Autor Tópico: TSF  (Lida 781400 vezes)

modernices

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #3510 em: Outubro 06, 2025, 04:57:58 pm »
A que horas passam os tempos de antena das antenas locais da TSF?
Há 4 anos não passaram.
Não sei se este ano irão fazer diferente...
Como é que não passam? São temática informativa, pelo que são obrigados a tal.

Não são obrigados a tal, depende de candidatura para transmissão dos tempos de antena. Se não houver candidatura não há transmissão.

A TSF que me lembre ou nunca transmitiu os tempos de antena ou retransmitiu apenas Lisboa em toda a rede. As emissões desdobradas há muito que acabaram nos emissores locais (Caldas, Lisboa, Évora, Faro), são meros recetores de satélite.

Diga-se que sendo dinheiro "grátis" é um tiro no pé para uma estação não passar estes tempos.

Pior que não ter dinheiro grátis é ter que pagar coimas por cada rádio que não cumpre. E as rádios que tem de passar estão todas elencadas no site da CNE. E a TSF aparece lá.
E desta vez parece que vai doer mesmo.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3511 em: Outubro 06, 2025, 07:04:34 pm »
A que horas passam os tempos de antena das antenas locais da TSF?
Há 4 anos não passaram.
Não sei se este ano irão fazer diferente...
Como é que não passam? São temática informativa, pelo que são obrigados a tal.

Não são obrigados a tal, depende de candidatura para transmissão dos tempos de antena. Se não houver candidatura não há transmissão.

A TSF que me lembre ou nunca transmitiu os tempos de antena ou retransmitiu apenas Lisboa em toda a rede. As emissões desdobradas há muito que acabaram nos emissores locais (Caldas, Lisboa, Évora, Faro), são meros recetores de satélite.

Diga-se que sendo dinheiro "grátis" é um tiro no pé para uma estação não passar estes tempos.

Pior que não ter dinheiro grátis é ter que pagar coimas por cada rádio que não cumpre. E as rádios que tem de passar estão todas elencadas no site da CNE. E a TSF aparece lá.
E desta vez parece que vai doer mesmo.

Porque pelos vistos eles não estão a passar mesmo, certo?

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3512 em: Outubro 06, 2025, 07:19:58 pm »
Confirmado por via direta que a TSF não está, de facto, a passar tempos para as eleições autárquicas, em nenhum concelho.

Em causa aparentemente considerar-se impossível desdobrar a emissão, dado o alcance nacional.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3513 em: Outubro 06, 2025, 09:48:01 pm »
Confirmado por via direta que a TSF não está, de facto, a passar tempos para as eleições autárquicas, em nenhum concelho.

Em causa aparentemente considerar-se impossível desdobrar a emissão, dado o alcance nacional.
Impossível não é. Até podem perguntar à Observador como se faz.

modernices

• Hero Member
« Responder #3514 em: Outubro 07, 2025, 12:24:37 am »

Argumento pífio e falacioso. Como o AG disse, a Observador está a fazer. Dei-me ao trabalho de ir espreitar ao carro 88.1 e 94.0 que são as antenas que apanho aqui por Coimbra e estava cada uma com o seu tempo de antena, alinhando numa emissão só no final.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #3515 em: Outubro 07, 2025, 10:13:44 am »

A rádio não está montada para desdobrar emissões. Já a Observador, que alimenta os emissores por slots de audio criados via IP, tem possibilidades infinitas de criar canais de áudio separados para cada uma das frequências.
Não se esqueçam que a rede da TSF foi montada há umas largas décadas e não deve ter passado por grandes modernizações.

modernices

• Hero Member
« Responder #3516 em: Outubro 07, 2025, 11:01:09 am »

A rádio não está montada para desdobrar emissões. Já a Observador, que alimenta os emissores por slots de audio criados via IP, tem possibilidades infinitas de criar canais de áudio separados para cada uma das frequências.
Não se esqueçam que a rede da TSF foi montada há umas largas décadas e não deve ter passado por grandes modernizações.

E desde quando é que isso se sobrepõe à lei?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3517 em: Outubro 07, 2025, 11:07:51 am »
Nada se sobrepõr à  lei. Vivemos num Estado de Direito!
Para garantir  isso, há  as coimas e, por vezes, mais vale pagar uma  coima do que cumprir  a lei.
Digamos que é  mais prático  e depois, fazendo contas, ate não ficam a perder...

SamM

• Hero Member
« Responder #3518 em: Outubro 07, 2025, 02:37:25 pm »

E desde quando é que isso se sobrepõe à lei?

Ainda não percebi sequer, qual o critério para a seleção das estações de rádio para transmitir os tempos de antena... No meu distrito há pelo menos umas 4 rádios locais que não foram contempladas... E no caso do concelho onde está alocado o retransmissor da TSF havia uma outra rádio local que nao foi elencada. Deste modo, nesse concelho nao vai haver tempo de antena dos candidatos, quando havia condições para o fazer, se tivesse também indicada a outra rádio.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3519 em: Outubro 08, 2025, 03:30:16 am »

Nos anos 2000 chegaram a haver desdobramentos para a Rádio Jovem (operados diretamente em Évora) e salvo erro havia uma variante em 103.1 chamada TSF-Rádio Caldas. Não me lembro de emissão local para Faro de facto, mas estas duas, talvez por terem sido compradas a locais, tinham forma de o fazer aqui há uns valentes anos...

Lá está, o problema é apenas um, ou melhor, dois: a TSF, como a RTP, usa o Dalet. Por satélite, com slot única. E o Dalet, de facto, tecnicamente não permite ou permitia à cabeça quaisquer desdobramentos, pura e simplesmente o software não está feito para isso. E de facto, hoje como ontem, a RTP, a MCR e a TSF precisariam de técnicos só para assegurar os desdobramentos.

A MCR livrou-se disso por necessidade mas claro, haverá de pagar bem mais pelo RCS Zetta; a RTP sempre teve e tem técnicos na casa e isto é uma não questão fora que as emissões desdobradas são acessos remotos ao PC em Lisboa com o feed áudio local a entrar na mesa; mas a TSF não, a TSF deixou de ter vários técnicos por dificuldades financeiras amplamente sabidas.

E uma slot áudio no satélite, não sei se alguém tem essa noção aqui, são 500 euros por mês para cima. Hoje. No Hispasat. Já nem vou sequer aos outros. Ora, se a TSF tivesse que desdobrar três emissões, eram 1500 euros para 15 dias, uma vez a cada 4 anos, fora o técnico para as assegurar. Financeiramente não compensa e mais vale tomar qualquer multa, até porque a lei eleitoral como está penso que não penalize além de 500 euros qualquer irregularidade, corrijam-me se estiver errado.

Aqui eu sinceramente até consigo perceber o argumento da TSF. A falta de modernização e a falta de técnicos algum dia havia de redundar a algum lado e redundou aqui, e ainda há de redundar a mais coisas que para o ouvinte não se notam. Critico a estação por muita coisa que a mim como ouvinte não me faz sentido, mas honestamente não os posso julgar se trabalham com os ovos que têm para fazer as omoletes que podem.

A mim é percetível que o Dalet está pago, os sistemas de receção no emissor estão pagos, e pura e simplesmente não há dinheiro para outro sistema ou outra lógica.

Falando em sistemas pagos: o emissor da Lousã está agora com o problema do emissor do Porto. Em estéreo o som está razoável, um furo abaixo do que já foi mas perfeitamente admissível, mas em mono está um som muito pobre, e isto foi ouvido num BMW Série 1 com colunas Bose. Tão pobre que ia eu a conduzir, e uma familiar ao lado comentou que o som não estava nada de jeito e que até estava a estranhar.

Na Lousã agora em mono não há qualquer brilho nos agudos, parece um som que eu só posso descrever como "feito de um poço", não há quase processamento sonoro decente em mono... mas em estéreo tudo parece ser bem diferente. Algo definitivamente aconteceu e eu não sei o quê.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #3520 em: Outubro 08, 2025, 03:00:53 pm »
Ontem, ao final da tarde, a TSF transmitiu o relato do Juventus vs Benfica, para a Liga dos Campeões Femininos.
Foi a única das 3 nacionais que chegam ao Algarve a transmitir o jogo.
Com jeitinho e dedicação, conseguiam um apoiozinho, para não ter que fazer os relatos pela TV, tendo em conta, que são a única a transmiti-los.
Bem a TSF!

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #3521 em: Outubro 08, 2025, 04:52:35 pm »

Nos anos 2000 chegaram a haver desdobramentos para a Rádio Jovem (operados diretamente em Évora) e salvo erro havia uma variante em 103.1 chamada TSF-Rádio Caldas.

Sim, recordo-me de já há uns bons anos estar nas Caldas da Raínha num Domingo à tarde, sintonizar a emissão local da TSF e ouvir não só publicidade local como, também, uma emissão desportiva com um relato de uma partida do Caldas Sport Clube.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3522 em: Outubro 11, 2025, 03:43:55 pm »
Ainda não percebi sequer, qual o critério para a seleção das estações de rádio para transmitir os tempos de antena... No meu distrito há pelo menos umas 4 rádios locais que não foram contempladas... E no caso do concelho onde está alocado o retransmissor da TSF havia uma outra rádio local que não foi elencada. Deste modo, nesse concelho não vai haver tempo de antena dos candidatos, quando havia condições para o fazer, se tivesse também indicada a outra rádio.
O critério é absurdo, mas simples: transmitem tempos de antena todas as rádios locais que sejam da tipologia generalista ou temática informativa. Todas as demais tipologias não têm de passar tempos de antena nas eleições Autárquicas. Não faz sentido esta destrinça, todas as rádios locais deveriam ser obrigadas a passar tempos de antena, e até vou mais longe. Casos de municípios que não têm alvará licenciado, como por exemplo, Alcochete, deveria a ERC selecionar uma outra estação, dentro das que melhor se escutem, para emitir os tempos de Antena para o respetivo concelho.

A Lei Eleitoral Autárquica também deveria ser mudada, passando a ser obrigatório que em todos os municípios existisse pelo menos um debate transmitido em rádio, além de entrevistas a cada um dos candidatos, e um jornal de campanha para cobrir os principais acontecimentos. Os horários e frequência de transmissão deveriam de ser devidamente publicados no site e redes sociais do respetivo município e das rádios que os transmitem. Admito como possível a existência de sinergias em municípios em que existe mais do que um alvará. Todas as rádios, incluindo as temáticas musicais, têm pelo menos um jornalista afeto, portanto, não há desculpa para que mesmo em municípios como Gondomar, onde as duas rádios saem de Lisboa, isto não ser feito. Penso que a Lei Eleitoral também deveria ser mais rígida com os horários, porque passar tempos de antena às 07h da manhã ou às 23:40 não faz sentido. Esta cedência do tempo de antena e de espaço no éter, que é um bem raro e concessionado pelo Estado, deveria privilegiar os horários de maior escuta. Afinal, convém lembrar que se existem rádios privadas, com liberdade de programação, em boa verdade é porque existe Democracia, ora, esta custa dinheiro, ao Estado, mas também me parece que devem as empresas ter alguma contribuição no mesmo.

Aqui chegados, entronco na questão da TSF na emissão nacional.
E, tenho a sensação que isto poderá ser uma questão mais de política do que técnica. Em eleições de caráter nacional, a TSF, tal como a M80, passam os tempos de antena nacionais na suas redes regionais, mas não os passam nas locais. Pessoalmente, até acho isso errado, pois olhando ao espírito da Lei, os emissores em associação (ou em parceria, nos horários em que o estão) devem retransmitir a emissão integralmente. Acontece que é aqui que pode estar o problema, pois, nas autárquicas, a situação inverte-se. Percebo que possam argumentar que os emissores estão em associação e que, como tal, em cumprimento da LdR não devem desdobrar. Mas, se o argumento é esse, então, nas eleições nacionais, têm de passar os tempos de antena nacionais nas locais. É uma situação muito particular, sendo que a única rádio que se debate com ela é mesmo a TSF, uma vez que sendo a M80 temática musical, não passa tempos de antena autárquicos.

Dito isto, e para não prejuízo das populações, penso que poderiam ter chegado a uma situação de equilíbrio, caso não consigam mesmo desdobrar emissões, isto é: 40 minutos de manhã de tempo de antena para Faro e Évora, 40 minutos à noite para Lisboa e Caldas da Rainha, por exemplo. Não é a melhor solução para a Rede Norte, mas, pelo menos, demonstraria boa-vontade.

Já agora, alguém tem ideia do valor das coimas? É que quer a Lei da Rádio, quer a Lei Eleitoral Autárquica são completamente omissas a esse respeito. Existirá sequer uma coima? Talvez fosse bom clarificar isso, assim como que a responsabilidade de pagamento dos espaços de Direito de Antena não utilizados pelas candidaturas deveriam ser pagos à estação pelas próprias listas, que o Estado não é a Santa Casa da Misericórdia. É que nas autraquias, praticamente só ouvi tempos de Antena da CDU e do Chega, e da IL onde concorre sozinha (e nem em todos os municípios). Os demais partidos, não entregam nada.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3523 em: Outubro 13, 2025, 08:52:46 pm »
E enfim, aqui chegados, estamos a 13 de outubro. Alguma novidade na única informativa que já não tem informação de madrugada ou as renovações de grelha ficaram em 2023?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3524 em: Outubro 13, 2025, 09:00:20 pm »
E enfim, aqui chegados, estamos a 13 de outubro. Alguma novidade na única informativa que já não tem informação de madrugada ou as renovações de grelha ficaram em 2023?

Anunciaram isto, mas mal conta.
https://www.tsf.pt/273278109/tudo-o-que-se-passa-de-novo-na-tsf-grelha-renovada-estreia-esta-segunda-feira-conheca-as-principais-novidades/