A propagação não é uma ciência exata e depende de muitos fatores. E sim, pode privilegiar mais uma faixa de frequências em detrimento de outras.
Não digo o contrário, e longe de mim discordar de quem, para mim, é das duas pessoas aqui que mais conhecimento de técnica tem, e que é sempre um gosto ler. Agora, Pedro, o que me parece é que, em propagação, as diferenças entre emissores que saem da mesma localização, só espelham o que realmente se passa na área de abrangência, excetuando nos casos óbvios em que tens em cima um "monstro" nacional, porque até com as locais, a coisa dá para perceber.
Um exemplo deste ano: quando em abri começaram a vir as primeiras ondas de propagação de Montejunto, comecei a estranhar muito o porquê da Antena 2 estar com extremas dificuldades em chegar devidamente. Aqui no meu local, tenho pouquíssima a nula receção da Comercial de Lamego, e o efeito Vila do Conde via Linear é o mesmo efeito que a Observador causa na Antena 1, potencialmente agravado com as chegadas também fortes da M80 Coimbra. Em maio fui a Lisboa de carro, e à vinda para Norte, vim sintonizado na Antena 2. Para fugir às portagens vim pela A13, pois devo-vos referir que o rádio foi a 88.7 por uns não mais que 15km em toda a viagem, quando morreram, ainda entraram Monsanto, e daí é que transitou para a Lousã. Na busca automática todos os emissores ainda estavam em Montejunto e já a 2 não estava. Um mês depois vou de comboio. Enquanto estive à espera deste no Oriente, faço um bandscan e chega tudo em ótimas condições, exceto a Antena 2, que está com uma receção, arrisco-me a dizer, pior que a Alenquer.
Tenho outros exemplos, mas o ponto não é esse.
Acima referiu-se que a Nova Era estava a ter entradas nos municípios a sul de Gaia da Antena 3 de Coimbra. Ora, no sul de Gaia, não é difícil apanhares com entradas da Record, que, mesmo com propagação, em anos anteriores, era bem difícil de acontecer. Do meu lado, não noto diferenças na força da Nova Era, seja para sul seja para Norte. Portanto, a minha percepção é que os 101.4 estão melhores que há uns anos.
No tocante à Nova Era, endereço aqui os meus parabéns. Com todas as dificuldades que possa ter, é uma das poucas locais a resistir, só lhe podemos desejar vida longa e que consiga ultrapassar esta fase difícil.
O que acho pior é postarem um reel onde o Ricardo Lomar admite que faz não sei quantas funções em simultâneo naquela casa...
Há umas duas semanas, o Lomar não trabalhou uma sexta-feira, e, na segunda, na transição de painéis, a Sílvia Braga queixou-se que fazer não sei quantas coisas ao mesmo tempo era muito complexo, confidenciando ainda que passou áudios no ar sem os ouvir primeiro. O Lomar aproveitou para mandar a boca, que aquilo tinha de ser multitask, mas que o stress era mais do que muito. Enfim, se calhar podiam aproveitar os estágios IEFP para terem produtores.