Autor Tópico: Rádio Nova Era  (Lida 110808 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Rádio Nova Era
« Responder #525 em: Outubro 04, 2025, 03:22:25 pm »
Então andamos com a propagação muito aberta só naquela frequência. Ainda ontem não havia nada de Observador nem de RR, que são as que historicamente propagam mais para Norte e lá estava a RECORD com sinal em 101.4. Vamos lá ver, dias como quinta-feira em que existia uma dominação, são anormais e são propagação. Não é suposto ter a RDS OESTE a chegar maravilhosamente bem, ou ter o rádio a ir buscar 96.9 da Antena 1 das Janas em Gonçalo Cristóvão. Isso são dias excepcionais. Coisa distinta é teres níveis de sinal muito aceitáveis, considerando a distância, mesmo em dias normais e, principalmente em frequências que não são limpas.
Por essa ordem de ideais, também vão dizer que a Regional do Centro está igual aos anos anteriores?  ;)
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #526 em: Outubro 05, 2025, 06:36:52 pm »
A propagação não é uma ciência exata e depende de muitos fatores. E sim, pode privilegiar mais uma faixa de frequências em detrimento de outras.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #527 em: Outubro 06, 2025, 01:14:26 pm »
A propagação não é uma ciência exata e depende de muitos fatores. E sim, pode privilegiar mais uma faixa de frequências em detrimento de outras.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Ainda hoje de manhã em Portimão, o sol ainda não tinha nascido, estava o tempo bastante nublado, e era um festival de rádios marroquinas a entrar pelo espetro algarvio...
Faz parte.
E estamos em outubro.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #528 em: Outubro 09, 2025, 03:29:50 pm »
36 anos de Nova Eram comemorados em modo flashback até às 21h e com um inquérito aos ouvintea nas redes sociais (bela ideia).
Parabéns por terem resistido àquele que visto de fora deve ter sido o ano mais difícil da história da rádio, sem quaisquer eventos. Muitos mais anos de vida!

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Boxx

• Hero Member
« Responder #529 em: Outubro 09, 2025, 06:28:30 pm »
36 anos de Nova Eram comemorados em modo flashback até às 21h e com um inquérito aos ouvintea nas redes sociais (bela ideia).
Parabéns por terem resistido àquele que visto de fora deve ter sido o ano mais difícil da história da rádio, sem quaisquer eventos. Muitos mais anos de vida!

Artur Carvalho abria a emissão há 36 anos com “agora manhã “!

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #530 em: Outubro 10, 2025, 02:25:35 pm »

Agora está naquele lixo CM radio

Boxx

• Hero Member
« Responder #531 em: Outubro 10, 2025, 02:33:49 pm »

Saiu da TSF?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #532 em: Outubro 10, 2025, 06:39:37 pm »

Não estará a confundir com o Artur Jorge?
O Artur Carvalho esteve no debate das Autárquicas da TSF, e como vi em direto reparei que realmente tinha perfil para ter estado na Nova Era inicial.

Boxx

• Hero Member
« Responder #533 em: Outubro 10, 2025, 11:10:51 pm »

O Artur Carvalho esteve no debate das Autárquicas da TSF, e como vi em direto reparei que realmente tinha perfil para ter estado na Nova Era inicial.

O Artur Carvalho esteve nos primeiros anos da Nova Era, até ter rumado para a Radio Energia, quando esta, passou a emitir para o Porto, a 25 janeiro de 1993. Com a extinção da FM radical (sucessora da Energia) em 1998, integraria a TSF, onde se manteve até aos dias de hoje.

pdnf

• Hero Member
« Responder #534 em: Outubro 10, 2025, 11:56:35 pm »
Não digo o contrário, e longe de mim discordar de quem, para mim, é das duas pessoas aqui que mais conhecimento de técnica tem, e que é sempre um gosto ler. Agora, Pedro, o que me parece é que, em propagação, as diferenças entre emissores que saem da mesma localização, só espelham o que realmente se passa na área de abrangência, excetuando nos casos óbvios em que tens em cima um "monstro" nacional, porque até com as locais, a coisa dá para perceber.

Um exemplo deste ano: quando em abri começaram a vir as primeiras ondas de propagação de Montejunto, comecei a estranhar muito o porquê da Antena 2 estar com extremas dificuldades em chegar devidamente. Aqui no meu local, tenho pouquíssima a nula receção da Comercial de Lamego, e o efeito Vila do Conde via Linear é o mesmo efeito que a Observador causa na Antena 1, potencialmente agravado com as chegadas também fortes da M80 Coimbra. Em maio fui a Lisboa de carro, e à vinda para Norte, vim sintonizado na Antena 2. Para fugir às portagens vim pela A13, pois devo-vos referir que o rádio foi a 88.7 por uns não mais que 15km em toda a viagem, quando morreram, ainda entraram Monsanto, e daí é que transitou para a Lousã. Na busca automática todos os emissores ainda estavam em Montejunto e já a 2 não estava. Um mês depois vou de comboio. Enquanto estive à espera deste no Oriente, faço um bandscan e chega tudo em ótimas condições, exceto a Antena 2, que está com uma receção, arrisco-me a dizer, pior que a Alenquer.
Tenho outros exemplos, mas o ponto não é esse.

Acima referiu-se que a Nova Era estava a ter entradas nos municípios a sul de Gaia da Antena 3 de Coimbra. Ora, no sul de Gaia, não é difícil apanhares com entradas da Record, que, mesmo com propagação, em anos anteriores, era bem difícil de acontecer. Do meu lado, não noto diferenças na força da Nova Era, seja para sul seja para Norte. Portanto, a minha percepção é que os 101.4 estão melhores que há uns anos.

No tocante à Nova Era, endereço aqui os meus parabéns. Com todas as dificuldades que possa ter, é uma das poucas locais a resistir, só lhe podemos desejar vida longa e que consiga ultrapassar esta fase difícil.

O que acho pior é postarem um reel onde o Ricardo Lomar admite que faz não sei quantas funções em simultâneo naquela casa...
Há umas duas semanas, o Lomar não trabalhou uma sexta-feira, e, na segunda, na transição de painéis, a Sílvia Braga queixou-se que fazer não sei quantas coisas ao mesmo tempo era muito complexo, confidenciando ainda que passou áudios no ar sem os ouvir primeiro. O Lomar aproveitou para mandar a boca, que aquilo tinha de ser multitask, mas que o stress era mais do que muito. Enfim, se calhar podiam aproveitar os estágios IEFP para terem produtores.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #535 em: Outubro 11, 2025, 05:20:41 pm »

O que acho pior é postarem um reel onde o Ricardo Lomar admite que faz não sei quantas funções em simultâneo naquela casa...

Há umas duas semanas, o Lomar não trabalhou uma sexta-feira, e, na segunda, na transição de painéis, a Sílvia Braga queixou-se que fazer não sei quantas coisas ao mesmo tempo era muito complexo, confidenciando ainda que passou áudios no ar sem os ouvir primeiro. O Lomar aproveitou para mandar a boca, que aquilo tinha de ser multitask, mas que o stress era mais do que muito. Enfim, se calhar podiam aproveitar os estágios IEFP para terem produtores.

Lembro-me que costumavam ter pelo menos um ou dois estagiários por ano. Portanto, o problema deve vir de cima...
E para a Silvia ser assim tão expressiva, aposto que se quer livre do Montez como o Diabo da Cruz.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #536 em: Hoje às 09:31:40 am »

Obviamente que confundi.
Mas o Artur Carvalho começou na Nova Era.
Ainda tenho alguns singles rubricados por ele num dos passatempos em que ganhei um ou dois singles na decada de 80 na Nova Era.