Autor Tópico: Rádio Nova Era  (Lida 158845 vezes)

ouvinte

• Hero Member
Re: Rádio Nova Era
« Responder #585 em: Janeiro 30, 2026, 01:14:04 pm »
O facto do AF nunca estar ativado é só falta de conhecimento ou de pouco mais de 100 euros para comprar o equipamento que faça a gestão dessa função. 

ouvinte

• Hero Member
« Responder #586 em: Janeiro 31, 2026, 06:23:35 pm »
Agora pela tarde andei pela por zonas onde se captavam as duas frequências.
Estas foram as minhas conclusões:

- Desdobramentos são efetivamente manuais
- Emissão foi desdobrada ontem, sexta-feira, e vai-se manter assim até segunda-feira de manhã
- Toda a animação de fim de semana é gravada e isso sente-se no som dos VT's
- Nos ditos horários locais, cada frequência toca a sua programação
- Nos horários em cadeia, sendo fim de semana, como não há ninguém para juntar as emissões, as duas frequências seguem a mesma playlist mas há sempre um atraso entre elas, já que esse atraso foi gerado nos horários locais onde as músicas, jingles e pub são diferentes.

Dou uma dica gratuita ao pessoal da Nova Era
- Se acham que faz sentido ter as frequências minimamente sincronizadas durante os horários em cadeia só precisam de fazer uma coisa:
> Nos dois softwares que estão a fazer o playout das emissões, é só dar prioridade máxima ao bloco que marca o arranque de hora. Assim, na hora e segundo exato, entra o mesmo bloco nos dois lados, gerando uma sensação falsa de simultâneo.
Vão sacrificar uma música, que será cortada, mas ficam com a emissão mais uniforme.
Mas tudo isto só vale a pena se procurarem ativar o AF.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #587 em: Fevereiro 03, 2026, 06:04:48 pm »
Agora pela tarde andei pela por zonas onde se captavam as duas frequências.
Estas foram as minhas conclusões:

- Desdobramentos são efetivamente manuais
- Emissão foi desdobrada ontem, sexta-feira, e vai-se manter assim até segunda-feira de manhã
- Toda a animação de fim de semana é gravada e isso sente-se no som dos VT's
- Nos ditos horários locais, cada frequência toca a sua programação
- Nos horários em cadeia, sendo fim de semana, como não há ninguém para juntar as emissões, as duas frequências seguem a mesma playlist mas há sempre um atraso entre elas, já que esse atraso foi gerado nos horários locais onde as músicas, jingles e pub são diferentes.

Dou uma dica gratuita ao pessoal da Nova Era
- Se acham que faz sentido ter as frequências minimamente sincronizadas durante os horários em cadeia só precisam de fazer uma coisa:
> Nos dois softwares que estão a fazer o playout das emissões, é só dar prioridade máxima ao bloco que marca o arranque de hora. Assim, na hora e segundo exato, entra o mesmo bloco nos dois lados, gerando uma sensação falsa de simultâneo.
Vão sacrificar uma música, que será cortada, mas ficam com a emissão mais uniforme.
Mas tudo isto só vale a pena se procurarem ativar o AF.

Ou seja, vamos ser francos: não têm técnico aos fins de semana. Só durante a semana. E isto deve ser a mesma razão pela qual, se a Nova Era vai abaixo durante o fim de semana, fica e tem ficado horas e horas a fio sem transmissão... porque não há quem pegue e repare. É chato, mas compreensível.

Portanto, cumprem mais que as 8h em local aos fins de semana, mas potencialmente incumprem o período de tempo em associação, isto se não fizeram refletir esta diferença técnica junto da ERC, porque se fizeram, então, está tudo certo, claro.

A animação de fim de semana da Nova Era já se percebia bem quando era gravada e não só pelo som, como pela maneira bastante artificial como o som sobe e desce nos fins de semana, a refletir o que acontecia nos anos 2000. Tem que ver com o software que usam não permitir mais neste momento. Nalgumas nacionais e mesmo no próprio Dalet atual se o tivessem, as coisas já evoluíram nesse aspeto e permitem que essa gestão seja muito mais natural, a ponto de nalguns casos já nem se perceber o que é gravado ou em direto. Mesmo no Ava dependendo como se configure, por exemplo.

Beneficiavam de terem melhor software para evitarem estar em 2007 e os desdobramentos poderem ser automáticos ou quase, mas pronto.

------------------------

A tua ideia para isso é muito interessante, ouvinte, mas corre-se o risco da latência induzida nos fade-ins/fade-outs ou demoras no acesso à BD, que nas rádios do Montez acontecem e não é pouco, voltarem a começar a atrasar a emissão progressivamente... e depois chegas a 2ª com mais discrepância. Depende da intensidade com que configurem esse "acerto" de bloco a eficácia desse método - se faz isso a todas as horas é desagradável para o ouvinte que cruze a hora, se só nos arranques de certas horas, estilo a cada 4 horas ou assim, é mais razoável mas mais arriscado porque uma quebra de conexão à DB ou algo momentâneo já atrasa no campo dos segundos.

Outra ideia técnica, já que os desdobramentos são manuais durante a semana, é: no final de cada bloco de emissão completo, seja em cadeia seja desdobrada, ter o técnico com ligação remota por TeamViewer ou RDP a entrar em ambos os computadores. Ou seja, suponhamos que a emissão em cadeia vai até às 19:59:59 e a local tem que entrar a seguir pelo regulamento.

Ora às 19:59:45 por exemplo, no controlo de volume do próprio Windows, fade-out suave com dois ratos, um em cada mão, no volume de ambos os PCs, até ao zero; e com os dois ratos, para-se o bloco que esteja a dar no Stop. Depois, volume para cima rapidamente com dois ratos, e com os mesmíssimos dois ratos, clicar no Play do bloco já pré-organizado para o efeito ao mesmo tempo em cada PC. Um rato para Gaia, outro para Paredes. Se der 15 segundos de branca deu, o que interessa é que toque ao mesmo tempo; se entrar antes das 20h00 a ERC nunca se chateou com isso porque cumprem mais que o período previsto de local por uns segundos.

O efeito é similar, mas o software tem menos carga, não tem que estar a fazer contas, e por isso fica bastante mais fiável na continuidade do que deixá-lo continuamente a correr, onde "acumula lastro". De bónus, é mais suave para o ouvinte, apesar do período de silêncio, e não corta a martelo como pode ou não acontecer na sugestão do ouvinte, porque aquele software não é lá muito refinado nisso. Aliás, nem esse nem o Dalet 5.1 que ainda é usado no Montez e era a versão usada na MCR.
« Última modificação: Fevereiro 03, 2026, 06:12:24 pm por Memorias da Radio »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #588 em: Fevereiro 04, 2026, 12:51:46 pm »
Marés Vivas transfere-se para a Praia do Aterro em Leça da Palmeira no início de Julho, antigo local da Nova Era Beach Party.
Ou isto significa mesmo o fim, ou até podem partilhar infraestruturas como acontece no Queimódromo entre o Primavera Sound e o Festival da Comida Continente uma vez que a NBP realizava-se na última semana de Junho.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #589 em: Fevereiro 04, 2026, 04:38:34 pm »
Marés Vivas transfere-se para a Praia do Aterro em Leça da Palmeira no início de Julho, antigo local da Nova Era Beach Party.
Ou isto significa mesmo o fim, ou até podem partilhar infraestruturas como acontece no Queimódromo entre o Primavera Sound e o Festival da Comida Continente uma vez que a NBP realizava-se na última semana de Junho.

Talvez ajuste alguma coisa à data do Beach Party...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #590 em: Março 19, 2026, 09:48:53 pm »
Mesmo compreensivelmente já sem grande publicidade nacional como em outros tempos, deverão ser a rádio local com mais publicidade no país.

Mesmo assim não sei mesmo o que será desta rádio no futuro próximo, estamos quase em Abril por isso Beach Party e Melhores do Ano nem vê-los...
Por enquanto tentar regressar a 1% de AAV enquanto não mudam de mãos seria muito bom.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #591 em: Março 20, 2026, 11:54:57 am »
O que estamos a assistir neste momento no que diz respeito à Nova Era é aquele fenómeno que popularmente se atribui a alguém que fica com mais vitalidade antes de falecer, as "melhoras da morte" ou lucidez terminal.

Estão a uma avaria grave no(s) emissor(es) de irem fazer companhia à Sudoeste e à Marginal.
« Última modificação: Março 20, 2026, 11:58:34 am por pdf »

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #592 em: Março 20, 2026, 01:09:45 pm »
O que estamos a assistir neste momento no que diz respeito à Nova Era é aquele fenómeno que popularmente se atribui a alguém que fica com mais vitalidade antes de falecer, as "melhoras da morte" ou lucidez terminal.

Estão a uma avaria grave no(s) emissor(es) de irem fazer companhia à Sudoeste e à Marginal.
se o Montez não quer gastar pivia com as rádios e os seus emissores, se não tem vontade de resolver o que está mal. Que venda. Que reformule ou reduza o seu portfólio. Assim e que não dá.
Há muito que defendo uma fusão da nova era com a sudoeste.
Nova Era do Porto para o Porto e Lisboa fazendo o aproveitamento da equipa desvalorizada que lá está. Juntava o Lomar e a Diana neto numa dupla das manhãs o resto da grelha da nova era mantinha se, a noite a margarida Pressler ficava com o horário morto da nova era às 21h em direto de Lisboa e estava feito uma otimização de recursos e custos.
E por estas e outras que eu estou com aquela máxima o Montez ainda tem rádios para que?
Deixou de querer saber do meio. Todas as rádios parecem que estão em autogestão não e correto
« Última modificação: Março 20, 2026, 01:17:05 pm por gomarquesradio »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #593 em: Março 20, 2026, 01:54:49 pm »

Na verdade penso que ainda se aguentam bem mais tempo que isso. Posso avançar aqui no fórum que toda a faturação comercial da MNC a Norte, por opção técnica do Montez, sai faturada pela Rádio Nova Era. Portanto em termos de dinheiro não vai ser grande problema e não antevejo dificuldades de maior.

Não paga é aparentemente mais que um técnico em permanência, mas deve dar para esses embates qb...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #594 em: Março 20, 2026, 02:07:17 pm »

se o Montez não quer gastar pivia com as rádios e os seus emissores, se não tem vontade de resolver o que está mal. Que venda. Que reformule ou reduza o seu portfólio. Assim e que não dá.
Nova Era do Porto para o Porto e Lisboa fazendo o aproveitamento da equipa desvalorizada que lá está. Juntava o Lomar e a Diana neto numa dupla das manhãs o resto da grelha da nova era mantinha se, a noite a margarida Pressler ficava com o horário morto da nova era às 21h em direto de Lisboa e estava feito uma otimização de recursos e custos.
E por estas e outras que eu estou com aquela máxima o Montez ainda tem rádios para que?
Deixou de querer saber do meio. Todas as rádios parecem que estão em autogestão não e correto
Sei que o Montez em 2022 ou 2023 (os anos passam e já não sei precisar) colocou a Nova Era à venda. É bem provável que não apareceram interessados para comprarem a estação.

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #595 em: Março 20, 2026, 02:13:42 pm »

Sei que o Montez em 2022 ou 2023 (os anos passam e já não sei precisar) colocou a Nova Era à venda. É bem provável que não apareceram interessados para comprarem a estação.
Então se não há interessados. O melhor caminho e fusão de rádios para poupar dinheiro e recursos.
Seria algo totalmente inovador una radio do porto a emitir em Lisboa mas sem perder o ADN de ser Portuenses.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #596 em: Março 20, 2026, 02:16:03 pm »

Então se não há interessados. O melhor caminho e fusão de rádios para poupar dinheiro e recursos.
Seria algo totalmente inovador una radio do porto a emitir em Lisboa mas sem perder o ADN de ser Portuenses.
Certo, também defendo isso.

E colocar a Marginal a emitir no Porto na frequência da Sudoeste.

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #597 em: Março 20, 2026, 02:21:06 pm »

Certo, também defendo isso.

E colocar a Marginal a emitir no Porto na frequência da Sudoeste.
Qual e que e a dúvida deles de que a marca NOVA ERA e mais consistente e mais forte que a atual sudoeste que só e associada ao festival.
NOVA ERA e uma marca abrangente, mais dinâmica mais polivalente e mais forte.
Inércia pura nas cabeças daquele grupo.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #598 em: Abril 21, 2026, 08:59:24 pm »
Nova Era 101.3 esteve em portadora às 20h55, corte a martelo mesmo no início de uma intervenção da locutora de serviço. A esta hora com playlist de recurso desde as 20h56.

EDIT: Não era de recurso, foi o PC de serviço que reiniciou em Gaia.

A intervenção da Sílvia Braga é a segunda vez seguida que fica cortada. Às 20h55 por causa do PC, às 21h01 por causa do fade out da máquina (ainda se conseguiu ouvir um pequeno ruido de fundo dela no fade out). Se esta última foi de propósito porque ela as estava a gravar em bloco e optou por não editar o ficheiro, isso não sei.

Nova Era 100.1 em cadeia ao microssegundo com Gaia.
« Última modificação: Abril 21, 2026, 09:04:20 pm por Memorias da Radio »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #599 em: Abril 21, 2026, 10:28:25 pm »
Terça à noite, que devia ter tido desdobramento local, não teve e Paredes seguiu em cadeia com Gaia.