Autor Tópico: Regional FM - 88,1 MHz São João da Madeira  (Lida 31488 vezes)

Linxtuga

• Hero Member
Re: Regional FM - 88,1 MHz São João da Madeira
« Responder #15 em: Outubro 13, 2017, 11:56:39 am »
Para norte a situação mantém se. Ainda hoje andei pelas zonas de Grijó ( sulde Gaia) e Argoncilhe ( norte da Feira) e a cobertura é semelhante. Mesmo no Porto ( onde estou neste momento) nada se alterou.

Enviado do meu E2303 através de Tapatalk

Será que o efeito que aconteceu com o pdf foi apenas fruto de uma atmosfera mais bem disposta?

pdf

• Visitante
« Responder #16 em: Outubro 13, 2017, 08:36:21 pm »
Não. Ainda ontem voltou a acontecer...

A norte é mais complicado: leva com os 88.0 MHz da Antena 2 em Braga.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #17 em: Novembro 09, 2017, 10:39:58 pm »
Parece que irá mudar de designação para "Regional FM – 88.1", e reclassificada o projecto como sendo «temático desportivo informativo»:

http://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM5OiJtZWRpYS9kZWNpc29lcy9vYmplY3RvX29mZmxpbmUvNjY2Ni5wZGYiO3M6NjoidGl0dWxvIjtzOjI4OiJkZWxpYmVyYWNhby1lcmMyMDE3MjA3LWF1dC1yIjt9/deliberacao-erc2017207-aut-r

pdf

• Visitante
« Responder #18 em: Novembro 10, 2017, 12:24:59 am »
Ainda vamos ver essa radio a mudar de frequência... lol

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

guest6

• Visitante
« Responder #19 em: Novembro 10, 2017, 01:27:31 pm »
Parece que irá mudar de designação para "Regional FM – 88.1", e reclassificada o projecto como sendo «temático desportivo informativo»:

http://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM5OiJtZWRpYS9kZWNpc29lcy9vYmplY3RvX29mZmxpbmUvNjY2Ni5wZGYiO3M6NjoidGl0dWxvIjtzOjI4OiJkZWxpYmVyYWNhby1lcmMyMDE3MjA3LWF1dC1yIjt9/deliberacao-erc2017207-aut-r

Eu já disse em vários tópicos que Acacio Marinho está a comprar várias frequencias para a radio que o SLB que fazer. Esta será uma delas.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #20 em: Novembro 10, 2017, 06:53:51 pm »

Eu já disse em vários tópicos que Acacio Marinho está a comprar várias frequencias para a radio que o SLB que fazer. Esta será uma delas.

Ele até pode meter esta nos 96.1.... e até pode mandar o emissor para Arouca.... e até pode ficar com uma cobertura muito mais interessante  ;D

guest6

• Visitante
« Responder #21 em: Novembro 10, 2017, 07:20:32 pm »

Ele até pode meter esta nos 96.1.... e até pode mandar o emissor para Arouca.... e até pode ficar com uma cobertura muito mais interessante  ;D
Pois duvido que o consiga. S. João da Madeira faz fronteira com a Feira e Oliveira de azeméis.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #22 em: Novembro 10, 2017, 10:30:58 pm »

Pode, mas depois ficaria com a TOP FM em 95,9, demasiado próxima... Mais vale ficar na frequência actual.

guest6

• Visitante
« Responder #23 em: Novembro 10, 2017, 10:37:01 pm »

Pode, mas depois ficaria com a TOP FM em 95,9, demasiado próxima... Mais vale ficar na frequência actual.
Não pode. Só pode mudar para o concelho com que faça fronteira. S. João da Madeira só faz fronteira com  a Feira e Oliveira de Azeméis.

guest22

• Visitante
« Responder #24 em: Novembro 10, 2017, 11:44:51 pm »
O espectro nesta zona (zona norte do distrito de Aveiro) está demasiado saturado. A melhor frequência ainda seria os 91.5 MHz, isto é, se a mesma não estiver a ser utilizada na zona do Porto. Esta é de resto a única opção que vejo para esta estação de rádio mudar de frequência. Os 91.7 MHz da RFM não iriam fazer diferença, até porque com 0.2 Mhz de diferença não há interferência entre as duas estações em receptores com boa sensibilidade.

Boxx

• Hero Member
« Responder #25 em: Novembro 11, 2017, 09:40:43 am »
não é bem assim: A RUM (97.5 Braga), e com muita pena minha, tem dificuldades em entrar no Porto, pois é "abafada" pelos 97.7 da Comercial.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #26 em: Novembro 11, 2017, 12:11:19 pm »

Não pode. Só pode mudar para o concelho com que faça fronteira. S. João da Madeira só faz fronteira com  a Feira e Oliveira de Azeméis.

Exacto. Também por causa disso não faz sentido deslocalizar o emissor. Aliás, actualmente a RRS já tem uma excelente cobertura.

joao_s

• Hero Member
« Responder #27 em: Novembro 11, 2017, 02:55:28 pm »
(...) A RUM (97.5 Braga), e com muita pena minha, tem dificuldades em entrar no Porto, pois é "abafada" pelos 97.7 da Comercial.
Inesperado é ouvir a RUM em… Peniche. Um emissor localizado em Braga, apenas com 1 kW de potência e sintonia em 97.5, é audível em condições aceitáveis a cerca de 300 km de distância. As condições atmosféricas ajudam a explicar este interessante fenómeno, nuvens baixas sob o mar (mas céu limpo em terra), vento predominante de norte (a chamada “nortada”), criam o fenómeno de reflexão dos sinais para terra, com áreas significativas de cobertura  que podem chegar às dezenas de quilómetros.

Outro caso: o emissor de 89.5 – Smooth FM não se ouve em Peniche, está tapado pelos 89.5 – TSF, no entanto, à saída de Peniche, 89.5 – TSF ficam numa zona de sombra e a audição de 89.5- Smooth FM é a única possibilidade de escuta da estação. Na encosta norte da península de Peniche, 92.8 – Smooth FM ouvem-se em muito boas condições, deixando-se de ouvir no centro da cidade. Quando 92.8 se deixa de ouvir, entra 89.5 Matosinhos. Ou seja, nas condições descritas, ouve-se a Smooth FM, de forma contínua e muito aceitável, em cerca de 30 km, quando em condições normais de tempo não se ouve nada. Não há emissor que sirva aquela zona. (Fantástico)

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #28 em: Novembro 12, 2017, 12:33:22 pm »
Outro caso: o emissor de 89.5 – Smooth FM não se ouve em Peniche, está tapado pelos 89.5 – TSF, no entanto, à saída de Peniche, 89.5 – TSF ficam numa zona de sombra e a audição de 89.5- Smooth FM é a única possibilidade de escuta da estação. Na encosta norte da península de Peniche, 92.8 – Smooth FM ouvem-se em muito boas condições, deixando-se de ouvir no centro da cidade. Quando 92.8 se deixa de ouvir, entra 89.5 Matosinhos. Ou seja, nas condições descritas, ouve-se a Smooth FM, de forma contínua e muito aceitável, em cerca de 30 km, quando em condições normais de tempo não se ouve nada. Não há emissor que sirva aquela zona. (Fantástico)

Confirmo o que disse, estava a ouvir a SmoothFM pela zona costeira, os 92,8 estavam a ter um bom desempenho e sem eu estar à espera o meu rádio mudou para os 89,5 com um sinal excelente e assim continuou ainda uns bons kms. Falta um emissor para a Zona Oeste, (Serra dos Candeeiros ou Montejunto) mas isso é pedir muito.

joao_s

• Hero Member
« Responder #29 em: Novembro 12, 2017, 02:59:00 pm »
Confirmo o que disse, estava a ouvir a SmoothFM pela zona costeira, os 92,8 estavam a ter um bom desempenho e sem eu estar à espera o meu rádio mudou para os 89,5 com um sinal excelente e assim continuou ainda uns bons kms. Falta um emissor para a Zona Oeste, (Serra dos Candeeiros ou Montejunto) mas isso é pedir muito.
Faz algum tempo que esse fenómeno me chamou a atenção e foi em Óbidos (não está na faixa costeira), durante a tarde. Em Óbidos não se ouve nenhuma das frequências: 96.6, 97.7 e 92.8 devido à orografia. Há demasiados obstáculos, a zona está rodeada por montes e montanhas. A única hipótese é a frequência de 89.5 do grande Porto, que dista 220 km. Trata-se de um emissor com 1,5 kW, que, segundo relatos dos participantes do fórum, não tem um desempenho de cobertura extraordinário naquela área (atendendo à relação entre potência e área de cobertura).

A audição era limpa, a intensidade de sinal variava entre 2 indicadores de 4 e 3 indicadores de 4 (ou seja, entre os 50% e 75%) e parecia que o emissor pertencia à zona, de tão bem que se ouvia. Das várias vezes que passo pela zona, ou não se ouve nada, ou o fenómeno é recorrente. Julgo que não trata das propagações esporádicas que são referidas neste fórum (reflexão de sinais nas camadas altas da atmosfera), mas reflexão de sinais ao nível do mar, este fenómeno é mais frequente. Portanto, é possível ouvir a “Smooth FM” nesta parte da região Oeste, em 89.5, mas estamos dependentes dos caprichos da Natureza.