Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 588682 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Mega Hits
« Responder #2370 em: Fevereiro 17, 2025, 04:11:14 pm »
Nem a Mega, nem nenhuma outra rádio é bem-vinda, se para entrar numa região, necessita de matar alguma rádio local.
Ainda bem que o Secretário de Estado disse no Dia Mundial da Rádio em Faro, que o Governo está atento a estes fenómenos, que qualifica como uma "quase" ilegalidade que a lei permite, e pelas palavras dele, dá ideia que vão mexer na lei. Espero que obriguem as rádios a terem estúdios nos locais para os quais estão licenciados, e que contratem pessoas para integrar esses estúdios locais.
Nélson, também há um ponto que é verdade. No caso de muitas locais, se não fosse a Mega, a Observador ou outra qualquer, provavelmente acabariam a fechar, porque o mercado é insustentável para tantas locais. O modelo está errado, era preciso ter sido feito algo.
No final de Novembro questionei diretamente o Pedro Duarte sobre esta situação, numa reunião privada, de um projeto de que faço parte. Durante este ano, não está prevista nenhuma alteração que vise a concentração das rádios locais, tornando-as regionais. O Governo decidiu dar publicidade institucional e os tempos de antena às rádios locais, que vão já ser aplicados nas Presidenciais, esperando que com isso, exista um encaixe de receita que permitam ver se, com esse modelo se acabam as falências sucessivas.

Por outro lado, o Governo informalmente sondou os grupos de rádio no sentido de compreender se existiria intenção de planos de expansão utilizando frequências locais, tendo sinalizado que a Observador, a MegaHits e a RDS estão atentas a oportunidades de mercado, procurando ativamente mais frequências. Por seu turno, a Bauer não exclui que possa fazer a rede crescer, mas não está num processo de procura ativa. Não referiu a RECORD, nem a TSF nem a MARIA, imagino que estas estejam confortáveis com as suas redes. Aliás, o Ministro aquando do fecho da Festival, ainda sondou a CMR, no sentido de perceber se poderiam ser encontradas outras soluções, mas, aparentemente, se a CMR não ocupasse a frequência, a FESTIVAL fechava mesmo e 94.8 ficavam sem emissão. Em Lisboa, não se preocupou, porque se tratava de uma rádio sem expressão (a SBSR).

O governo vai avaliar a meio da legislatura a situação. Pode existir alguma mexida na questão das horas locais, era algo que ainda estava a ser discutido no âmbito da alteração legislativa que irá ocorrer, previsivelmente, durante este ano. É, no quadro da expansão das redes existentes que entra o interesse do Governo em envolver os privados no DAB+. Compreendo o Ministro, não faz sentido avançar para isto com a RTP sozinha, para termos uma nova TDT, que o Governo quer renegociar, mas não está fácil, do lado da PT.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #2371 em: Fevereiro 18, 2025, 10:01:18 am »
Nem a Mega, nem nenhuma outra rádio é bem-vinda, se para entrar numa região, necessita de matar alguma rádio local.
Ainda bem que o Secretário de Estado disse no Dia Mundial da Rádio em Faro, que o Governo está atento a estes fenómenos, que qualifica como uma "quase" ilegalidade que a lei permite, e pelas palavras dele, dá ideia que vão mexer na lei. Espero que obriguem as rádios a terem estúdios nos locais para os quais estão licenciados, e que contratem pessoas para integrar esses estúdios locais.
Nélson, também há um ponto que é verdade. No caso de muitas locais, se não fosse a Mega, a Observador ou outra qualquer, provavelmente acabariam a fechar, porque o mercado é insustentável para tantas locais. O modelo está errado, era preciso ter sido feito algo.
No final de Novembro questionei diretamente o Pedro Duarte sobre esta situação, numa reunião privada, de um projeto de que faço parte. Durante este ano, não está prevista nenhuma alteração que vise a concentração das rádios locais, tornando-as regionais. O Governo decidiu dar publicidade institucional e os tempos de antena às rádios locais, que vão já ser aplicados nas Presidenciais, esperando que com isso, exista um encaixe de receita que permitam ver se, com esse modelo se acabam as falências sucessivas.

Por outro lado, o Governo informalmente sondou os grupos de rádio no sentido de compreender se existiria intenção de planos de expansão utilizando frequências locais, tendo sinalizado que a Observador, a MegaHits e a RDS estão atentas a oportunidades de mercado, procurando ativamente mais frequências. Por seu turno, a Bauer não exclui que possa fazer a rede crescer, mas não está num processo de procura ativa. Não referiu a RECORD, nem a TSF nem a MARIA, imagino que estas estejam confortáveis com as suas redes. Aliás, o Ministro aquando do fecho da Festival, ainda sondou a CMR, no sentido de perceber se poderiam ser encontradas outras soluções, mas, aparentemente, se a CMR não ocupasse a frequência, a FESTIVAL fechava mesmo e 94.8 ficavam sem emissão. Em Lisboa, não se preocupou, porque se tratava de uma rádio sem expressão (a SBSR).

O governo vai avaliar a meio da legislatura a situação. Pode existir alguma mexida na questão das horas locais, era algo que ainda estava a ser discutido no âmbito da alteração legislativa que irá ocorrer, previsivelmente, durante este ano. É, no quadro da expansão das redes existentes que entra o interesse do Governo em envolver os privados no DAB+. Compreendo o Ministro, não faz sentido avançar para isto com a RTP sozinha, para termos uma nova TDT, que o Governo quer renegociar, mas não está fácil, do lado da PT.
Se as rádios locais tivessem que fechar, que fechassem, mas da parte do governo, que se abrisse um concurso para o concelho em que cada rádio local fechasse, para preencher esse vazio.
Se ninguém concorresse a um determinado concurso, aí justificaria que realmente não existia mercado para uma local, e a partir daí, sim, abrir o concurso às nacionais (tipo Mega ou Observador) que se quisessem expandir.
Agora, estares a colocar uma rádio nacional, numa frequência local, é uma ilegalidade que a lei infelizmente permite.
Não faz sentido o cenário que temos de momento.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2372 em: Fevereiro 18, 2025, 10:44:01 am »
Se as rádios locais tivessem que fechar, que fechassem, mas da parte do governo, que se abrisse um concurso para o concelho em que cada rádio local fechasse, para preencher esse vazio.
Se ninguém concorresse a um determinado concurso, aí justificaria que realmente não existia mercado para uma local, e a partir daí, sim, abrir o concurso às nacionais (tipo Mega ou Observador) que se quisessem expandir.
Agora, estares a colocar uma rádio nacional, numa frequência local, é uma ilegalidade que a lei infelizmente permite.
Não é muito fácil categorizar o que é local ou não. Por exemplo, a RDS e a Nova Era são locais ou nacionais? Do meu ponto de vista, a segunda já deixou de ser local, a Nova Era apesar de já ter duas frequências é local. É um pouco difícil balizar isso com clareza. Por outro lado, também me parece que limitar o surgimento de mais grupos e de uma maior pluralidade na nossa comunicação social é errado. Basta pensarmos que, por exemplo, nenhuma rede nacional é ocupada por uma rádio verdadeiramente informativa, o que, para mim, é uma falha de mercado gritante.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #2373 em: Fevereiro 18, 2025, 11:00:42 am »
Não é muito fácil categorizar o que é local ou não. Por exemplo, a RDS e a Nova Era são locais ou nacionais? Do meu ponto de vista, a segunda já deixou de ser local, a Nova Era apesar de já ter duas frequências é local. É um pouco difícil balizar isso com clareza. Por outro lado, também me parece que limitar o surgimento de mais grupos e de uma maior pluralidade na nossa comunicação social é errado. Basta pensarmos que, por exemplo, nenhuma rede nacional é ocupada por uma rádio verdadeiramente informativa, o que, para mim, é uma falha de mercado gritante.
A solução que eu dei, resolveria essa questão.
Uma rádio local, é aquela que emite para uma localidade ou região (tendo em conta que a TSF e a M80 não têm nada de regionais), uma rádio nacional, é uma rádio que emite em mais que uma localidade ou região.
A Nova Era pode ser considerada uma local.
A RDS, neste momento, considero-a uma nacional, porque emite em mais que uma localidade ou região.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2374 em: Fevereiro 20, 2025, 07:56:00 pm »
Já há algum tempo que não passava pela MegaHits e hoje voltei ao Drive-In na última hora. Estranhei a ausência tão prolongada da Catarina Maia, e resolvi googlar, pois achei que já seria tempo demais de férias, alguma coisa não deveria estar bem. Infelizmente, confirmaram-se as minhas piores suspeitas. Apresento, desde já, as condolências à Catarina, pela perda do seu Pai. Uma partida é sempre triste, mas quando se tratam de pessoas ainda relativamente jovens, é sempre pior.

De resto, a M&M funcionam muito bem, como já havia dito, num registo mais jovem adulto, sem deixar de ser divertido, do que o da irmã mais velha. Veremos como funcionará a três vozes, mas tem, neste momento, a melhor formulação possível, sendo exclusivamente no feminino. Acho que o programa não estava tão bom desde a saída da Palma para a Antena 3.
Rádio é:

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2375 em: Fevereiro 22, 2025, 10:07:54 pm »
Nunca fui grande ouvinte da Mega, até porque não chega aqui por via hertziana. Contudo, hoje a conduzir pela região de Coimbra, foi a minha companhia. Apanhei o último single do Sam Fender na Mega, o que me surpreendeu bastante pela positiva. Deve ser a única que o tem na playlist, o que é de salutar, visto o facto de ter uma carreira já cimentada no Reino Unido.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2376 em: Fevereiro 23, 2025, 10:20:53 am »
Nunca fui grande ouvinte da Mega, até porque não chega aqui por via hertziana. Contudo, hoje a conduzir pela região de Coimbra, foi a minha companhia. Apanhei o último single do Sam Fender na Mega, o que me surpreendeu bastante pela positiva. Deve ser a única que o tem na playlist, o que é de salutar, visto o facto de ter uma carreira já cimentada no Reino Unido.

Também já o ouvi na RFM. Interessante entrarem por uma sonoridade minimamente rock, agora falta Nothing But Thieves que penso que serão tão ou mais conhecidos que ele no RU, são cabeças de cartazes no Alive mas não passam em nenhuma rádio neste país.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2377 em: Fevereiro 23, 2025, 10:23:42 am »

Também já o ouvi na RFM. Interessante entrarem por uma sonoridade minimamente rock, agora falta Nothing But Thieves que penso que serão tão ou mais conhecidos que ele no RU, são cabeças de cartazes no Alive mas não passam em nenhuma rádio neste país.

Ora banda que é incompreensível não se passar por cá. Os The Last Dinner Party só os ouvi por cá na Rádio Observador, por exemplo.
Vou estar mais atento à RFM.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #2378 em: Fevereiro 23, 2025, 03:03:58 pm »
É curiosa a percepção que têm, eu acho que a Mega já não tinha uma playlist que me cativasse tão pouco há muito tempo. Pode ser que seja azar, mas tenho apanhado muitas sonoridades menos mainstream. Para mim, uma rádio de pendor mais comercial, tem de ter o pop como âncora na playlist. Até na 3 acho isso crítico.

Em termos de animação, acho que a Mega é mesmo a típica fénix: consegue renascer das cinzas. Não gosto do termo viveiro, usado pelo Prof. Pinheiro, mas é a melhor escola de talentos de rádio do país, isso sem dúvida. Se depois os aproveita mal, e faz apostas erradas, isso é outra questão. Neste momento, com a exceção óbvia da Catarina Silva, que é uma peça que acrescenta valor a qualquer equipa, a Mega bate aos pontos qualquer painel da Cidade FM. Esta semana, só andei praticamente por esta última, lá está, porque, em contraciclo à Mega, anda com uma playlist mais agradável, mas a animação é muito, muito mais fraca.

As tardes da Mega estão muito agradáveis, num registo interessante para um publico 25-35, até um pouco mais, talvez. Seguramente, em termos de qualidade, estão logo abaixo das da 3. Também, em abono da verdade se diga que a Comercial está esgotada nesse horário, a Cidade FM está em momento de contenção forte, a RFM abdicou de concorrer com a Comercial para combater diretamente a Cidade, a RR envelheceu nesse horário, e a M80 está onde sempre esteve, portanto, há aqui uma janela de oportunidade muito interessante para o Drive-In alavancar o crescimento da Mega, no global. Nas manhãs a mesma coisa, a Cidade não tinha um Já São Horas tão pouco chamativo há muito tempo.

É boa aposta a da Mega a de ter publicidade na TV, uns spots de 15/20 segundos, que estão a passar nos canais de séries e filmes, e quando vais puxar atrás na Box, no início do programa, a dar a conhecer os rostos da estação nas manhãs e tardes. Essa publicidade é particularmente eficaz, porque não podes saltar. Há pouco, ouvi isto: a menina do The Voice também faz rádio? 😉
« Última modificação: Fevereiro 23, 2025, 03:06:28 pm por pdnf »
Rádio é:

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2379 em: Fevereiro 23, 2025, 06:04:00 pm »

Ora banda que é incompreensível não se passar por cá. Os The Last Dinner Party só os ouvi por cá na Rádio Observador, por exemplo.
Vou estar mais atento à RFM.
Ouvi isso uma vez na Antena3, mas não é coisa que eles passem muito, mas deviam. Aliás uma vez que a 3 está a a apoiar o Festival de Paredes de Coura, devia começar a colocar mais coisas do Cartaz na playlist, por exemplo a Zaho de Sagazan, Black Country New Road, King Kroule, etc, e voltar a por Vampire Wekend os Air, e o Novo da Shraon Van Etten, mas este último caso a 3 até vai passando.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2380 em: Fevereiro 25, 2025, 04:48:43 pm »
A partir de hoje o programa da tarde da Mega drive in sera feito a partir dos estudios de Lisboa e de Gaia.
Por razoes pessoais a Catarina Maia vai ter que estar por uns tempos no Porto e fará  o programa a partir dos estudios de Gaia.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2381 em: Fevereiro 26, 2025, 12:08:49 am »
A partir de hoje o programa da tarde da Mega drive in sera feito a partir dos estudios de Lisboa e de Gaia.
Por razoes pessoais a Catarina Maia vai ter que estar por uns tempos no Porto e fará  o programa a partir dos estudios de Gaia.
Ainda bem que o permitem, faz todo o sentido que ela esteja próxima da família nos tempos que se avizinham. Aliás, com os meios tecnológicos de que hoje dispomos, estranho é ainda não termos possibilidade de termos programas feitos a partir de várias localizações, considerando que um grupo com a dimensão da R/Com tem de ter, obviamente, delegações no Porto, Coimbra e Faro.
Ainda há uns meses ouvia uma entrevista de uma das animadoras da Mega, que é de fora de Lisboa, a questionar, e bem, o porquê de todas as oportunidades estarem na capital. Claro que a pessoa em causa podia fazer programa fora da capital, sem qualquer constrangimento, ainda que o fizesse, pelo menos, alguns dias por semana.

E, por falar em boas entrevistas, esta ouvi hoje. Já tem alguns meses, é da Matilde Prata, ao podcast "Sem Tretas". Apesar do nome parecer muito ligeiro, bem pelo contrário, foi uma conversa em que se pensou rádio. A Matilde deu uma excelente entrevista, que acho mesmo que vale a pena ouvir. Algumas coisas que por aqui volta e meia discutimos, lá vieram à baila, desde a precariedade, mas também à questão da beleza em rádio, que obviamente não deve ser critério. Das entrevistas de pessoal da rádio, da minha geração, terá sido das mais interessante que tive oportunidade de ouvir. Parabéns, Matilde!  ;)

Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2382 em: Fevereiro 26, 2025, 05:20:23 pm »
A minha mulher tem como sua voz musical  preferida a Rita Lee. Passou para mim essa paixão.
E agora ouvir a jovem cantora Milhanas no Confession a cantar Mania de Você   o nosso tema preferido dela, deixou me rendido. esta miúda tem apenas 23 anos , tem Amália  como inspiração e canta que se farta.
Repito, Mania de Você  é  mesmo uma das grandes canções da minha vida...
« Última modificação: Fevereiro 26, 2025, 05:21:57 pm por Julio Carvalho »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2383 em: Fevereiro 26, 2025, 05:36:07 pm »
A minha mulher tem como sua voz musical  preferida a Rita Lee. Passou para mim essa paixão.
E agora ouvir a jovem cantora Milhanas no Confession a cantar Mania de Você   o nosso tema preferido dela, deixou me rendido. esta miúda tem apenas 23 anos , tem Amália  como inspiração e canta que se farta.
Repito, Mania de Você  é  mesmo uma das grandes canções da minha vida...
A Milhanas é uma voz excecional: ela só tem 23? Pensei que fosse mais velha, já próxima dos 30. Já a ouvi ao vivo mais do que uma vez, no concerto que ela deu no Silo Auto aqui no Porto estive até um pouquinho à conversa com ela sobre o processo de criação dela. Além de ser uma simpatia, adoro o sentido de introspeção que a música dela permite.

De resto, o Confessions é das melhores rubricas musicais da rádio portuguesa.
« Última modificação: Fevereiro 26, 2025, 05:38:18 pm por pdnf »
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #2384 em: Fevereiro 26, 2025, 10:28:46 pm »
Desde a passada segunda-feira que a MegaHits começou a disponibilizar os programas da manhã e da tarde, Snooze e Drive In, integralmente em formato podcast.  ;)
Rádio é: