E a maior parte dos jornalistas da TSF na actualidade, são freelancers. Jornalistas fixos devem ser poucos. Reparem por exemplo, uma boa fatia dos jornalistas da noite/madrugada variam e aparecem nomes novos com frequência, como a Fátima Valente de que falei, a Magda Cruz, Miguel Bento Laia, Rui Cid, e na semana passada surgiu outra voz que agora não me recordo o nome.
E da diminuta equipa de animadores que têm, acredito que também haja gente que não é fixa. O Nélson Santos não o é, Nuno Arantes Santos, Filipa Assis...
Antigamente os jornalistas da TSF eram todos fixos, nos turnos, e apenas ocasionalmente la aparecia uma ou outra voz diferente. As late as 2019 (!), eram sempre os mesmos 1 ou 2 jornalistas por turno a apresentar, apenas com a diferença que às vezes mudavam de turno. Agora, fora do horário das manhãs e do final de tarde mais algumas rubricas, tudo varia…
Este é um modelo parecido ao do RCP na sua fase final, em que tinham 40 jornalistas e todos eram estagiários/freelancers, optando por apostar na formação antes de os lançar para a antena. A TSF seguiu esse caminho para aligeirar os pagamentos.
Espanta-me como isso não aconteceu ainda na locução, especialmente quando os quadros em alguns casos são piores que os designados supelentes, e em alguns casos a animação é já fora do que atualmente se faz em rádio (normativas e padrões).
Fazer ovos sem omeletes a procurar a sustentabilidade. Ai se não fosse o peso da marca TSF nos mais velhos…
Mas que sentido é que faz estar a dar o "Bichinho da Rádio" com Dora Pires, sexta-feira às 21:00 e repetir apenas 3 horas depois? É para darem menos música e reforçarem que são uma rádio de informação? Oh meus amigos se for música de qualidade quero lá saber dessas rubricas. Basta ouvir uma vez. E chega
Quem fez estas últimas grelhas da TSF andou a dormir, só pode... já viram quantas vezes programas como o Alta Voz, Encontros com o Património repetem ao fim-de-semana? 3 ou 4 pelo menos, que exagero...
Eu ontem ouvi o “Boa Vida” repetido três vezes: à hora de ponta da tarde, às 21h e depois às 02h da manhã. Exatamente o mesmo conteúdo, nem se deram ao trabalho de variar para disfarçar. Não faz qualquer sentido, mas essa é uma luta antiga minha, porque muitas das rádios em Portugal repetem e não sabem repetir de maneira que seja apelativo para o ouvinte e ainda dê alguma dignidade, é pega no ficheiro e siga daí.
Há entretanto um emissor com os agudos esquisitos, parece que comprimidos, na TSF. Não consegui apurar qual mas deve ser o dos 106.5, porque isto foi logo após o final da Ponte do Freixo na subida da A20, sentido Norte Sul, e o rádio costuma escolher esse como o pdnf indicou já aqui e bem. Escutei cerca das 01:50 assim.