Autor Tópico: DAB+ em Portugal  (Lida 109517 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: DAB+ em Portugal
« Responder #90 em: Dezembro 14, 2021, 10:43:59 pm »
Rádio digital considerada "rádio verde" dada a poupança de energia que proporciona:
https://www.radioworld.com/columns-and-views/guest-commentaries/digital-radio-tackles-green-challenge

Vai ser preciso Portugal levar puxão de orelhas da UE para a meta de 2030 para vir a rádio digital. Vão ver...

Certo, aí acredito que sim, e lá está, no próximo quadro comunitário que vai iniciar algures em 2031/2032, até 2040, aí sim, será implementado, porque esse puxão vai existir. Daí apontar os 15 anos. Mas atenção, sendo necessários mais emissores, a poupança prevista poderá ser menor do que a indicada no artigo.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #91 em: Dezembro 15, 2021, 01:56:57 am »
Vou resumir numa imagem: solução para a rádio digital em Portugal.

Creio que a questão fica assim totalmente esclarecida.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

augusto neto

• Sr. Member
« Responder #92 em: Dezembro 15, 2021, 03:41:25 am »
"Rendo-me", não consigo promover o DAB+ para Portugal. O tempo o dirá, se erro crasso ou não! no entanto, gostava que vissem o seguinte estudo:
https://www.worlddab.org/public_document/file/447/UPDATED_2014-04-04_GatesAir_comparison_DAB__to_FM_and_DRM_.pdf?1396966728

Rui... Está num fórum onde ainda se elogia a Onda Curta, onde ainda acham que o AM é viável e que o FM é a perfeição...
Falar de DAB+ é como disse o "engenheiro" da TSF "Tecnologia ultrapassada"... O que não será o FM.
O absurdo de tudo isto é que há um multiplexer nacional de DAB desactivado com quase meia centena de emissores e que podiam ser convertidos para DAB+ rapidamente. Um engenheiro com quem falo regularmente diz que até para TDT podiam ter sido convertidos.
Não se esqueça que estamos num país de grupos fechados e contra qualquer tipo de concorrência livre. A SIC e a TVI tudo fizeram para sabotar a TDT (embora uma antiga administração da TVI até tenha concorrido a um multiplexer próprio no primeiro concurso de TDT em 2001) conjuntamente com a PT e a conivência do pior regulador de comunicações da Europa a dupla Anacom/ERC.
O problema da primeira rede DAB foi a alta taxa de bitrate a 192kbps por canal. Pura e simplesmente não era necessária e veio encarecer os custos de emissão do multiplexer. A RDP acabou por ficar sozinha até se decidir por fechar a emissão digital. Em Inglaterra onde tenho estado a acompanhar o processo há rádios a emitir em 48kbps e em DAB+ há já grandes rádios a emitir a 32kbps como a Virgin ou a Jazz FM. Aliás a Ofcom é provavelmente o melhor regulador de rádio (e televisão) do mundo.
Só quando houver uma directiva europeia a recomendar a emissão em DAB é que nós entraremos. Tal como se passou na TDT mas aqui mais principalmente para a libertação de espectro televisivo para 3,4 e 5G.
Até lá acho que se devia ter seguido a norma HD Radio americana que emite rádios digitais em multiplexers a funcionar em FM. Ou seja não tiveram de subir aos 174/230Mhz.
Se quiser pode falar comigo sobre DAB em mensagem privada.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #93 em: Dezembro 15, 2021, 08:31:36 am »
[quote author=ruicleto
O problema da primeira rede DAB foi a alta taxa de bitrate a 192kbps por canal. Pura e simplesmente não era necessária e veio encarecer os custos de emissão do multiplexer. A RDP acabou por ficar sozinha até se decidir por fechar a emissão digital. Em Inglaterra onde tenho estado a acompanhar o processo há rádios a emitir em 48kbps e em DAB+ há já grandes rádios a emitir a 32kbps como a Virgin ou a Jazz FM. Aliás a Ofcom é provavelmente o melhor regulador de rádio (e televisão) do mundo.
Só quando houver uma directiva europeia a recomendar a emissão em DAB é que nós entraremos. Tal como se passou na TDT mas aqui mais principalmente para a libertação de espectro televisivo para 3,4 e 5G.
Até lá acho que se devia ter seguido a norma HD Radio americana que emite rádios digitais em multiplexers a funcionar em FM. Ou seja não tiveram de subir aos 174/230Mhz.

Emitir uma Antena 2 ou uma Smooth FM portuguesa a 32 kbps seria um crime! Esse é que o maior erro dos britânicos: oferecerem rádios com qualidade de som mesmo execrável. 192 kbs em DAB (não em DAB+, atenção!), oferecem uma qualidade de som equivalente, grosso modo, a um ficheiro .MP3 a 128 kbps. Qualquer coisa abaixo desse patamar, para uma rádio essencialmente musical, é mau. O caro Augusto Neto diz que AM e FM são tecnologias do passado, mas eu respondo que prefiro ouvir Frank Sinatra ou Billie Eilish, para dar dois exemplos de épocas e estilos musicais muito diferentes, numa rádio FM ou até numa cassete gravada num bom deck dos anos 80, do que em .MP3 a 112 kbps. Ou 64 kbps.

Não digo que a rádio digital não tenha as suas vantagens, mas também, se não for bem implementada e não oferecer uma qualidade de som minimamente razoável, jamais me convence a adoptá-la como meio de escuta das estações.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

ruicleto

• Hero Member
« Responder #94 em: Dezembro 15, 2021, 09:24:37 am »
[quote author=ruicleto

Emitir uma Antena 2 ou uma Smooth FM portuguesa a 32 kbps seria um crime! Esse é que o maior erro dos britânicos: oferecerem rádios com qualidade de som mesmo execrável. 192 kbs em DAB (não em DAB+, atenção!), oferecem uma qualidade de som equivalente, grosso modo, a um ficheiro .MP3 a 128 kbps. Qualquer coisa abaixo desse patamar, para uma rádio essencialmente musical, é mau. O caro Augusto Neto diz que AM e FM são tecnologias do passado, mas eu respondo que prefiro ouvir Frank Sinatra ou Billie Eilish, para dar dois exemplos de épocas e estilos musicais muito diferentes, numa rádio FM ou até numa cassete gravada num bom deck dos anos 80, do que em .MP3 a 112 kbps. Ou 64 kbps.

Não digo que a rádio digital não tenha as suas vantagens, mas também, se não for bem implementada e não oferecer uma qualidade de som minimamente razoável, jamais me convence a adoptá-la como meio de escuta das estações.

O meu OBRIGADO a Augusto Neto pela motivação sobre a rádio digital. De facto, o UK tem como património ainda um elevado número de estações a transmitir em DAB, que está, paulatinamente, a evoluir para o DAB+ no qual vão notar, certamente, muito melhor qualidade e fiabilidade. O Luís Carvalho referiu, e bem, que rádios tipicamente dedicadas à música (Jazz, Clássica) não terão grande desempenho qualitativo se emitirem com baixos números de bitrate! só virá dar mau nome à tecnologia digital. Quem conhece, como eu, o Super Audio CD (SACD) saberá o que é elevadíssima qualidade digital.
Bem, adiante, enquanto em Portugal se vai perdendo tempo com disputa de frequências, interferências, e outras deficiências, na Croácia (lembram-se deste país quando ainda nem sequer tinha entrado na União Europeia e era considerado atrasado?) a cobertura digital ascende já a 90% da população!!! será que são assim tão ricos para esbanjar dinheiro em tecnologia digital? ou será por dedicação, empenho e definição de melhores objetivos a atingir?   outra Cultura certamente...   https://www.worlddab.org/news

pdnf

• Hero Member
« Responder #95 em: Dezembro 15, 2021, 12:24:03 pm »
Em Portugal não há um desígnio estratégico, seja para que área for. Para além disso, não se ousa questionar nada, como aqui fazemos, sejam os argumentos a favor ou contra. Faz-se assim porque sempre se fez. Para além disso, há falta de dinheiro, isso não há como negar, e não fosse a União Europeia, ainda tinhamos TV analógica e a A1 a chegar até Aveiras ou à Vila da Feira. Mais urgente que a rádio DAB é por exemplo a integração na rede europeia de Alta Velocidade e nem no PRR se pensou nisso. Note-se que somos o único país da UE fora dela, é uma vergonha, Bruxelas alerta, mas só quando puxar as orelhas com multas é que a vamos integrar. Temos Metro em duas cidades, e no Porto, são meia dúzia de estações. Qual é o país em que isto acontece? Roménia e Bulgária! O legado de Sócrates, de 140% do PIB em dívida pública, a que se junta esta pandemia ranhosa, dificilmente irá permitir que na vida de qualquer um dos presentes aqui no fórum, vejamos a ocorrer novos investimentos de grande montra com recurso a dinheiros públicos nacionais. A juntar a isto, possivelmente, em termos de recursos naturais e de capacidade de exploração de potencialidades do território, seremos o país mais pobre da União Europeia. Mesmo no Turismo, o que é o nosso Algarve comparado com outras áreas no Mediterrâneo? Não é fácil criar valor em Portugal, é um fardo que não depende tanto dos Governos, mas sim das condições que nos foram dadas na casa de partida. A nossa posição ultraperiférica, associada a uma cultura popular que se transmite para as empresas, que não é tendente à inovação, ao investimento, ao risco, vai-nos enrolando cada vez mais num mantra de subdesenvolvimento face aos demais parceiros europeus. Posto isto, reafirmo, o DAB + possivelmente, e a correr bem, nunca antes do quadro P2040.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #96 em: Dezembro 15, 2021, 01:13:20 pm »
Sendo assim, vou já vender os meus rádios que têm capacidade de receção em DAB+ , vendo bem baratinho,  ;D ;)

Luisf662

• Sr. Member
« Responder #97 em: Dezembro 15, 2021, 02:38:38 pm »
Sendo assim, vou já vender os meus rádios que têm capacidade de receção em DAB+ , vendo bem baratinho,  ;D ;)
Eu ainda nem tenho nenhum radio DAB, para que? Não vale a pena ter rádio com recepção de DAB em Portugal. Mas tenho dois bons rádios de FM AM SSB e AIR que escutam tudo o que seja rádios e comunicações. E quase que dou a volta ao mundo a escutar rádios em AM e comunicações de aeronáutica em SSB na Onda Curta.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #98 em: Dezembro 15, 2021, 02:58:32 pm »
Voltando à rede de emissores DAB(+), fica um número: 73,8 km. A distância máxima entre um emissor e o local de recepção para não haver o risco de interferência destrutiva entre emissores e não se conseguir ouvir minimamente de forma satisfatória uma rádio. Passatempo do dia: projectem uma rede nacional de emissores de modo a que nenhuma localidade fique a mais de 73 km do emissor que a serve.

Fonte: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.worlddab.org/files/document/file/4449/Sabel__Coverage_and_interference_planning__ABU.pdf%3F1604489086&ved=2ahUKEwjlhe3_iOb0AhXQAmMBHVZtCksQFnoECAMQAQ&usg=AOvVaw0zBXFe0Lkoccf5VsLWRypd
« Última modificação: Dezembro 15, 2021, 03:01:15 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

pdf

• Visitante
« Responder #99 em: Dezembro 15, 2021, 03:15:12 pm »
"Rendo-me", não consigo promover o DAB+ para Portugal. O tempo o dirá, se erro crasso ou não! no entanto, gostava que vissem o seguinte estudo:
https://www.worlddab.org/public_document/file/447/UPDATED_2014-04-04_GatesAir_comparison_DAB__to_FM_and_DRM_.pdf?1396966728

Rui... Está num fórum onde ainda se elogia a Onda Curta, onde ainda acham que o AM é viável e que o FM é a perfeição...
Falar de DAB+ é como disse o "engenheiro" da TSF "Tecnologia ultrapassada"... O que não será o FM.
O absurdo de tudo isto é que há um multiplexer nacional de DAB desactivado com quase meia centena de emissores e que podiam ser convertidos para DAB+ rapidamente. Um engenheiro com quem falo regularmente diz que até para TDT podiam ter sido convertidos.
Não se esqueça que estamos num país de grupos fechados e contra qualquer tipo de concorrência livre. A SIC e a TVI tudo fizeram para sabotar a TDT (embora uma antiga administração da TVI até tenha concorrido a um multiplexer próprio no primeiro concurso de TDT em 2001) conjuntamente com a PT e a conivência do pior regulador de comunicações da Europa a dupla Anacom/ERC.

É, lol...

Emitir com bitrates de 32 e 48 kbps é um espetáculo e está a resultar muito bem no UK! Talvez para quem acumule muita cera nos ouvidos...

Basta ver e ouvir: https://youtu.be/27w3quNTP84

ruicleto

• Hero Member
« Responder #100 em: Dezembro 15, 2021, 04:09:06 pm »

É, lol...

Emitir com bitrates de 32 e 48 kbps é um espetáculo e está a resultar muito bem no UK! Talvez para quem acumule muita cera nos ouvidos...

OK. O UK tem que se organizar melhor e planear redes robustas em DAB+, substituindo o anterior DAB.

pdf

• Visitante
« Responder #101 em: Dezembro 15, 2021, 04:19:50 pm »

É, lol...

OK. O UK tem que se organizar melhor e planear redes robustas em DAB+, substituindo o anterior DAB.

O problema é que eles estão a estragar o potencial do digital "empanturrando" os muxs. Para terem mais canais disponíveis, baixam a taxa de bits. Depois quem sofre é o ouvinte final - pode haver mais oferta, mas a que há é muito pobre... pelo menos em termos de som.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #102 em: Dezembro 15, 2021, 06:50:05 pm »
Voltando à rede de emissores DAB(+), fica um número: 73,8 km. A distância máxima entre um emissor e o local de recepção para não haver o risco de interferência destrutiva entre emissores e não se conseguir ouvir minimamente de forma satisfatória uma rádio. Passatempo do dia: projectem uma rede nacional de emissores de modo a que nenhuma localidade fique a mais de 73 km do emissor que a serve.

Fonte: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.worlddab.org/files/document/file/4449/Sabel__Coverage_and_interference_planning__ABU.pdf%3F1604489086&ved=2ahUKEwjlhe3_iOb0AhXQAmMBHVZtCksQFnoECAMQAQ&usg=AOvVaw0zBXFe0Lkoccf5VsLWRypd

Atendendo a que a RTP detém (por hipótese) a melhor cobertura nacional (considerando, também por hipótese, os emissores da Antena1) com 57 emissores no continente, 15 no arquipélago da Madeira e 40 no dos Açores.
Atendendo a que existiu um planeamento para a anterior rede DAB de 74 emissores, dos quais a então RDP instalou apenas 44 (rede que servia 72% da população em 2006).
Assim, e sem ser engenheiro, julgo que a adaptação dos atuais emissores da Antena 1 (57+15+40), nos seus sítios de localização, serviria para cobrir enormemente a população. É claro que esta implementação de rede terá que ser, em absoluto, planeada por uma equipa técnica, verificando todas as condicionantes (distância entre emissores, orografias, etc.), seja ela portuguesa ou contratada noutros países, com experiência adquirida noutros desenhos de redes já em exploração.
Deixo a sugestão, e porque não, em adaptar um emissor em Lisboa e outro no Porto para DAB+, como teste e experimentação da tecnologia, tal como são feitos outros tantos testes para 5G, etc., etc..
A população abrangida poderia ser chamada a dar opinião da receção e validar ou não. Temos que ser proativos e não passivos e deixar andar este mundo sempre à nossa frente.
Deixo em aberto esta questão para quem tenha conhecimentos técnicos, não sendo o meu caso.
Obrigado a este bom repto deixado pelo Administrador do nosso fórum.

augusto neto

• Sr. Member
« Responder #103 em: Dezembro 16, 2021, 03:20:55 am »
Rui Cleto (e já agora para o Luís Carvalho). Há um multiplexer instalado em Portugal. Não se sabe o estado dele nem o que foi feito dos emissores. Não é ciência aeroespacial. É só converter o sofware das cabeças de rede. Isto foi-me dito por um engenheiro que já fez emissões experimentais de TDT e RDT (DAB). O DAB+ é uma melhoria significativa de transmissão. O DAB utiliza o velhinho codec MP2 enquanto o DAB+ utiliza o HE-AAC v2 (AAC+). Comparar isto com som FM é comparar alta definição com analógico. Quem não sabe dá risadas por ignorância. Quem acha que o som do DAB+ não é de boa qualidade está tão errado quanto aqueles que afirmavam que os CD´s cortavam frequências de som do vinil e que era pior que o analógico.
Velhos do Restelo é o pão nosso de cada dia. Tivemos a hipótese de no início da década de 2000 de ter TDT e DAB a par do resto da Europa. Decidimos estragar tudo. Até tivemos a originalidade bizarra de encerrar o DAB. A TDT não andaria muito longe de também fechar não fosse o facto da RTP através do Nuno Artur Silva (agora também como Secretario de Estado) ter metido mais a RTP Memória e a RTP3 e preparava-se para meter a RTP África/Comunidades e um canal científico/documental na TDT no próximo ano (mas com eleições este cenário de mais 2 novos canais foi ao ar).
A rádio digital em Portugal tenho a certeza que vai mudar de rumo a partir do momento que a Bauer comprar a MCR. Sei que há pessoas na RDP interessadas e só vai depender de quem estiver à frente desta pasta no próximo Governo. E este é que vai ser o motor de arranque. Grupo Renascença (que já tiveram de encerrar um canal) Grupo TSF (que nem se aguentam com uma só rádio) e grupos com redes de rádios locais que não aumentam o número de rádios e de emissores há anos a fio é para esquecer. Ou então como sempre só se mexem quando o vizinho do lado se mexer.
Numa perspectiva pessimista eu diria que 10 anos e talvez tenhamos DAB+. Se a Bauer e a RDP chegarem a conversações penso que em 5 anos é possível ter DAB+ em Portugal. Já se perderam entretanto 20 anos.
Eu adorava o FM mas não se vive do passado (principalmente em tecnologia). RIP FM.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #104 em: Dezembro 16, 2021, 09:20:28 am »
Rui Cleto (e já agora para o Luís Carvalho). Há um multiplexer instalado em Portugal. Não se sabe o estado dele nem o que foi feito dos emissores.

O estado dos emissores? Já não deverá haver elementos radiantes DAB em Monsanto (Lisboa), já que a torre da RTP teve de ser substituída. Provavelmente o mesmo acontece na Lousã, em Valença e noutras torres que tiveram de ser total ou parcialmente demolidas. Quanto aos emissores propriamente ditos, do que sei alguns equipamentos do tempo do DAB (finais dos anos 90) teriam de ser substituídos.

« Última modificação: Dezembro 16, 2021, 09:27:51 am por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho