Autor Tópico: RTP Antena 2  (Lida 203098 vezes)

tuscano

• Hero Member
Re: RTP Antena 2
« Responder #105 em: Agosto 04, 2021, 01:34:16 am »
Como agora tem novamente os Proms, la desaparece o Jazz a 2, digam o que disseram, o Jazz, parece quase sempre frete nesta rádio e é pena.
O Jazz a 2 não "desaparece", uma vez que a transmissão dos BBC Proms não será diária.
Sim, mas desaparece em vários dias, isto é reduz, não me expliquei bem, peço desculpa.

Atento

• Hero Member
« Responder #106 em: Agosto 13, 2021, 11:22:12 pm »
Por esta altura há tango na 2, no programa "Os loucos anos 20".

Atento

• Hero Member
« Responder #107 em: Agosto 16, 2021, 03:16:10 pm »
Coisas bem feitas na Antena 2 e por gente jovem...

https://www.rtp.pt/play/p330/e555448/caleidoscopio

Estando a um passo de concluir a Licenciatura em Filosofia, esperemos que possa trazer à Antena 2 algumas temáticas de cariz filosófico.

pdnf

• Hero Member
« Responder #108 em: Agosto 16, 2021, 10:51:42 pm »

Estando a um passo de concluir a Licenciatura em Filosofia, esperemos que possa trazer à Antena 2 algumas temáticas de cariz filosófico.

Assim de repente passou-me uma ideia louca pela cabeça, será que não funcionaria melhor, em lugar de termos uma Antena 2, termos quotas de clássica nas demais rádios? É que era capaz de funcionar bem, por exemplo, um programa de uma hora com clássica diário!

Passando a utopia... sim, bom programa! Informativo q.b. e com boa locução! Quer-se mais destes!
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #109 em: Agosto 16, 2021, 11:06:15 pm »

Assim de repente passou-me uma ideia louca pela cabeça, será que não funcionaria melhor, em lugar de termos uma Antena 2, termos quotas de clássica nas demais rádios? É que era capaz de funcionar bem, por exemplo, um programa de uma hora com clássica diário!

Passando a utopia... sim, bom programa! Informativo q.b. e com boa locução! Quer-se mais destes!

A pessoa em causa tem pouco mais de vinte anos:
https://www.rtp.pt/antena2/destaques/caleidoscopio-i-sabado-22h00-segunda-13h00-quarta-5h00_4739

pdnf

• Hero Member
« Responder #110 em: Agosto 16, 2021, 11:15:11 pm »

A pessoa em causa tem pouco mais de vinte anos:
https://www.rtp.pt/antena2/destaques/caleidoscopio-i-sabado-22h00-segunda-13h00-quarta-5h00_4739

Aqui está uma voz de futuro para a Antena 3. Era isto que se queria, vozes jovens de grande qualidade, que podem, igualmente, manter a janela na 2. Uma coisa não invalida a outra, gostar de clássica não é impedimento nenhum.
À atenção de rádios grandes, nas palavras do Luís Oliveira... 8) 8)
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #111 em: Agosto 17, 2021, 07:23:06 pm »
Faz falta alguém atrevido na atual Antena 2 como noutros tempos...

Grande Joel Costa https://www.rtp.pt/antena2/geral/joel-costa_870 :

https://www.rtp.pt/play/p251/e97859/questoes-de-moral
« Última modificação: Agosto 17, 2021, 07:48:13 pm por Atento »

Atento

• Hero Member
« Responder #112 em: Agosto 17, 2021, 09:20:44 pm »
Outro programa de excelência na Antena 2:

https://www.rtp.pt/play/p302/e559714/musica-aeterna

Hélder Fialho

• Jr. Member
  • **
« Responder #113 em: Agosto 18, 2021, 04:05:20 am »

Atualmente, há mais licenciados em Portugal do que há vinte anos...

Como justifica que  perante tal facto  a Antena 2 não ganhe ouvintes e até tenha perdido alguns?

Porque é que as rádios públicas da RTP , estudo após  estudo, perdem ouvintes ou cristalizam?

Mas continuam a ser poucos quando comparados com as pessoas que têm a escolaridade obrigatória.

Mas eu já disse porque é que a Antena 2 não ganha ouvintes (na minha opinião). Relativamente a ter perdido alguns ouvintes, não sei. Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Só as pessoas que deixaram de ser ouvintes da Antena 2 é que saberão porque é que o fizeram.

A Antena 3, já falei dela no tópico da Antena 3. Para mim, um dos motivos pelos quais ela perde ouvintes é porque foram saindo ao longo dos anos vários locutores excelentes que apresentavam óptimos programas de autor e seleccionavam para eles excelente música, como o Carlos Cardoso, Raquel Bulha, de entre outros. A Antena 1, com a excepção do Rosa dos Ventos ao Sábado às 23h (que compete pela minha atenção com o Argonauta na Antena 2, embora eu me mantenha no Rosa, pois o podcast do Argonauta é sempre actualizado e posso ir lá ouvir o programa e o do Rosa está parado há muito tempo), não oiço a Antena 1. Não me atrai. Só a ouvia quando gostava de Futebol para ouvir os relatos dos jogos mas, passando os olhos pela programação da Antena 1, fico sem perceber o que é aquilo. O que é e o que quer ser. Há ali uma crise de identidade. O problema das rádios generalistas como a Antena 1 é este. Ao quererem ser um pouco de tudo, acabam por não ser nada em concreto e sim uma coisa onde não há um fio condutor. São só rubricas, rubricas, rubricas... Ao nível musical então vale tudo. Uma vez passei pela Antena 1 e estava a tocar Sérgio Godinho. Fiquei. Depois passaram D.A.M.A. Mudei logo de estação. A Antena 1 poderia ser uma boa rádio de informação mas eles não querem ser isso.
« Última modificação: Agosto 18, 2021, 04:21:57 am por Hélder Fialho »

Hélder Fialho

• Jr. Member
  • **
« Responder #114 em: Agosto 18, 2021, 05:06:34 am »

Porque mais pessoas licenciadas não significa pessoas mais cultas! Deveria ser, mas essa relação causa-efeito deixa muito a desejar.

A quebra de espectadores prende-se com o facto de a A2 ter cristalizado no tempo. Não há ali inovação nenhuma. O problema é típico nas empresas públicas: faz-se tudo igual ao que se fazia há 50 anos.
Não é uma rádio de consumo diário, mas tem de existir no especto. Se numa rede nacional? Tenho dúvidas, confesso, mas inclino-me, por ora, a responder que sim. Agora tem de arriscar e entrar por outros terrenos, nomeadamente, a franja de audiência que a Smooth veio brilhantemente explorar.

É o senhor que o está a dizer, não sou eu. Eu nunca disse que as pessoas que são licenciadas são mais cultas. A relação causa-efeito não existe muitas vezes.

Inovação em que aspecto? Inovar só por inovar também pode não se traduzir em algo que seja necessariamente bom. Cristalizada no tempo ou não, o que é emitido e sai das colunas de som do rádio é bom. É de óptima qualidade. Para mim, isso é o mais importante. Se calhar o senhor não gosta é do que é público e esse aspecto permeia a sua afirmação, o que, aliás, se nota pelo seu evidente ressentimento com tudo o que é público. Eu não exalto as virtudes do privado mas isso levaria a questões político-ideológicas e não quero entrar por aí, para além de que iria fugir ao assunto e são questões que não pertencem a este fórum.

Não é uma rádio de consumo diário para si. Para mim, é. Para outras pessoas também é. Não pode fazer afirmações tão peremptórias como essa.

Tem dúvidas que a Antena 2 devia continuar a existir numa rede nacional? Também tem dúvidas na BBC Radio 3 ou na France Musique? Mas, se não gosta da Antena 2, não oiça. Nunca irá ler mensagens minhas no fórum a criticar a RFM ou a Comercial porque eu não gosto delas e, portanto, não as oiço. Eu não falo do que não gosto. A Comercial e a RFM são líderes de audiência e passam muito bem sem mim.

Mas a Antena 2 já entrou por outros terrenos. Se calhar não é o que o senhor gostaria mas não pode dizer que não entrou por outros terrenos. A Antena 2 não passa só música clássica. Também passa Jazz, música do mundo (programa Raízes), música electrónica ambiental (Argonauta). Não se pode esperar é que a Antena 2 passe Soul ou r'n'b, por exemplo, como passa a Smooth.

Eu percebo o que quer dizer mas isso iria fazer com que a Antena 2 tivesse uma playlist (eu não gosto da palavra, mas pronto), o que iria diminuir o espaço para os programas de autor. Numa altura em que os programas de autor são cada vez menos, a Antena 2 é um espaço de resistência nesse capítulo. A Smooth tem playlist mas não tem programas de autor. A Sofia Morais diz no site que prepara a música que passa mas não sei se será totalmente assim, pois a Smooth tem um programador musical que é o Francisco Gil. Os locutores se calhar têm é liberdade para programar um pouco nos seus turnos e escolherem algumas músicas.
« Última modificação: Agosto 18, 2021, 05:40:16 am por Hélder Fialho »

Atento

• Hero Member
« Responder #115 em: Agosto 18, 2021, 04:40:08 pm »
Outro excelente programa da Antena 2

Apresentado e realizado por um profissional de excelência

https://www.rtp.pt/antena2/geral/luis-caetano_887

https://www.rtp.pt/play/p1299/e201452/a-ronda-da-noite

Atento

• Hero Member
« Responder #116 em: Agosto 18, 2021, 05:03:06 pm »

Atualmente, há mais licenciados em Portugal do que há vinte anos...

Como justifica que  perante tal facto  a Antena 2 não ganhe ouvintes e até tenha perdido alguns?

Porque é que as rádios públicas da RTP , estudo após  estudo, perdem ouvintes ou cristalizam?

Mas continuam a ser poucos quando comparados com as pessoas que têm a escolaridade obrigatória.

Mas eu já disse porque é que a Antena 2 não ganha ouvintes (na minha opinião). Relativamente a ter perdido alguns ouvintes, não sei. Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Só as pessoas que deixaram de ser ouvintes da Antena 2 é que saberão porque é que o fizeram.

A Antena 3, já falei dela no tópico da Antena 3. Para mim, um dos motivos pelos quais ela perde ouvintes é porque foram saindo ao longo dos anos vários locutores excelentes que apresentavam óptimos programas de autor e seleccionavam para eles excelente música, como o Carlos Cardoso, Raquel Bulha, de entre outros. A Antena 1, com a excepção do Rosa dos Ventos ao Sábado às 23h (que compete pela minha atenção com o Argonauta na Antena 2, embora eu me mantenha no Rosa, pois o podcast do Argonauta é sempre actualizado e posso ir lá ouvir o programa e o do Rosa está parado há muito tempo), não oiço a Antena 1. Não me atrai. Só a ouvia quando gostava de Futebol para ouvir os relatos dos jogos mas, passando os olhos pela programação da Antena 1, fico sem perceber o que é aquilo. O que é e o que quer ser. Há ali uma crise de identidade. O problema das rádios generalistas como a Antena 1 é este. Ao quererem ser um pouco de tudo, acabam por não ser nada em concreto e sim uma coisa onde não há um fio condutor. São só rubricas, rubricas, rubricas... Ao nível musical então vale tudo. Uma vez passei pela Antena 1 e estava a tocar Sérgio Godinho. Fiquei. Depois passaram D.A.M.A. Mudei logo de estação. A Antena 1 poderia ser uma boa rádio de informação mas eles não querem ser isso.

A Antena 1 pode não fazer sentido nenhum para si, mas pode fazer para muitos (e faz).

Qual é o problema pela antena 1 passar os DAMA?

Hélder Fialho

• Jr. Member
  • **
« Responder #117 em: Agosto 18, 2021, 05:48:10 pm »

A Antena 1 pode não fazer sentido nenhum para si, mas pode fazer para muitos (e faz).

Qual é o problema pela antena 1 passar os DAMA?

Claro, e ainda bem que assim é.

Para mim, a Antena 1 deveria passar só música... como direi? Adulta. D.A.M.A. é muito adolescente. Foi só um comentário meu. Eu nem oiço a Antena 1, excepto o Rosa dos Ventos. Ah, e o 5 Minutos de Jazz também, esqueci-me de dizer.
Em termos musicais, para mim uma rádio é boa se no espaço de meia-hora eu gostar de todas as músicas que forem passadas ou não gostar só de duas. Se em meia-hora de emissão eu não gostar de nenhuma ou só gostar de uma ou duas, mudo logo. Aliás, mesmo nas rádios que eu gosto, mal começa a tocar uma música que não gosto, eu mudo logo e volto a ela mais tarde.

Atento

• Hero Member
« Responder #118 em: Agosto 18, 2021, 07:29:24 pm »
Eventualmente as três antenas deverão aprofundar determinadas temáticas, a saber:

1- Lei e justiça ,Economia ,Educação ,Meio Ambiente ,Geopolítica ,Mídia ,Digital ,Política ,Religião e espiritualidade, Sociedade.

2- Geografia ,História ,Filosofia ,Psicanálise ,Ciência, Sociologia, Matemática,  Astronomia.

3- Arquitetura ,BD ,Cinema ,Teatro ,Criação de som ,Dança, Projeto ,Projeto ,Gastronomia ,Literatura ,Música ,Pintura, Fotografia ,Escultura ,Vídeo, etc..
« Última modificação: Agosto 18, 2021, 07:57:15 pm por Atento »

pdnf

• Hero Member
« Responder #119 em: Agosto 18, 2021, 10:45:39 pm »

Claro, e ainda bem que assim é.

Para mim, a Antena 1 deveria passar só música... como direi? Adulta. D.A.M.A. é muito adolescente. Foi só um comentário meu. Eu nem oiço a Antena 1, excepto o Rosa dos Ventos. Ah, e o 5 Minutos de Jazz também, esqueci-me de dizer.
Em termos musicais, para mim uma rádio é boa se no espaço de meia-hora eu gostar de todas as músicas que forem passadas ou não gostar só de duas. Se em meia-hora de emissão eu não gostar de nenhuma ou só gostar de uma ou duas, mudo logo. Aliás, mesmo nas rádios que eu gosto, mal começa a tocar uma música que não gosto, eu mudo logo e volto a ela mais tarde.

Concordo inteiramente. Para isso o grupo tem uma radio jovem, que não o é na verdade, mas a 1 não tem nada que ver com isso. Por isso, ontem mesmo, critiquei aquela atitude da Catarina Miranda, no tópico da antena 1.

Bom, uma boa rádio não passa só o que nós gostamos. Por exemplo, acho a M80 um produto bom (podia ser ainda melhor, mas já lhe dou uma nota muito positiva) e no entanto não gosto de toda a música que por lá passa, nomeadamente algum rock de que não sou muito fã. Mas procuro ouvir um pouco de tudo, até por cultura geral.

Eventualmente as três antenas deverão aprofundar determinadas temáticas, a saber:

1- Lei e justiça ,Economia ,Educação ,Meio Ambiente ,Geopolítica ,Mídia ,Digital ,Política ,Religião e espiritualidade, Sociedade.

2- Geografia ,História ,Filosofia ,Psicanálise ,Ciência, Sociologia, Matemática,  Astronomia.

3- Arquitetura ,BD ,Cinema ,Teatro ,Criação de som ,Dança, Projeto ,Projeto ,Gastronomia ,Literatura ,Música ,Pintura, Fotografia ,Escultura ,Vídeo, etc..

Não querendo falar em linhas absolutamente estanques, diria que é um plano bem traçado! Incluiria a arte também na 2, nomeadamente a mais clássica, que muitas vezes está intimamente relacionada com a música.

É o senhor que o está a dizer, não sou eu. Eu nunca disse que as pessoas que são licenciadas são mais cultas. A relação causa-efeito não existe muitas vezes.

Inovação em que aspecto? Inovar só por inovar também pode não se traduzir em algo que seja necessariamente bom. Cristalizada no tempo ou não, o que é emitido e sai das colunas de som do rádio é bom. É de óptima qualidade. Para mim, isso é o mais importante. Se calhar o senhor não gosta é do que é público e esse aspecto permeia a sua afirmação, o que, aliás, se nota pelo seu evidente ressentimento com tudo o que é público. Eu não exalto as virtudes do privado mas isso levaria a questões político-ideológicas e não quero entrar por aí, para além de que iria fugir ao assunto e são questões que não pertencem a este fórum.

Não é uma rádio de consumo diário para si. Para mim, é. Para outras pessoas também é. Não pode fazer afirmações tão peremptórias como essa.

Tem dúvidas que a Antena 2 devia continuar a existir numa rede nacional? Também tem dúvidas na BBC Radio 3 ou na France Musique? Mas, se não gosta da Antena 2, não oiça. Nunca irá ler mensagens minhas no fórum a criticar a RFM ou a Comercial porque eu não gosto delas e, portanto, não as oiço. Eu não falo do que não gosto. A Comercial e a RFM são líderes de audiência e passam muito bem sem mim.

Mas a Antena 2 já entrou por outros terrenos. Se calhar não é o que o senhor gostaria mas não pode dizer que não entrou por outros terrenos. A Antena 2 não passa só música clássica. Também passa Jazz, música do mundo (programa Raízes), música electrónica ambiental (Argonauta). Não se pode esperar é que a Antena 2 passe Soul ou r'n'b, por exemplo, como passa a Smooth.

Eu percebo o que quer dizer mas isso iria fazer com que a Antena 2 tivesse uma playlist (eu não gosto da palavra, mas pronto), o que iria diminuir o espaço para os programas de autor. Numa altura em que os programas de autor são cada vez menos, a Antena 2 é um espaço de resistência nesse capítulo. A Smooth tem playlist mas não tem programas de autor. A Sofia Morais diz no site que prepara a música que passa mas não sei se será totalmente assim, pois a Smooth tem um programador musical que é o Francisco Gil. Os locutores se calhar têm é liberdade para programar um pouco nos seus turnos e escolherem algumas músicas.

Não se podendo generalizar, diria que uma pessoa com mais estudos tem um perfil mais indicado para apreciar a Antena 2 e, por exemplo, achar uma Festival uma aberração. Ambos sabemos que os públicos estão bem segmentados, falar nisso no Estado é que faz muita comichão pela matriz ideológica bem definida que existe no nosso país.

O que sai das colunas é bom, nisso concordamos. Aliás, ontem foram aqui postados dois links de programas excelentes. Agora, pode e deve-se inovar, nomeadamente para chamar outro tipo de públicos. Note-se, inovar não é passar Mozart e de seguida Boss AC. Nada disso...mas abrir flanco a novos géneros que atraiam público e que venha a ficar, conseguindo com isso, divulgar mais clássica.

Quando refere que não gosto do que é público: bom isso é uma mentira absoluta, nem sei de onde pode depreender isso das minhas palavras. Só para lhe dar um exemplo, um dos meus maiores envolvimentos ao nível da participação cívica, foi, justamente, contra o governo que apoiava, da minha cor, na luta pela manutenção na esfera pública da STCP e do Metro do Porto. Até assinaturas recolhi, conjuntamente com elementos do PCP. Eu penso por minha cabeça, não defendo Y porque o partido que apoio o defende. Mais importante, para mim, o que importa verdadeiramente, em cada caso, é quem presta melhor o serviço. Daí que até possa defender uma concessão da 2, por um período de tempo limitado, para o caso de correr mal, mas a propriedade seria sempre pública.
Para mim, neste momento, urge libertar a RDP das mãos de quem por ignorância está a destruir todo um património de serviço público. E entrar onde o privado não o faz bem. Falta, por exemplo, na RDP olhar para os séniores, para o desporto e mesmo para os jovens.

Já agora, eu gosto da Antena 2. Lá por dizer que não é uma rádio de consumo diário, não significa que não existam exceções. E que ela é importante. Já agora, porque não SOul ou r'n'b na 2? Não falamos de Pop ou Rock. O género tem o mesmo flow que a Clássica, mais até do que a eletrónica ambiental. É esse cristalizar a que me referia.

Programas de autor, sou totalmente favorável. A entrada de outros géneros, a meu ver, justamente iria reforçar a imortância desses mesmos programas e em horários de maior destaque. Aliás, escrevo aqui para que fique claro: é a grande falha das rádios comerciais essa ausência em antena.

Como vê, lá por termos ideias diferentes, não significa que não estejamos ambos interessados no mesmo: a qualidade e atratividade do serviço público de rádio.
« Última modificação: Agosto 18, 2021, 10:48:25 pm por pdnf »
Rádio é: