Autor Tópico: TSF  (Lida 788225 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: TSF
« Responder #2206 em: Dezembro 01, 2023, 12:20:28 am »
Oh, oh, oh...

Fafe, Fafe, Fafe...

Lol
Lol
Lol

https://portocanal.sapo.pt/noticia/342051?fbclid=IwAR3gvcpApUsL4rQW45sweE-hD_gM-HCAMPHbzD1PgIXhJ1UWfFXItrgi0IU
Com Fafe, afinal há fanfe!

Mais a sério, é como eu digo, chegámos à fase do estertor.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2207 em: Dezembro 01, 2023, 12:27:42 am »
Quando o Fafe ronda é sempre um péssimo sinal...

https://cnnportugal.iol.pt/amp/global-media-group/atraso-no-pagamento-de-salarios/graves-problemas-financeiros-global-media-anuncia-atraso-no-pagamento-de-salarios-do-mes-de-novembro/20231130/6568e953d34e65afa2f82b9f

Literalmente a GMG dependente de um ainda não aqui há muito tempo chamado "fundo abutre" para pagar... salários?

E o acionista com este tempo todo não fez a compliance que era suposta e não cumpriu com as normas de transferência?

E a GMG sem sequer acesso a bancos?

Portanto, a GMG está dependente de um fundo daqueles para continuar a atividade. Muito bem. Está mesmo no fim, então...  Os sindicatos bem podem vir pedir as batatinhas que quiserem, que vai ser para esquecer: ou acordam e não cumprem, ou nem sequer acordam.

Dramático.

De acordo com os boletins que ouvi esta manhã na RR, a compra das participações da Global Media Group na Lusa está a ser muito criticada pela Associação Transparência e Integridade. Imediatamente pensei que a crítica não fazia sentido, porque se sabe que não fora o caso, não há salvação possível para a TSF e para o JN+DN+OJ. Todavia, também é verdade que este governo não tem legitimidade política objetiva para decidir o que quer que seja, quando é provável que o Primeiro-Ministro seja ainda hoje exonerado. Mas indo mais ao fundo da questão, a verdade é que se vende agora a participação na Lusa, dá-se um balão de oxigénio ao grupo, mas para o ano os problemas estão lá outra vez. Enquanto isso, a Lusa fica cada vez menos plural, e não se garante que seja possível salvar os OCS do grupo.
Falando da TSF, que é para mim a marca mais forte, não me chocaria a integração no grupo RTP Rádios, conquanto sejam dadas condições para que a TSF possa ter uma rede nacional. Parece-me que não seria inviável a sul acrescentar emissores de grande potência nos principais centros emissores. Talvez a Fóia seja o mais complicado, mas não impossível. Doutro modo, a RTP ter uma rádio de informação que só serve metade do país, é absurdo, os emissores locais da TSF, para mim cumprem mal a sua função. Por outro lado, devem ser esgotadas todas as hipóteses de venda da rádio em mercado, e falando do elefante na sala, há que perceber se há ou não interesse da Observador em adquirir a Rede Regional Norte. Como já referi acima, a ERC deve chumbar a venda que vise a conversão da TSF num qualquer projeto musical. Por outro lado, e voltando à RTP, não sei se mais uma rádio não iria simplesmente contribuir para descurar as outras, mormente, converter a Antena 1 numa rádio musical. Há muito trabalho a ser feito na RTP para a tornar uma rádio de serviço público, mais em linha com o que é praticado na Europa.

Há muitas frequências disponíveis no Alentejo e mesmo no Algarve frequências disponíveis do QNAF não faltam. O menor dos problemas seria assegurar uma Rede Sul para a atual Rede Norte, até torres da RDP partilhavam: na pior das hipóteses havia algumas limitações pontuais de potências para questões da raia espanhola. De resto, trigo limpo. Ao contrário era pior.

Eu sinceramente acho que uma nacionalização era taticamente interessante, fortalecia o grupo RTP. Mas não é o calendário politico em que estamos... a não ser que a vergonha desapareça de quem dirige.

modernices

• Hero Member
« Responder #2208 em: Dezembro 01, 2023, 08:50:58 am »
Nacionalizar a TSF? Alguma vez isso é possível? Mais juízo na sala por favor.

Atento

• Hero Member
« Responder #2209 em: Dezembro 01, 2023, 09:14:14 am »

Impossível não é...

Há comprador?

Ou o estado vai assumir as dívidas gratuitamente?

Em tese é possível fazer o que governo do psd de Durão Barroso fez com a NTV...

1 €!!!

Vamos ver se o futuro governo não fica com as participações na Lusa e algo mais...

Pergunta genuína: alguém está interressado ou disponível para comprar o grupo global média?
« Última modificação: Dezembro 01, 2023, 09:17:27 am por Atento »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2210 em: Dezembro 01, 2023, 10:46:14 am »

Impossível não é...

Há comprador?

Ou o estado vai assumir as dívidas gratuitamente?

Em tese é possível fazer o que governo do psd de Durão Barroso fez com a NTV...

1 €!!!

Vamos ver se o futuro governo não fica com as participações na Lusa e algo mais...

Pergunta genuína: alguém está interressado ou disponível para comprar o grupo global média?

Por 1€... posso pensar no assunto.  ;D ;D
Falando mais a sério, será que a parcela relativa à rádio não intressaria à Impresa?Estão a apostar tanto no áudio no Expresso...
O calendário político: acredito que se a hipótese nacionalização estiver em cima da mesa, ainda que de forma velada, o fundo aguente mais 4 meses até haver Governo, nem que seja com uma redação a mínimos para noticiários de 4 minutos. Os jornais, concordo com o que o AG referiu atrás, há que ter em atenção os arquivos históricos do DN, mas também do próprio JN.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2211 em: Dezembro 01, 2023, 02:49:52 pm »
Nem mais.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2212 em: Dezembro 01, 2023, 02:56:04 pm »
Falando mais a sério, será que a parcela relativa à rádio não intressaria à Impresa?Estão a apostar tanto no áudio no Expresso...
Era a melhor solução até para aproveitar essa sinergia com o jornal, mas voltamos à questão da dívida. Mesmo vendendo por 1€ tem que dar garantias para 10 milhões de euros só para a Rádio Notícias, detentora legal da RRN.

Atento

• Hero Member
« Responder #2213 em: Dezembro 01, 2023, 04:10:07 pm »
Alguém disponível para comprar?

O grupo RTP precisa de ter um canal de notícias no seu portfólio.

Pegando no chavão serviço público de que não gosto particularmente pois em Portugal corrompe-se o conceito...

Como dizia...

Pegando na expressão serviço público....haverá algo mais nobre do que a informação,  o debate e a exploração de  novas propostas regionais na esfera do serviço público?

Em Portugal, cada vez há menos interessados nesses conteúdos que em qualquer país civilizado são fundamentais...

Atento

• Hero Member
« Responder #2214 em: Dezembro 01, 2023, 05:08:12 pm »
https://www.publico.pt/2023/11/30/sociedade/noticia/trabalhadores-jornal-noticias-mantem-preaviso-greve-2072192

Não resisto a colocar aqui este comentário existente no jornal "O Público ":

Espectro MODERADOR

"Onde estão as "forças vivas " da cidade invicta, os auto-proclamados notáveis que queriam deitar abaixo Camilo e a sua amante nua?! Não consideram eles o JN um monumento da Imbicta, carago?! Esou-me a lembra do Serrão, do Pinto da Costa, do Rui Moreira, do Lobo Xavier, novo porta-voz do Marcelo, do Abrunhosa, etc, etc. Façam lá o Bazar pró Natal e desviem a torrente pró JN! Tá quieto, ó meu! LOL"

30.11.2023 21:32

Por onde anda o "nosso" Zeca?

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2215 em: Dezembro 01, 2023, 05:16:03 pm »

É impossível até deixar de ser.

É só o Estado achar que vale a pena. Ainda para mais com a posição política atual da TSF.

Vamos ter um problema a debater este ponto, meus caros: a proximidade da TSF ao poder político e ao presente calendário eleitoral vai causar aqui alguns problemas a mantermos a isenção quanto a isto.

É que a eventual solução para a TSF é indissociável do que quer que venha a acontecer nos próximos meses nesse prisma e no da economia do grupo. Bem esteve o Fernando Alves quando saiu a tempo, parecia que estava a adivinhar.

Deixo claro que eu sou tendencialmente contra qualquer nacionalização da TSF pelo Estado. Não se podem sustentar vícios privados com dinheiros públicos. Uma rádio que dá 5 milhões de lucro por ano ter 2 milhões de prejuízo é já de si absurdo. Tem que haver um saneamento das contas, mas a rádio tem que se manter na esfera privada. Como, é que eu não sei.

Alguém disponível para comprar?

O grupo RTP precisa de ter um canal de notícias no seu portfólio.

Pegando no chavão serviço público de que não gosto particularmente pois em Portugal corrompe-se o conceito...

Como dizia...

Pegando na expressão serviço público....haverá algo mais nobre do que a informação,  o debate e a exploração de  novas propostas regionais na esfera do serviço público?

Em Portugal, cada vez há menos interessados nesses conteúdos que em qualquer país civilizado são fundamentais...

Vejo perfeitamente uma TSF nacionalizada dentro do grupo RTP a fazer as vezes de uma Rádio 5 Todo Notícias, e fazer o serviço informativo regional em parceria com os centros de produção locais. Mas perfeitamente. E a CAV ia subir quê, 10 cêntimos para custear isto?

Ia ser uma catástrofe para as rádios locais privadas, boa parte delas, mas é possível. Perfeitamente possível.

Podemos escolher ignorar ou podemos escolher abordar o elefante na sala, mas isto até tem potencial de vir a lume para campanha eleitoral no debate político. Está a ficar interessante.

Quanto ao JN, tem que ser obrigatoriamente salvo nem que isso seja por um movimento cívico que se levante no Porto para salvar o último jornal nacional da região.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2216 em: Dezembro 01, 2023, 05:41:12 pm »
A única opção realista é a Impresa adquirir a TSF. O resto é pura especulação.

E se a RTP quiser uma rádio de informação para cobrir o território português que utilize a rede da actual Antena 3, passando a programação actual para a rede FM da RDP África, eventualmente com mais emissores.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2217 em: Dezembro 01, 2023, 06:06:15 pm »
Estou totalmente de acordo com esta mensagens do AG.
Isto de querer concentrar tudo no Estado é até sinal de menoridade e atraso de um País.
Por outro lado perigoso, numa altura que estes partidos repulsivos populistas estão a crescer em todo o mundo...
E logo a área da comunicação social que é sempre tão apetecível para se controlar por estes sectores.
A Impresa parece me ser, nesta altura a melhor hipótese para ficar com a TSF.
Tem provas dadas de uma empresa independente e de qualidade, mesmo com muitos defeitos.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2218 em: Dezembro 01, 2023, 06:08:35 pm »
A única opção realista é a Impresa adquirir a TSF. O resto é pura especulação.

Ou a Bauer, acabando de vez com a parvoíce das redes "regionais".
« Última modificação: Dezembro 01, 2023, 06:11:53 pm por radiokilledtheMTVstar »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2219 em: Dezembro 01, 2023, 06:17:49 pm »
Eu iria para a Bauer...