Autor Tópico: Rádio Nova - 98,9 MHz Porto  (Lida 90987 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio Nova - 98,9 MHz Porto
« Responder #105 em: Agosto 27, 2022, 11:14:42 pm »

Não está a morrer. Estaria a morrer se não tivesse um grande grupo atrás ou o apoio da câmara do Porto ou não fizesse um serviço essencial na região, ou não tivesse as melhores vozes e boa informação. Simplesmente urge ter investimento da casa-mãe e tem que haver atenção a estas coisas. Mas não está em risco.

Espero mesmo estar enganado, mas considerando o bife do lombo que é aquela frequência, bem como as dificuldades da Sonae (muito bem disfarçadas, mas que existem), parece-me que será a próxima frequência do Grande Porto a cair. Se a SONAE estivesse financeiramente pujante, bem com que poderíamos ter uma Público, assim, é difícil, não sei quanto mais tempo aguentará.

Neste momento há contratos a decorrer de pub e a Rede Nova de Rádios, por isso até vir alguém a jogo não vem. Depois a MCR está no limite das frequências que pode usar, a R/Com e a TSF também não tem nada que faça sentido.  Quem poderia meter dinheiro era quem está na Rádio Observador mas as do Norte são de aluguer. Vamos agora para uma crise em Setembro.

As únicas pessoas que vejo que poderiam avançar com isto seriam os atuais acionistas subirem a parada para injectar capital ou  tomarem a estação (Montez ou Covões), brincadeira que não deve ir abaixo do milhão de Euros especialmente incluindo a Rede Nova de Rádios… no mínimo. No meio sabe-se amplamente que sempre que uma local está à venda num centro urbano o Montez fica com comichão (desculpem-me o francês).

Para mim é incompreensível como é que a Rádio Nova não capta publicidade local para a estação fora da Retina Óptica. Se estão com problemas e quiserem optimizar as coisas, é por aí que devem começar, não vender ou acabar com a estação que faz um serviço que mais nenhuma faz.

Mas tudo isto é especulação e o atual acionista até pode decidir investir, algo que não teria um custo expressivo nas contas. Temos que esperar para ver.

Atento

• Hero Member
« Responder #106 em: Agosto 27, 2022, 11:25:24 pm »

Não está a morrer. Estaria a morrer se não tivesse um grande grupo atrás ou o apoio da câmara do Porto ou não fizesse um serviço essencial na região, ou não tivesse as melhores vozes e boa informação. Simplesmente urge ter investimento da casa-mãe e tem que haver atenção a estas coisas. Mas não está em risco.

Espero mesmo estar enganado, mas considerando o bife do lombo que é aquela frequência, bem como as dificuldades da Sonae (muito bem disfarçadas, mas que existem), parece-me que será a próxima frequência do Grande Porto a cair. Se a SONAE estivesse financeiramente pujante, bem com que poderíamos ter uma Público, assim, é difícil, não sei quanto mais tempo aguentará.

Neste momento há contratos a decorrer de pub e a Rede Nova de Rádios, por isso até vir alguém a jogo não vem. Depois a MCR está no limite das frequências que pode usar, a R/Com e a TSF também não tem nada que faça sentido.  Quem poderia meter dinheiro era quem está na Rádio Observador mas as do Norte são de aluguer. Vamos agora para uma crise em Setembro.

As únicas pessoas que vejo que poderiam avançar com isto seriam os atuais acionistas subirem a parada para injectar capital ou  tomarem a estação (Montez ou Covões), brincadeira que não deve ir abaixo do milhão de Euros especialmente incluindo a Rede Nova de Rádios… no mínimo. No meio sabe-se amplamente que sempre que uma local está à venda num centro urbano o Montez fica com comichão (desculpem-me o francês).

Para mim é incompreensível como é que a Rádio Nova não capta publicidade local para a estação fora da Retina Óptica. Se estão com problemas e quiserem optimizar as coisas, é por aí que devem começar, não vender ou acabar com a estação que faz um serviço que mais nenhuma faz.

Mas tudo isto é especulação e o atual acionista até pode decidir investir, algo que não teria um custo expressivo nas contas. Temos que esperar para ver.

A Observador não está a pensar abrir estúdios em Gaia,  com emissões a partir daí?

Ora aí está uma boa solução: incorporar os jornalistas da Nova, que interessem, na Observador.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #107 em: Setembro 01, 2022, 01:58:11 pm »
Rádio Nova pelos vistos já há alguns dias a emitir em Mono a partir do estúdio… com piloto estéreo enviado para a emissão.

Faites vos jeux quanto tempo vai durar esta…

pdnf

• Hero Member
« Responder #108 em: Setembro 01, 2022, 02:12:11 pm »
Rádio Nova pelos vistos já há alguns dias a emitir em Mono a partir do estúdio… com piloto estéreo enviado para a emissão.

Faites vos jeux quanto tempo vai durar esta…

Contínuo é a achar que a Nova vai ser a próxima local a cair. Até já me ocorreu que poderá ser interessante para um certo grupo de rádio, emitir uma certa estação, que anda com muitas dificuldades de se ouvir no Grande Porto. Logico que se assim for, deixa pena, naturalmente, é a melhor local da AMP, com qualidade para vazar para outras paragens. Falta é saber se há dinheiro, ou se a corda está de tal forma apertada que pode não ser possível aguentar mais. Não se fiem na SONAE como acionista, a empresa é um gigante com pés de barro!
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #109 em: Setembro 02, 2022, 10:23:13 pm »
Alterações em antena:

- MUITO mais anúncios do Continente em antena, desde os de promoção a folhetos aos genéricos (muito bem!!!)
- Anúncios não dos festivais do Eng Montez mas dos concertos da Everything Is New, o que não ocorria antes.
- Playlist alterada, mais comercial agora em cerca de 3 temas por hora. Já ouvi Fugees com Killing Me Softly, I Need a Dollar do Aloe Blacc e Dialectos da Ternura (!) dos Da Weasel. Mas os outros temas mantém-se. A rádio perdeu algum do jazz e em detrimento disso tem mais soul e R&B. Não ouvi nem um tema de rap ou hip hop em antena.

É mesmo por aqui que eu falava, começar a testar caminhos e trabalhar para resolver as coisas! Este é bastante sólido e parece-me bastante sustentável. Mas admito estar surpreendido porque sempre pensei que o Montez entrasse nisto… não deve ter estado para isso ou ter tido € para tal, dado que dos festivais dele alguns foram fiascos e outros tiveram problemas, os da Everything Is New tendo corrido que nem mel.

Pela negativa, serviços mínimos do César Nobrega a esta hora. Duas ou três intervenções por hora, ao topo de cada hora desde as 21h, e mais nada. É pouco.
« Última modificação: Setembro 02, 2022, 10:25:10 pm por Memorias da Radio »

joao_s

• Hero Member
« Responder #110 em: Setembro 02, 2022, 11:13:52 pm »
Alterações em antena:

- MUITO mais anúncios do Continente em antena, desde os de promoção a folhetos aos genéricos (muito bem!!!)
- Anúncios não dos festivais do Eng Montez mas dos concertos da Everything Is New, o que não ocorria antes.
- Playlist alterada, mais comercial agora em cerca de 3 temas por hora. Já ouvi Fugees com Killing Me Softly, I Need a Dollar do Aloe Blacc e Dialectos da Ternura (!) dos Da Weasel. Mas os outros temas mantém-se. A rádio perdeu algum do jazz e em detrimento disso tem mais soul e R&B. Não ouvi nem um tema de rap ou hip hop em antena.

É mesmo por aqui que eu falava, começar a testar caminhos e trabalhar para resolver as coisas! Este é bastante sólido e parece-me bastante sustentável. Mas admito estar surpreendido porque sempre pensei que o Montez entrasse nisto… não deve ter estado para isso ou ter tido € para tal, dado que dos festivais dele alguns foram fiascos e outros tiveram problemas, os da Everything Is New tendo corrido que nem mel.

Pela negativa, serviços mínimos do César Nobrega a esta hora. Duas ou três intervenções por hora, ao topo de cada hora desde as 21h, e mais nada. É pouco.

Ilustre “pdnf”, aguardamos impacientemente pelos seus comentários.

pdnf

• Hero Member
« Responder #111 em: Setembro 03, 2022, 12:02:08 am »
Alterações em antena:

Até me admira joão_s o seu reparo, porque no comentário anterior estava justamente a defender a sua dama, que por acaso até escuto muito mais do que a Nova, mas não é isso que releva. Seria, para mim, isso sim, uma boa alternativa em caso de desistência do projeto da Nova, o que referi, seria uma pena para a Cidade.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

joao_s

• Hero Member
« Responder #112 em: Setembro 03, 2022, 12:16:03 am »
Alterações em antena:

Até me admira joão_s o seu reparo, porque no comentário anterior estava justamente a defender a sua dama, que por acaso até escuto muito mais do que a Nova, mas não é isso que releva. Seria, para mim, isso sim, uma boa alternativa em caso de desistência do projeto da Nova, o que referi, seria uma pena para a Cidade.

Relevo as conjeturas resultantes da sua imaginação fértil e que não se concretizam, felizmente!

pdnf

• Hero Member
« Responder #113 em: Setembro 03, 2022, 12:22:43 am »

Relevo as conjeturas resultantes da sua imaginação fértil e que não se concretizam, felizmente!

Meu caro, só lhe digo, porque tenho vários conhecidos a trabalharem nos serviços centrais da SONAE SGPS: a empresa está em franco processo de preparação de uma reestruturação acelerada, centrando-se nos negócios verdadeiramente lucrativos. Tem sido essa a estratégia desde que Cláudia Azevedo tomou as rédeas da empresa, com uma visão muito mais orientada aos resultados que o irmão Paulo. Neste momento, sendo totalmente transparentes, o Universo SONAE não existiria sem a MC Hipermercados, e mesmo aí há lugar a contenção de custos. No Público, tenho um familiar que tem dois amigos próximos que são lá jornalistas, sei que a ameaça de despedimentos paira a cada momento sobre a redação, devido a contenção de custos. Graças a Deus que a rádio Nova ainda vai aguentando! Como disse, fico feliz por isso!
Rádio é:

Boxx

• Hero Member
« Responder #114 em: Setembro 03, 2022, 12:31:06 am »
Alterações em antena:

Meu caro: tudo o que descreve é absolutamente normal: a Nova sempre teve publicidade do continente, sempre promoveu festivais da everything is new ( creio que o Alvaro Covoes ainda tem uma participação no capital), escolhas musicais como Fugees ou Aloe Blac, há muito fazem parte do line up da estação. Por último, neste horário a intervenção do locutor é residual e as emissões são gravadas. Qual é a mudança afinal??

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #115 em: Setembro 03, 2022, 01:56:45 am »
Alterações em antena:

Meu caro: tudo o que descreve é absolutamente normal: a Nova sempre teve publicidade do continente, sempre promoveu festivais da everything is new ( creio que o Alvaro Covoes ainda tem uma participação no capital), escolhas musicais como Fugees ou Aloe Blac, há muito fazem parte do line up da estação. Por último, neste horário a intervenção do locutor é residual e as emissões são gravadas. Qual é a mudança afinal??

Caríssimo: sou ouvinte muito regular da Rádio Nova, está no meu top3 de estações mais ouvidas. Nos últimos meses publicidade do Continente era escassa a nula. Não se pode chamar “publicidade ao Continente” a darem um spot isolado numa única hora e depois passarem as outras 22 ou 23h sem nada. Aqui não: é mais metódico, parece hora a hora, embora me dê a sensação que apenas no corpo do dia. Uma das diferenças.

Que tenha promovido elementos da EIN é uma coisa mas eu no último ano spots neste nível de intensidade? Nunca. Foram talvez 3 as vezes que apanhei em centenas (centenas!!!) de horas de escuta, das 7 da manhã até às 2 da madrugada, e sempre coisas extemporâneas que não voltavam.

As escolhas musicais podem fazer parte do lineup porque a Nova tem um lineup enorme e ainda assim não ter qualquer rotação, que era o que estava a acontecer a temas como esses. Agora já rodam. No limite isto até pode vir do tempo da Nova aproximada à RFM (como foi sucessivamente reconhecido).

Quanto a ser residual a intervenção do locutor neste horário, nem tanto, nem tanto… O César Nobrega é que seja em gravados de fim de semana seja destes horários é sempre serviços mínimos e consistentemente dos locutores que menos grava takes. Opções, mas realidade. É o que é.

Aliás, eu já sei sempre como ele começa o primeiro take de cada hora. É sempre:

“É sexta-feira. Segunda hora de emissão. Estou ainda consigo até à meia-noite. Continue desse lado.”

Zero referências a música sempre ou virtualmente sempre. É sempre dia da semana + hora de emissão + hora até onde está no expediente + fecho com cumprimento. Sempre sempre sempre.

O segundo da hora até pode ter ou não mas se um tiver, o seguinte não tem.

Por contraste: Sónia Borges, Alexandra Gonçalves, Paulo Arbiol citam muito mais a música que está a tocar e variam os textos. Mas é uma diferença daqui até à China, mesmo. Ouçam por vocês e comprovem.

De novo: são centenas de horas na estrada e centenas de horas a ouvir a Nova por ser a que está mais próxima do meu gosto musical e ter boa locução e boa vibe. Sei do que falo.
« Última modificação: Setembro 03, 2022, 02:30:11 am por Memorias da Radio »

Boxx

• Hero Member
« Responder #116 em: Setembro 03, 2022, 10:16:11 am »
Só espero que esse retrocesso de aproximação ao formato RFM de outros tempos não se confirme...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #117 em: Setembro 03, 2022, 10:38:44 am »
Por falar em playlist, e isto já foi falado algumas vezes aqui no fórum, fica efetivamente mais caro a uma rádio como a Nova ter uma playlist tão eclética do que uma Mega com música que passa de 2 em 2 horas?

E de resto, não esquecer que mudaram de estúdios há apenas 5 anos... está tudo nas mãos da SONAE.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #118 em: Setembro 06, 2022, 10:09:12 am »
Faz hoje 33 anos a Rádio Nova, umas das poucas resitentes das rádios locais, apesar das muitas dificuldades.

O seu percurso podia ter sido outro se, como merecia, tivesse ganho a frequência regional Norte.

A sorte foi madrasta, mas daqui saíram grandes profissionais, foi uma escola, foi um projecto ousado que não pode deixar de ser saudado.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #119 em: Setembro 06, 2022, 11:52:09 am »
A melhor prenda seria resolver os problemas de som de vez...
Parabéns à rádio com a playlist mais eclética de Portugal.