Estou a ouvir as perto de 4 horas da comissão parlamentar de inquérito a Domingos de Andrade, em que pela primeira vez ouço alguém da TSF a reconhecer algumas coisas.
O ex-diretor da TSF reconheceu "grandes fragilidades" na rede de emissores, que a viajar pelo país já existiam "muitas falhas", e precisavam de uma nova solução, porque a rede estava a degradar-se rapidamente. Acabaram por arranjar essa solução em que poupam 1,2 M€ mas não especifica de que forma.
Ele já tinha mais ao menos reconhecido isso numa conversa com o Fernando Alves há uns meses. A questão dos 1.2 M€ é que é relevante. Só uma nota, esta não é uma comissão parlamentar de inquérito, por isso é que o Fafe se recusou a comparecer perante o Parlamento. O Livre sugeriu agora que se avance com a mesma, e aí sim, a Assembleia da República fica com poderes muito próximos aos do poder judicial. A ser aprovada, o que desconfio que será por unanimidade, será positivo, e o Sr. Fafe será obrigado a aí sim, comparecer. Em qualquer caso, parece-me evidente que estamos a assistir à antecâmara da intervenção do Estado na TSF e no JN e DN. Se será nacionalização ou de outra forma, aí admito que possa existir soluções diversas, mas parece-me evidente que o Parlamento vai deitar a mão.