Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 516642 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Bareme Rádio
« Responder #225 em: Março 21, 2018, 01:17:40 pm »
Vamos lá ver se me deixam falar do que realmente interessa.

Penso que a Antena 3 está sustentada neste momento pela consolidação das Manhãs e pela Prova Oral que deve estar num dos melhores momentos dos últimos anos. Agora se remodelarem de uma vez por todas aquelas tardes completamente entediantes das 13h às 19h e parte da playlist (principalmente a nacional) podem ultrapassar finalmente os 2% e pensar em voos mais altos a partir daí. Um bom sinal embora secundário é o número do share, muito superior que o da Mega e próximo da Cidade.
Surpreende-me a Cidade à frente embora com uma diferença residual e sendo um ping-pong entre as duas, a playlist da Mega parece ser melhor mas também há mais palavra por lá, o que pode afastar quem só quer música a metro.
Comercial muito bem. Parece que esta versão light das Manhãs apenas com uma edição do HQMC e a fazer descansar as rubricas do RAP e do César que já estavam algo desgastadas está a resultar na perfeição. A Vera também já está completamente adaptada, o que se nota e bem.
M80 excelente a beneficiar com a renovação da playlist que tem sido muito bem feita, cada vez se ouve por lá mais música dos anos 90 e até dos 2000, o que atrai muitos novos públicos.
« Última modificação: Março 21, 2018, 01:31:23 pm por radiokilledtheMTVstar »

guest6

• Visitante
« Responder #226 em: Março 21, 2018, 01:31:49 pm »
TSF e RR muito mal, parece-me que as manhãs destas duas estações não estão a funcionar e volto a afirmar que na minha opinião a TSF tem conversa inútil a mais na sua grelha.
Na RTP-Rádio, a Antena 1 apesar da subida continua com um resultado algo fraco, e Antena 3 continua mal.
M80 com um resultado espectacular. Fica sempre a dúvida de qual seria a audiência se tivessem uma rede nacional de emissores FM. Talvez chegassem aos 8% de AAV ou mais ainda.
Se a M80 tem problemas de cobertura então como será a TSF?  A questão aí não é a cobertura, é o conteúdo.  E a TSF não tem palavra a mais,  tem é conteúdo informativo a menos.  Mas é a minha opinião. 

Enviado do meu E2333 através do Tapatalk

Rádio Europa Livre

• Full Member
« Responder #227 em: Março 21, 2018, 02:14:09 pm »
Vamos lá ver se me deixam falar do que realmente interessa.

Penso que a Antena 3 está sustentada neste momento pela consolidação das Manhãs e pela Prova Oral que deve estar num dos melhores momentos dos últimos anos. Agora se remodelarem de uma vez por todas aquelas tardes completamente entediantes das 13h às 19h e parte da playlist (principalmente a nacional) podem ultrapassar finalmente os 2% e pensar em voos mais altos a partir daí. Um bom sinal embora secundário é o número do share, muito superior que o da Mega e próximo da Cidade.
Surpreende-me a Cidade à frente embora com uma diferença residual e sendo um ping-pong entre as duas, a playlist da Mega parece ser melhor mas também há mais palavra por lá, o que pode afastar quem só quer música a metro.
Comercial muito bem. Parece que esta versão light das Manhãs apenas com uma edição do HQMC e a fazer descansar as rubricas do RAP e do César que já estavam algo desgastadas está a resultar na perfeição. A Vera também já está completamente adaptada, o que se nota e bem.
M80 excelente a beneficiar com a renovação da playlist que tem sido muito bem feita, cada vez se ouve por lá mais música dos anos 90 e até dos 2000, o que atrai muitos novos públicos.
A tendência para puxar mais para os 90's e 00's já vem, pelo menos, desde 2012/13, que eu me tenha apercebido. Lembro-me já de, nessa altura, quando picava por lá ou a rádio estava disponível num qualquer sistema de som de um local público, ouvir a "Hung Up" da Madonna, a "White Flag" da Dido ou a "I'm Like a Bird" da Nelly Furtado já com uma certa frequência.
Mas sim, a coisa começa a carregar mais agora. E é natural. No caso dos 90's, quem viveu toda a sua adolescência nessa altura já está perto dos "entas", se já não está lá por completo; portanto, já estão mais do que dentro do público central da rádio.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #228 em: Março 21, 2018, 02:33:19 pm »
TSF e RR muito mal, parece-me que as manhãs destas duas estações não estão a funcionar e volto a afirmar que na minha opinião a TSF tem conversa inútil a mais na sua grelha.
Na RTP-Rádio, a Antena 1 apesar da subida continua com um resultado algo fraco, e Antena 3 continua mal.
M80 com um resultado espectacular. Fica sempre a dúvida de qual seria a audiência se tivessem uma rede nacional de emissores FM. Talvez chegassem aos 8% de AAV ou mais ainda.
Se a M80 tem problemas de cobertura então como será a TSF?  A questão aí não é a cobertura, é o conteúdo.  E a TSF não tem palavra a mais,  tem é conteúdo informativo a menos.  Mas é a minha opinião. 

Na cobertura a TSF está melhor que a M80 porque a Rede Norte cobre com qualidade a maior parte da auditório, na M80 é precisamente o inverso.
No caso da TSF o mais grave é a questão da programação, informação (a que interessa) a menos, música a menos, rúbricas sem interesse a mais. Ainda sou do tempo em que a TSF chegava aos 4% de share, portanto a questão da cobertura não se coloca, ou coloca-se menos.

guest6

• Visitante
« Responder #229 em: Março 21, 2018, 02:39:35 pm »

Na cobertura a TSF está melhor que a M80 porque a Rede Norte cobre com qualidade a maior parte da auditório, na M80 é precisamente o inverso.
No caso da TSF o mais grave é a questão da programação, informação (a que interessa) a menos, música a menos, rúbricas sem interesse a mais. Ainda sou do tempo em que a TSF chegava aos 4% de share, portanto a questão da cobertura não se coloca, ou coloca-se menos.
Ser do tempo dos 4%? Se calhar eu ainda sou mais velho que isso... E se ver bem a M80 tem uma percentagem de população com cobertura FM superior à da TSF.

joao_s

• Hero Member
« Responder #230 em: Março 21, 2018, 10:00:30 pm »
De facto, um resultado muito bom para a M80, o mais alto de sempre da rede regional sul. Um projeto de sucesso, com o mínimo de recursos humanos, portanto, rentável e de massas (serviço privado bem gizado). Quem idealizou e implementou o produto está de parabéns. Concordo com o “AG”, com uma rede nacional de emissores provavelmente o resultado de 8% AAV estará ao alcance da M80, isto porque há distritos e zonas em que o sinal da M80 se apresenta bastante degradado, ou até nulo: litoral do distrito de Coimbra, interior do distrito de Coimbra, nordeste do distrito de Leiria (fraquíssima prestação de 98.4, que, por estar numa cota baixa – 50 m -, irradia sinal para encostas de montanhas, quando o terreno envolvente tem uma cota de 230 m), todo o distrito de Castelo Branco e, quiçá, partes do distrito da Guarda, isto para não falar dos emissores que desdobram a emissão de nacional para local, o que é massacre para os ouvintes e um convite a mudarem de estação (isto, em pleno Séc XXI. Não faz nenhum sentido). Também convém reter que o produto radiofónico não se restringe aos ouvintes portugueses, também os estrangeiros que nos visitam ouvem esta estação quando passeiam pelo país e, do outro lado da fronteira, no sul de Espanha, também escutam o centro emissor de Faro, em 106.1.

Embora não sejam produtos comparáveis, a rede regional norte tem uma cobertura superior à da rede regional sul no território de Portugal Continental. Que eu saiba, a TSF apenas tem falhas no distrito de Beja, ou em parte deste. Não tem falhas de sinal nas zonas mais densamente povoadas do país.

Hipóteses de crescimento da M80: por um lado, otimização da rede de forma a dotar todo o território continental de sinal estável, por outro, ligeira modificação da playlist com um rácio de, por exemplo, 15% de música nova e 85% de clássicos/oldies (em vez de 100% de clássicos/oldies). Isto sem comprometer a playlist atual, que se apresenta arejada e diversificada.

Nota final: uma parte dos jovens (idades < 18 anos) ouve a M80 por influencia dos Pais.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #231 em: Março 22, 2018, 11:45:23 am »
Não acho que algumas insuficiências de emissores sejam muito relevantes para as audiências. Com estes emissores e suas falhas, a TSF já teve resultados muito superiores.

O projecto inicial, muito inovador, morreu, hoje a programação é muito institucional, suportada em rubricas patrocinadas por empresas. Acreditei que as manhãs com Fernando Alves, fossem uma aragem que passasse pela estação, mas pouco se passou, bons programas ao vivo durante as autárquicas e pouco mais. A diferenciação não se deu.

A subida notável da M80 deve se muito a Vanda Miranda, um autêntico furacão galvanizador. A Comercial começa a perder auditório, que emigra para a estação ao lado. Claro que uma pequena mudança na Playlist também ajudou. No resto das horas, muita música seguida, pouca intervenção dos animadores.
« Última modificação: Março 22, 2018, 11:46:55 am por R4 »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #232 em: Março 22, 2018, 01:19:43 pm »
Não acho que algumas insuficiências de emissores sejam muito relevantes para as audiências. Com estes emissores e suas falhas, a TSF já teve resultados muito superiores.
A TSF tinha há apenas 3 anos, 4% de AAV. Em 2005 chegou a ter 5,5%!

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #233 em: Março 22, 2018, 08:36:51 pm »

Embora não sejam produtos comparáveis, a rede regional norte tem uma cobertura superior à da rede regional sul no território de Portugal Continental. Que eu saiba, a TSF apenas tem falhas no distrito de Beja, ou em parte deste. Não tem falhas de sinal nas zonas mais densamente povoadas do país.

Importa mencionar, além dos casos já por mim aludidos, a região de Setúbal. Com efeito, a única frequência que serve a cidade sadina e alguns dos concelhos do distrito é a de Lisboa (89,5 MHz), que se escuta de forma sofrível na própria cidade da  Luísa Todi e do poeta Bocage. Já em Portalegre e Beja, a cobertura da TSF deixa, igualmente, a desejar. Não obstante, os 107,4 Lousã e os 105,1 MHz Gardunha, dão, como referi, uma grande ajuda no Alto Alentejo, pese as falhas.

Há um factor que não pode ser escamoteado: enquanto que o Norte e Centro do país tem várias zonas montanhosas onde a penetração de sinais rádio é limitada, obrigando a um maior número de emissores, a região Sul é maioritariamente plana. Com apenas 7 emissores, a rede regional sul consegue servir quase toda a região. Só o emissor do Mendro  (106,4 MHz) cobre, com qualidade de sinal boa a razoável, uma região considerável, de Estremoz e Arraiolos, até algumas zonas do Sul do distrito de Beja.

A M80 tem de lidar, na região Norte e Centro, com as limitações derivadas do facto de operar através de rádios locais. Mesmo que possa haver a possibilidade de deslocalizar o emissor de Coimbra (98,4), há várias capitais de distrito onde a estação não se escuta com  qualidade. Exemplos: Castelo Branco, Guarda, Braga, para nem falar do caso de Viana do Castelo, onde, imagino, o sinal dos 90,0 MHz (Monte da Virgem) se revela fraco.  Acrescente-se a situação de muitos  concelhos relativamente afastados dos emissores, onde a sintonia da M80 se faz com dificuldade.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

estvmkt

• Hero Member
« Responder #234 em: Março 22, 2018, 09:36:32 pm »
Guarda há vários que não valem 1...Deslocalizar Sabugal seria solução mas não sei para que zona e de que forma se iria ouvir melhor na Guarda pois se os emissores das nacionais teem zonas sombra.Mas sim ha mais locais em que a M80 nao se faz ouvir muito bem. Castelo Branco deslocalizar Portalegre. Viana do Castelo e Braga complicado...Curioso ou não em Lamego os emissores da serra das Meadas teem algumas falhas...

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #235 em: Março 23, 2018, 01:14:15 pm »
Falando agora sobre os conteúdos das rádios. Pergunta retórica: quantos temas dos The Smiths são passados na M80, em horário nobre? E quantos temas dos Siouxsie & the Banshees? Echo & the Bunnymen? Joy Division? Sonic Youth? Ou são bandas demasiadamente alternativas para uma rádio com o número "80" no nome, representando uma década de ouro na música contemporânea?
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

guest6

• Visitante
« Responder #236 em: Março 23, 2018, 01:18:08 pm »
Falando agora sobre os conteúdos das rádios. Pergunta retórica: quantos temas dos The Smiths são passados na M80, em horário nobre? E quantos temas dos Siouxsie & the Banshees? Echo & the Bunnymen? Joy Division? Sonic Youth? Ou são bandas demasiadamente alternativas para uma rádio com o número "80" no nome, representando uma década de ouro na música contemporânea?
Pois.  Esses todos e mais uns quantos são passados de vez em quando, nos programas de fim de semana, ou em permanência no meu leitor de música.

PedroTavares

• Jr. Member
  • **
« Responder #237 em: Março 23, 2018, 01:31:40 pm »
Pois.  Esses todos e mais uns quantos são passados de vez em quando, nos programas de fim de semana, ou em permanência no meu leitor de música.

Fim de semana! Mas para tocar Alphaville já pode ser de manhã, de tarde e de noite de segunda a sexta. Aí é que está o problema, na "TVI-zação" da rádio. Meia dúzia de tops dos anos 80 em power play todos os dias a quase todas as horas. Tudo o resto que se fez na música na época já não merece ser tocado.

guest6

• Visitante
« Responder #238 em: Março 23, 2018, 01:44:30 pm »

Fim de semana! Mas para tocar Alphaville já pode ser de manhã, de tarde e de noite de segunda a sexta. Aí é que está o problema, na "TVI-zação" da rádio. Meia dúzia de tops dos anos 80 em power play todos os dias a quase todas as horas. Tudo o resto que se fez na música na época já não merece ser tocado.

Por isso mesmo também falei do meu leitor de musica (portátil). Gostava de ver uma Rádio a tocar "80´s" e 90´s" com uma playlist de + de 2500 musicas. São mais de 195 horas ( + de 8 dias ) sem repetir uma única musica... Isso é o meu leitor de musica, não a minha "discoteca" musical (em vinil, CD e disco duro), que é MUITÍSSIMO maior...

Boxx

• Hero Member
« Responder #239 em: Março 23, 2018, 05:36:59 pm »
Para os saudosistas da boa musica, experimentem o site da "Sanctuary Radio"...é igual aos "nossos" players...