Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 520364 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: Bareme Rádio
« Responder #1275 em: Outubro 10, 2023, 11:17:08 am »
Se a Mega fechasse hoje amanhã ninguém ia sentir falta. É um produto obsoleto que só funciona na cabeça do Nelson Cunha. É preciso ter muita falta de amor ao dinheiro para manter aquele tipo a comandar uma estação que falha objetivos dia após dia. Aqui em Coimbra vai para mais de 5 anos que não oiço a rádio sintonizada nessa estação em alguma loja. Já a Cidade FM, a Comercial e até a RFM é mato.
Claro. Só quem está fora da realidade é que acha que a Mega tem algum tipo de sucesso. Ando muito de Uber em Lx (e mesmo noutras cidades) e quase nunca apanho uma rádio sintonizada na Mega. Quase sempre calha-me a Cidade, RC, RFM e M80, por esta ordem.

Dito isto, acho o produto miserável tal como o das outras rádios que citei. Talvez a menos má seja a RC porque nota-se que a animação não é de "plástico", é minimamente genuína.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1276 em: Outubro 10, 2023, 11:30:08 am »
Mega em Viseu quase nada.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1277 em: Outubro 10, 2023, 11:38:00 am »
Se a Mega fechasse hoje amanhã ninguém ia sentir falta. É um produto obsoleto que só funciona na cabeça do Nelson Cunha. É preciso ter muita falta de amor ao dinheiro para manter aquele tipo a comandar uma estação que falha objetivos dia após dia. Aqui em Coimbra vai para mais de 5 anos que não oiço a rádio sintonizada nessa estação em alguma loja. Já a Cidade FM, a Comercial e até a RFM é mato.

Correto. Subproduto irrelevante, irritante, que nada acrescenta. Puro lixo.
« Última modificação: Outubro 10, 2023, 11:41:20 am por pdf »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1278 em: Outubro 10, 2023, 11:57:30 am »
Claro.
Não passa músicas que nós, os sábios melómanos, gostamos , é lixo.
Pronto, fiquei a saber, como tratar as rádios que passam música que eu não gosto!
E aprendi a tocar guitarra e piano. Piano nunca mais toquei, guitarra, sim, sempre que posso, arranco umas guitarradas porreiras.

Bom, mas como o tópico é sobre audiências, realmente (é pelo menos em Lisboa, onde vivo), a Mega Hits está nos mínimos.
Isto diz me a minha filha estudante universitária, que nunca viu a Mega com tão poucos ouvintes de conhecidos dela. É tudo Cidade FM!

ruicleto

• Hero Member
« Responder #1279 em: Outubro 10, 2023, 12:00:06 pm »

Julgo que a extinção da Rádio SIM, e a ocupação das frequências pela MEGA HITS, foi um grande erro. O tempo o dirá...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1280 em: Outubro 10, 2023, 12:02:48 pm »
Claro.
Não passa músicas que nós, os sábios melómanos, gostamos , é lixo.
Pronto, fiquei a saber, como tratar as rádios que passam música que eu não gosto!
E aprendi a tocar guitarra e piano. Piano nunca mais toquei, guitarra, sim, sempre que posso, arranco umas guitarradas porreiras.

Bom, mas como o tópico é sobre audiências, realmente (é pelo menos em Lisboa, onde vivo), a Mega Hits está nos mínimos.
Isto diz me a minha filha estudante universitária, que nunca viu a Mega com tão poucos ouvintes de conhecidos dela. É tudo Cidade FM!

Calma, Júlio. Não tem de ter vergonha de ouvir lixo. Tem de haver público para tudo. Há pessoas que por natureza são pouco curiosas e não vem mal nenhum ao mundo por causa disso. A pouca exigência tem muita margem de manobra. Em Portugal, então, nem se fala.

A Mega é lixo, sim. Tenho muito mais respeito pela Cidade, que tem uma história e faz parte do imaginário das pessoas.

Não vê ninguém com saudades da Mega de 2000 e pouco, mas vê muita gente com saudades da Cidade dos anos 90 (e até mesmo início dos 2000s). São fenómenos culturais diferentes. Um merece ser acarinhado, apesar de tudo. Outro é absurdamente irrelevante, sem história, sem memória, sem nada. Zero.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1281 em: Outubro 10, 2023, 12:07:00 pm »

Julgo que a extinção da Rádio SIM, e a ocupação das frequências pela MEGA HITS, foi um grande erro. O tempo o dirá...

Claro que foi. A RR caminha a passos largos para a irrelevância e total alienação de um público que já lhe foi fiel. As outras rádios não dormem. Deixem sair a outra engraçadinha e vamos ver quem vai picar a RR. Spoiler: ninguém. Gigante com pés de barro.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1282 em: Outubro 10, 2023, 12:19:07 pm »
Eu sou um tipo com uma calma Olímpia.
Mas também sou um tipo comum, como a maioria do país, que ouve RFMs e Comerciais.
Não quero ser difrente ou superior a quem quer seja, nomeadamente em matéria musical.
Mas pronto, cada um sabe de si.
Se tem mais respeito e memórias da Cidade, tudo bem, eu é mais, RFM dos velhos tempos ou a saudosa Comercial FM Estéreo, sou mais mais velho, é natural!

Sobre a RR e a "engracadinha", para já, é o que é. Os pés ainda estão bem salientes.
Quando deixarem de estar, cá estaremos para ver, ouvir e comentar.
Mas sem dramas e com muita calma...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1283 em: Outubro 10, 2023, 01:03:20 pm »
Claro, a Cidade diz-me algo, mas na altura ouvia também Energia, XFM e Antena 3 nos primórdios... e picava bastante a RFM nos anos 90, que era pouco usual para um puto de 10 anos.

A Cidade ouvi até 2005/2006, na fase "Morangos" e tudo.

A Mega nunca me disse muito.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #1284 em: Outubro 10, 2023, 01:28:08 pm »
Já eu aqui no Algarve conheço muita gente que ouve a Mega pela web ou pela TV e gostavam de ter cá frequência, e já a apanhei a tocar na Dominos de Faro.
Luís Gonçalves

pdnf

• Hero Member
« Responder #1285 em: Outubro 10, 2023, 02:55:47 pm »
Acho hilariante pensarem que, sem concorrência, a Bauer, que já investe menos na Cidade do que a R/Com na Mega, absorvendo naturalmente uma grande parte dos 3,5% da Mega, não iria transformar a rádio numa low cost ao estilo do que é a Smooth. Os ouvintes iriam fugir para onde? Ironicamente, a Cidade tem mais que a Mega, mas em termos de publicidade, acho que não é bem assim...

Quanto aos emissores, Lisboa saem de Monsanto ambas, Coimbra a Mega tem no centro, Cidade em Penacova, municipio vizinho, Viseu são ambos do município, Porto saem ambos de duas localizações similares em termos de alcance, em Braga é que a Mega tem alguma vantagem. Aveiro apesar de estar longe, a Cidade tem boa cobertura. A rede é assim tão diferente? É arranjar um emissor ali por Leiria e a coisa fica idêntica. O Alentejo e o Algarve, com todo o respeito que me merecem, não penso que sejam uma prioridade neste momento.

Quanto aos ilegais 90.7 da Festival/Nova, aí tens razão, principalmente tendo em conta que as relações com o Montez são excelentes. Posso estar enganado, mas a ideia que me dá, é que quando a malta vem ao Porto deve vir sempre pela A20, pois tenho ideia que ficam alojados na zona Oriental da cidade, talvez por isso ainda não se tenham dado conta in loco do problema. Não obstante, já ter alertado para ele variadas pessoas dentro da estação, sendo que uma delas me chegou a confirmar que falou com a chefia para passar ao departamento técnico essa questão.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #1286 em: Outubro 10, 2023, 03:23:34 pm »
Camaradas, companheiros, nomenclatura e afins ..

Urge que a Antena 3 deixe de ser um canal de nicho e não seja a a quase trintona esquisita e faça o que tem de fazer...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1287 em: Outubro 10, 2023, 03:32:47 pm »
Camaradas, companheiros, nomenclatura e afins ..

Urge que a Antena 3 deixe de ser um canal de nicho e não seja a a quase trintona esquisita e faça o que tem de fazer...

Obviamente, e nem teria de inventar a roda: bastava recuperar a fórmula inicial e não se acantonar nisto que nem sei bem o que é.

Nem se refugiar em claims que são, no mínimo, oxímoros.

joao_s

• Hero Member
« Responder #1288 em: Outubro 10, 2023, 05:06:01 pm »
Permita-me, “pdf” (Pedro), que sinalize a seguinte frase que proferiu:

(...) Cidade, que tem uma história e faz parte do imaginário das pessoas. (...)

para corroborar o que afirma. A Rádio Cidade original foi um sucesso gigantesco, algo absolutamente magnético para captar ouvintes de todas as faixas etárias. Não conheço outro fenómeno radiofónico semelhante. Comecei a ouvir em 1987, talvez ainda com 16, influenciado pelo grupo de amigos da Escola Secundária. Era assunto de conversa nos intervalos. Ainda sem idade para ter carta de condução, íamos a Lisboa, aos grupos, de comboio. Houve quem tenha comprado Walkman’s com rádio de propósito para ouvir a emissora a partir do momento em que o sinal o permitisse. Aqui, em Santarém, a sintonia dos 107.2 Amadora era possível, mas não era fácil, sobretudo devido à forte pressão dos 107.4 PRESS. Apenas um rádio doméstico lá de casa permitia escutar a emissora, um sintonizador digital da Pioneer, adquirido em 1985. A configuração adequada dos fios da antena, possibilitava uma escuta razoável mas sempre com algum ruído de fundo no estéreo. Nos outros recetores, era impossível, não funcionava, ouvia-se a PRESS.

A partir de 1989, ano em que tirei a carta, sempre que ia a conduzir, com carro cheio de malta amiga, até Lisboa, todos queriam ouvir a Cidade. O que acontecia connosco replicava-se por toda a gente, a popularidade desta estação era geral. E porquê? A dinâmica da emissão não tinha precedentes, a seleção musical era única e a par das novidades, a qualidade de som fora de série, os separadores, as misturas de peças de som, os efeitos (canal esquerdo vs canal direito, fade-in vs fade-out, etc.) eram únicos e bastante apelativos, sonoramente falando, a somar, esta emissora dava destaque à música portuguesa e artistas portugueses como nenhuma outra. A Cidade brasileira era popular inclusive em locais onde não havia emissor, portanto sem sinal. Isto aconteceu antes de existir o serviço WWW, streaming e Internet para os cidadãos.

Quando a Cidade chega ao Porto, também em 107.2, o sucesso foi igualmente massivo. Toda a gente ouvia, segundo diziam os colegas do Porto que estudavam em Aveiro. O fenómeno de popularidade era idêntico ao que se verificava em Lisboa.

O fenómeno de popularidade repete-se quando a Cidade começa a emitir para Coimbra a partir dos 99.7, no entanto já não tinha a mesma força de outrora. Desde pessoas a lavar os carros ao fim-de-semana com o rádio no máximo, esplanadas, cafés, etc. via-se que era uma rádio com uma popularidade invulgar. Inclusive, tive conhecimento, que executivos camarários e staff ouviam esta estação quando se deslocavam para reuniões.

Portanto, de facto, foi uma estação com uma popularidade e adesão únicos e sem precedentes. A rapidez com que foi conquistado público de todas as idades, também foi algo de ímpar. E isto sem uma rede de emissores… caso único e, quiçá, irrepetível.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #1289 em: Outubro 11, 2023, 08:28:19 am »
Permita-me, “pdf” (Pedro), que sinalize a seguinte frase que proferiu:

(...) Cidade, que tem uma história e faz parte do imaginário das pessoas. (...)

para corroborar o que afirma. A Rádio Cidade original foi um sucesso gigantesco, algo absolutamente magnético para captar ouvintes de todas as faixas etárias. Não conheço outro fenómeno radiofónico semelhante. Comecei a ouvir em 1987, talvez ainda com 16, influenciado pelo grupo de amigos da Escola Secundária. Era assunto de conversa nos intervalos. Ainda sem idade para ter carta de condução, íamos a Lisboa, aos grupos, de comboio. Houve quem tenha comprado Walkman’s com rádio de propósito para ouvir a emissora a partir do momento em que o sinal o permitisse. Aqui, em Santarém, a sintonia dos 107.2 Amadora era possível, mas não era fácil, sobretudo devido à forte pressão dos 107.4 PRESS. Apenas um rádio doméstico lá de casa permitia escutar a emissora, um sintonizador digital da Pioneer, adquirido em 1985. A configuração adequada dos fios da antena, possibilitava uma escuta razoável mas sempre com algum ruído de fundo no estéreo. Nos outros recetores, era impossível, não funcionava, ouvia-se a PRESS.

A partir de 1989, ano em que tirei a carta, sempre que ia a conduzir, com carro cheio de malta amiga, até Lisboa, todos queriam ouvir a Cidade. O que acontecia connosco replicava-se por toda a gente, a popularidade desta estação era geral. E porquê? A dinâmica da emissão não tinha precedentes, a seleção musical era única e a par das novidades, a qualidade de som fora de série, os separadores, as misturas de peças de som, os efeitos (canal esquerdo vs canal direito, fade-in vs fade-out, etc.) eram únicos e bastante apelativos, sonoramente falando, a somar, esta emissora dava destaque à música portuguesa e artistas portugueses como nenhuma outra. A Cidade brasileira era popular inclusive em locais onde não havia emissor, portanto sem sinal. Isto aconteceu antes de existir o serviço WWW, streaming e Internet para os cidadãos.

Quando a Cidade chega ao Porto, também em 107.2, o sucesso foi igualmente massivo. Toda a gente ouvia, segundo diziam os colegas do Porto que estudavam em Aveiro. O fenómeno de popularidade era idêntico ao que se verificava em Lisboa.

O fenómeno de popularidade repete-se quando a Cidade começa a emitir para Coimbra a partir dos 99.7, no entanto já não tinha a mesma força de outrora. Desde pessoas a lavar os carros ao fim-de-semana com o rádio no máximo, esplanadas, cafés, etc. via-se que era uma rádio com uma popularidade invulgar. Inclusive, tive conhecimento, que executivos camarários e staff ouviam esta estação quando se deslocavam para reuniões.

Portanto, de facto, foi uma estação com uma popularidade e adesão únicos e sem precedentes. A rapidez com que foi conquistado público de todas as idades, também foi algo de ímpar. E isto sem uma rede de emissores… caso único e, quiçá, irrepetível.
Segundo me foi dito por pessoas mais velhas, essa Cidade no Algarve, também teve exatamente o mesmo efeito que em Lisboa e Porto.
Toda a gente ouvia.
Chegou mesmo a existir uma reunião entre várias rádios locais do Algarve, propositadamente para debater sobre essa Rádio Cidade.