Autor Tópico: Rádio Universidade de Coimbra - 107,9 MHz  (Lida 19190 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Rádio Universidade de Coimbra - 107,9 MHz
« Responder #15 em: Novembro 21, 2019, 06:15:46 pm »
Fazia-me enquanto estudante de lá e continua fazer-me confusão o facto de não existir uma Rádio Universitária de Lisboa. Podia não estar no FM, mas era imperativo existir.
Existe a Rádio Zero e penso que a ESCS também tem uma rádio online...
No Porto o panorama é muito mais pobre, apenas existe a Engenharia Rádio na FEUP enquanto o curso de Comunicação Social da FLUP apenas faz podcasts, imagine-se. Há uns tempos a Engenharia Rádio esteve durante um fim de semana no ar em FM para acompanhar um congresso ligado à Rádio, mais propriamente nos 91.5 que estão abandonados há anos. Não incomodavam ninguém se as autoridades permitissem que pudessem ficar por lá...
« Última modificação: Novembro 21, 2019, 06:17:55 pm por radiokilledtheMTVstar »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #16 em: Novembro 21, 2019, 09:39:19 pm »
Fazia-me enquanto estudante de lá e continua fazer-me confusão o facto de não existir uma Rádio Universitária de Lisboa. Podia não estar no FM, mas era imperativo existir.

Existe a Rádio Zero e penso que a ESCS também tem uma rádio online...
No Porto o panorama é muito mais pobre, apenas existe a Engenharia Rádio na FEUP enquanto o curso de Comunicação Social da FLUP apenas faz podcasts, imagine-se. Há uns tempos a Engenharia Rádio esteve durante um fim de semana no ar em FM para acompanhar um congresso ligado à Rádio, mais propriamente nos 91.5 que estão abandonados há anos. Não incomodavam ninguém se as autoridades permitissem que pudessem ficar por lá...

Não creio que o cenário no Porto seja muito mais pobre.
Está longe de ser o ideal, mas sempre tens dois meios: a Engenharia Rádio (que faz um trabalho notável) e os podcasts (muito escassos é verdade) da FLUP.

Mas em Lisboa tens 4 instituições universitárias públicas em que, apenas a ESCS tem uma pífia rádio online.
Chegas ao ponto ridículo de teres cursos de comunicação na UL, na Nova e do IPL, engenharias no Técnico e apenas teres a Rádio Zero ligada precisamente ao IST.

A RUM faz muito mais com bem menos.
A RUC também se vai aguentando.

O Porto, como dizes, deveria de ressuscitar esses malfadados 91.5 MHz para uma nova RUP ou algo do género e Lisboa tem um naipe de cassetes FM que pouco ou nada contribuem para a cena local e sim, converter uma delas para o renascer de uma rádio universitária lá.

Mas, aliado aos interesses por detrás da atribuição de frequências («Aleluia irmão!»), parece-me que também existe alguma inércia por parte da malta universitária.

PS: A Rádio Zero está a recrutar programas de autor para a sua grelha. Quem quiser estar interessado, é só visitar o sítio da Internet.
« Última modificação: Novembro 21, 2019, 09:45:01 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Boxx

• Hero Member
« Responder #17 em: Novembro 22, 2019, 10:54:20 am »
Tenho ouvido um interessante projeto online - radio transforma liderado por José Carlos Tinoco que esteve ligado à xfm e ao bar labirinto. Tem por slogan “a radio inquieta. Tem estudios no Porto, na rua julio dinis, bem perto da radio nova...

pdf

• Visitante
« Responder #18 em: Novembro 22, 2019, 11:12:49 am »
Em FM não existe em Lisboa e no Porto. Além de Coimbra, existem rádios universitárias em Braga, Vila Real e Faro.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Que é uma pena. No Porto já existiu a RUP, que emitia a partir da Faculdade de Ciências e depois passou para a Miguel Bombarda. Por lá passaram nomes como Helder Bastos e Isabel Reis, que foram meus professores. O primeiro passou pela Press e agora está a dar aulas. A segunda passou por lá, pela Nova e julgo estar agora a dividir o seu tempo entre a RR e a docência. Não sei se o José Alberto de Carvalho também passou por lá, mas penso que sim.

Em Lisboa, a rádio sempre esteve muito ligada ao Instituto Superior Técnico. Como herdeiras da Rádio Universidade Tejo surgiram a RIIST (Rádio Interna do IST) e agora a Rádio Zero, desde 2006. De certa forma, é a herdeira da RUT.

António Costa

• Full Member
« Responder #19 em: Novembro 22, 2019, 11:07:59 pm »
Em FM não existe em Lisboa e no Porto. Além de Coimbra, existem rádios universitárias em Braga, Vila Real e Faro.

Que é uma pena. No Porto já existiu a RUP, que emitia a partir da Faculdade de Ciências e depois passou para a Miguel Bombarda. Por lá passaram nomes como Helder Bastos e Isabel Reis, que foram meus professores. O primeiro passou pela Press e agora está a dar aulas. A segunda passou por lá, pela Nova e julgo estar agora a dividir o seu tempo entre a RR e a docência. Não sei se o José Alberto de Carvalho também passou por lá, mas penso que sim.

Em Lisboa, a rádio sempre esteve muito ligada ao Instituto Superior Técnico. Como herdeiras da Rádio Universidade Tejo surgiram a RIIST (Rádio Interna do IST) e agora a Rádio Zero, desde 2006. De certa forma, é a herdeira da RUT.
O grande nome que nasceu para a Rádio na extinta Universitária do Porto foi o Aurélio Gomes, actualmente na SIC Notícias e Canal Q. O José Alberto Carvalho não tenho memória que tenha passado pela RUP mas esteve no nascimento da Rádio Nova.

António Costa

• Full Member
« Responder #20 em: Novembro 22, 2019, 11:09:12 pm »
Tenho ouvido um interessante projeto online - radio transforma liderado por José Carlos Tinoco que esteve ligado à xfm e ao bar labirinto. Tem por slogan “a radio inquieta. Tem estudios no Porto, na rua julio dinis, bem perto da radio nova...
Já a aqui referi. Alguns nomes que estão na Transforma passaram pela Rádio Delírio .

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #21 em: Novembro 23, 2019, 01:24:04 am »

O grande nome que nasceu para a Rádio na extinta Universitária do Porto foi o Aurélio Gomes, actualmente na SIC Notícias e Canal Q. O José Alberto Carvalho não tenho memória que tenha passado pela RUP mas esteve no nascimento da Rádio Nova.
Certo!

O José Alberto Carvalho é de Viseu, acho que começou numa rádio pirata dessa cidade antes de ir para a Rádio Nova.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #22 em: Novembro 23, 2019, 02:21:27 pm »
Penso que o consenso é geral.
Todos nós, sem excepção, pensamos que seria imperativo uma rádio universitária nas principais cidades com vida académica.
Para além de serem excelentes escolas de comunicação, oferecem ao ouvinte uma miríade de conteúdos que, muito dificilmente, encontraríamos noutras estações, inclusive nas da RTP.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #23 em: Novembro 24, 2019, 10:20:06 am »
Penso que o consenso é geral.
Todos nós, sem excepção, pensamos que seria imperativo uma rádio universitária nas principais cidades com vida académica.
Para além de serem excelentes escolas de comunicação, oferecem ao ouvinte uma miríade de conteúdos que, muito dificilmente, encontraríamos noutras estações, inclusive nas da RTP.
Para mim o mais justo seria ter rádios universitárias em todas as cidades com universidades que oferecem o curso de Ciências da Comunicação. Para que isso acontecesse faltam para além de Lisboa e Porto a Covilhã e depois os arquipélagos da Madeira e Açores.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #24 em: Julho 25, 2022, 03:59:29 pm »
Projecto/programa interessante na RUC desde o passado sábado (quinzenalmente).

Um belíssimo exemplo de rádio comunitária.

https://www.facebook.com/projetotrampolim/?__cft__[0]=AZU3XmKx95rn-ITEGONW-UKk_VHXBRXTdsFqSOAXvK6TlD8hHxZhFYBcKueHEJlRWyXZAGKdvivOMfk-1Fo5Si8Dj_jcfTH07ZM4tS2m4zXAcEYbB5tJ8Fj4K3xEQs1Xvk_ouxTqTKhtn7A9uFQDihg8pavt0srsi6Z7raUGGsjD-HdwA-6RjC1jcYY75yQAmZ8&__tn__=-UC%2CP-R

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #25 em: Julho 26, 2022, 09:06:32 pm »
Grande iniciativa.
E com Coimbra habitualmente "deserta" no Verão continuam a apostar numa grelha para a Estação e com muitos programas diferenciados da grelha do resto do ano, alguns deles julgo eu em direto. Um exemplo para muitas rádios com muito mais recursos.

pdnf

• Hero Member
« Responder #26 em: Fevereiro 11, 2023, 01:44:44 am »
Os estúdios da RUC foram ontem (10.02) utilizados para a realização da emissão da Antena Aberta da Antena 1, que esteve esta semana por Coimbra.
No início do programa falou-se um pouco sobre esta rádio, pela voz dos seus responsáveis.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #28 em: Março 14, 2023, 11:55:18 am »
Será este o emissor da RUC?

https://www.google.com/maps/@40.2083465,-8.3229212,3a,60y,315.37h,104.04t/data=!3m7!1e1!3m5!1sXkHOLDH2X6kzHxKOFqN0bg!2e0!6shttps:%2F%2Fstreetviewpixels-pa.googleapis.com%2Fv1%2Fthumbnail%3Fpanoid%3DXkHOLDH2X6kzHxKOFqN0bg%26cb_client%3Dmaps_sv.tactile.gps%26w%3D203%26h%3D100%26yaw%3D64.772804%26pitch%3D0%26thumbfov%3D100!7i13312!8i6656?hl=pt-PT

A localização no FMScan está errada, e na Base de Dados não consta. M80 e Mega serão na Cruz de Morouços e a ANtena 1 no Centro de Produção.

Esse é o da Mundial FM (100,5 MHz), e nessa imagem (de 2014) creio ainda estar com a antiga infraestrutura da Rádio Santo André de Vila Nova de Poiares.

A antena da RUC está nas instalações do Observatório Geofísico e Astronómico da UC, em Santa Clara.

modernices

• Hero Member
« Responder #29 em: Março 14, 2023, 11:56:46 am »
Não é.
O da RUC é no Observatório