Autor Tópico: Rádio Nova Era  (Lida 162164 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Rádio Nova Era
« Responder #195 em: Outubro 09, 2022, 03:01:53 pm »
Estou para ver como é que essa gente vai renovar alvarás. Estou mesmo curioso.

Desconfio que a lei vai ser mudada para facilitar, e vão permitir aumentos de potência. A ideia de evolução para rádios regionais, patente no tal relatório da ERC.

Esqueça
Lei da rádio não muda a tempo da próxima renovação de alvarás (maioritariamente daqui a um ano e meio)
Aumentos de potência num espectro saturado? Isso não vai acontecer

A verdade é que a ERC refere que com o atual quadro legislativo, mesmo assim, é possível tornar as locais, verdadeiras regionais, que se possam escutar confortavelmente na região NUT III (exemplo Área Metropolitana do Porto) em que operam. Ora, não antevejo que isso seja possível sem aumentos de potências. Nas zonas de fronteira, admito, poderá ser mais complicado, mas sendo honestos, Espanha nunca se preocupou muito com isso.

Se a ERC for rigorosa muitos alvarás não serão renovados. Arrisco dizer que sobrarão umas 100 rádios locais, se tanto.

Desconfio que esse será o caminho, sim, abrindo mais espaço no espectro.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

modernices

• Hero Member
« Responder #196 em: Outubro 09, 2022, 05:42:54 pm »
Claro que há margem para cobrir essas regiões e fazer delas rádios regionais sem aumento de potências. Há até várias rádios já a fazer isso. Chama-se associação.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #197 em: Outubro 13, 2022, 09:52:51 pm »
101.3 e 100.1 em portadora desde as 21h45.

Situação normalizada às 22h10.
« Última modificação: Outubro 13, 2022, 10:10:55 pm por Memorias da Radio »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #198 em: Janeiro 03, 2023, 09:44:29 am »
101.3 com desempenho muito mais fraco que o habitual entre a estação de metro da Lapa e a rua Damião de Góis no Porto.
« Última modificação: Janeiro 03, 2023, 09:46:41 am por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

• Hero Member
« Responder #199 em: Janeiro 03, 2023, 11:17:55 am »
101.3 com desempenho muito mais fraco que o habitual entre a estação de metro da Lapa e a rua Damião de Góis no Porto.
Faz hoje oito dias notei isso, mas para sul, os 101.3 a fraquejar logo após as portagens dos Carvalhos, enquanto que os 100.1 se aguentavam muito mais sem ruído. Costumava ter melhor performance, não estava muito distante dos 102.7 da MEO SW.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Visitante
« Responder #200 em: Janeiro 03, 2023, 05:49:34 pm »
Nova Era neste momento a operar com potência muito reduzida. Mal se ouve num rádio de bolso em Matosinhos…

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #201 em: Janeiro 03, 2023, 05:54:44 pm »
Até quando é que o Sr. Montez vai desprezá-la enquanto aguenta o milagre da Super Bock susentar uma rádio irrelevante?
Com um cartaz completamente desconhecido dá-lhe muitos lucros na Beach Party e a recompensa é esta...

pdnf

• Hero Member
« Responder #202 em: Janeiro 03, 2023, 06:35:08 pm »
Nova Era neste momento a operar com potência muito reduzida. Mal se ouve num rádio de bolso em Matosinhos…

Confirmo. A meros 4km do Monte da Virgem em linha reta, não se escuta dentro de casa. A minha está em zona de sombra aos emissores de Santa Justa/Paredes e mesmo assim ouve-se melhor os 100.1 do que os 101.3, legalizados para este concelho.

Até quando é que o Sr. Montez vai desprezá-la enquanto aguenta o milagre da Super Bock susentar uma rádio irrelevante?
Com um cartaz completamente desconhecido dá-lhe muitos lucros na Beach Party e a recompensa é esta...

Ou a MEO SW que também ainda ninguém percebeu exatamente que target é que realmente apanha. Já era tempo, isso sim, de ter a Nova Era a tocar também na AML. Enquanto isso, ainda vão é perder um dos alvarás da AMP.
Rádio é:

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #203 em: Janeiro 03, 2023, 08:05:11 pm »

Confirmo. A meros 4km do Monte da Virgem em linha reta, não se escuta dentro de casa. A minha está em zona de sombra aos emissores de Santa Justa/Paredes e mesmo assim ouve-se melhor os 100.1 do que os 101.3, legalizados para este concelho.

Ou a MEO SW que também ainda ninguém percebeu exatamente que target é que realmente apanha. Já era tempo, isso sim, de ter a Nova Era a tocar também na AML. Enquanto isso, ainda vão é perder um dos alvarás da AMP.
Mas a MEO SW é de longe o maior "sucesso" do Montez, em Lx pelo menos, e agora até aparece no Bareme Rádio a nível nacional com consistência.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #204 em: Janeiro 03, 2023, 08:22:16 pm »

Provavelmente, alguma avaria. Ou então a energia está tão cara cara que é mais vantajoso perder ouvintes...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #205 em: Janeiro 04, 2023, 01:52:41 pm »

Mas a MEO SW é de longe o maior "sucesso" do Montez, em Lx pelo menos, e agora até aparece no Bareme Rádio a nível nacional com consistência.

Porque a CidadeFM está muito repetitiva e na MEO SW têm vagas que puxam ao reggaeton, como acontecia na vida anterior da Cidade FM (Música à Tua Medida / 1ª Rádio dos Êxitos).

Como a zona de Lisboa tem mais tendência para música desse estilo há séculos têm imensa audiência e essencialmente depreendo que ignorem os animadores já irem todos para 40/50 anos com exceção de uma. A equalização também é muito boa, muito quente nos 100.8, e isso ajuda imenso. É melhor que a da Nova Era (por uma unha negra).

No Porto a tendência é mais música eletrónica e por isso a Nova Era ser mais popular. Mas as playlists correm muito próximas quanto a música corrente. Se juntarem as duas vertentes (para mais agora que o reggaeton está mais dançável e nem se segrega), acabarem com uma das rádios e souberem promover…. o Montez deve aparecer com o projeto que ficar a dar 2.x% no Bareme nacional.

De qualquer maneira acho que pode vir a ser forçado a isso, porque com a crise atual e o quadro de coisas, também não vai conseguir seguramente sustentar muito mais tempo duas rádios a passar quase o mesmo com a folha salarial que têm.

E provavelmente terá que haver produção partilhada Porto / Lisboa, que a ERC deve andar em cima disso para a renovação dos alvarás.

Mas isso é algo que tenho pregado aqui… só para o ar. O Luís Montez está um monolito e nunca o vi tão inativo quanto ao portfolio radiofónico desde aquele Split com o Covões.

Provavelmente, alguma avaria. Ou então a energia está tão cara cara que é mais vantajoso perder ouvintes...

Qualquer coisa mais que 24h/48h e será incúria técnica. O que não será difícil, porque esta área foi muito cortada em despesas do lado do Montez - alguém se lembra quando a Nova Era esteve perto de 2 anos a metade da potência e com um ringing effect no som?

pdnf

• Hero Member
« Responder #206 em: Janeiro 04, 2023, 03:18:00 pm »

No Porto a tendência é mais música eletrónica e por isso a Nova Era ser mais popular. Mas as playlists correm muito próximas quanto a música corrente. Se juntarem as duas vertentes (para mais agora que o reggaeton está mais dançável e nem se segrega), acabarem com uma das rádios e souberem promover…. o Montez deve aparecer com o projeto que ficar a dar 2.x% no Bareme nacional.

Qualquer coisa mais que 24h/48h e será incúria técnica. O que não será difícil, porque esta área foi muito cortada em despesas do lado do Montez - alguém se lembra quando a Nova Era esteve perto de 2 anos a metade da potência e com um ringing effect no som?

Eu percebo que a ideia dele fosse fazer algo ao estilo RFM/Mega ou Comercial/Cidade...uma rádio mais jovem, outra mais "adulta". Só que a diferença é que a R/Com e a ex-MCR têm outro poderio económico e, para além disso, dispõem de redes nacionais, o que não é de somenos importância. É impossível lutar com gigantes com uma rede de emissores pequenina. Claro que, nesse sentido, faria sentido concentrar todas as operações sobre uma mesma chancela. Até porque aqui no Porto têm o problema de ter Paredes a retransmitir integralmente Gaia. Podiam aproveitar e trazer outro projeto para Norte.

Quanto à falha em 101.3 hoje ainda está pior. Com um simples smartphone com o emissor em linha de vista, praticamente só ruído, ontem ainda ia entrando o RDS. Em contraponto, as espúrias da FESTIVAL em 90.7 estão cada vez mais fortes, agora até conseguem interferir não só os 90.6 da Mega como os 90.8 da Comercial da Lousã/Geice FM. Já era tempo de solucionarem esse problema, aproveitando que vão ter de ir mexer no emissor. E também a espúria em 102.2 da Nova Era, mas essa é menos pujante e grave, porquanto a Antena 3 tem mais redundâncias aos 100.4.
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #207 em: Janeiro 04, 2023, 07:28:55 pm »
Até para cumprir a lei das horas locais se quisessem podiam diferenciar mais programas de autor mais alternativos dentro da eletrónica em parceria por exemplo com o Plano B nos 101.3 e deixavam os 100.1 tal como estão uma vez que não se revêem tanto.
Mas isto sem o Montez a tratar a rádio como uma vaca leiteira...

Confirmo as falhas cada vez mais graves nos 101.3, estou neste momento a Casa da Música com o meu Xiaomi Redmi 9T que é horrível na captação de sinal mas mesmo assim nunca saltava a frequência passando logo para os 102...

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk
« Última modificação: Janeiro 04, 2023, 07:33:34 pm por radiokilledtheMTVstar »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #208 em: Janeiro 05, 2023, 11:38:46 am »
Ainda está tudo igual na Nova Era quanto aos 101.3?

pdnf

• Hero Member
« Responder #209 em: Janeiro 05, 2023, 11:40:23 am »
Ainda está tudo igual na Nova Era quanto aos 101.3?

Sim, em Paranhos não loga RDS no carro e parece-me que está em mono.
Rádio é: