Fazia-me enquanto estudante de lá e continua fazer-me confusão o facto de não existir uma Rádio Universitária de Lisboa. Podia não estar no FM, mas era imperativo existir.
Existe a Rádio Zero e penso que a ESCS também tem uma rádio online...
No Porto o panorama é muito mais pobre, apenas existe a Engenharia Rádio na FEUP enquanto o curso de Comunicação Social da FLUP apenas faz podcasts, imagine-se. Há uns tempos a Engenharia Rádio esteve durante um fim de semana no ar em FM para acompanhar um congresso ligado à Rádio, mais propriamente nos 91.5 que estão abandonados há anos. Não incomodavam ninguém se as autoridades permitissem que pudessem ficar por lá...
Não creio que o cenário no Porto seja muito mais pobre.
Está longe de ser o ideal, mas sempre tens dois meios: a Engenharia Rádio (que faz um trabalho notável) e os podcasts (muito escassos é verdade) da FLUP.
Mas em Lisboa tens 4 instituições universitárias públicas em que, apenas a ESCS tem uma pÃfia rádio online.
Chegas ao ponto ridÃculo de teres cursos de comunicação na UL, na Nova e do IPL, engenharias no Técnico e apenas teres a Rádio Zero ligada precisamente ao IST.
A RUM faz muito mais com bem menos.
A RUC também se vai aguentando.
O Porto, como dizes, deveria de ressuscitar esses malfadados 91.5 MHz para uma nova RUP ou algo do género e Lisboa tem um naipe de cassetes FM que pouco ou nada contribuem para a cena local e sim, converter uma delas para o renascer de uma rádio universitária lá.
Mas, aliado aos interesses por detrás da atribuição de frequências («Aleluia irmão!»), parece-me que também existe alguma inércia por parte da malta universitária.
PS: A Rádio Zero está a recrutar programas de autor para a sua grelha. Quem quiser estar interessado, é só visitar o sÃtio da Internet.