A explicação para estes resultados que eu classifico de "muito estranhos" pode ser parcialmente encontrada aqui:
Neste estudo está em análise toda a região do Litoral Norte que contempla as seguintes áreas territoriais:
Distrito de Aveiro – com exceção dos concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Santa Maria da Feira, Sever do Vouga e Vale de Cambra
Distrito de Braga – concelhos de Barcelos, Braga, Esposende, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vizela
Distrito de Coimbra – concelhos de Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mira, Montemor-o-Velho e Soure
Distrito do Porto – concelhos de Póvoa do Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo e Vila do Conde
Distrito de Viana do Castelo – concelhos de Caminha e Viana do Castelo
Sinceramente, que raio de região é esta? Onde estão os municípios mais populosos da Área Metropolitana do Porto? Meter na mesma região Viana e Coimbra? Não faz qualquer sentido. Não me acredito na diferença colossal entre a Cidade Hoje e a FAMA, não obstante a mesma ser muitíssimo prejudicada por ter a TerraNova a lhe morder os calcanhares, o que torna a escuta difícil, ao passo que a Cidade Hoje, é possivelmente das frequências mais estáveis, que entra bem quase até às portas de Aveiro, onde começa aí a sentir dificuldades face a Leiria.
De resto, não me espanta a RFM à frente da Comercial, mas a posição da Mega é para mim estranhíssima. Acho a Mega muito mais Lisboeta do que a Cidade, não há qualquer representatividade do Norte naquela rádio. Mais estranho ainda, no norte a Renascença é a última rádio do grupo? M80/A1/RR a valerem quase o mesmo? Antena 2 com audiências quase inexistentes?
A Marktest é a fonte fidedigna, nada contra, mas importaria saber qual a amostra e a sua distribuição por concelhos. Sem saber isto, parece tudo muito martelado.
PS: Toda a gente bate na Antena 3:
"De realçar ainda o facto dos 94 FM da Cidade Hoje serem mais ouvidos que a Antena 3 (1.8%), emissora nacional do grupo RTP, que pode ser escutada em todo o país através de mais de três dezenas de frequências."