Autor Tópico: RTP Antena 2  (Lida 202985 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: RTP Antena 2
« Responder #225 em: Julho 08, 2022, 11:34:54 pm »
Por alguma razão a Antena 2 está neste momento a ocupar os 96,7 para além dos 92,5!
Dará para a máxima audiência de sempre no Porto?  :D

P.S: Até no meu fraquíssimo em captações Xiaomi Redmi 9T os 96,7 estão a comutar com os 92,5...

Na madrugada de terça para quarta, por volta da 04h tocava a Antena 1 mas o RDS estava Antena 2. Estava a dormir e acordei e desliguei o rádio, na altura até pus a hipótese de estar a sonhar, mas depois disto acho que não.

Estarão a pensar em realizar troca de frequências? Se o fizerem, é um monumental tiro no pé, 96.7 são infinitamente superiores a 92.5.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

vitor2310h

• Full Member
« Responder #226 em: Julho 08, 2022, 11:50:01 pm »
Confirmo, em Guimarães nos 96.7 também estou a receber a Antena 2 com RDS e RT assim como nos 92.5.
https://ibb.co/ZxNSVhQ

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #227 em: Julho 09, 2022, 12:06:16 am »
Por alguma razão a Antena 2 está neste momento a ocupar os 96,7 para além dos 92,5!

P.S: Até no meu fraquíssimo em captações Xiaomi Redmi 9T os 96,7 estão a comutar com os 92,5...
Posso confirmar.

Que coisa estranhíssima.

pdnf

• Hero Member
« Responder #228 em: Julho 09, 2022, 12:08:50 am »

Posso confirmar.

Que coisa estranhíssima.

Perdomina, aposto, os 96.7 sobre os 92.5. Não estranharia que assim ficasse o fim-de-semana todo.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Visitante
« Responder #229 em: Julho 09, 2022, 12:21:40 am »
Posso confirmar que agora em Vale de Cambra consigo ouvir a Antena 2 em 96,7 MHz, com RDS e tudo... a internet não ajuda, mas daqui a pouco coloco aqui vídeo a comprovar isso mesmo.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #230 em: Julho 09, 2022, 12:24:01 am »
O resto da rede emissora da RDP - pelo menos os emissores de Vila Nova de Gaia, Lousã, Arestal - está com “as emissões certas”.

96,7 apresentam RDS, RT e AF da Antena 2.

pdf

• Visitante
« Responder #231 em: Julho 09, 2022, 12:26:55 am »
O resto da rede emissora da RDP - pelo menos os emissores de Vila Nova de Gaia, Lousã, Arestal - está com “as emissões certas”.

96,7 apresentam RDS, RT e AF da Antena 2.

Aqui vai vídeo: https://youtube.com/shorts/5ivk6WqZhFU?

vitor2310h

• Full Member
« Responder #232 em: Julho 09, 2022, 02:09:45 am »
A dúvida que tenho é, será um possivel problema técnico? (Pessoalmente duvido visto que os 96.7 estão com o RDS, AF e RT devidamente configurados para a Antena 2, algum entendido na matéria poderá explicar se é possivel isso ocorrer sem intervençao humana), ou será alguma experiência que a RDP estará a fazer de troca de frequências entre a Antena 1 e a Antena 2, que também acho estranho visto deixarem a segunda maior cidade do pais sem o emissor de referência a emitir Antena 1 nem que seja por umas horas e os 92.5 continuarem a emitir a Antena 2.
« Última modificação: Julho 09, 2022, 02:11:29 am por vitor2310h »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #233 em: Julho 09, 2022, 02:26:47 am »
Uma troca destas com RDS e tudo é virtualmente impossível acontecer. Uma coisa é trocar um feed. Outra é trocar RDS, AF e tudo… qual é a ideia da troca da Antena 1 pela Antena 2 em 96.7? Procurar optimizar potências da Antena 1 a Norte (porque frequências mais baixas tendem a ter mais alcance que as mais elevadas no FM)? Permitir algum tipo de comutação que não está a acontecer agora?

Estou muito confuso. Na Foz do Douro tive que recorrer aos 88.3 que eram a melhor sintonia mas o rádio ia muitas vezes ao Sameiro…

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #234 em: Julho 09, 2022, 02:34:10 am »
Uma troca destas com RDS e tudo é virtualmente impossível acontecer. Uma coisa é trocar um feed. Outra é trocar RDS, AF e tudo… qual é a ideia da troca da Antena 1 pela Antena 2 em 96.7? Procurar optimizar potências da Antena 1 a Norte (porque frequências mais baixas tendem a ter mais alcance que as mais elevadas no FM)? Permitir algum tipo de comutação que não está a acontecer agora?

Estou muito confuso. Na Foz do Douro tive que recorrer aos 88.3 que eram a melhor sintonia mas o rádio ia muitas vezes ao Sameiro…

A não ser que tenha sido um problema de configuração dos emissores. Por exemplo, um software que tanto configure o feed correcto de áudio para cada frequência mas também os dados RDS e que, por um qualquer erro humano ou técnico tenha baralhado as coisas. Mas não passa de pura especulação.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdnf

• Hero Member
« Responder #235 em: Julho 09, 2022, 10:13:25 am »

Em teoria, com a devida comutação não deverá ser impossível escutar com conforto entre Muro, Sameiro, Marão e Lousã. Como já aqui escrevi, os emissores do Monte da Virgem acabam por ser ligeiramente redundantes, no caso da Antena 1 agora que a R5 está nos 96.3. Claro que a estabilidade de sinal è obviamente completamente diferente, mas não vejo que haja um ponto na Cidade onde não haja frequência alternativa.

A troca de frequências é absurda porque os 92.5 estão sempre muito pressionadas a sul pela RCP e até pela Mega de Rio Maior...Mesmo a Antena 1 tendo a Norte a Cadena Dial em 96.8 não se compreende.
Rádio é:

pdf

• Visitante
« Responder #236 em: Julho 09, 2022, 12:13:33 pm »
Situação normalizada.

pdnf

• Hero Member
« Responder #237 em: Outubro 02, 2022, 09:07:01 pm »
Inenarrável...continua o problema, principalmente aos fins-de-semana (porque será?) 92.6 em dia sem propagação, volta a abrir as guelas de tal forma, que no centro de Gaia, no Porto é frequente o recurso aos 94.6/99.8 para superar as falhas de sinal de 92.5 que são engolidos pela Rádio Clube da Pampilhosa. O problema é que o sinal da Antena 2 deve estar a sair com uma potência equivalente às locais do Monte da Virgem. Numa estação como esta, é inadmissível uma escuta com ruído constante, seja em que autoradio for. Para além disso, convinha fiscalizar a RCP92.6 pois nao me parece normal, repito, num dia sem propagação, conseguir logar RDS em toda a zona sul de Gaia. É que partindo do pressuposto que 96.7 e 100.4 saem com a mesma potência, não se verificam os mesmos problemas de falha de sinal.
Rádio é:

modernices

• Hero Member
« Responder #238 em: Outubro 02, 2022, 09:57:33 pm »
Merece queixa.
edge@anacom.pt
info@anacom.pt
A partir destes dois e-mails pode expor a sua queixa.

pdnf

• Hero Member
« Responder #239 em: Outubro 03, 2022, 10:15:18 am »
Merece queixa.
edge@anacom.pt
info@anacom.pt
A partir destes dois e-mails pode expor a sua queixa.

Penso que o problema será mesmo do RCP que deve estar a emitir com mais potência ao fim-de-semana. Acredito que a Antena 2 os impeça de chegar muito mais longe, então, devem carregar forte para conseguir expandir o sinal para Norte, sabendo da inércia da RDP nestas matérias. É certo que 94.6/99.8 e e até os 88.0 vão ajudando, mas é muito desagradável os saltos constantes, bem como o ruído porque nenhum dos sinais acaba a ser suficientemente forte. Não é normal, existir, por exemplo enormes dificuldades de fixação do RT em várias zonas de Vila Nova de Gaia.
Não sei se o RCP não ganharia em tentar a deslocalização da frequência, por exemplo para 93.2, até porque a RVE não dura muito para lá de Ovar.
Rádio é: