Autor Tópico: TSF  (Lida 782394 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #840 em: Setembro 07, 2021, 09:53:39 pm »
Em termos de escolhas musicais, entre as três (A1, RR e TSF) para mim é a que mais me enche as medidas, principalmente no horário nocturno.
Não sou grande ouvinte da TSF, não aprecio o a sua linguagem, mas adoro escutar a música que passa, mesmo sabendo que não deve ser o principal mote para se estar sintonizado na estação.

Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk

Considerando os constrangimentos conhecidos em termos de redação, acho que ainda apresenta um produto informativo com muita qualidade, pese embora longe do que já foi no final dos 90 início de 2000.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #841 em: Setembro 08, 2021, 12:50:41 am »
Pedro Cruz ex-Subdiretor de Informação da SIC vai integrar a direção da TSF substituindo Pedro Pinheiro. Parece-me um bom reforço.

Entretanto, está aberto o 3º round no combate Carlos Vaz Marques vs TSF:
https://expresso.pt/sociedade/2021-09-06-Carlos-Vaz-Marques-vs-TSF-round-3-comunicado-do-Conselho-de-Redacao-da-radio-e-uma-tentativa-de-assassinato-de-carater-diz-o-jornalista-103d4659

Parece-me que a informação poderá endurecer. Se é bom ou mau, vamos ver... isto é apenas uma leitura intuitiva sem grande base de sustentação.

Quanto ao texto de Carlos Vaz Marques, não parece minimamente revisor da postura de estrela que havia mencionado, ao longo de todo esse texto, inclusive justificando isso com tal acontecendo em "qualquer grande empresa". Grande empresa? A TSF? Quanto muito uma média empresa, que nem emissores ou sinal em todo o país possui... alguma razoabilidade seria bom.

Denoto também algumas insinuações de conluio, ali trespassadas, face ao próprio CR e à direção dos jornais, meio que a subentender alguma coisa relacionada ao próprio Domingos de Andrade. Isto não me parece vil, parece-me feito de propósito para que se ligue 2+2, apenas isso.

No demais, alguns detalhes sobre o trabalho dele e a presença de estúdio fazem perceber que talvez uns 60% do comunicado da GMG seja palha e falsos argumentos. Isto, embora ele não tenha falado nada das reuniões, que defende com um ponto que não estava lá sequer no comunicado nem era o argumentado.

Resultado: o Boxx tem razão. A verdade está ao meio. Revejo corrigindo a talvez muito exagerada expressão de "espinha bífida", que acho exagerada e desmerecedora para o próprio, e pelo meu próprio excesso verbal apresento aqui um pedido de desculpas a CVM (se estiver a ler isto), mantendo no entanto tudo o resto.

Este segundo comunicado pareceu-me menos "defesa de um pedestal" e mais "vamos cá falar os factos a ver se as pessoas entendem". Foi mais humano, apesar de tudo - e isso é bom.
« Última modificação: Setembro 08, 2021, 12:52:51 am por Memórias da Rádio »

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #842 em: Setembro 08, 2021, 01:31:31 am »
Pedro Cruz ex-Subdiretor de Informação da SIC vai integrar a direção da TSF substituindo Pedro Pinheiro. Parece-me um bom reforço.

https://expresso.pt/sociedade/2021-09-06-Carlos-Vaz-Marques-vs-TSF-round-3-comunicado-do-Conselho-de-Redacao-da-radio-e-uma-tentativa-de-assassinato-de-carater-diz-o-jornalista-103d4659

A direcção da TSF passa a ser composta por Domingos de Andrade, Ricardo Alexandre e Pedro Cruz.
Três tripeiros.
Pode ser que transformem a TSF numa rádio nacional a partir do Porto e que recuperem a rede regional Norte verdadeiramente como rede regional Norte. Se é para manter tudo como está, uma rede regional Norte ocupada com uma rádio praticamente feita desde a capital, então nem vale a pena lá entrar. Ser do Porto em Lisboa só serve para isso mesmo, para estar no BI.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #843 em: Setembro 08, 2021, 11:59:24 am »

A direcção da TSF passa a ser composta por Domingos de Andrade, Ricardo Alexandre e Pedro Cruz.
Três tripeiros.
Pode ser que transformem a TSF numa rádio nacional a partir do Porto e que recuperem a rede regional Norte verdadeiramente como rede regional Norte. Se é para manter tudo como está, uma rede regional Norte ocupada com uma rádio praticamente feita desde a capital, então nem vale a pena lá entrar. Ser do Porto em Lisboa só serve para isso mesmo, para estar no BI.

O principal acionista atual (grupo Bel) está sedeado na Maia...

A não ser que haja ganhos financeiros grandes com isso, duvido um pouco que aconteça. Não sei até que ponto o histórico edifício do Jornal de Notícias no Porto poderia albergar toda a estação; não sei até que ponto em Lisboa o espaço é adquirido ou alugado nas Torres (provavelmente alugado, sabendo o que sei dali); não sabemos até que ponto é que abdicando de ambas e indo para outro sítio totalmente diferente haveria ganhos financeiros.

Isto sendo que o grupo já se desfez do edifício do DN na Avenida da Liberdade.

De qualquer maneira, acho pouco provável que deixem de ter emissões em Lisboa.

MPFM

• Full Member
« Responder #844 em: Setembro 08, 2021, 12:12:38 pm »
Há ANOS que a direção da TSF é assumida por elementos vindos do norte, basta consultar o Google.
Tendo por base o que saíu na CS, o caso Carlos Vaz Marques, pelo que me é dado a perceber, trata-se de uma situação simples de "quanto ganha para o que faz".
O novo diretor terá sido confrontado com algo absurdo de alguém que "apenas" se limitava a fazer uma crónica literária e que tinha o seu vencimento apenas baseado nisso.
Tendo em conta essa premissa confrontou CVM sugerindo o corte do vencimento. Não imaginava o novo diretor que o estatuto do astuto CVM se sobreporia. Uma crónica diária sobre um livro obriga ao seu autor que o leia para assim fazê-lo de forma competente. E isso ocupa tempo, é trabalho. E estou a ser sarcástico.
Fazendo face à escassez de meios humanos, e havendo um elemento do quadro passível de voltar a integrar uma equipa "de turno", o diretor viu nisso uma oportunidade de matar dois coelhos com uma cajadada. Põe um funcionário a trabalhar ao nível dos outros e colmata parcialmente a escassez de pessoal ativo. E o astuto Carlos Vaz Marques tem um estatuto que não lhe permite humilhar-se perante tal situação.

Atento

• Hero Member
« Responder #845 em: Setembro 08, 2021, 12:47:14 pm »

Três tripeiros.

A não ser que haja ganhos financeiros grandes com isso, duvido um pouco que aconteça. Não sei até que ponto o histórico edifício do Jornal de Notícias no Porto poderia albergar toda a estação; não sei até que ponto em Lisboa o espaço é adquirido ou alugado nas Torres (provavelmente alugado, sabendo o que sei dali); não sabemos até que ponto é que abdicando de ambas e indo para outro sítio totalmente diferente haveria ganhos financeiros.

O histórico edifício do JN foi vendido a um grupo chinês que o vai transformar num hotel.

Não faz muito sentido discutir isto da tsf a norte ou da tsf a sul...

Todos os grandes grupos europeus têm a suas sedes centrais nas capitais...

A RTP  TV até faz o que poucas fazem: emitir alguns noticiários a partir do Porto.

É um esbanjar de recursos humamos  e equipas que podiam reforçar com mais qualidade e assertividade em Lisboa.

Boxx

• Hero Member
« Responder #846 em: Setembro 08, 2021, 02:20:19 pm »
Gostava que explicasse como é mais caro ter uma operação dessas sediada no Porto? Tudo é mais economico: espaço e recursos e porventura com mais qualidade!

Boxx

• Hero Member
« Responder #847 em: Setembro 08, 2021, 02:25:14 pm »
esbanjar recursos é centralizar operações na capital.

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #848 em: Setembro 08, 2021, 03:03:34 pm »
A TSF nunca foi uma grande empresa, quanto muito foi uma média empresa, nos dias de hoje, é uma pequena empresa. Teve os seu anos áureos na decada de 90. Desde aí tem vindo a decrescer, e a isso se deve principalmente,  a saida de bons profissionais, uns saindo pelo próprio pé, abraçando novos projetos, outros, na sua maioria, foram convidados a sair através de programas de rescisão de contrato. Hoje em dia, a TSF sustenta-se nos bons profissionais que restam, acabando, previsivelmente, também por vir a perdê-los no futuro, porque tem sido essa a politica da empresa que detém a TSF: cortar, cortar cortar. É o que eles mais bem sabem fazer. A TSF sustêm-se, na atualidade, nos poucos bons profissionais que restam, e pelo nome, prestígio conseguido no passado, e também por não ter qualquer outra rádio, concorrente, á altura, sendo a mais próxima, a generalista Antena 1, do lado da infomação.

O Caso Carlos Vaz Marques (CVM) é outro triste episódio protagonizado pela Global Noticias ( depois de outros, vem-me á memória o despedimento do Jornalista João Paulo Baltazar, um excelente editor, um dos melhores, então da TSF). Desta vez o episódio  tem como figura: Domingos Andrade, que é administrador, diretor, e não sei que mais da TSF e outras publicações do grupo Global Noticias, figuras recorrentes, surgem não sei onde e ocupam estes cargos, para fazeren esse tipo de coisas, pessoas sem sensibilidade, que desconhecem os meios que dirigem, direções espantalho, para afastarem os profissionais dos meios de comunicação que dirigem. Este senhor e a Empresa Global Noticias não querem acrescentar qualquer valor ás empresas que dirigem, são empresas com nomes feitos, prestigio conquistado, importa é que continuem a funcionar com o menor dos recursos possiveis. Eles não querem saber daquilo que o CVM fez, dos programas que desenvolveu ao longo de anos, da qualidade, prestigio, prémios que ganhou, em favor da TSF. Porque se tivesse havido boa fé, e perante o valor do Carlos Vaz Marques, que seria sempre bom para enriquecer a programação da TSF, teriam-lhe sido propostos novos trabalhos, um novo prgrama, rúbrica, que fosse, afinal não são todas as redações que têm um Carlos Vaz Marques na 'prateleira' (escrevo prateleira porque com a realização de um único programa: 'Governo Sombra', muito o CVM tem para dar e podia dar). Perante aquilo que se sabe, aquilo que foi proposto a CVM não foi um novo programa, uma nova rúbrica, algo de valor para se ouvir na TSF (que tanta falta faz á antena da TSF, com tantos programas requentados, faz falta ouvir novos programas com real valor), mas o que lhe foi proposto foi um corte no ordenado ou então integrar tunos de noticiário (para fazer face á falta de profissionais, pelos cortes em recursos humanos que tém vindo a realizar). Não acho que seja por si só mau para um jornalista integrar um turno, fazer tarefas banais, mas necessárias: como fazer telefonemas. O CVM já tinha feito isso no passado, e fez isso, quando já tinha no ar o programa 'Pessoal e Transmissível', nas férias de Verão integrar equipas de Turno. Mas pelo que entendi, desta vez seria de modo permanente. E aí, pelo seu passado, CVM tem todo o direito  indignar-se, e colocar as coisas como colocou, que estaria a ser alvo de assédio moral, ao ser colocado perante entre o corte de ordenado ou fazer trabalhos de turno, que uma pessoa com trinta anos de casa, e depois de ter feito o que fez, voltar de novo a esse trabalho, não sendo desprestigiante, há uma clara despromoção, se tivermos em conta o que CVM fez antes, e os programas que teve. Há profissionais na TSF, e com anos de casa que fazem e sempre fizeram esse tipo de trabalho, integram equipas de turno, fazem de tudo um pouco, desde edição, reportagem, apoio, telefonemas. O CVM, começou assim, mas enveredou por outros caminhos, tem um percurso próprio, e chegou onde chegou. Ser confrontado com redução de ordenao ou voltar a integrar turnos, entende-se a reação de CVM e o extremar de posição, e levar o caso a tribunal. Já  não  entendo  o comunicado do conselho de redação da TSF que se coloca ao lado do seu diretor e da empresa Global Noticias. Há um alinhamento nas posições... vindo com a justificação de o Jornalista CVM não ter separado águas e ter envolvido a redação da TSF, o que não parecer ser  o caso. Porque CVM nunca escreveu nos seus comunicados, de qualquer elemento da redação da TSF, não envolveu qualquer colega seu, só e únicamente a direção e a administração do Grupo detentor da TSF. Era assim tão importante este caso(um caso entre duas partes, trabalhador e empresa empregadora) para se justificar um comunicado do Conselho de Redação?... Foi um comunicado fabricado? (alinhado com a direção da TSF)... Temos um Pastor: Domingos Andrade e um rebanho de Ovelhas, redação TSF?

pdnf

• Hero Member
« Responder #849 em: Setembro 08, 2021, 03:51:30 pm »
Gostava que explicasse como é mais caro ter uma operação dessas sediada no Porto? Tudo é mais economico: espaço e recursos e porventura com mais qualidade!

Quanto ao espaço...já não sei se será! Infelizmente para quem é do Norte. Penso que a operação da venda da sede do JN não foi avante, até por oposição da redação e da Câmara Municipal do Porto.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #850 em: Setembro 08, 2021, 03:53:51 pm »

Três tripeiros.

O histórico edifício do JN foi vendido a um grupo chinês que o vai transformar num hotel.

A RTP  TV até faz o que poucas fazem: emitir alguns noticiários a partir do Porto.

É um esbanjar de recursos humamos  e equipas que podiam reforçar com mais qualidade e assertividade em Lisboa.

Faz faz, faz todo o sentido, por muito que seja uma discussão inconveniente para quem está em Lisboa, como o Atento está. E sabe porquê? Por isto:

Fora de Lisboa e da AML há sete milhões de portugueses. Há mais espaço, muito mais economia de custos a começar no locado, imensos recursos desaproveitados, expressões e lógicas regionais que não são de somenos, nem nunca serão, por muito que na capital se as queira calar, e tanta ou se calhar até maior aptidão. E digo maior porque conhecem mais realidade, logo serão sempre mais próximos que alguém na impessoal capital.

No caso da TSF é mais grave ainda dizer isso, porque ao contrário das redes nacionais das suas concorrentes, tem a atribuição da Rede Regional *Norte*. Logo, tem de servir o Norte. E um Norte servido a partir de Lisboa, digo-lhe já, é um Norte muito mal servido. Não é a 4 ou 6 horas de distância, ida e volta, que vai fazer o que quer que seja decente de notícias nestas regiões, a sair de Lisboa.

Por isso há uma redação a Norte. Você ignora, porque você enferma de um defeito de ponto de vista comum a uma maioria de pessoas da sua região: olham para o estrangeiro como se fosse um exemplo, mas esquecem-se de também avaliar as realidades cá dentro. Eu não tenho tal, porque já andei por todo o país, e tenho por isso toda a capacidade de lhe dizer: o seu ponto de vista está errado.

Viaje cá dentro, dedique-se a conhecer como eu fiz, e perceberá muito depressa o porquê.

Não se faz decentemente um produto nacional se não se sentirem todas as sensibilidades a nível nacional. A Antena 1 era outra para aprender com isso, até porque está no fim da tabela de preferências a Norte.

Já chega desta falta de regiões. Estamos em 2021, há formação, o valor baixou ao ponto de ser barato formar, correr, sustentar, há Internet em todo o lado, há remoto em todo o lado, não há motivos para continuar a afileirar na capital.

E quem diz Norte e Porto, diz Coimbra, diz Leiria, diz Évora, diz o Algarve. Não se é menos competente em nenhuma destas zonas.

Hoje mais que nunca. Sinais dos tempos que alguns não querem aceitar!
« Última modificação: Setembro 08, 2021, 03:56:32 pm por Memórias da Rádio »

Boxx

• Hero Member
« Responder #851 em: Setembro 08, 2021, 03:54:42 pm »

Quanto ao espaço...já não sei se será! Infelizmente para quem é do Norte. Penso que a operação da venda da sede do JN não foi avante, até por oposição da redação e da Câmara Municipal do Porto.
São dados factuais: o custo por metro quadrado é 20/30% mais barato!

pdnf

• Hero Member
« Responder #852 em: Setembro 08, 2021, 04:55:41 pm »

São dados factuais: o custo por metro quadrado é 20/30% mais barato!

Se considerares AMP vs AML. Mas Porto vs Lisboa, neste momento está igual.
Rádio é:

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #853 em: Setembro 08, 2021, 05:46:07 pm »

Três tripeiros.

O tipico pensamento centralista.
A luz no Porto deve ser mais cara, a agua, o cimento e a internet.
Pior, os salarios no Porto são todos mais altos e é natural que uma rádio no Porto seja muito mais cara.
Tipico pensamento atrofiante de um pais atrofiado.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #854 em: Setembro 08, 2021, 05:47:12 pm »
Nem mais.
Ainda vamos ser grandes amigos, Boxx.