Autor Tópico: RTP Antena 2  (Lida 203024 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: RTP Antena 2
« Responder #150 em: Novembro 01, 2021, 03:28:52 pm »
Há uns 18 anos a Azeméis FM ouvia-se de forma absolutamente cristalina em Aveiro.

Não sei o que se passou para agora praticamente não se ouvir. Falta de manutenção e/ou mudança de local do emissor explicarão.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #151 em: Novembro 01, 2021, 05:04:24 pm »
Ponto interessante que a Rádio Observador podia tentar trabalhar é isto: descobri que no próprio concelho do alvará de São João da Madeira, 88.1, existem interferências da Antena 2 em 88.0.

Isto só é aplicável no extremo norte do concelho (estrada de acesso à Arrifana e depois na própria Arrifana, que pertence já à Feira), que no centro absoluto é excelente, mas que existe existe. A força de sinal da Observador é enorme e *mesmo assim* a Antena 2 ainda consegue meter uma ou outra interferência espaçada que se nota no áudio. É inacreditável quão de goela aberta está o operador público para uma destas acontecer, a mais de 100kms do centro emissor.

A goela da Antena 2 está de facto bem aberta em 88.0, partindo do pressuposto que a interferência é do emissor do Sameiro (2kw), o que tenho algumas dúvidas. É que a Antena 2 também opera em 88.0 a partir do Picoto do Minhéu (10kw) e, pelo menos em Gaia, as interferências na Observador são essencialmente nas zonas que estão abertas à exposição aos emissores do Minhéu, Marão e Lamego. Como já aqui referi, na EN222 é praticamente impossível escutar a Observador em 88.1 porque a Antena 2 ocupa a frequência, e os 98.4 também não se aguentam lá muito bem aí.
Ainda assim, e tendo emissor em Oliveira de Azeméis, o comportamento da Observador é indiscutivelmente superior ao da Azemeis FM que em 89.7 leva porrada em toda a linha da RFM do Sameiro, incluisve já no concelho de Santa Maria da Feira e dos 97.1, que com a frequência limpa, apanhei-os pela primeira vez em Gaia numas esporádicas esta semana. Já a Observador, em 88.1 apanha-se, ainda que com sinal fraco e interferências às portas de Viana do Castelo. Mas curiosamente, é sempre a Antena 2 que afeta a Observador, o inverso é muito mais difícil de acontecer, mesmo se considerarmos que são emissores comparáveis.

Já agora, hoje mesmo, no centro de Gaia, apanhei algumas entradas da Antena 2 na Smooth em 89.5, curiosamente Valença fazia-se ouvir em 89.6, com a Smooth a meter-se por baixo.

Aliás, quem for mais entendido na parte técnica pode explicar-me, por favor, o que faz um emissor invadir as frequências vizinhas? Diminuta capacidade de especificação, ok, mas num rádio que seja sensível, o que justifica? Já percebi que quanto mais próximo do emissor, pior. Aqui em Gaia, são precisos quase sempre 0.2 para deixar de notar influência nas frequências do Monte da Virgem.

Finalmente, sobre estes 88.0 da Antena 2, na zona Norte, existem 4 emissores próximos a transmitir esta estação, Minhéu, Sameiro, Moledo e Paredes de Coura. No FMSCAN, mesmo sendo uma simulação, chega a existir pequenos pontos onde seria, teoricamente possível escutar as quatro emissões, e ainda a Rádio Galega Música. Curiosamente, nos bandscans que fiz em Cerveira, não se ouvia nada a não ser ruído em 88.0 e em 88.1 a Rádio 8. Não existe problema de a mesma estação ter emissores muito próximos na mesma frequência? Não se vai escutar aquele ruído de um a tentar se sobrepor ao outro?

A Azeméis FM é tão fraca de captação que outro dia ouvi-a pela primeira vez em Espinho e fiquei parvo.

Sobretudo essa sobreposição da Antena 2 é devido quer à potência do emissor quer à cota. Admito que não sei se quem interfere no emissor é o Sameiro ou o Minhéu, mas possivelmente será o Minhéu porque o Sameiro já não mete sinal particularmente forte noutros emissores, situação que também afeta a RCF em 104.7 nas zonas de serrania (com a Antena 3). Também não sei quem foi o génio que teve ideia de meter 4 emissores na mesma frequência na Antena 2. Isto tudo carecia de uma reorganização...

Também ouvi a Antena 2 de Valença a entrar e dificultar a Smooth FM, ainda que no Porto. Nada de demasiado, mas claramente estava lá.

Quanto ao que faz um emissor sobrepor-se, é muito simples: a um x nível de sinal, em cada momento, corresponde um nível de modulação (daí chamar-se FM - Frequência Modulada). Pense-se num lençol. Quando está a dar o seu máximo de calor ao corpo todo, está todo esticado. Se estiver pela metade, parte do corpo não recebe esse calor. Aqui é igual: receber um emissor forte significa receber um emissor com um grande lençol de sinal (aka força de sinal). Quando o sinal é mais forte, se um outro emissor não for forte o suficiente ou não for tão forte, sobrepõe-se porque apanha parte do espaço do outro. Isto é diferente da onda média em que os espaçamentos já ficaram predefinidos, por exemplo, e isso não acontece.

No fundo, a situação é o equivalente aquelas pessoas que dormem com outra pessoa e puxam o lençol para si. :)

Não é bem isso... Uma das consequências da modulação em frequência em vez de amplitude é o chamado efeito de captura: se um receptor recebe dois sinais na mesma frequência, o aparelho processa o sinal mais forte, descantando o mais fraco. Daí que, se num determinado ponto, os 88,0 MHz apresentam um sinal muito mais forte do que os 88,1, o rádio, por muito boa selectividade que tenha, vai sintonizar a Observador com um sinal muito pior do que o da Antena 2. A diferença para a modulação de amplitude (Onda Média, Curta e Longa), é que em AM se duas emissões forem recebidas na mesma frequência, o rádio processa as duas. Dependendo das condições, em Onda Média ou até em Onda Curta, é possível estar a ouvir 2, 3 ou até mais emissões na mesma frequência a interferirem-se umas às outras; já em FM, como referi, o circuito do rádio vai filtrar o sinal mais forte e ignorar os mais fracos. (Isto é uma explicação muito simplificada, mas creio que se entende perfeitamente).
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdf

• Visitante
« Responder #152 em: Novembro 01, 2021, 10:33:52 pm »
Há uns 18 anos a Azeméis FM ouvia-se de forma absolutamente cristalina em Aveiro.

Não sei o que se passou para agora praticamente não se ouvir. Falta de manutenção e/ou mudança de local do emissor explicarão.

Mudaram o emissor de local.

Da Serra do Pereiro para um prédio em OAZ, a partilhar a torre com a Caima FM.
« Última modificação: Novembro 01, 2021, 10:36:36 pm por pdf »

pdf

• Visitante
« Responder #153 em: Novembro 02, 2021, 05:13:25 pm »
Não quero estar a ser repetitivo, mas...

Acho que descobri outra frequência nova. 88,3 MHz, audível no Luso. A ver vamos se também é novidade para a cidade dos estudantes... carece de confirmação no local, mas infelizmente só amanhã poderei averiguar a situação.

pdf

• Visitante
« Responder #154 em: Novembro 02, 2021, 06:09:42 pm »
Ela bem tenta furar… mas parece que sai de Coimbra, de facto.

https://youtu.be/u_3ze73HN_o

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro

pdnf

• Hero Member
« Responder #155 em: Novembro 03, 2021, 12:56:28 am »

Não tem em 88.2 a A1 de Viseu e em 88.4 a própria da A2 da Guarda, mas principalmente a RCE demasiado próximas? Não é tão limpa quanto os 102.1 da 3, mas não conheço maravilhosamente a região, isto é a minha vista do alto do maps!
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #156 em: Novembro 03, 2021, 07:10:59 am »
E tem os 88.5 da Arganil...
Mas creio que com Viseu e Guarda não interfere...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #157 em: Novembro 03, 2021, 10:33:47 pm »
Por causa em princípio de um certo bloqueio a sinais que há para lá de Mortágua na região, sim, e pela natureza acidentada, maiores cotas para o interior e relativamente menor localização do ponto emissor.

Não tem em 88.2 a A1 de Viseu e em 88.4 a própria da A2 da Guarda, mas principalmente a RCE demasiado próximas? Não é tão limpa quanto os 102.1 da 3, mas não conheço maravilhosamente a região, isto é a minha vista do alto do maps!

A Cultura e Espetáculo da Golegã não emite há alguns anos, ou quando emite é só aos fins de semana. O alvará salvo erro foi cassado.

A Antena 1 de Viseu penso que seja uma micro (o estvmkt é muito melhor que eu para confirmar)

pdnf

• Hero Member
« Responder #158 em: Novembro 04, 2021, 01:14:22 am »

A Cultura e Espetáculo da Golegã não emite há alguns anos, ou quando emite é só aos fins de semana. O alvará salvo erro foi cassado.

A Antena 1 de Viseu penso que seja uma micro (o estvmkt é muito melhor que eu para confirmar)

Memórias, a RCE não tem nada na ERC após a renovação de alvará em 2001.

Pressumo que não tenha sido cessado o alvará, pode é estar em vias de. No site da rádio, na emissão online, está a passar em contínuo anúncios em inglês sobre como fazer streaming. Será que também passa no emissor?
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #159 em: Novembro 04, 2021, 06:02:18 am »
Aí eu consigo falar, dado que em várias ocasiões já passei pelo Ribatejo nos últimos tempos e o emissor ou não se escutava de todo (dias de semana), ou, alguns Sábados, escutei um sinal bastante débil que tinha dificuldades para chegar à zona de Santarém e mesmo em Torres Novas era algo fraco e com falta de modulação...

Da RCE há perdida no site da ERC uma deliberação a falar disto, mas está bastante perdida. Além disso nota que houve renovação de alvarás em 2009.

No emissor pode ou não passar, depende se extraem o sinal direto ou vai por outra via...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #160 em: Novembro 04, 2021, 07:06:49 am »
Viseu morre muito.
Apanha se em Viseu, Mangualde, Gouveia,Seia,Nelas, Penalva (já mal), Tondela acho que já mal...
Não interfere muito...

pdnf

• Hero Member
« Responder #161 em: Novembro 06, 2021, 10:33:07 pm »
Tenho desconfianças sérias de que a RDP, está a colocar os 92.5 do Monte da Virgem com potência mais reduzida ao final de semana. Esta tarde, a partir do El Corte Inglês até ao Morro, mas mesmo subindo a cota até à Serra do Pilar, sistemáticas interferências no sinal da Antena 2, aquele ruído ligeiro mas muito desagradável. Não é suficiente para comutar, grande parte das vezes para o Marão em 99.8, mas é desagradável. Em 92.4 e 92.6 nem vestígio há do sinal da dois o que não ocorre nem na Meo SW que orienta para Gondomar.

Ou então está a sofrer com entradas na frequência, mas o emissor da OndaCero com 1.2kw não me parece que devesse fazer estragos a um gigante de 50kw, mesmo que esteja a operar, por hipótese a 10kw. Diria que, no máximo, está ao nível dos 107.2 da Cidade, até porque fraqueja onde esta costuma também o fazer. Será possível?
Rádio é:

tuscano

• Hero Member
« Responder #163 em: Novembro 10, 2021, 11:41:53 am »
Já se percebeu que o apresentador do Ecos da Ribalta não gosta do André Rieu, mas não precisa de volta e meia estar a mandar-lhe bocas.

Atento

• Hero Member
« Responder #164 em: Novembro 10, 2021, 12:33:32 pm »
Já se percebeu que o apresentador do Ecos da Ribalta não gosta do André Rieu, mas não precisa de volta e meia estar a mandar-lhe bocas.

João Pereira Bastos gosta mais de Ópera Italiana...