Autor Tópico: TSF  (Lida 794218 vezes)

O Bigode do Sala

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #2355 em: Dezembro 26, 2023, 08:49:56 pm »
Confesso que acho um bocadinho estranho ver jornalistas a dar continuidade. No outro dia apanhei a Clara de Sousa na SIC a dizer no final do jornal para ficar desse lado, que a seguir vinha mais um episódio da novela. Soa estranho. Mas nas madrugadas, para dizer, são 02h em PT e na Madeira e 1h nos Açores, era caoaz de resultar. Há o precedente do JCT que continua com a carteira ativa e faz, fundamentalmente, animação. Mas deve ser praticamente caso único.

Também creio que é estranho.
Mas se formos ao Brasil, é comum o pivô dos telejornais fazer o anúncio ao programa que se seguirá na grelha.
No Reino Unido, o The Chrys Moyles Show da Radio X tem o Dominic Byrne como parte activa do painel e, ao mesmo tempo, é ele o jornalista que dá as notícias e o bloco meteorológico.

São dinâmicas diferentes que, em Portugal, não são muito comuns. Também tenho dúvidas se a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista permita que um encartado possa fazer animação.

Além do JCT, o caso mais flagrante é o do Paulo Alves Guerra que conduz as manhãs da Antena 2 e, ao mesmo tempo, edita e narra os noticiários à hora certa.

Entretanto, terminou hoje a grande reportagem «Violeta» que é um bom exemplo da importância da TSF no panorama radiofónico português.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #2356 em: Dezembro 26, 2023, 10:34:05 pm »
A TSF a candidatar-se mesmo a ser nacionalizada. Quando um CEO já nem sequer respeita um órgão de soberania, algo vai muito mal neste país:

https://eco.sapo.pt/2023/12/26/ceo-da-global-media-recusa-se-a-prestar-contas-no-parlamento-sobre-despedimento-de-200-trabalhadores/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques

Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2357 em: Dezembro 26, 2023, 11:14:57 pm »
Numa notícia que até é relativa à minha autarquia, mas que deve demonstra o desespero da Tesouraria no grupo GM. Imagino o Sr. Fafe a andar de mão estendida a pedir ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gaia para receber antecipadamente.
https://paginaum.pt/2023/12/23/promocao-de-natal-camara-de-gaia-ate-ja-paga-a-global-media-antes-do-servico-feito/
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2358 em: Dezembro 27, 2023, 01:43:28 am »
A TSF é a consequência do desastre das rádios tendencialmente de palavra...

Houve um desinvestimento total na palvra, nos profissionais que fazem a diferença que abandonaram a rádio...

A lógica patética das rádios da RTP abriram uma autoestrada para a atual miséria: mataram a rádio tendencialmente de palavra  em Portugal e através da parasitária Antena 3 criaram um duopólio absolutamente nocivo para a rádio portuguesa, levando a criar a ideia que as pessoas querem mais música. Esse caldo profético tornou-se sopa real atual.
Agora é deixar morrer...para que das cinzas algo possa surgir.
Não escondo que torço para que a RR caia com estrondo. Só as velas da Marktest e publicidade em dose cavalar ainda permitem que vá respirando. É pena...a atual RR não merece sobreviver.
« Última modificação: Dezembro 27, 2023, 01:45:52 am por Atento »

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #2359 em: Dezembro 27, 2023, 11:21:57 am »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2360 em: Dezembro 27, 2023, 02:31:02 pm »
Como se sentirão os administradores da Global Media ao ler esta notícia:

https://expresso.pt/sociedade/2023-12-26-Jornalistas-angariam-mais-de-10-mil-euros-para-ajudar-colaboradores-da-Global-Media-com-pagamentos-em-atraso-698fa267

Pena que isto não tenha sido aberto ao público em geral. Eu ajudaria!

pdnf

• Hero Member
« Responder #2361 em: Dezembro 27, 2023, 02:41:43 pm »
Como se sentirão os administradores da Global Media ao ler esta notícia:

https://expresso.pt/sociedade/2023-12-26-Jornalistas-angariam-mais-de-10-mil-euros-para-ajudar-colaboradores-da-Global-Media-com-pagamentos-em-atraso-698fa267

Devem sentir-se contentes: menos uns a quem temos de ter presa a pagar.  >:( E foram 10k porque não abriram a iniciativa à população em geral, esta situação no JN, mas também na TSF, sinto menos no DN, mas o jornal tem pouca expressão no Porto, é falada e comentada no geral, não só por nós nerds nestes assuntos.
Mais a sério, parece-me que o Dr. Fafe está realmente preocupado com estas pessoas que ganham miseravelmente mal. A fazer fé nas transcrições da entrevista, acho que é sentido quando se mostra genuinamente incomodado com pessoas a ganhar 800 euros. Coisa diferente é se tem capacidade para fazer mais e diferente. Acho também de uma arrogância atroz se recusar a ir ao Parlamento dar explicações, quando a audiência, requerida pelo BE, é aprovada por unanimidade, ou seja, todos os partidos entendem que o Estado, enquanto poder público, tem de acompanhar a par e passo o que se passa neste grupo. Não percebo o que perde em ir lá, o Dr. Fafe tem, capacidade argumentativa para não ser sequer trucidado por uma Mariana Mortágua ou por um Guimarães Pinto.

Acho pouco e demorada a investigação que a ERC está a fazer ao fundo, e se espera colaboração do Ministério Público das Bahamas, acho que pode esperar sentada:
https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/episodio-absolutamente-tragico-erc-admite-enorme-preocupacao-com-situacao-no-global-media-group-17538577.html

Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2362 em: Dezembro 28, 2023, 03:34:15 am »
Noite sem noticiários postos online desde as 00h até agora e com um erro no noticiário das 00h (o Francisco Mateus lança no início o som de final do boletim).

Mas estão a haver notícias, Inês Duarte Coelho fez a síntese das 03:30.

https://www.tsf.pt/programa/noticiarios.html

pdnf

• Hero Member
« Responder #2363 em: Dezembro 28, 2023, 03:59:26 pm »
A RFM acabou agora de noticiar que os salários de dezembro da TSF não vão ser pagos.
Rádio é:

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2364 em: Dezembro 28, 2023, 04:24:35 pm »
Se isso não é o fim, não sei o que será.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2365 em: Dezembro 28, 2023, 04:32:13 pm »
Se isso não é o fim, não sei o que será.

Não andamos longe, não.

https://eco.sapo.pt/2023/12/28/dona-do-jn-e-tsf-falha-pagamento-de-salarios-de-dezembro/

E já se descobriu a ponta solta que a administração da GMG deixou no comunicado anterior quanto ao Atlântico Europa: conta caucionada.

Ou seja, o GMG estava já a viver a crédito e a pagar salários a crédito (é o equivalente empresarial ao nosso descoberto bancário, que é uma ferramenta e ao mesmo tempo é um perigo, experiência própria), daí o Banco Atlântico Europa ter ficado com os lucros da Vasp (seguramente para pagar juros, comissões, saldos pendentes e outras que tais).

Isto significa que se não houver qualquer entrada de capital, a GMG apenas poderá viver com o contado que lhe chegar no próximo mês e, por isso, é possível que os salários de Dezembro sejam pagos com 1 mês de atraso e toda a gente comece a correr com pelo menos esse mês de atraso daqui para diante. Salva-se a publicação das revistas porque é feita por outra empresa, a manutenção dos emissores da TSF porque é paga a outra empresa, mas de resto é isto.

Com 2 meses de atraso começa a ser viável rescisão com justa causa, o que é muito perigoso para a GMG.

Tudo isto está já no inenarrável.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2366 em: Dezembro 28, 2023, 04:40:37 pm »
Parece-me mesmo que a nacionalização será uma inevitabilidade, ou então terá de existir, desde já, quem se chegue à frente para comprar. Mas acredito mais na primeira hipótese. Há empresas que são demasiado grandes, seja em história, peso político ou no impacto na vida das sociedades, para falirem. O GMG combina todas estas três dimensões, parece-me adequado que esta solução comece a ser colocada, desde já, em cima da mesa.
Rádio é:

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2367 em: Dezembro 28, 2023, 05:15:57 pm »
Parece-me mesmo que a nacionalização será uma inevitabilidade, ou então terá de existir, desde já, quem se chegue à frente para comprar. Mas acredito mais na primeira hipótese. Há empresas que são demasiado grandes, seja em história, peso político ou no impacto na vida das sociedades, para falirem. O GMG combina todas estas três dimensões, parece-me adequado que esta solução comece a ser colocada, desde já, em cima da mesa.
Isso do peso político ou do impacto é muito relativo e não é com soluções à moda dos anos 70 que se resolvem. Jornais como O Século, ou rádios como o RCP terminaram e a vida continuou.

O ideal é as marcas que constituem o grupo pararem a outros investidores em conjunto ou em separado, ficando no limite o Estado a salvaguardar o arquivo do DN/JN, caso necessário.

Mais do que isso não. É inaceitável o Estado financiar (mais um) grupo falido e que não dá provas de conseguir sobreviver no mercado dos media.

Mais uma vez expresso a minha solidariedade para com os trabalhadores da GM, sem dúvida os menos culpados desta terrível situação.

Tranquilo

• Full Member
« Responder #2368 em: Dezembro 28, 2023, 05:36:45 pm »
O dito financiamento era uma forma do PS assegurar o controlo de um grupo de comunicação para além da RTP e da Lusa. Muito útil em tempos eleitorais, não?

ote author=AG link=topic=38.msg44472#msg44472 date=1703783757]
Isso do peso político ou do impacto é muito relativo e não é com soluções à moda dos anos 70 que se resolvem. Jornais como O Século, ou rádios como o RCP terminaram e a vida continuou.

O ideal é as marcas que constituem o grupo pararem a outros investidores em conjunto ou em separado, ficando no limite o Estado a salvaguardar o arquivo do DN/JN, caso necessário.

Mais do que isso não. É inaceitável o Estado financiar (mais um) grupo falido e que não dá provas de conseguir sobreviver no mercado dos media.

Mais uma vez expresso a minha solidariedade para com os trabalhadores da GM, sem dúvida os menos culpados desta terrível situação.
[/quote]

pdnf

• Hero Member
« Responder #2369 em: Dezembro 28, 2023, 05:58:10 pm »
AG,

Eu até compeendo o ponto de vista, porém, daqui a pouco, não há sequer mercado. Sem JN e DN, ficamos limitados ao Público e ao Correio da Manhã. Se o Público acabar, que país é este que tem como único jornal diário um tabelóide? Mesmo o tabelóide+ 1 é muito pouco. Queremos ainda concentrar mais o mercado?

No caso que mais interessa aqui, a TSF, a única rádio de informação minimamente nacional vai fechar? Faz sentido? Mesmo que a Observador compre a rede, esta discussão é pertinente.
Rádio é: