Autor Tópico: TSF  (Lida 781544 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #3390 em: Julho 23, 2025, 06:52:03 pm »
Entre as 2 e as 5 da madrugada, infelizmente é repetições ou playlist, julgo que em todas as nacionais ou quase nacionais, pois o Oceano Pacifico na RFM termina às 2h, a Antena 2 também termina às 2h com o espaço de música contemporânea e a Antena 1 tem o programa do Herberto Quaresma que muitas vezes até passa gravado, mas não é repetido, o resto já fecharam à 1h/excepto a Antena 3 em 4 dos 7 dias da semana, pois nos outros 3 é repetições mais playlist e a Antena 2 aos fins-de-semana que tem muitos programas gravados, mas não são repetidos).
« Última modificação: Julho 23, 2025, 06:58:08 pm por tuscano332 »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3391 em: Julho 27, 2025, 07:17:05 pm »
Segundo a detentora do grupo, só os sites de todas as publicações é  que foram afectados...

Curioso reler isto após ler a notícia do Público (uns posts mais acima) em que Domingos de Andrade comunicou aos trabalhadores em Junho que o ciberataque de Março afetou os sistemas de faturação - e alegadamente impediu os pagamentos de Abril e Maio.

Ou seja, Domingos de Andrade mentiu ao público geral.

E parece também risível que não soubessem os clientes e os NIFs dos clientes para faturar, e o que eles contrataram, em Abril e Maio apenas, para refazer as faturas e lançar de novo, menos ainda que um ciberataque a 30 de março afetasse faturas durante 60 dias e ninguém se dignasse a arranjar um computador de substituição com as dezenas que devem ter no grupo.

Não sei quanto a vocês, mas começa-me a parecer outra figura sinistra.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3392 em: Julho 28, 2025, 05:27:47 pm »

"muita"

Sei que há gente que trabalha de madrugada. Mas são poucas. Não é "muita", por muito respeito que lhes tenha. É um facto.

Quantas chamadas tem o espaço do José Candeias? Num universo de milhões, ter uma ou outra chamada de pessoas que estão sozinhas a essa hora (precisamente a provar o meu ponto, o país está a dormir) não quer dizer nada. É um importante serviço público de companhia, mas a TSF não tem de o seguir.

De facto, para o volume de potenciais ouvintes que temos de madrugada, não temos um país assim tão grande que justifique termos quatro rádios com informação em direto.
Penso que já escrevi isto aqui, mas penso que ganhariam as quatro rádios em trabalhar num regime "Farmácia de Serviço", assim a Lei da Rádio o permitisse. Sejamos completamente claros, pelo menos uma rádio com cobertura nacional tem de ter redação e locução a operar entre a 01h e as 06h. É verdade que pode não acontecer nada, mas como o anterior apagão nos lembrou, é essencial a rádio ter pessoas de prontidão.
Qual seria a minha sugestão? Um programa único, no horário para as quatro rádios. Deveria ter sonoridade própria, distinta de qualquer uma das estações. Cada mês tem quatro semanas, portanto, a produção do espaço e noticiários, em rigoroso direto, caberia uma semana por mês a cada uma das redações. Poderia ser um espaço à José Candeias, acrescido de música, obviamente, e outros conteúdos considerados pertinentes.
Não vejo que exista necessidade de todas as estações o retransmitirem. Tendo a Antena 1 a única rede verdadeiramente nacional, poder-se-ia permitir que o programa fosse apenas emitido na respetiva rede pública, pagando os demais operadores o proporcional. Imagino que com a atual tecnologia, ter um relógico que permite desligar o emissor às 01h e ligar às 06h, permitiria ganhos                                                                      para todos. Naturalmente, o custo da energia no horário em questão, seria a dividir por 4, não é nada que seja complexo do ponto de vista contabilístico.
Em antena, durante este período, até poderiam emitir com um RDS diferenciado.

Às locais e redes regionais, deveria ser permitido desligar a emissão entre a 01h e as 06h. Não me chocaria que o mesmo fosse permitido à Antena 2 e 3, que são de segmento. Penso que RFM e Comercial, com os níveis de audiência que têm. ou seja. temáticas musicais nacionais (situação que dever-se-ia regularizar na renovação dos alvarás) devem ter emissão 24/7.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3393 em: Julho 28, 2025, 08:07:11 pm »

"muita"

Sei que há gente que trabalha de madrugada. Mas são poucas. Não é "muita", por muito respeito que lhes tenha. É um facto.

Quantas chamadas tem o espaço do José Candeias? Num universo de milhões, ter uma ou outra chamada de pessoas que estão sozinhas a essa hora (precisamente a provar o meu ponto, o país está a dormir) não quer dizer nada. É um importante serviço público de companhia, mas a TSF não tem de o seguir.

De facto, para o volume de potenciais ouvintes que temos de madrugada, não temos um país assim tão grande que justifique termos quatro rádios com informação em direto.
Penso que já escrevi isto aqui, mas penso que ganhariam as quatro rádios em trabalhar num regime "Farmácia de Serviço", assim a Lei da Rádio o permitisse. Sejamos completamente claros, pelo menos uma rádio com cobertura nacional tem de ter redação e locução a operar entre a 01h e as 06h. É verdade que pode não acontecer nada, mas como o anterior apagão nos lembrou, é essencial a rádio ter pessoas de prontidão.
Qual seria a minha sugestão? Um programa único, no horário para as quatro rádios. Deveria ter sonoridade própria, distinta de qualquer uma das estações. Cada mês tem quatro semanas, portanto, a produção do espaço e noticiários, em rigoroso direto, caberia uma semana por mês a cada uma das redações. Poderia ser um espaço à José Candeias, acrescido de música, obviamente, e outros conteúdos considerados pertinentes.
Não vejo que exista necessidade de todas as estações o retransmitirem. Tendo a Antena 1 a única rede verdadeiramente nacional, poder-se-ia permitir que o programa fosse apenas emitido na respetiva rede pública, pagando os demais operadores o proporcional. Imagino que com a atual tecnologia, ter um relógico que permite desligar o emissor às 01h e ligar às 06h, permitiria ganhos                                                                      para todos. Naturalmente, o custo da energia no horário em questão, seria a dividir por 4, não é nada que seja complexo do ponto de vista contabilístico.

Às locais e redes regionais, deveria ser permitido desligar a emissão entre a 01h e as 06h. Não me chocaria que o mesmo fosse permitido à Antena 2 e 3, que são de segmento. Penso que RFM e Comercial, com os níveis de audiência que têm. ou seja. temáticas musicais nacionais (situação que dever-se-ia regularizar na renovação dos alvarás) devem ter emissão 24/7.

Essa é uma ideia interessante.

Atento

• Hero Member
« Responder #3394 em: Julho 29, 2025, 01:19:16 am »

"muita"

Essa é uma ideia interessante.

Mais pendurados na Rádio Pública?

Já não basta a tenaz de vários lados relativamente ao grupo público para pseudo empresários manterem o "chiringuito" Pirolito aberto?

Já há cidades que têm farmácias abertas 24 horas por dia - todos os dias.

Além disso, a Antena1/RDPI/África, a essa hora, não se limitam ao retângulo e ilhas...

No programa do Candeias intervêm sobretudo camionistas, padeiros e distribuidores, enquanto alguns  ainda dormem docenente...
« Última modificação: Julho 29, 2025, 01:25:08 am por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3395 em: Julho 29, 2025, 11:10:39 am »
Ja reparei que, pelo menos neste período estival, os noticiarios, fora das horas de ponta, têm 4 minutos.
IA TSF devia deixar cair o slogan TSF, Radio Notícias...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3396 em: Julho 29, 2025, 11:44:43 am »
Ja reparei que, pelo menos neste período estival, os noticiarios, fora das horas de ponta, têm 4 minutos.
IA TSF devia deixar cair o slogan TSF, Radio Notícias...

Atenção que no período do Fórum TSF sempre foram mais curtos. Mas se mesmo fora disso andam com 4 minutos, era de deixar cair esse slogan, sem dúvida...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3397 em: Julho 29, 2025, 03:34:27 pm »
Ruido de fundo de estéreo na TSF novamente em 107.4 Lousã, e processamento de som, pelo menos em Mono, ora com excesso de compressor em 106.5 (audio mais saturado que 106.9, 105.3, 107.4 e 107.6 na mistura), ora com um tom contínuo tipo cabo mal ligado em fundo.

Vem o calor...

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #3398 em: Julho 29, 2025, 04:00:53 pm »
Ruido de fundo de estéreo na TSF novamente em 107.4 Lousã, e processamento de som, pelo menos em Mono, ora com excesso de compressor em 106.5 (audio mais saturado que 106.9, 105.3, 107.4 e 107.6 na mistura), ora com um tom contínuo tipo cabo mal ligado em fundo.

Vem o calor...
Ontem de manhã, no barlavento algarvio, estava a dar uma ajuda ao emissor do Cerro de São Miguel.
Aliás, quando fui de férias para Punta Umbría, fiquei surpreendido de conseguir captar este emissor por lá.
Oxalá a TSF tenha a capacidade de conseguir conservá-lo neste estado, por muitos e bons anos

pdnf

• Hero Member
« Responder #3399 em: Agosto 01, 2025, 11:47:03 am »

Vem o calor...

Esse nos 106.5 deve estar assim há mais de um ano. Já aqui alertei para isso há muito tempo. Nos 107.4 não reparei, deve ser recente. 😉

Vem o calor...
Ontem de manhã, no barlavento algarvio, estava a dar uma ajuda ao emissor do Cerro de São Miguel.
Aliás, quando fui de férias para Punta Umbría, fiquei surpreendido de conseguir captar este emissor por lá.
Oxalá a TSF tenha a capacidade de conseguir conservá-lo neste estado, por muitos e bons anos

Sim, quando vou para aí para sul, não é raro conseguires apanhar os 107.4 Lousã a fazerem esse complemento. Já aqui reportei também que, na alra atmosfera, ou seja, dentro de um avião, 107.4 são audíveis até ao centro de França, na costa, só morrendo mesmo já bem perto de Paris. É, efetivamente, uma bomba de emissor. Também desconfio que, a nível nacional, deve ser o único que operará perto da PAR máxima permitida.

Já agora, passou aqui despercebido, mas a TSF perdeu mais uma excelente voz, desta feita, o Filipe Santa Bárbara está no público há uns tempos. Deixou a TSF no final de maio.

Questão honesta: a TSF chegará ao final do ano? O ano passado a crise era mais notória, mas sinto que este ano a doença começa a ser mais crónica.
« Última modificação: Agosto 01, 2025, 11:49:12 am por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #3400 em: Agosto 01, 2025, 11:54:57 am »
"Questão honesta: a TSF chegará ao final do ano? O ano passado a crise era mais notória, mas sinto que este ano a doença começa a ser mais crónica.". Pois, acho que deviam conseguir uma forma de financiamento entre os ouvintes, tipo clube de ouvintes ou acionistas, ou outra coisa do género... alguém da área financeira que dê ideias!

pdnf

• Hero Member
« Responder #3401 em: Agosto 01, 2025, 12:05:22 pm »
Antes de olharmos para fontes alternativas de receita, e há muito que entendo que as rádios já poderiam ter patronos entre os ouvintes, e tenho até algumas ideias um pouco mais aprofundadas sobre isso, mas que não sei se não estão na fronteira entre o que é legalmente admissível, por isso bunca as partilhei, no caso específico da TSF, mas não só, há que questionar seriamente porque é que um meio que chega a 8M de ouvintes diariamente, muitos mais do que a TV, não consegue ter a capacidade de atrair receita publicitária sequer em volume residual aquele que a TV consegue. Ai, penso que é preciso agitar mesmo muito o mercado.
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3402 em: Agosto 01, 2025, 02:03:18 pm »
A TSF não é uma marca suficientemente forte para ter patronos, julgo eu.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3403 em: Agosto 01, 2025, 02:04:13 pm »
A TSF não é uma marca suficientemente forte para ter patronos, julgo eu.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Também duvido que tivesse grande provimento... Seria talvez o último estertor da degradação da estação.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3404 em: Agosto 01, 2025, 06:19:25 pm »
Algo que detesto são  noticiários  a falar so num assunto.
Hohe no jornal das 18, demoraram 12 M só  a falar na reforma do Ministrrio da Educação.
Ouviram o minitro da tutela,  o Presidente  da República,  p reitor xa Universidade  de Aveiro e mais o presidente dos institutos politécnico.

Parecem noticiários à  Sena Santos...