Autor Tópico: RTP Antena 2  (Lida 202700 vezes)

miguelalex23

• Full Member
Re: RTP Antena 2
« Responder #765 em: Dezembro 15, 2025, 10:45:58 pm »
Outras sinopses publicadas no site da RTP, que julgo também serem todas para a nova programação da Antena 2:

Segunda a Sexta:
"Manhã Antena 2" com Pedro Rafael Costa - das 10h às 13h
"Tarde Antena 2" com Mafalda Serrano - das 13h às 16h
"A grande música, em percursos que se cruzam com as novidades discográficas, as agendas dos concertos e datas que marcaram a história."
"Fim de Tarde Antena 2" com António Pires Veloso - das 17h às 20h
"A grande música, mas também uma atenção pelas várias frentes de atualidade no cinema, nos palcos, nas edições e nos museus e exposições."

"Compositor do Mês" - Vários
Quartas das 16h às 17h, com repetição Domingo das 5h às 6h

"Discografia" com André Cunha Leal
Sextas, das 16h às 17h
"Discos com história"

"Sala 2" com Nuno Galopim
Sextas, das 21h às 22h (quinzenal)
"A música ao serviço do cinema. Os compositores e as obras criadas para o grande ecrã. Mas também ocasionais incursões que tenham assinado noutros territórios."

"Frequências Paralelas" com João Pedro
Sextas das 22h às 23h com repetição às Terças das 3h às 4h
"Paisagens sonoras contemporâneas numa janela para o subconsciente"

"Gravidade Zero" com Isilda Sanches
Sábado das 0h à 1h
"Uma hora semanal com música lenta, que pode ir do abstracionismo eletrónico, às field recordings, passando pela chamada neo clássica, jazz cósmico ou música experimental."

"GPS: Guia de Paisagens Sonoras" com Tânia Valente
Domingos das 11h00 às 12h30

"Memória Futura" com Pedro Dias de Almeida
Domingos das 14h às 15h com repetição às Quartas 05h às 06h
"um novo programa de entrevistas da Antena 2, transmitido aos domingos à tarde. Promete conversas livres e descontraídas com figuras da cultura e das artes em Portugal, célebres ou pouco conhecidas do grande público"

"Sala Escura" com Inês Lourenço
Domingos, das 16h00 às 17h00 (mensal)
"A Cinemateca não é apenas o lugar onde a memória do cinema se ilumina no grande ecrã. A cada mês, a Antena 2 vai sondar a vida por trás da escavação dessa memória, indo além dos filmes, mas permanecendo no interior da sala escura."

"Música A2" - João Pedro, Andrea Lupi, Inês Almeida, André Cunha Leal, André Pinto, e Reinaldo Francisco
2ª a domingo das 06h00 às 07h00

"A Volta ao Mundo" com André Pinto
Terças, Quartas e Quintas das 0h às 1h
"Uma vasta seleção de ritmos e melodias de diversos países e regiões."

"Ao Sul" com Nuno Sardinha
6ªs feiras, das 00h00 à 01h00 (mensal)
"Há um lugar onde os ritmos ligam povos de diferentes culturas.
Entre África e as Américas, percursos sonoros num universo pleno de diversidade."

"Multiverso" com João Torgal

"Noites Azuis" com André Pinto
"Uma hora de Blues. Delta e Chicago. Blues do campo e da cidade, acústico e elétrico. Guitarra e harmónica. Piano e bateria. Origens e evolução."

"Porta dos Mundos" com Gonçalo Frota
"A ideia é simples: ao longo de uma hora, viajaremos por várias músicas do mundo, seguindo a teoria dos 'seis graus de separação' - segundo a qual qualquer pessoa no planeta pode ser ligada a outra através de um máximo de seis passos."

tuscano332

• Hero Member
« Responder #766 em: Dezembro 16, 2025, 01:39:34 am »
Outras sinopses publicadas no site da RTP, que julgo também serem todas para a nova programação da Antena 2:

Segunda a Sexta:
"Manhã Antena 2" com Pedro Rafael Costa - das 10h às 13h
"Tarde Antena 2" com Mafalda Serrano - das 13h às 16h
"A grande música, em percursos que se cruzam com as novidades discográficas, as agendas dos concertos e datas que marcaram a história."
"Fim de Tarde Antena 2" com António Pires Veloso - das 17h às 20h
"A grande música, mas também uma atenção pelas várias frentes de atualidade no cinema, nos palcos, nas edições e nos museus e exposições."

"Compositor do Mês" - Vários
Quartas das 16h às 17h, com repetição Domingo das 5h às 6h

"Discografia" com André Cunha Leal
Sextas, das 16h às 17h
"Discos com história"

"Sala 2" com Nuno Galopim
Sextas, das 21h às 22h (quinzenal)
"A música ao serviço do cinema. Os compositores e as obras criadas para o grande ecrã. Mas também ocasionais incursões que tenham assinado noutros territórios."

"Frequências Paralelas" com João Pedro
Sextas das 22h às 23h com repetição às Terças das 3h às 4h
"Paisagens sonoras contemporâneas numa janela para o subconsciente"

"Gravidade Zero" com Isilda Sanches
Sábado das 0h à 1h
"Uma hora semanal com música lenta, que pode ir do abstracionismo eletrónico, às field recordings, passando pela chamada neo clássica, jazz cósmico ou música experimental."

"GPS: Guia de Paisagens Sonoras" com Tânia Valente
Domingos das 11h00 às 12h30

"Memória Futura" com Pedro Dias de Almeida
Domingos das 14h às 15h com repetição às Quartas 05h às 06h
"um novo programa de entrevistas da Antena 2, transmitido aos domingos à tarde. Promete conversas livres e descontraídas com figuras da cultura e das artes em Portugal, célebres ou pouco conhecidas do grande público"

"Sala Escura" com Inês Lourenço
Domingos, das 16h00 às 17h00 (mensal)
"A Cinemateca não é apenas o lugar onde a memória do cinema se ilumina no grande ecrã. A cada mês, a Antena 2 vai sondar a vida por trás da escavação dessa memória, indo além dos filmes, mas permanecendo no interior da sala escura."

"Música A2" - João Pedro, Andrea Lupi, Inês Almeida, André Cunha Leal, André Pinto, e Reinaldo Francisco
2ª a domingo das 06h00 às 07h00

"A Volta ao Mundo" com André Pinto
Terças, Quartas e Quintas das 0h às 1h
"Uma vasta seleção de ritmos e melodias de diversos países e regiões."

"Ao Sul" com Nuno Sardinha
"Há um lugar onde os ritmos ligam povos de diferentes culturas.
Entre África e as Américas, percursos sonoros num universo pleno de diversidade."

"Multiverso" com João Torgal

"Noites Azuis" com André Pinto
"Uma hora de Blues. Delta e Chicago. Blues do campo e da cidade, acústico e elétrico. Guitarra e harmónica. Piano e bateria. Origens e evolução."

"Porta dos Mundos" com Gonçalo Frota
"A ideia é simples: ao longo de uma hora, viajaremos por várias músicas do mundo, seguindo a teoria dos 'seis graus de separação' - segundo a qual qualquer pessoa no planeta pode ser ligada a outra através de um máximo de seis passos."
Tendo em conta esta lista de programas, suponho que o programa Fora da Gaveta termine passando a Tânia Valente a fazer um novo programa no actual horário dos Domingos da Gabriela Canavilhas das 11h às 12h.30, cujo o programa, ou irá terminar, ou ficará apenas no horário da actual repetição aos Sábados entre as 14h e as 15h.30.

Vamos passar a ter programas de 3h de duração ao longo do dia, acabando com as malfadadas repetições e isso agradece-se.

Dá para ver que o Nuno Galopim, provavelmente pretende ter um programa de corte e não repetido, entre os dois programas da tarde, com a duração de 1h entre as 16h às 17h, nos dias de semana, mudando sempre a temática, ainda que nesta lista e na outra que aqui colocaram faz uns dias, não esteja ainda contemplada a Terça e a Quinta.

O programa Raízes de World Music, muda de nome para Volta ao Mundo e irá para o ar apenas 3 vezes por semana, espero que isto não leve ao fim da transmissão do excelente espaço de música brasileira Acervo Origens(foi a partir deste espaço de música brasileira, que há cerca de uns 8 meses comecei a dar mais atenção à Antena 2 e à congênere espanhola, antes raramente as ouvia).

A Isilda Snchas irá passar a ter programas na 1, 2 e 3, com a curiosidade de, se não houver futebol,  aparecer aos Sábados nas 3 rádios.

Por fim, programas mensais só com 1h de duração, não sei se gosto muito da ideia, tenho duvidas em relação a isso.

No geral parece-me que alguns podem vir a ser bons programas, mas teremos de esperar que comecem a ser emitidos, para se puder opinar melhor.

Atento

• Hero Member
« Responder #767 em: Dezembro 16, 2025, 06:45:24 pm »
Quem fica na Manhã 1?

pdnf

• Hero Member
« Responder #768 em: Dezembro 17, 2025, 01:56:55 am »
Quem fica na Manhã 1?
Realmente, essa é a questão para 1M de €, porquanto o Paulo Alves Guerra desde o final do Verão que desapareceu da antena. Espero que não se tenha passado nada de grave, que tenha sido apenas uma reforma. Mas, faz falta, tinha um estilo que apreciava bastante nas manhãs, além de, como bónus, poder ter informação na 2 nesse painel. Diria que se não for ele a ficar titular, e que provavelmente não será, todos menos, por favor, o André Cunha Leal, que, de manhã, só dá vontade de adormecer, além de se referir ao painel como "Programa da Manhã" e não "Império dos Sentidos".

Quem deveria ter ordem de marcha era o António Costa Santos e o seu Roteiro das Artes. Devia ser Greve Geral todos os dias na Antena 2...  ;D
Por acaso, quem é esta voz? Piquei no dia, e primeiramente até pensei que fosse o Veloso, mas depois percebi que não. Gostei.

Parece-me que temos aqui roteiro para por a 2 a lutar pelo 1% para a Cultura...  ;D ;D
Em todo o caso, continuo com dúvidas no formato às 16h, bem como na mania da RTP de encerrar as emissões às 20h. Claro que o Jazz a 2 é mítico... mas...

Além disso, tenho muitas reservas no programa de autor da Isilda Sanches, pessoalmente, não é locutora de quem goste assim muito do trabalho, e além de que eu sou um purista. Portanto, para mim, a Antena 2 não fugia muito da clássica e do jazz.

Finalmente, os aspetos muitíssimo positivos desta grelha, são as tardes, com a Mafalda Serrano a espetar a lança em África e a, finalmente, termos uma mulher com painel fixo na Antena 2 à semana, e, também o António Pires Veloso nas tardes. Há uns dois ou três anos escrevi aqui que a Antena 2 necessitava urgentemente de se renovar e de colocar um jovem dos 90 na grelha. Escolheram muitíssimo bem!  ;)

Pessoalmente, teria apostado em concentrar os programa de autor todos ao final de semana, deixando a Ronda da Noite das 22h às 24h, e prolongando o Jazz a 2 até às 22h, dando nota de que, a segunda hora até podia ser mais ao estilo SmoothFM.

Voltando ao início, pergunto-me mesmo se as manhãs não estarão em aberto, precisamente por não se saber como estará a situação do Paulo Alves Guerra. Pode tratar-se de um impedimento temporário.

Será também que vamos ter nova plástica? Gosto da antiga, mas dura há uns dez anos, talvez.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #769 em: Dezembro 17, 2025, 10:32:44 am »
Quem fica na Manhã 1?
Realmente, essa é a questão para 1M de €, porquanto o Paulo Alves Guerra desde o final do Verão que desapareceu da antena. Espero que não se tenha passado nada de grave, que tenha sido apenas uma reforma. Mas, faz falta, tinha um estilo que apreciava bastante nas manhãs, além de, como bónus, poder ter informação na 2 nesse painel. Diria que se não for ele a ficar titular, e que provavelmente não será, todos menos, por favor, o André Cunha Leal, que, de manhã, só dá vontade de adormecer, além de se referir ao painel como "Programa da Manhã" e não "Império dos Sentidos".

Quem deveria ter ordem de marcha era o António Costa Santos e o seu Roteiro das Artes. Devia ser Greve Geral todos os dias na Antena 2...  ;D
Por acaso, quem é esta voz? Piquei no dia, e primeiramente até pensei que fosse o Veloso, mas depois percebi que não. Gostei.

Parece-me que temos aqui roteiro para por a 2 a lutar pelo 1% para a Cultura...  ;D ;D
Em todo o caso, continuo com dúvidas no formato às 16h, bem como na mania da RTP de encerrar as emissões às 20h. Claro que o Jazz a 2 é mítico... mas...

Além disso, tenho muitas reservas no programa de autor da Isilda Sanches, pessoalmente, não é locutora de quem goste assim muito do trabalho, e além de que eu sou um purista. Portanto, para mim, a Antena 2 não fugia muito da clássica e do jazz.

Finalmente, os aspetos muitíssimo positivos desta grelha, são as tardes, com a Mafalda Serrano a espetar a lança em África e a, finalmente, termos uma mulher com painel fixo na Antena 2 à semana, e, também o António Pires Veloso nas tardes. Há uns dois ou três anos escrevi aqui que a Antena 2 necessitava urgentemente de se renovar e de colocar um jovem dos 90 na grelha. Escolheram muitíssimo bem!  ;)

Pessoalmente, teria apostado em concentrar os programa de autor todos ao final de semana, deixando a Ronda da Noite das 22h às 24h, e prolongando o Jazz a 2 até às 22h, dando nota de que, a segunda hora até podia ser mais ao estilo SmoothFM.

Voltando ao início, pergunto-me mesmo se as manhãs não estarão em aberto, precisamente por não se saber como estará a situação do Paulo Alves Guerra. Pode tratar-se de um impedimento temporário.

Será também que vamos ter nova plástica? Gosto da antiga, mas dura há uns dez anos, talvez.

Nas manhãs,  atualmente,  está André Cunha Leal.

O Roteiro das Artes é um convite a mudar de estação...

Costa Santos é um intelectual que deve ser aproveitado, mas não para o Roteiro...

Atento

• Hero Member
« Responder #770 em: Dezembro 17, 2025, 11:12:06 am »
Já agora, se anunciarem frequências em antena, não se limitem às capitais de distrito, a Grândola e Santiago do Cacém.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #771 em: Dezembro 17, 2025, 11:34:09 am »
Quem fica na Manhã 1?

Em relação à Isilda Sanches não tenho nada contra, depende é do que ela decidir passar, porque até por vezes gosto das suas escolhas, mais estranhas e fora do habitual e a Antena 2 também não deve ser só música Erudita e Jazz, também tem World Music, etc. O problema que eu aqui encontro, é ela passar, se não houver futebol, a fazer 7h por semana de escolhas de música, o que poderá levar a algum esgotamento do seu estilo, o Pedro Costa faz 6h por semana e não se tem notado esgotamento, veremos no caso dela.

Os programas de autor, ou com muita informação às 16h, também não sei se funcionarão. A espanhola têm um após o Classicos Populares, sobre estilos musicais, mudando a época a cada dia e aquilo tem demasiada informação para o horário em causa, as pessoas estão a trabalhar não me parece que possam dar muita atenção, mas compreendo a ideia de servir para conseguir assim ter 2 programas de 3h durante a tarde, veremos.

Em relação ao António Costa Santos, sim podia ir fazer outra coisa, por vezes também me cansa, mas têm sempre de manter um magazine com os eventos culturais, isso não pode terminar.

No horário nocturno ter concertos, ou especiais, como este recente e muito bom, ouvi parte, dedicado à escritora Jane Austen, também não acho mal, em algum horário têm de ter concertos e de tarde como acontece em Espanha, muitas vezes por volta das 17h, horário espanhol, também não gosto, não dá para apreciar a 100%. Concertos para mim só a partir das 19h, vá 18h, mas já seria puxar.

pdnf

• Hero Member
« Responder #772 em: Dezembro 17, 2025, 11:41:39 am »

Costa Santos é um intelectual que deve ser aproveitado, mas não para o Roteiro...

Mas, claramente, o espaço é dele, o que me faz pensar mesmo que se trate de um impedimento temporário, esperando não se tratar de nada grave.

Certíssimo, em relação à sua segunda afirmação. Há trabalho que pode fazer. Até diria que em apontamentos mais curtos, até podiam passar também na 1, agora daquela forma absolutamente enfadonha, não, por favor.

Já agora, se anunciarem frequências em antena, não se limitem às capitais de distrito, a Grândola e Santiago do Cacém.
Assim de cabeça, o que eles fazem é dar as frequências de todos os grandes emissores, excetuando da Fóia. São obrigados a anunciar, quem está mal é a 3 que não o faz.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #773 em: Dezembro 17, 2025, 02:30:36 pm »
A grelha nova da Antena 2 é extraordinariamente interessante de um ponto de vista cultural. Esses programas novos são muito, muito bons.

Se a música que passa na emissão diurna, 07-20 (salvo a hora das 16) "abrir" minimamente o leque, á uma possibilidade que até me torne ouvinte mais regular da Antena 2. Mas pelo menos os programas de autor estão mais que aprovados.

Folgo e muito em ver que uma série de pontos fracos da lógica de grelha anterior estão a ser retirados. Já fazia falta, bem hajam.

Realmente o Nuno Galopim de cada vez que pega nas grelhas para as mexer trabalha muito bem estas coisas. Sem dúvida. Já na 1 o fez, e agora na 2 também.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #774 em: Dezembro 18, 2025, 02:08:09 pm »
Compreendo que este especial dedicado aos 100 anos do filme Couraçado Potemkine,(que será feito pelo Nuno Galopim), passe neste horário de Domingo 20h-22h, ajuda a tapar o buraco deixado pela Opera, que é mais curta que habitual, tenho é muitas duvidas que seja o melhor horário para isto, mas sempre se poderá depois ouvir no RTP play: https://www.rtp.pt/programa/radio/p2124/e20251221

tuscano332

• Hero Member
« Responder #775 em: Dezembro 18, 2025, 02:35:18 pm »

Mas, claramente, o espaço é dele, o que me faz pensar mesmo que se trate de um impedimento temporário, esperando não se tratar de nada grave.

Certíssimo, em relação à sua segunda afirmação. Há trabalho que pode fazer. Até diria que em apontamentos mais curtos, até podiam passar também na 1, agora daquela forma absolutamente enfadonha, não, por favor.

Assim de cabeça, o que eles fazem é dar as frequências de todos os grandes emissores, excetuando da Fóia. São obrigados a anunciar, quem está mal é a 3 que não o faz.
Dizem muita vez a frequência de Castelo Branco, até ás vezes, vezes demais, em detrimento de outras, mas entende-se pois a Cidade tem uma Escola Superior de Musica a ESART(que tem um Orquestra Sinfonica, constituida por os alunos da dita e até uma Sinfonieta, composta por antigos alunos) e um muito bom Concervatório.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #776 em: Dezembro 19, 2025, 02:04:29 pm »
Compreendo que este especial dedicado aos 100 anos do filme Couraçado Potemkine,(que será feito pelo Nuno Galopim), passe neste horário de Domingo 20h-22h, ajuda a tapar o buraco deixado pela Opera, que é mais curta que habitual, tenho é muitas duvidas que seja o melhor horário para isto, mas sempre se poderá depois ouvir no RTP play: https://www.rtp.pt/programa/radio/p2124/e20251221
https://antena2.rtp.pt/em-antena/cultura/os-100-anos-de-o-couracado-potemkine/

https://antena2.rtp.pt/em-antena/concertos-antena-2/matilde-loureiro-jun-bouterey-ishido-22-dezembro-19h00/

« Última modificação: Dezembro 19, 2025, 02:06:40 pm por tuscano332 »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #777 em: Dezembro 20, 2025, 08:48:36 pm »
Em relação ao especial dedicado aos 100 anos do filme Couraçado Potemkine, já pode ser ouvido no RTP play: https://www.rtp.pt/play/p396/e896968/especial

tuscano332

• Hero Member
« Responder #778 em: Dezembro 20, 2025, 11:22:06 pm »
Curiosa emissão do Argonauta, toda composta por música do compositor português João Queiroz de Sousa, apresentada pelo próprio: https://www.rtp.pt/programa/radio/p2182/e20251220

pdnf

• Hero Member
« Responder #779 em: Dezembro 20, 2025, 11:34:04 pm »
Quando digo muitas vezes que a Antena 2 está a perder ouvintes quando se torna a rádio Serralves, hoje tive um excelente exemplo disso. A pessoa que me acompanhava, que gosta bastante de música clássica e de Jazz, vinha bem a ouvir o Café Plazza. Começa o "A Cultura", nem ao fim de dois minutos questiona-me: "não há nada menos seca para se ouvir?".

A Antena 2 tem de ser uma rádio musical, e os espaços de palavra têm que, necessariamente, ter lugar, no estúdio ao lado, em vez de andar a encher pneus com musiquinhas, exceto em programas temáticos sobre música, naturalmente.

Dizem muita vez a frequência de Castelo Branco, até ás vezes, vezes demais, em detrimento de outras, mas entende-se pois a Cidade tem uma Escola Superior de Musica a ESART(que tem um Orquestra Sinfonica, constituida por os alunos da dita e até uma Sinfonieta, composta por antigos alunos) e um muito bom Concervatório.
Claro que dizem. Pois, o emissor da Gardunha é um dos grandes, que, tem por objetivo, cobrir Castelo Branco.
« Última modificação: Dezembro 20, 2025, 11:41:31 pm por pdnf »
Rádio é: