Autor Tópico: Rádio em Espanha  (Lida 176861 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio em Espanha
« Responder #225 em: Junho 07, 2023, 06:16:20 pm »
Se vai para a informação, é porque é insuficiente.

Se sai da informação é porque é para abater.

Tudo e o seu contrário serve para dizer mal, para inventar intriguismo, coisas onde não existem.

Ouvi a emissão mais de 1h hoje. Está ótima, a RR. Como não estava há muito tempo. Descristalizou. E se calhar é por isso que temos tanto fel do Atento. Sabe que se a RR crescer isso terá que ser à custa de alguma rádio. E nos anos 90… RR com 10%, Antena 1 a chegar a bater nos 1.x%. É um perigo!

É mesmo preciso dizer mais alguma coisa?

Atento

• Hero Member
« Responder #226 em: Junho 07, 2023, 07:48:24 pm »
Se vai para a informação, é porque é insuficiente.

Se sai da informação é porque é para abater.

Tudo e o seu contrário serve para dizer mal, para inventar intriguismo, coisas onde não existem.

Ouvi a emissão mais de 1h hoje. Está ótima, a RR. Como não estava há muito tempo. Descristalizou. E se calhar é por isso que temos tanto fel do Atento. Sabe que se a RR crescer isso terá que ser à custa de alguma rádio. E nos anos 90… RR com 10%, Antena 1 a chegar a bater nos 1.x%. É um perigo!

É mesmo preciso dizer mais alguma coisa?

Pode precisar os números?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #227 em: Junho 07, 2023, 09:15:43 pm »

Ainda bem que o dinheiro vai para a Catarina Furtado. Um bom programa, com uma excelente apresentadora que tem a nobre missão de evitar que mais gente caia na trampa que a tvi apresenta a essa hora...

Disse em algum lado que é má apresentadora? Não é isso que está em questão, mas a disparidade entre a TV e a Rádio, e o pouco uso na grelha que é dado a quem ganha tão bons salários. Más opções editoriais.

Quanto à 3, podia ter dito a 1 ou a 2. Parece-me (penso eu!) que se existisse mais orçamento poderíamos ter melhores produtos...
Continuo a achar que é redutor chamar "papagaios" a qualquer um dos nomes a que assim se designou. Diga-me uma coisa, sinceramente, porque não sei: quem era o Sala ou a Cardoso antes da RR?
Sim, o problema não está propriamente nos apresentadores de topo mas sim em que qualquer segunda linha que apareça num Somos Portugal da vida vê aquilo como um trampolim da rádio...

E já referi algas vezes, que o melhor meio até paes não sofrer de exposição a mais, para a Judite de Sousa seria a rádio mas será impossível até para uma Observador.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk

pdnf

• Hero Member
« Responder #228 em: Junho 07, 2023, 11:59:10 pm »
Sim, o problema não está propriamente nos apresentadores de topo mas sim em que qualquer segunda linha que apareça num Somos Portugal da vida vê aquilo como um trampolim da rádio...

E já referi algas vezes, que o melhor meio até paes não sofrer de exposição a mais, para a Judite de Sousa seria a rádio mas será impossível até para uma Observador.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk

Depende muito dos casos. Eu falo porque não sou da área, portanto, posso dizer desta água não beberei à vontade, porque não beberei mesmo. Mas supondo que fosse, não trocava ir para a TV fazer o Somos Portugal ou o Domingão, muito menos um reallity, por fazer rádio num dos grandes grupos. Aliás, acho que com o estado da TV portuguesa, haveria muito pouco que me fizesse dar o salto de um meio tão nobre para o mediatismo (e até alguma vulgaridade) da TV em Portugal. Na informação, já não digo exatamente a mesma coisa...

Posto isto, há quem funcione muito melhor em televisão. Assim de repente, há um caso para mim muito notório, o da Catarina Maia. Embora eu raramente consuma TV portuguesa para além da informação, do que vou picando por vezes no The Voice, acho que tem estado irrepreensível. No GNO não é que esteja mal, mas não se destaca tanto, nesse particular, a Francisca parece-me estar muito melhor e num nível superior. Dei o exemplo da Catarina, porque até nem me parece que seja aquela postura de se estar a marimbar para a rádio, aliás, parece-me até uma mulher bastante humilde para a carreira que tem, simplesmente me parece muito mais talhada para a TV.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #229 em: Junho 08, 2023, 06:36:11 pm »
Ainda sobre o salário em Espanha...

Jornalistas Desportivos...

https://www.tucursogratis.net/cuanto-gana-un-periodista-en-espana/

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #230 em: Junho 09, 2023, 12:45:45 pm »
Ainda sobre o salário em Espanha...

Jornalistas Desportivos...

https://www.tucursogratis.net/cuanto-gana-un-periodista-en-espana/
150 a 300 euros por jogo, na imprensa regional...
Que sonho!
Nem as nacionais pagam esses valores ao jogo

ruicleto

• Hero Member
« Responder #231 em: Junho 12, 2023, 10:58:19 am »
Vale a pena ler o artigo sobre a conferência organizada pela RTVE (homónima da RTP em Espanha) sobre os desafios da rádio - a RTVE está disposta a dinamizar a implementação da rádio digital DAB+:

https://www.gorkazumeta.com/2023/06/angel-garcia-castillejo-rtve-no-podemos.html

pdnf

• Hero Member
« Responder #233 em: Junho 28, 2023, 05:34:45 pm »
A COPE está-se a por a jeitos de ser ultrapassada pela Los 40.
Um destes dias começa a passar música para ver se cresce não vem por aí abaixo. É uma queda e tantos, se fosse por cá já haviam pedidos de cabeças a rolar e o Vaticano a falar com o Patriarca.
Mais a sério, quando pico Espanha, parece-me que a SER e a RNE1 têm um produto mais leve, a COPE, pode ser azar, parece-me que se centra mais na política, até local, a propósito das autárquicas de lá, apanhei muita análise em Antena a câmaras municipais de pequena dimensão, por exemplo. Uma coisa que não gosto na COPE é a forma tosca como fazem os cortes para publicidade, se a RR é a martelo, na COPE os desdobramentos são do pior que existe.

A diferença nas musicais é abismal entre a Los 40 e a Cadena 100, se aqui ainda mal ou bem temos um duopólio, por lá há um líder incontestado. Ainda assim, desconfio que mesmo com esta diferença, de métricas e de qualidade, que entre as irmãs RFM e CAD 100, a primeira deve faturar muito menos.

A Mega com emissores em Madrid, Sevilha e Huelva aparece na tabela, a Los 40 Urban com uma rede maior não, o que é curioso. Se não a tivessem amputado, renderia ainda mais, fica a lição para a nossa Mega. A Antena 2 ainda consegue aparecer no Bareme, a Rádio Clássica nem isso, e até acho bastante superior à nossa. A Los 40 Classic não descola, e se calhar explica em parte o porquê de já me ter sido dito (e ouvido por mim prórpio) que tantos galegos ouvem a nossa RR.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #234 em: Junho 28, 2023, 06:20:34 pm »
A COPE está-se a por a jeitos de ser ultrapassada pela Los 40.
Um destes dias começa a passar música para ver se cresce não vem por aí abaixo. É uma queda e tantos, se fosse por cá já haviam pedidos de cabeças a rolar e o Vaticano a falar com o Patriarca.
Mais a sério, quando pico Espanha, parece-me que a SER e a RNE1 têm um produto mais leve, a COPE, pode ser azar, parece-me que se centra mais na política, até local, a propósito das autárquicas de lá, apanhei muita análise em Antena a câmaras municipais de pequena dimensão, por exemplo. Uma coisa que não gosto na COPE é a forma tosca como fazem os cortes para publicidade, se a RR é a martelo, na COPE os desdobramentos são do pior que existe.

A diferença nas musicais é abismal entre a Los 40 e a Cadena 100, se aqui ainda mal ou bem temos um duopólio, por lá há um líder incontestado. Ainda assim, desconfio que mesmo com esta diferença, de métricas e de qualidade, que entre as irmãs RFM e CAD 100, a primeira deve faturar muito menos.

A Mega com emissores em Madrid, Sevilha e Huelva aparece na tabela, a Los 40 Urban com uma rede maior não, o que é curioso. Se não a tivessem amputado, renderia ainda mais, fica a lição para a nossa Mega. A Antena 2 ainda consegue aparecer no Bareme, a Rádio Clássica nem isso, e até acho bastante superior à nossa. A Los 40 Classic não descola, e se calhar explica em parte o porquê de já me ter sido dito (e ouvido por mim prórpio) que tantos galegos ouvem a nossa RR.

A COPE não vai passar música.

A SER tem mais emissoras...

A COPE tem de continuar a afinar a máquina. Em princípio,  vão contratar mais colaboradores que possam trazer ouvintes.

Na minha opinião,  a nossa Antena 2 é superior à  Rádio Clássica...

O problema em Espanha é que não há estabilidade.

Com a mais do que certa vitória do PP em Espanha, 95% dos apresentadores da RNE 1 saem de cena...

O mesmo acontece com os jornalistas de tv que apresentam o Telejornal.

A RTVE é uma casa a arder constantemente.  Há sempre casos todas as semanas ou meses...

Atento

• Hero Member
« Responder #235 em: Junho 28, 2023, 06:44:22 pm »
Parece que a audiência da CADENA CIEN está concentrada entre as 06:00-11:00 e as 17:00-21:00...

https://www.cadena100.es/buenas-noticias/noticias/segun-segunda-ola-del-egm-cadena-100-crece-alcanza-cada-dia-1778000-oyentes-20230628_2782289

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #237 em: Junho 29, 2023, 01:08:59 am »
A Los 40 Classic é ordens de magnitude pior que M80 ou RR portuguesas. A culpa é de um misto entre falta de noção a alinhar músicas internacionais com o que fazem de alinhamento de música espanhola. Preferi na época que fui a Vigo ficar a escutar uma RR que ia e vinha com sinal fraco, que ir para a Los40 Classic com sinal forte.

Em compensação, a Los40 tem uma pujança sonora absolutamente absurda de tão impressionante, eu nem sei como é que aquilo não distorce tal não é a potência do som. Equalização praticamente igual à RFM mas mais graves, mais punch nos graves e mais 20-40% de volume, mesmo muito muito agressiva.

pdnf

• Hero Member
« Responder #238 em: Junho 29, 2023, 01:32:28 pm »
A Los 40 Classic é ordens de magnitude pior que M80 ou RR portuguesas. A culpa é de um misto entre falta de noção a alinhar músicas internacionais com o que fazem de alinhamento de música espanhola. Preferi na época que fui a Vigo ficar a escutar uma RR que ia e vinha com sinal fraco, que ir para a Los40 Classic com sinal forte.

Em compensação, a Los40 tem uma pujança sonora absolutamente absurda de tão impressionante, eu nem sei como é que aquilo não distorce tal não é a potência do som. Equalização praticamente igual à RFM mas mais graves, mais punch nos graves e mais 20-40% de volume, mesmo muito muito agressiva.

A RR num bom rádio escuta-se bem a frequência do Muro em Vigo, a de Valença depende muito das zonas.

Quanto à Los 40, sim, o som dos 99.4 é ótimo, e estamos a falar de um emissor de 6kw, similar por exemplo, aos 90.0 da M80 Porto. Mesmo em termos de alcance, a partir da Trofa com maior ou menores falhas é consistente, aqui na zona do Hospital de São João ouve-se sempre, não fosse a Paivense e ainda rendia mais.
Os 89.1 de Pontevedra já não acho que tenham um rendimento tão bom, 90.6 de Santiago, parece-me estranho haver zonas de Vigo onde se escute melhor a Mega que a Los 40.
Em termos de programação, parece-me mais fraca do que a RFM ou Comercial, sinceramente. O Anda Ya não está mal pensado como programa, mas o estilo da Cristina Boscá e do Gallo não me convencem de todo, apesar de ser fórmula de sucesso. A dupla da Cadena 100 parece-me menos forçada. Vou esquecer aqui a questão da nacionalidade e da língua, estou mesmo a comparar produtos, mas se vivesse em zona com oferta partilhada entre as 4 grandes musicais (RFM, Cadena 100, Los 40, Comercial), as irmãs portuguesas são mais divertidas. Agora, tive esta conversa há pouco tempo com uma pessoa, porque é que eles conseguem captar artistas internacionais para ir a umas manhãs e nós não...  ::) ::) A Los 40 tem ainda algo para o qual as nossas poderiam pensar em virar-se: o mercado de língua espanhola. Pelo que sei no Brasil é praticamente mato meter um emissor, e é um mercado gigante.
No que respeita à seleção musical, descontadas as óbvias diferenças na parcela de música espanhola versus portuguesa, onde sendo países que partilham praticamente a mesma matriz identitária têm clivagens tão grandes em termos musicais (não há muito pop espanhol, estilos mais calmos nem pensar), penso que a playlist deles, particularmente na Los 40, é melhor, sinceramente.
Rádio é:

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #239 em: Junho 29, 2023, 03:47:06 pm »
A potência dos 99,4 MHz é semelhante à da M80 com uma pequena diferença: a cota de terreno é 3x superior, já para não falar nos robustos elementos radiantes que estão em Domaio...