõem aquilo que lhes convém. No que toca à RFM então até mete nojo.

É uma caixa de ressonância deles para eles... não acredito que isto seja assim visto pelo mercado, mas obviamente é o que tentam vender.

Agora, que é nojento, é, muito sobretudo no caso da RFM. O segundo canal é como se fosse o Santo Graal para eles quando aquilo não passou de um pico e não passa, no geral, de um produto muito pobre.

O que se aproveita dali? Fridayboyz, o Paulo Fragoso em emissão, o rapaz que veio da Mega e que me falha o nome, e é só. Playlist paupérrima, plástica muito fraca (quem é que teve ideia de meter a Catarina Figueiredo a fazer a voz feminina? A Ana Colaço estava bem...), e no geral uma rádio onde pouco se aproveita.

Até o Oceano Pacífico já foi ultrapassado pela M80 com um produto muito superior, ainda que eles tenham começado a gravar os takes - acho que diz muito.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #303 em: Julho 12, 2018, 12:49:56 pm »
Quanto à Renascença, lidera por uma décima quando já liderou por mais, até neste mesmo formato, e estou convencido que há zonas em que perde para a Antena1. Nessa curiosamente não falam eles dos quadros médios e superiores... Seria o público mais relevante.

Destaco só uma coisa: na RFM falam de uma subida no segmento 25/34. Recordo que este segmento era o target, e  era, precisamente, dominado pela CidadeFM há apenas alguns anos, quer no tempo da Música à Tua Medida quer no tempo da Primeira Rádio dos Êxitos. Isto sugere uma erosão de audiência da Cidade para a Comercial e RFM, e o esgotamento, a prazo, do formato.

Isso parece-me claro, no entanto parece que a Mega está a começar a estancar essa fuga não pela playlist mas sim pela dinâmica e boa equipa da rádio.

Porque é que consideras o resultado da RR mau mas o da Antena 1 não? As três rádios informativas estão em crise e embora precisem de melhorias não me parece que subam assim muito nos próximos tempos por quaisquer mudanças que se façam. Na minha opinião como as pessoas são neste momento tão bombardeadas por informação de tantos lados e num país com 3 canais e meio de informação na TV, infelizmente fartam-se e injustamente deixam a rádio de parte quando neste momento deve ser o orgão de CS mais fiável... acredito que se tivéssemos neste momento apenas 2 canais de informação como há uns anos os resultados seriam muito melhores para elas. Em Espanha nota-se claramente que as rádios generalistas substituem perfeitamente os canais de notícias, basta ver que para um país tão grande lhes chega o Canal 24 Horas da TVE...
« Última modificação: Julho 12, 2018, 12:53:02 pm por radiokilledtheMTVstar »

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #304 em: Julho 12, 2018, 12:56:56 pm »

Isso parece-me claro, no entanto parece que a Mega está a começar a estancar essa fuga não pela playlist mas sim pela dinâmica e boa equipa da rádio.

Porque é que consideras o resultado da RR mau mas o da Antena 1 não? As três rádios informativas estão em crise e embora precisem de melhorias não me parece que subam assim muito nos próximos tempos. Na minha opinião como as pessoas como são neste momento tão bombardeadas por informação de tantos lados e num país com 3 canais e meio de informação na TV, infelizmente fartam-se e injustamente deixam a rádio de parte quando neste momento deve ser o orgão de CS mais fiável... acredito que se tivéssemos neste momento apenas 2 canais de informação como há uns anos os resultados seriam muito melhores para elas. Em Espanha nota-se claramente que as rádios generalistas substituem perfeitamente os canais de notícias, basta ver que para um país tão grande chega-lhes o Canal 24 Horas da TVE...

Era interessante termos dados da Mega nos 15-24 e 25-34 para ver se efetivamente começou a estancar. Mas que a rádio está boa, isso está, sem dúvida :)

O da RR considero mau porque tinha mais público fidelizado que a Antena1, que sempre flutuou na cota dos 4/5% e tem um público relativamente fidelizado e outro relativamente variável, raro ou nunca saiu dali, e a RR tem sido sempre a perder, não os soube manter, percebes? Essa para mim é a questão. Ainda não se viu onde para a descida e isso é, para mim, o que me preocupa. Porque neste momento parece-me que deverá estacionar na casa dos 3.0-3.8%.

telefoniadouro

• Full Member
« Responder #305 em: Julho 12, 2018, 02:12:33 pm »
Do universo da população, qual é a percentagem daqueles que não ouvem rádio? Esses dados não são facultados e fazem toda a diferença para a análise das audiências em Portugal. Esse número tem vindo a aumentar ou a diminuir?

Acho preocupante a audiência baixíssima da RR, apenas 4,9%, isto é, apenas 1 em cada 20 ouvintes sintoniza a estação. Em tempos, 5 em cada 10 ouvintes sintonizavam a estação. De facto o panorama mudou 180 graus.

Não estou a ver motivos para estes valores residuais, atendendo que se trata de uma rádio nacional, até porque a estação esteve pior no passado e sem estratégia, o que não acontece tanto agora. Por exemplo, o programa matutino da Carla Rocha e sua equipa é, a meu ver, um dos melhores programas na rádio portuguesa…

Pois eu acho que a RR é um produto MUITO fraco, sem estratégia ou alvo/publico definido e a "navegar" à deriva... Se o programa da manhã da RR é dos melhores, o conteúdo do programa da manha da Antena 1 (mesmo sem o Macedo...) ou da TSF é o que? O que a Comercial faz é pior? E a M80? São opiniões...!!! E falo só das rádios "nacionais" ou quase... Não falo da RFM pois simplesmente me RECUSO a ouvir tal rádio à MUITO mais de 15 anos...!!!

Concordo com o Abiliomaia, as manhãs da RR são um pouco fracas comparadas com estações que estão na frente e com algumas que estão mais abaixo, quanto á RFM que também é radio que nem sequer tenho memorizada á quase 20 anos, ganhei força e ouvi  um pouco da emissão ao longo do dia  e aquilo é mesmo mau, ainda que haja quem ouça as  manhãs, quanto á playlist é uma coisa que nem consigo descrever, é muito má, na minha opinião, vou passar mais 20 anos sem ouvir essa estação, o aumento da audiência só pode ter a ver como a maneira como ele é feita, na entrevista só se lembram da RFM embora se calhar nem a ouçam, fiz o teste com a minha filha, questionei o nome de 3 rádios que ela ouça(sei que as duas que ouve são a Comercial e a Cidade, ela tem 12 anos), resposta: da mais ouvida para a menos Comercial, Cidade e RFM, lá está nunca ouviu a RFM, perguntei-lhe porque disse a RFM a resposta foi porque é o nome que se lembra por causa da publicidade na tv e internet, ai está uma parte da percentagem na tabela de audiência.

ToLv

• Hero Member
« Responder #306 em: Julho 12, 2018, 02:30:28 pm »
Do universo da população, qual é a percentagem daqueles que não ouvem rádio? Esses dados não são facultados e fazem toda a diferença para a análise das audiências em Portugal. Esse número tem vindo a aumentar ou a diminuir?

Acho preocupante a audiência baixíssima da RR, apenas 4,9%, isto é, apenas 1 em cada 20 ouvintes sintoniza a estação. Em tempos, 5 em cada 10 ouvintes sintonizavam a estação. De facto o panorama mudou 180 graus.

Não estou a ver motivos para estes valores residuais, atendendo que se trata de uma rádio nacional, até porque a estação esteve pior no passado e sem estratégia, o que não acontece tanto agora. Por exemplo, o programa matutino da Carla Rocha e sua equipa é, a meu ver, um dos melhores programas na rádio portuguesa…

Pois eu acho que a RR é um produto MUITO fraco, sem estratégia ou alvo/publico definido e a "navegar" à deriva... Se o programa da manhã da RR é dos melhores, o conteúdo do programa da manha da Antena 1 (mesmo sem o Macedo...) ou da TSF é o que? O que a Comercial faz é pior? E a M80? São opiniões...!!! E falo só das rádios "nacionais" ou quase... Não falo da RFM pois simplesmente me RECUSO a ouvir tal rádio à MUITO mais de 15 anos...!!!

Concordo com o Abiliomaia, as manhãs da RR são um pouco fracas comparadas com estações que estão na frente e com algumas que estão mais abaixo, quanto á RFM que também é radio que nem sequer tenho memorizada á quase 20 anos, ganhei força e ouvi  um pouco da emissão ao longo do dia  e aquilo é mesmo mau, ainda que haja quem ouça as  manhãs, quanto á playlist é uma coisa que nem consigo descrever, é muito má, na minha opinião, vou passar mais 20 anos sem ouvir essa estação, o aumento da audiência só pode ter a ver como a maneira como ele é feita, na entrevista só se lembram da RFM embora se calhar nem a ouçam, fiz o teste com a minha filha, questionei o nome de 3 rádios que ela ouça(sei que as duas que ouve são a Comercial e a Cidade, ela tem 12 anos), resposta: da mais ouvida para a menos Comercial, Cidade e RFM, lá está nunca ouviu a RFM, perguntei-lhe porque disse a RFM a resposta foi porque é o nome que se lembra por causa da publicidade na tv e internet, ai está uma parte da percentagem na tabela de audiência.

Perceção de marca, lá está.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #307 em: Julho 12, 2018, 03:58:36 pm »
 Creio que não seria, de todo, descabida, a aquisição, por parte da RR, de uma frequência para a Mega, que servisse a cidade de Leiria. De preferência, um emissor que comutasse com os 90,0 Coimbra. O ideal seria uma frequência entre Leiria e Santarém, que se ouvisse nas duas capitais de distrito. Também seria de considerar um emissor no Algarve.
« Última modificação: Julho 12, 2018, 04:00:14 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

ToLv

• Hero Member
« Responder #308 em: Julho 12, 2018, 04:36:32 pm »
Creio que não seria, de todo, descabida, a aquisição, por parte da RR, de uma frequência para a Mega, que servisse a cidade de Leiria. De preferência, um emissor que comutasse com os 90,0 Coimbra. O ideal seria uma frequência entre Leiria e Santarém, que se ouvisse nas duas capitais de distrito. Também seria de considerar um emissor no Algarve.

Eu sinceramente acho que um emissor no Algarve é o mais urgente.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #309 em: Julho 12, 2018, 04:44:00 pm »
Difícil conseguir um emissor que conseguisse cobrir Leiria e Santarém... e no Algarve a mesma coisa.

guest6

• Visitante
« Responder #310 em: Julho 12, 2018, 09:18:37 pm »

Eu sinceramente acho que um emissor no Algarve é o mais urgente.
Porquê?! Entre Leiria e Santarém que quantidade de população tem? E entre Portimão e Tavira (todo o ano!!!) onde NÃO há nenhum emissor que cubra toda a área (mesmo as "Nacionais" tem 2 emissores para cobrir todo o Algarve: Monchique e Olhão)... Pois se pensar bem é MUITO mais importante /produtivo um emissor entre Leiria e Santarém que no Algarve.  Só UM exemplo: os 103.1 da Caldas são MUITO mais importantes em termos de audiência e "peso" na rede emissores, que os 101.6 de Faro. 

Enviado do meu E5603 através do Tapatalk

livelx90

• Sr. Member
« Responder #311 em: Julho 12, 2018, 10:37:19 pm »
No Alentejo também, principalmente em Évora e consequentemente que cubra em condições razoáveis Beja. Vou muito a esta região do Alentejo e sinto falta de uma estação jovem por estes lados, principalmente em Beja. A Cidade chega em condições relativamente fracas a esta região.
 A Rádio Planície apesar de ser uma estação orientada em parte da sua programação ao público jovem, não chega para cumprir minimamente os requisitos de uma rádio orientada a este público. Um emissor da Mega no Mendro era a cereja no topo do bolo, mas é pedir muito obviamente.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #312 em: Julho 12, 2018, 10:55:27 pm »
Difícil conseguir um emissor que conseguisse cobrir Leiria e Santarém... e no Algarve a mesma coisa.

Olha que não é, a Cidade nos 99,3 cobre Leiria e Santarém, chega ate Vila Franca de Xira e na margem sul é audível. A Serra d'Aire onde tem o emissor. A serra dos Candeeiros se aproveitarem o emissor da Rádio SIM e colocaram uns elementos radiantes também cobriam bem a zona. Os 90.0 chegam ao Distrito de Leiria as vezes limpo, mas existem zonas que perdem o sinal. Se tivessem numa cota superior não exisitia problemas. Os 103,1 da TSF nem chegam a Leiria e não tem uma grande zona de cobertura, zona Oeste e não é toda.
« Última modificação: Julho 12, 2018, 10:57:36 pm por Asantosc12 »

guest6

• Visitante
« Responder #313 em: Julho 12, 2018, 11:36:15 pm »

Olha que não é, a Cidade nos 99,3 cobre Leiria e Santarém, chega ate Vila Franca de Xira e na margem sul é audível. A Serra d'Aire onde tem o emissor. A serra dos Candeeiros se aproveitarem o emissor da Rádio SIM e colocaram uns elementos radiantes também cobriam bem a zona. Os 90.0 chegam ao Distrito de Leiria as vezes limpo, mas existem zonas que perdem o sinal. Se tivessem numa cota superior não exisitia problemas. Os 103,1 da TSF nem chegam a Leiria e não tem uma grande zona de cobertura, zona Oeste e não é toda.

Então tente no Algarve...!!! Conhece algum emissor que chegue de Portimão a Tavira?

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #314 em: Julho 13, 2018, 02:08:00 am »

Então tente no Algarve...!!! Conhece algum emissor que chegue de Portimão a Tavira?

Não resisto a levantar uma hipótese: Rádio Foia? Mas deixem-na sossegada, que tem a sua audiência regional. No entanto, não seria má ideia pegarem numa rádio da região, por exemplo a Solar FM, para a Mega - nem que fosse preciso deslocalizar o emissor dentro do concelho de Albufeira, se possível. Ou, quiçá, a R. Guadiana (V.R.S.A.), ainda que se limitasse a parte do Sotavento algarvio.
« Última modificação: Julho 13, 2018, 02:13:14 am por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"