Autor Tópico: RTP Antena 2  (Lida 207876 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: RTP Antena 2
« Responder #780 em: Dezembro 20, 2025, 11:50:12 pm »
Quando digo muitas vezes que a Antena 2 está a perder ouvintes quando se torna a rádio Serralves, hoje tive um excelente exemplo disso. A pessoa que me acompanhava, que gosta bastante de música clássica e de Jazz, vinha bem a ouvir o Café Plazza. Começa o "A Cultura"
O "A Cultura" não é que seja um mau programa de entrevistas, fica é completamente deslocado do resto, e quem vem do Café Plaza, depois não quer aquilo, quer é continuar a ouvir música, ainda para mais quando às 11h continua o dissecar das sinfonias de Dmitri Shostakovitch(para mim não é problema, pois quando ouço rádio, quase sempre mudo e vou ouvir o Hotel California na RR). Já ao Domingo é diferente, a manhã após o Café Plaza é excelente, era preciso era que a de Sábado também fosse assim.

Atento

• Hero Member
« Responder #781 em: Dezembro 21, 2025, 03:18:38 am »
Quando digo muitas vezes que a Antena 2 está a perder ouvintes quando se torna a rádio Serralves, hoje tive um excelente exemplo disso. A pessoa que me acompanhava, que gosta bastante de música clássica e de Jazz, vinha bem a ouvir o Café Plazza. Começa o "A Cultura"
O "A Cultura" não é que seja um mau programa de entrevistas, fica é completamente deslocado do resto, e quem vem do Café Plaza, depois não quer aquilo, quer é continuar a ouvir música, ainda para mais quando às 11h continua o dissecar das sinfonias de Dmitri Shostakovitch(para mim não é problema, pois quando ouço rádio, quase sempre mudo e vou ouvir o Hotel California na RR). Já ao Domingo é diferente, a manhã após o Café Plaza é excelente, era preciso era que a de Sábado também fosse assim.

Devia estar noutro horário l, pois esbarra com o Destacável na Antena1...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #782 em: Dezembro 22, 2025, 11:05:40 am »
Alterações na programação da Antena 2, os 2 especiais dedicados ao Natal no dia 25 de Dezembro vão para o ar entre as 13h e as 15h.25, às 13h o especial do Sergio Azevedo e às 14h a Cantata O Pássaro Azul de Sergio Bernardino. O resto segue igual como previsto, apenas o Vibrato será mais curto 15h.25 até às 17h.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #783 em: Dezembro 23, 2025, 12:52:12 am »
O especial de Natal das 13h no dia 25 mais especificado: https://www.rtp.pt/programa/radio/p2124/e202512251

tuscano332

• Hero Member
« Responder #784 em: Dezembro 25, 2025, 08:49:03 pm »
Para desanuviar um pouco de tanta música de Natal, e por ter de me deslocar, da casa onde vivo até à casa do meu irmão, que dista a uns 50 minutos da primeira, isto por volta das 15h.40, tentei ouvir a Antena 2 durante todo o trajecto, não consegui, demasiadas rubricas, com temáticas completamente fora para um dia como este de Natal, deviam ter sido retiradas. Espero que a nova programação que ai vem, tenha mão nisto, assim não vai lá.

pdnf

• Hero Member
« Responder #785 em: Dezembro 26, 2025, 02:40:31 pm »
Para desanuviar um pouco de tanta música de Natal, e por ter de me deslocar, da casa onde vivo até à casa do meu irmão, que dista a uns 50 minutos da primeira, isto por volta das 15h.40, tentei ouvir a Antena 2 durante todo o trajecto, não consegui, demasiadas rubricas, com temáticas completamente fora para um dia como este de Natal, deviam ter sido retiradas. Espero que a nova programação que ai vem, tenha mão nisto, assim não vai lá.
Há uma pancada qualquer nas nossas rádios de se perceber que aos feriados, a programação a ser efetuada deve ser a mesma dos domingos, com a devida adaptação, no caso das informativas não se vão fazer Tardes Desportivas ou nas musicais os tops. Não faz sentido fazer os mesmos falsos programas dos dias da semana. O argumento utilizado, de que captam novos ouvintes, para mim não colhe mesmo nada, sinceramente.

No caso particular da rádio pública e dos feriados religiosos, imagino que ainda tenham mais dificuldade, para gerir a questão da laicidade do Estado, que é um completo falso argumento, porquanto, o Estado ser laico não implica que o país não tenha uma matriz, independentemente do nível de prática religiosa, mas se dão demasiado destaque à quadra, ainda se arriscam a queixas na Provedora. Não é fácil, mas sim, é absurdo manter uma programação normal no Dia de Natal, ainda mais numa rádio com o perfil da Antena 2.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #786 em: Dezembro 26, 2025, 03:28:00 pm »
Há uma pancada qualquer nas nossas rádios de se perceber que aos feriados, a programação a ser efetuada deve ser a mesma dos domingos, com a devida adaptação, no caso das informativas não se vão fazer Tardes Desportivas ou nas musicais os tops. Não faz sentido fazer os mesmos falsos programas dos dias da semana. O argumento utilizado, de que captam novos ouvintes, para mim não colhe mesmo nada, sinceramente.

No caso particular da rádio pública e dos feriados religiosos, imagino que ainda tenham mais dificuldade, para gerir a questão da laicidade do Estado, que é um completo falso argumento, porquanto, o Estado ser laico não implica que o país não tenha uma matriz, independentemente do nível de prática religiosa, mas se dão demasiado destaque à quadra, ainda se arriscam a queixas na Provedora. Não é fácil, mas sim, é absurdo manter uma programação normal no Dia de Natal, ainda mais numa rádio com o perfil da Antena 2.
A Antena 2 no dia 25 só foi diferente entre as 13h e as 15h.25 e depois das 23h às 00h, porque não há a Ronda da Noite até ao próximo ano e o horário está preenchido com um Caleidoscópio antigo relacionado com Jazz. Foram bons especiais, mas mal programados, porque foram escolher a hora em que menos gente está a ouvir rádio, está a almoçar, ou até a ver as noticias na tv, para os começar, no caso o especial com o Quebra Nozes, deviam ter no máximo começado com eles às 14h e depois o que sobra-se até ás 17h preenchiam com "chouriço" musical(curiosamente, ouvi o mesmo Quebra Nozes na Radio Clássica espanhola, no espaço de música para bailados no dia 24, mas foi mais a meio da tarde e eu sou uma excepção). 

O programa "A Cultura" que dura 1h, não devia mesmo ter sido emitido neste dia de Natal(ainda por cima, era como de costume às Quintas, uma repetição), podiam por exemplo entre as 17h e as 18h ter feito um especial com os clássicos de Natal mais populares, Frank Sinatra, Dean Martin, Bing Crosby, Ella, etc.

miguelalex23

• Full Member
« Responder #787 em: Dezembro 26, 2025, 11:27:03 pm »
O programa "Gira Discos" de Nuno Galopim passará para a Antena 2, aos Domingos das 22h às 23h, já a partir de dia 4. Pela sinopse do episódio, também terá um ajuste na sua linha musical.

"Por Entre Uma Coleção
No começo de uma nova etapa na vida do Gira Discos, um olhar panorâmico pelos caminhos que a música aqui pode tomar. John Surman, Valentin Silvestrov ou John Tavener passam por este episódio"
https://www.rtp.pt/programa/radio/p7451/e20260104

tuscano332

• Hero Member
« Responder #788 em: Dezembro 27, 2025, 12:38:53 am »
O programa "Gira Discos" de Nuno Galopim passará para a Antena 2, aos Domingos das 22h às 23h, já a partir de dia 4. Pela sinopse do episódio, também terá um ajuste na sua linha musical.

"Por Entre Uma Coleção
No começo de uma nova etapa na vida do Gira Discos, um olhar panorâmico pelos caminhos que a música aqui pode tomar. John Surman, Valentin Silvestrov ou John Tavener passam por este episódio"
https://www.rtp.pt/programa/radio/p7451/e20260104
Percebo, assim não terá de ir à Antena 1 fazer nada, mas ao mesmo tempo acho uma má ideia, primeiro pelo novo horário e depois pela mudança de Antena, arrisca perder o ouvinte Antena 1, além de certas coisas que ele passava terem de ser postas de parte, pois não são som para uma Antena 2.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #789 em: Dezembro 28, 2025, 10:56:47 am »
Algo se passou na Antena 2 este Domingo 28 de Dezembro, o programa das 10h terminou uns 17m antes das 11h e o Grão da Voz da Gabriela Canavilhas entrou às 10h.50. Programas, ainda por cima gravados, terminarem antes da hora sim(ajuda a controlar não passar do tempo), depois a 2 mete o habitual "chouriço" musical, mas começarem antes da hora, ainda por cima uns 10m, já não acho bem.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #790 em: Dezembro 28, 2025, 03:18:37 pm »
A nova programação da Antena 2 começa a dar sinal de vida no próximo dia 1 de Janeiro, arrancando mais a sério no dia 2.

Dia 31 de Dezembro e dia 1 de Janeiro, irão ser transmitidos programas de resenha do ano de 2025 em várias áreas.
« Última modificação: Dezembro 28, 2025, 03:24:57 pm por tuscano332 »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #791 em: Dezembro 28, 2025, 03:35:54 pm »
A nova programação da Antena 2 começa a dar sinal de vida no próximo dia 1 de Janeiro, arrancando mais a sério no dia 2.

Dia 31 de Dezembro e dia 1 de Janeiro, irão ser transmitidos programas de resenha do ano de 2025 em várias áreas.
A ver pela nova programação que está no site, o programa O Grão da Voz da Gabriela Canavilhas acabou.
O programa das Bandas Filarmônicas também acabou, mas o novo que irá entrar para o mesmo horário, dedicado a instrumentos de sopro, parece-me que não as irá esquecer, passará é a ter convidados.
Alguns programas mudam de horário, caso por exemplo do Notas à Margem que continua aos Domingos, mas passa para às 17h.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #792 em: Dezembro 28, 2025, 07:47:03 pm »

A ver pela nova programação que está no site, o programa O Grão da Voz da Gabriela Canavilhas acabou.
O programa das Bandas Filarmônicas também acabou, mas o novo que irá entrar para o mesmo horário, dedicado a instrumentos de sopro, parece-me que não as irá esquecer, passará é a ter convidados.
Alguns programas mudam de horário, caso por exemplo do Notas à Margem que continua aos Domingos, mas passa para às 17h.
Não disse, mas o programa Caleidoscópio também termina a 28 de Dezembro, com a última emissão dedicada ao compositor português Domingos Bontempo, não voltando com outro tema, para o seu lugar irá o programa do Nuno Galopim Gira Discos.
« Última modificação: Dezembro 28, 2025, 07:49:41 pm por tuscano332 »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #794 em: Dezembro 31, 2025, 02:43:52 pm »
Finalmente acabaram as malfadadas repetições ás 13h e às 17h nos dias de semana. Se bem que ache, que a repetição do programa A Propósito da Musica às Terças devia ser mantida, até serem feitas as analises de todas as Sinfonias de Chostakovitch, que ainda não terminaram, pois podia haver quem estivesse a segui-las por aqui.
« Última modificação: Dezembro 31, 2025, 02:45:36 pm por tuscano332 »