Autor Tópico: TSF  (Lida 781401 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #3525 em: Outubro 13, 2025, 09:05:04 pm »
E enfim, aqui chegados, estamos a 13 de outubro. Alguma novidade na única informativa que já não tem informação de madrugada ou as renovações de grelha ficaram em 2023?

Anunciaram isto, mas mal conta.
https://www.tsf.pt/273278109/tudo-o-que-se-passa-de-novo-na-tsf-grelha-renovada-estreia-esta-segunda-feira-conheca-as-principais-novidades/

De facto, são coisas de pouca monta na maior parte... Dos raros casos que acho mais interessante é o investimento em noticiários mais alargados no corpo do dia e opinião um pouco diferente do habitual, em particular tendo o diretor de informação da CNN, o João Fernando Ramos, a comentar, o que vai ser sempre um momento interessante.

De resto... parece praticamente paralisada na movimentação face ao Observador. E sem plástica nova, novas vozes, outro dinamismo, parece que vai ter um destino quase certo a médio prazo: a erosão de audiência.

Não sei se o diretor de programas que faz a TSF escuta a TSF que faz, mas se calhar devia. É que esta TSF... estão a desvalorizar a marca. A TSF com força nunca foi isto, nunca.

Atento

• Hero Member
« Responder #3526 em: Outubro 13, 2025, 09:29:41 pm »
E enfim, aqui chegados, estamos a 13 de outubro. Alguma novidade na única informativa que já não tem informação de madrugada ou as renovações de grelha ficaram em 2023?

https://www.tsf.pt/273278109/tudo-o-que-se-passa-de-novo-na-tsf-grelha-renovada-estreia-esta-segunda-feira-conheca-as-principais-novidades/

De facto, são coisas de pouca monta na maior parte... Dos raros casos que acho mais interessante é o investimento em noticiários mais alargados no corpo do dia e opinião um pouco diferente do habitual, em particular tendo o diretor de informação da CNN, o João Fernando Ramos, a comentar, o que vai ser sempre um momento interessante.

De resto... parece praticamente paralisada na movimentação face ao Observador. E sem plástica nova, novas vozes, outro dinamismo, parece que vai ter um destino quase certo a médio prazo: a erosão de audiência.

Não sei se o diretor de programas que faz a TSF escuta a TSF que faz, mas se calhar devia. É que esta TSF... estão a desvalorizar a marca. A TSF com força nunca foi isto, nunca.

Uma mão cheia de nada!

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3527 em: Outubro 13, 2025, 09:34:53 pm »

E sem Visual Radio então... a visibilidade da TSF é quase nula. Muito do sucesso da Observador passa pela VR e também pelos podcasts.

Só com um novo investidor que faça um reset total à estação é que a TSF se pode levantar. Se nada mudar é decadência na certa, para não dizer pior.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #3528 em: Outubro 13, 2025, 11:41:36 pm »
Já no tópico da Antena 1, falei do Prémio Gazeta Revelação, conquistado pela algarvia Tatiana Felício.
Não foi o único prémio do jornalismo radiofónico algarvio.
A correspondente da TSF no Algarve, Maria Augusta Casaca, venceu o prémio Gazeta de jornalismo, na categoria rádio, com a reportagem "Abril passou por aqui".
Parabenizar também a Maria Augusta Casaca.
Um dia histórico para o jornalismo radiofónico algarvio, que mesmo longe dos grandes centros, continua a dar cartas.
Link da reportagem vencedora:
https://www.tsf.pt/5036890249/abril-passou-por-aqui-quando-os-militares-ouviram-o-povo/?fbclid=Iwb21leANaX1BjbGNrA1pfR2V4dG4DYWVtAjExAAEejZNFM5Zpv7783lZpeo4wxSUBUdaniFGZBGOQk-JUVktOXU5k6Opae7UFIzE_aem_-KZvxwTo2tuNST8IkNBLGA

pdnf

• Hero Member
« Responder #3529 em: Outubro 22, 2025, 01:54:03 am »
Em sentido oposto, nota muito positiva para o trabalho da TSF, mormente para o Rui Tukayana que ao fim de 1h30 tem montado um documentário biográfico de 30 minutos sobre Balsemão. Infelizmente, não me recordo de quem é a responsabilidade da sonoplastia, mas estão ambos de parabéns. Admitindo que já fosse um work in progress, dado que era previsível esta notícia, jogar por antecipação faz parte de quem quer ser relevante. Esta noite, a TSF esteve de parabéns, pois, paradoxalmente, por estar no espectro oposto, acho mesmo que foi, entre rádios e TV's, quem melhor esteve a cobrir e a homenagear FPB. Aliás, das rádios, foi a última a desligar, apenas às 0:45h.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #3530 em: Outubro 22, 2025, 09:42:36 am »
Em sentido oposto, nota muito positiva para o trabalho da TSF, mormente para o Rui Tukayana que ao fim de 1h30 tem montado um documentário biográfico de 30 minutos sobre Balsemão. Infelizmente, não me recordo de quem é a responsabilidade da sonoplastia, mas estão ambos de parabéns. Admitindo que já fosse um work in progress, dado que era previsível esta notícia, jogar por antecipação faz parte de quem quer ser relevante. Esta noite, a TSF esteve de parabéns, pois, paradoxalmente, por estar no espectro oposto, acho mesmo que foi, entre rádios e TV's, quem melhor esteve a cobrir e a homenagear FPB. Aliás, das rádios, foi a última a desligar, apenas às 0:45h.

Ainda há quem não acredite na TSF como uma grande rádio... eu acredito!

tuscano332

• Hero Member
« Responder #3531 em: Outubro 22, 2025, 10:40:46 am »

A TSF tem de alterar a programação, não são estas pequenas mudanças que fizeram que vão ajuda-la que não vão. Manter do actual a Playlist de, o Concerto de Bolso, o Fórum e o programa semanal de debate sobre futebol, os comentadores não são maus, o resto tem de começar tudo do 0.

Atento

• Hero Member
« Responder #3532 em: Outubro 22, 2025, 10:57:17 am »

A TSF tem de alterar a programação, não são estas pequenas mudanças que fizeram que vão ajuda-la que não vão. Manter do actual a Playlist de, o Concerto de Bolso, o Fórum e o programa semanal de debate sobre futebol, os comentadores não são maus, o resto tem de começar tudo do 0.

Estas pequenas mudanças apenas induzem a ideia que a TSF ainda pedala...

Mas a bicicleta tem os pneus furados e a corrente partiu...

modernices

• Hero Member
« Responder #3533 em: Outubro 22, 2025, 06:32:55 pm »
Não tem expressão.
A questão aqui não é se vai morrer, é quando vai morrer.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3534 em: Outubro 22, 2025, 07:38:05 pm »
Depois de ouvir o belo trabalho do Rui Tuyakana que repetiu às 17h30 e ter reparados que foram os únicos a abrirem o jornal das 18h com reações à morte de Balsemão, talvez sintam lá dentro que ontem também morreu o sonho da TSF ser comprada por um grupo nacional com pulso... isto uma vez que os italianos da Mediaset não são conhecidos por terem rádios de informação.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3535 em: Outubro 22, 2025, 08:22:25 pm »
Espeto que dure por muitos e bons anos
Faz falta ao panorama  radiofónico português.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3536 em: Outubro 22, 2025, 11:20:10 pm »
Depois de ouvir o belo trabalho do Rui Tuyakana que repetiu às 17h30 e ter reparados que foram os únicos a abrirem o jornal das 18h com reações à morte de Balsemão, talvez sintam lá dentro que ontem também morreu o sonho da TSF ser comprada por um grupo nacional com pulso... isto uma vez que os italianos da Mediaset não são conhecidos por terem rádios de informação.
Faz algum sentido. Contudo, o problema de base, para mim está no pecado original: os alvarás, principalmente os nacionais e os regionais, têm de estar definidos a que tipo de serviço de programas estão adstritos. Não podemos ter uns italianos a compraram uma rádio de informação para a transformar numa musical ou numa generalista estilo CMR.

Além disso, estou com o R4, a TSF na sua melhor forma, é essencial, e deveria, porque há capacidade para isso, assumir uma rede nacional, completando os emissores em falta no sul.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3537 em: Outubro 23, 2025, 12:18:17 am »
Não tem expressão.
Certo.

Só vejo uma solução que é o Eng. Mário Ferreira comprar a estação para a sua Media Capital. Fora disso não há hipótese de sobrevivência.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3538 em: Outubro 23, 2025, 12:28:36 am »
Não tem expressão.
Certo.

Só vejo uma solução que é o Eng. Mário Ferreira comprar a estação para a sua Media Capital. Fora disso não há hipótese de sobrevivência.

Numa RTP com outro músculo, poderia fazer sentido alargar o portefólio, com uma Antena 1 que, percebemos, dificilmente sairá deste modelo, e com uma rádio informativa 100% de palavra, mais política, na rede da TSF. Se é possível? Claro que não. Agora, qual será o interesse da MCR voltar a ter rádios, quando vendeu há não muito tempo, três vacas leiteiras, e dois produtos lowcost^2?
Rádio é:

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #3539 em: Outubro 26, 2025, 08:57:37 pm »
Mário Fernando incansável a dirigir a emissão de acompanhamento das eleições do SLB desde ontem à tarde, até hoje à noite praticamente.

Além de segurar as pontas, muitas vezes, noutras emissões da TSF, ter programas de autor; em tempos também substituía o Manuel Acácio no Fórum TSF com igual competência...

Ele é mesmo daqueles elementos que vestem a camisola, se ele saísse da TSF sinceramente acho que a secção de desporto fechava portas; e a informação no geral também ficaria desfalcadíssima.