Autor Tópico: TSF  (Lida 794011 vezes)

O Bigode do Sala

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #2685 em: Fevereiro 03, 2024, 11:15:32 am »
O Eco diz que há um acordo fechado, mas oficialmente há apenas um princípio de acordo, para a compra de 4 títulos do grupo. Os interessados são um grupo de 4 acionistas, com Marco Galinha à cabeça...

É com Diogo Freitas.

https://eco.sapo.pt/2024/02/02/acordo-fechado-jn-o-jogo-e-tsf-comprados-por-grupo-de-empresarios-representado-por-diogo-freitas/

O DN fica à espera...

«O negócio implicará a compra dos títulos, não de nenhuma empresa, e os atuais acionistas minoritários do grupo devem assumir uma posição na nova sociedade. Marco Galinha, José Pedro Soeiro e Kevin Ho, que em conjunto, detêm 74,45% do Global Media Group, permanecem assim ligados aos títulos.» 🤔

O que é que o caro @Atento tem a dizer sobre isto?

Eu cá creio que é um sentimento agridoce.

Tradução: aquela empresa está com tantas dívidas que decidiram mandar a toalha ao chão e criar outra, sendo que a GMG fica com DN e Açoriano Oriental para se governar, pagar e seguramente tentar renegociar a dívida.

E isto incluirá seguramente cessão de empresa, que terá que ser aprovada agora pela ERC, mas que não lhe vejo entraves à aprovação como com qualquer outra rádio que o tentou até aqui.

Isto é uma grande notícia para o Porto e para o Norte. Espero que a direção que vier volte a realizar continuidade a partir do Porto, no verdadeiro cumprimento do espírito da Rede Regional Norte, e regularize os salários e pagamentos em atraso.

Pena que, no processo, se tenha perdido quase tudo: vários colaboradores, sedes históricas no Porto e em Lisboa, e muito mais - em nome de pouco, muito pouco.

Demorou imenso para uma das soluções mais óbvias aparecer. E aqui, sofremos todos de vício de forma, porque todos pensámos que iria ser comprada por gente em Lisboa. Parece que Lisboa não acorreu, não de forma suficiente, e foi o Norte que salvou a rádio que mudou a rádio. É assim a vida, cheia de voltas e contravoltas.

Eu creio que não deixa de ser um sentimento agridoce pois a mudança não é plena, visto alguns dos accionistas anteriores se manterem nos títulos.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #2686 em: Fevereiro 03, 2024, 11:32:44 am »
O Eco diz que há um acordo fechado, mas oficialmente há apenas um princípio de acordo, para a compra de 4 títulos do grupo. Os interessados são um grupo de 4 acionistas, com Marco Galinha à cabeça...

É com Diogo Freitas.

https://eco.sapo.pt/2024/02/02/acordo-fechado-jn-o-jogo-e-tsf-comprados-por-grupo-de-empresarios-representado-por-diogo-freitas/

O DN fica à espera...

«O negócio implicará a compra dos títulos, não de nenhuma empresa, e os atuais acionistas minoritários do grupo devem assumir uma posição na nova sociedade. Marco Galinha, José Pedro Soeiro e Kevin Ho, que em conjunto, detêm 74,45% do Global Media Group, permanecem assim ligados aos títulos.» 🤔

Tradução: aquela empresa está com tantas dívidas que decidiram mandar a toalha ao chão e criar outra, sendo que a GMG fica com DN e Açoriano Oriental para se governar, pagar e seguramente tentar renegociar a dívida.

E isto incluirá seguramente cessão de empresa, que terá que ser aprovada agora pela ERC, mas que não lhe vejo entraves à aprovação como com qualquer outra rádio que o tentou até aqui.

Isto é uma grande notícia para o Porto e para o Norte. Espero que a direção que vier volte a realizar continuidade a partir do Porto, no verdadeiro cumprimento do espírito da Rede Regional Norte, e regularize os salários e pagamentos em atraso.

Pena que, no processo, se tenha perdido quase tudo: vários colaboradores, sedes históricas no Porto e em Lisboa, e muito mais - em nome de pouco, muito pouco.

Demorou imenso para uma das soluções mais óbvias aparecer. E aqui, sofremos todos de vício de forma, porque todos pensámos que iria ser comprada por gente em Lisboa. Parece que Lisboa não acorreu, não de forma suficiente, e foi o Norte que salvou a rádio que mudou a rádio. É assim a vida, cheia de voltas e contravoltas.

Eu creio que não deixa de ser um sentimento agridoce pois a mudança não é plena, visto alguns dos accionistas anteriores se manterem nos títulos.

Era obviamente o Observador que ia ficar com a TSF,como alguém neste Fórum escreveu. 'A Extinção da TSF'. ' A TSF só vale pelos seus emissores' Muitos palpites...Mas ao que parece a TSF vai sobreviver, vai continuar.

Luis P Borges

• Sr. Member

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2688 em: Fevereiro 03, 2024, 12:44:00 pm »

É com Diogo Freitas.

O DN fica à espera...

Era obviamente o Observador que ia ficar com a TSF,como alguém neste Fórum escreveu. 'A Extinção da TSF'. ' A TSF só vale pelos seus emissores' Muitos palpites...Mas ao que parece a TSF vai sobreviver, vai continuar.

Ainda não se sabe.

modernices

• Hero Member
« Responder #2689 em: Fevereiro 03, 2024, 12:51:37 pm »
O futuro da TSF ainda não está assegurado. Há várias propostas em cima da mesa e obviamente os accionistas estão a estudar a melhor.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2690 em: Fevereiro 03, 2024, 01:11:57 pm »

É com Diogo Freitas.

O DN fica à espera...

Aos defensores dessa ideia que sejam mais antigos, pergunto-lhes se a privatização da Rádio Comercial à Presslivre foi algo benéfico. Segundo sei, resultou na absorção do CMR na pesada estrutura da RC que, ao fim de poucos anos, não aguentou e teve que ser vendida à Média Capital, tornando a RC, de generalista e de palavra, para a Rádio Rock.
Essa jogada fez com que duas rádios de palavra desaparecem.

Por fim, num plano hipoteticamente ideológico digo que o facto de eu ser adepto do Sporting Clube de Portugal, não quer dizer que queira absorver o Sport Lisboa e Benfica ou que este enfraqueça. Se o Benfica estiver forte, obviamente que obriga o Sporting a ter um esforço de se superar para que consiga ultrapassar ou, no mínimo, igualar o seu rival.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2691 em: Fevereiro 03, 2024, 02:55:55 pm »
Aos defensores dessa ideia que sejam mais antigos, pergunto-lhes se a privatização da Rádio Comercial à Presslivre foi algo benéfico. Segundo sei, resultou na absorção do CMR na pesada estrutura da RC que, ao fim de poucos anos, não aguentou e teve que ser vendida à Média Capital, tornando a RC, de generalista e de palavra, para a Rádio Rock.

Por fim, num plano hipoteticamente ideológico digo que o facto de eu ser adepto do Sporting Clube de Portugal, não quer dizer que queira absorver o Sport Lisboa e Benfica ou que este enfraqueça. Se o Benfica estiver forte, obviamente que obriga o Sporting a ter um esforço de se superar para que consiga ultrapassar ou, no mínimo, igualar o seu rival.
Eu não defendo nada, só estou a dizer aquilo que acho que vai acontecer.

E sim, essa privatização da RC foi um erro para todas as partes, menos para o Estado que recebeu uma fortuna pelas redes FM e AM que não tiveram manutenção desde a nacionalização. Quem devia ter vencido essa privatização era o antigo proprietário do RCP, Jorge Botelho Moniz, que inclusive tinha o apoio de Balsemão. Não foi assim, e aconteceu o que aconteceu.

Já disse há uns tempos que o cenário ideal para mim é uma Observador e uma TSF com duas boas redes de emissores a disputarem entre si o "mercado generalista" das rádios em Portugal.
« Última modificação: Fevereiro 03, 2024, 03:02:46 pm por AG »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2692 em: Fevereiro 03, 2024, 03:59:22 pm »

Eu não defendo nada, só estou a dizer aquilo que acho que vai acontecer.

E sim, essa privatização da RC foi um erro para todas as partes, menos para o Estado que recebeu uma fortuna pelas redes FM e AM que não tiveram manutenção desde a nacionalização. Quem devia ter vencido essa privatização era o antigo proprietário do RCP, Jorge Botelho Moniz, que inclusive tinha o apoio de Balsemão. Não foi assim, e aconteceu o que aconteceu.

Já disse há uns tempos que o cenário ideal para mim é uma Observador e uma TSF com duas boas redes de emissores a disputarem entre si o "mercado generalista" das rádios em Portugal.

Eu sei que não, AG.
Aliás, subscrevo na íntegra aquilo que escreveste.
O país precisa de projectos como a TSF e a Rádio Observador fortes.

Até porque estropiada, a TSF ainda consegue, em alguns aspectos, ser superior à Rádio Observador e vice-versa.

Agostinho da Silva

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2693 em: Fevereiro 03, 2024, 09:31:52 pm »

A privatização de um canal comercial foi benéfica perante uma Comercial cristalizada pré-93, não há dúvidas. A Presslivre é que não soube gerir desde o arranque, por um lado, e teve um ponto de partida altamente condicionado, por outro. Ora assim não houve milagres. O Estado não só não quis saber disso, como chegou à conclusão que precisava à mesma de um terceiro canal, e fez daí nascer a RDP FM e, mais tarde, a Antena 3.

Falar em clubes de futebol esquecendo que isto está tudo protegido por alvarás e que as regras do jogo não são iguais para a detentora de um alvará com múltiplas frequências nas zonas mais populadas do país, e para outra que tem que andar a criar redes 70km à vez, é ignorar os aspetos evidentes da dificuldade de fazer uma rede de notícias - ou de outra rádio qualquer, já agora.

Até ao lavar dos cestos é vindima. Se os trabalhadores subitamente decidirem que não podem mais, ou o novo acionista também não agradar, cai tudo pela base. Está em processo, não está salvo ainda (o que naturalmente se deseja).
« Última modificação: Fevereiro 03, 2024, 09:35:10 pm por Memorias da Radio »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2694 em: Fevereiro 04, 2024, 06:57:05 pm »

A privatização de um canal comercial foi benéfica perante uma Comercial cristalizada pré-93, não há dúvidas. A Presslivre é que não soube gerir desde o arranque, por um lado, e teve um ponto de partida altamente condicionado, por outro. Ora assim não houve milagres. O Estado não só não quis saber disso, como chegou à conclusão que precisava à mesma de um terceiro canal, e fez daí nascer a RDP FM e, mais tarde, a Antena 3.

Falar em clubes de futebol esquecendo que isto está tudo protegido por alvarás e que as regras do jogo não são iguais para a detentora de um alvará com múltiplas frequências nas zonas mais populadas do país, e para outra que tem que andar a criar redes 70km à vez, é ignorar os aspetos evidentes da dificuldade de fazer uma rede de notícias - ou de outra rádio qualquer, já agora.

Memórias,
Quando fiz a analogia aos clubes desportivos, foi numa de exemplificar que os nossos gostos enquanto ouvintes, não se podem sobrepor a uma ideia de que para um projecto que nos revemos se tornar forte, não deve tentar absorver o outro e sim criar sinergias para que este se equipare ou se superar face ao rival.

Concordo com o tema de fundo que aqui foi levantado. Continuamos reféns de uma lei anacrónica que, no auto dos seus 35 anos, todos vimos que é completamente ineficaz e cujas entidades responsáveis a mantêm graças ao facto de viverem numa redoma de inércia.

Não faz sentido algum a Rádio Observador não poder alargar a sua rede de emissores para um espectro nacional, quando muitas das locais (erroneamente criadas em 1989) já se encontram extintas e as suas frequências absolutamente limpas.

Por muito que não goste de alguma linha ideológica da Rádio Observador, considero-a uma pedrada neste charco mortiço que tem sido a rádio de palavra em Portugal, sendo eu frequentador de alguns espaços que têm em grelha como o Conversas à Quinta, o Ciência Pop ou as Manhãs 360. Espaços esses que são ímpares no nosso éter e, que em alguns casos, só demonstram também a inércia do serviço público de radiodifusão que podia e deveria os ter e não tem.

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #2695 em: Fevereiro 05, 2024, 03:36:54 am »
Memórias,
Quando fiz a analogia aos clubes desportivos, foi numa de exemplificar que os nossos gostos enquanto ouvintes, não se podem sobrepor a uma ideia de que para um projecto que nos revemos se tornar forte, não deve tentar absorver o outro e sim criar sinergias para que este se equipare ou se superar face ao rival.

Concordo com o tema de fundo que aqui foi levantado. Continuamos reféns de uma lei anacrónica que, no auto dos seus 35 anos, todos vimos que é completamente ineficaz e cujas entidades responsáveis a mantêm graças ao facto de viverem numa redoma de inércia.

Não faz sentido algum a Rádio Observador não poder alargar a sua rede de emissores para um espectro nacional, quando muitas das locais (erroneamente criadas em 1989) já se encontram extintas e as suas frequências absolutamente limpas.

Por muito que não goste de alguma linha ideológica da Rádio Observador, considero-a uma pedrada neste charco mortiço que tem sido a rádio de palavra em Portugal, sendo eu frequentador de alguns espaços que têm em grelha como o Conversas à Quinta, o Ciência Pop ou as Manhãs 360. Espaços esses que são ímpares no nosso éter e, que em alguns casos, só demonstram também a inércia do serviço público de radiodifusão que podia e deveria os ter e não tem.

A lei não é anacrónica, é absurda. Temos 6 redes nacionais de FM, sendo que na verdade apenas 1 o é, a Antena 2, que se pode escutar em qualquer ponto do território nacional, continental e insular, o que não acontece com as demais rádios. Ademais, estas seis deveriam ser obrigadas a ter emissores a transmitir emissão nacional 24/7 em qualquer parte do território. Quanto às demais que estão na linha da frente para subirem de escalão, com a RRN e RRS à cabeça, mas também as duas jovens e a Observador, já aqui há uns anos provei que seguindo o modelo espanhol, poderíamos ter, senão redes nacionais, ou quase para estes projetos. Evidentemente não poderiam ser emissores de tão grande potência quanto os utilizados pelas verdadeiras nacionais. Mas pensemos em Espanha: tens 4 nacionais do grupo RNE, que têm inúmeras redundâncias, muito mais do que qualquer uma das nossas antenas, depois tens redes "quase,quase" nacionais compostas maioritariamente por emissores de baixa potência para as áreas rurais, e de grande potência para as grandes metrópoles, ficando apenas por cobrir as zonas montenhosas, maioritariamente parques naturais, onde até as RNE não têm sinal na teoria. Neste último segmento tens do grupo PRISA, SER, DIAL, LOS40, da Igreja Católica COPE e CAD-100, do grupor Artresmedia, Ondacero e Europa FM, do grupo Kiss Media a Kiss FM e a Rádio Maria. Tens ainda, em cada comunidade duas emissoras regionais com emissores de nível nacional, uma generalista, outra musical. Depois, ainda tens, ao nível do que anda uma Cidade FM por cá (atente-se a que Espanha é 5x maior que Portugal) a Rock Fm, Los40 Classic, Los 40 Urban, Hit FM e a Rádio Marca. Isto sem por em causa as locais, que não são em menor número do que cá, e as rádios piratas, que existem a pacotes.
Ora, facilmente por aqui se percebe que, existindo vontade, não precisávamos de esperar pelo DAB + para darmos cobertura em todo o território nacional, usando um modelo deste tipo à M80, TSF, Observador, MegaHits, Cidade FM, Smooth e ainda chegava para uma Nova, Radar, Oxigénio, Marginal ou até para a Maria. 
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luis P Borges

• Sr. Member

pdnf

• Hero Member
« Responder #2697 em: Fevereiro 06, 2024, 06:27:53 pm »
Memorando assinado:

https://expresso.pt/economia/media/2024-02-06-Global-Media-memorando-de-entendimento-para-venda-do-Jornal-de-Noticias-O-Jogo-e-TSF-foi-assinado-97303fec

Informação Nacional de Trânsito, patrocínio "Bolachas Belgas".  ;D ;D
É uma grande pena que o DN não tenha seguido no pacote.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2698 em: Fevereiro 06, 2024, 10:36:49 pm »
Memorando assinado:

https://expresso.pt/economia/media/2024-02-06-Global-Media-memorando-de-entendimento-para-venda-do-Jornal-de-Noticias-O-Jogo-e-TSF-foi-assinado-97303fec

Informação Nacional de Trânsito, patrocínio "Bolachas Belgas".  ;D ;D
É uma grande pena que o DN não tenha seguido no pacote.

Não era mesmo a última bolacha do pacote...

Como o Expresso fez uma Avelino Ferreira Torresice, ao trancar o texto, fica o saudável link do Observador que sempre se consegue ler mais qualquer coisa.

https://observador.pt/2024/02/06/grupo-de-empresarios-assinou-memorando-de-entendimento-para-comprar-jn-tsf-e-jogo/

Ou seja, isto não é ainda o fim de tudo oficialmente, mas é sem dúvida o começo do fim da crise. E que grande começo. Mas foi a Norte, repito e sublinho. Os "bolsos fundos" de Lisboa não fizeram rigorosamente nada pelo grupo e aliás, como vimos pelo WOF, Lusomundo e múltiplas declarações, até podem mesmo ter feito pior. Que aprendam com isso.

1,5 milhões em cash logo à cabeça não é para todos, no contexto do tecido económico português.

Estiveram mesmo à beirinha de ir desta para melhor. É de elogiar a resiliência dos trabalhadores da TSF em todo este processo, que mesmo sem ter dinheiro para meter pão na mesa, mantiveram-se estoicamente e mobilizaram-se. Mas a avaliar pelo que veio cá para fora, que foi muito muito lixo, era uma casa tétrica, em ruínas e que sabe Deus como se conseguiu manter de pé durante tanto tempo, ao nível do que era a RTP 2/3 anos antes de 2004.

São estas figuras nefastas, de direção, da política e não só, as que quiseram usar o grupo como pé-de-microfone para os seus próprios interesses pessoais e financeiros, que são as responsáveis diretas pela degradação não só da TSF como do meio radiofónico nacional, com o término decidido no mesmo dia do projeto da XFM / Terceiro Canal e depois da Rádio Energia. Deviam ter vergonha sequer de se apresentarem em público.

Era total descrente na salvação da TSF. Tinha esperança, sim, mas em termos realistas era totalmente descrente. Pura e simplesmente porque no contexto em que aquilo estava, era muito difícil ou quase impossível que o resultado de hoje acontecesse. Felizmente, o quase impossível aconteceu, para bem da rádio e de quem trabalha no grupo, mas não se pode perder de vista o caminho que se tem que fazer agora para tornar as coisas sustentáveis, porque quem vai para acionista não vai torrar dinheiro para nada como antigamente, e nesse sentido é definitivo, os velhos vícios acabaram.

Mas fico feliz que se tenham safado. Fico mesmo.

Agora se os postos de trabalho vão ficar iguais, duvido muito. Mas não me parece que a TSF esteja em vias de mudar o projeto, e há muitas maneiras de mexer numa grelha de programação de uma rádio, pelo que diria que até se devem safar razoavelmente bem nisto. Terá que ter uma estrutura mais ágil, será central, mas de resto...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #2699 em: Fevereiro 07, 2024, 06:40:28 pm »
Com a salvação da TSF por um grupo do Norte e pela ocupação da rede regional Norte pela TSF, era bom a TSF passar a ter sede a Norte, seja lá onde for, e passar a ter o seu quartel general a Norte. Não faz sentido algum uma rádio que ocupa a rede regional Norte e ser salva por um grupo do Norte, manter toda a sua estrutura em Lisboa.