Colocado o vÃdeo no ar noutra sede, e após alguma discussão, temos opiniões muito divergentes: o abiliomaia acha que o problema é do meu autorádio - apesar de esta ser, repito e insisto, a única frequência em 30 e tal no Norte que demonstra este efeito e tendo sinal máximo e estável - e eu acho que é um problema do piloto de RDS demasiado alto ou baixo em kHz na estação emissora em causa, ao qual os equipamentos do abiliomaia, melhores, são mais tolerantes, e o meu é mais rigoroso, mas também um pouco pior, e menos tolerante neste quesito especÃfico do RDS.
Como pelos vistos se é
simplista o suficiente para perceber do que estou a falar, eis um link explicativo e educativo acerca do que menciono:
https://mundogeo.com/2004/01/01/uma-visao-geral-do-rds/A portadora de RDS tem que estar aos 57 kHz, nem mais, nem menos. O que se passa na RVST, na minha opinião, é que esta portadora deverá estar ou muito acima ou muito abaixo desta frequência, logo o meu autorádio, mais rigoroso, não consegue captar, e nos outros pode haver mais margem de tolerância para aceitação.
Mas como disse, uma configuração tolerada não faz dela correta. Esta é a minha teoria e agradeço se alguém tiver um mapa de espectro da estação para comparar com o de outra estação emissora. Porque insisto: não me faz sentido ser esta a única rádio onde ocorre, em três ou quatro dezenas de rádios no Norte em que o RDS é mostrado fácil e rapidamente.
Outra e muito mais simples é: os rádios em causa estão a buscar a informação em memória logo que buscam a frequência e não a que está a ser transmitida diretamente pelo emissor. O meu não se encontra a fazê-lo.
Continuarei a procurar perceber esta questão e continuarei a reportar o que me apetecer reportar acerca de rádio, seja ou não o meu autorádio do agrado deste forista. Quanto a vós, quem tiver um printscreen de espectro que me possa fornecer eu agradecia para conseguir tirar isto a limpo. Obrigado desde já.