Para que serve hoje a RTP2? Grande parte da grelha diária é ocupada por programação infantil…a essa hora os miúdos estão na escola ou a ver televisão? Hoje em dia, a televisão ainda é entretenimento para esse público?
Da RTP2 apenas vejo o jornal 2…muito pouco para o canal culto e adulto…
A actual RTP2, para mim, serve para ver bons documentários no horário dos sangrentos telejornais e informar-me sobre o país e o mundo em 40 minutos no Jornal 2.
Mas confesso que vejo mais quando apenas tenho TDT.
Creio que a melhor fase da RTP2 foi quando esta era a 2:.
Tinha uma boa interacção com a sociedade civil, tinha programas de cultura erudita, jovens/infantis e informativos.
Além disso, foi um período de alguma independência face ao Canal 1 da RTP, ocupando de 2004 a 2007, os antigos estúdios do Lumiar.
https://youtu.be/zLBnjNGa2ug?si=nhfdzsyF570SzIK6Depois dessa fase, entrou em declínio, tendo sido suportada por um fenómeno da televisão portuguesa chamado 5 para a Meia-noite, tendo este programa vivido os melhores momentos no 2.º canal.
O Relvismo foi nefasto, mas o Poiares Maduro pôs ordem na casa e, mais uma vez, atribui o Monte da Virgem para que a RTP2 produzisse os seus programas.
A linha gráfica de 2015/2016 era excelente e o lema «Quem Vê, Quer Ver» muito feliz.
https://youtu.be/01lM2tYfEow?si=eH4F88nj-5gQ-DpvCom a entrada da Dr.ª Teresa Paixão, a RTP2 passou a viver de paliativos e migalhas no orçamento anual do universo RTP.
A RTP necessita de investimento, da televisão à rádio.
Com o fim das amarras orçamentais do tempo da Troika, a RTP necessita de um golpe de sorte como a televisão teve com a entrada do Emídio Rangel em 2001, ou a rádio com a entrada de Rui Pêgo co-adjuvado pelo João Almeida e José Marino.
https://youtu.be/ccCNN_po678?si=ZZfd-mOp079N39NqConcordo com as parcerias com os serviços públicos europeus de excelência.
O grafismo da RTP1, de 2000 a 2002, foi produzido pela BBC.
https://youtu.be/r5xfc7hwu0g?si=XYQ2wRji2R32z8jXA RTP3 necessita urgentemente de revitalizar o dinamismo e a pertinência que tinha na era da RTPN.
https://youtu.be/73j8NPxFokw?si=GOT5Vm_GNB7iedflVivemos num país onde os muitos portugueses não entendem a importância do serviço público de rádio e televisão, havendo uma certa influência dos concorrentes privados na gestão da RTP.
Isso, de certa forma, tem que ser mitigado.
A RTP tem que olhar mais para uma BBC e para uma France.tv.
Tem que arriscar e, sobretudo, apostar na auto-promoção de modo a cativar ouvintes.
Consegui por uma colega minha de trabalho, com 20 anos, a ouvir a Antena 3, pois ela achava que as rádios todas passavam a mesma música, sempre cheia de anúncios.
Consegui pôr-la a escutar o Catarina Palma Apresenta e o Antena 1 Doc na RTP Play.
A minha colega não está no Facebook, muito menos na televisão a ver A Nossa Tarde... Ela está no Instagram e no TikTok!
E há tanto jovem dinâmico e excelentes em marketing, que estão à espera de uma oportunidade!
Falta acção!