"muita"
Sei que há gente que trabalha de madrugada. Mas são poucas. Não é "muita", por muito respeito que lhes tenha. É um facto.
Quantas chamadas tem o espaço do José Candeias? Num universo de milhões, ter uma ou outra chamada de pessoas que estão sozinhas a essa hora (precisamente a provar o meu ponto, o país está a dormir) não quer dizer nada. É um importante serviço público de companhia, mas a TSF não tem de o seguir.
De facto, para o volume de potenciais ouvintes que temos de madrugada, não temos um país assim tão grande que justifique termos quatro rádios com informação em direto.
Penso que já escrevi isto aqui, mas penso que ganhariam as quatro rádios em trabalhar num regime "Farmácia de Serviço", assim a Lei da Rádio o permitisse. Sejamos completamente claros, pelo menos uma rádio com cobertura nacional tem de ter redação e locução a operar entre a 01h e as 06h. É verdade que pode não acontecer nada, mas como o anterior apagão nos lembrou, é essencial a rádio ter pessoas de prontidão.
Qual seria a minha sugestão? Um programa único, no horário para as quatro rádios. Deveria ter sonoridade própria, distinta de qualquer uma das estações. Cada mês tem quatro semanas, portanto, a produção do espaço e noticiários, em rigoroso direto, caberia uma semana por mês a cada uma das redações. Poderia ser um espaço à José Candeias, acrescido de música, obviamente, e outros conteúdos considerados pertinentes.
Não vejo que exista necessidade de todas as estações o retransmitirem. Tendo a Antena 1 a única rede verdadeiramente nacional, poder-se-ia permitir que o programa fosse apenas emitido na respetiva rede pública, pagando os demais operadores o proporcional. Imagino que com a atual tecnologia, ter um relógico que permite desligar o emissor às 01h e ligar às 06h, permitiria ganhos para todos. Naturalmente, o custo da energia no horário em questão, seria a dividir por 4, não é nada que seja complexo do ponto de vista contabilístico.
Em antena, durante este período, até poderiam emitir com um RDS diferenciado.
Às locais e redes regionais, deveria ser permitido desligar a emissão entre a 01h e as 06h. Não me chocaria que o mesmo fosse permitido à Antena 2 e 3, que são de segmento. Penso que RFM e Comercial, com os níveis de audiência que têm. ou seja. temáticas musicais nacionais (situação que dever-se-ia regularizar na renovação dos alvarás) devem ter emissão 24/7.