Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 580057 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Mega Hits
« Responder #1530 em: Junho 01, 2023, 01:06:22 am »
Esta gravação que o Asantosc12 colocou é o exemplo perfeito de tudo o que está mal na Mega.

Repararam?

Vejam bem: música datada (MNEK por volta do minuto 10), misturada com música completamente para dormir e demasiado calma para a hora, demasiado díspar. Não cativa ninguém, afasta muita gente, não se pode agradar a gregos e troianos. E depois esta locução com má qualidade de som no microfone, claramente gravada, completamente infantilizada, sem cativar, sem necessidade.

Crise de identidade autêntica, esta Mega. Crise total.

Quanto aos cálculos do campeonato: a Cidade FM é mesmo muito ouvida em Aveiro. O emissor de Vale de Cambra está num ponto a meio em que o sinal da Mega é mais fraco; em Espinho e na Feira é mais preferível ir a Vale de Cambra que ouvir qualquer das frequências da Mega - há zonas na Feira que nem 90.6, nem 96.5, nem 90.0 Coimbra - e claro, depois para o interior a Mega não tem grandes hipóteses. Há falhas (pequenas) dos 96.5 Aveiro que os 90.6, com o seu eterno pior rendimento, têm dificuldades em suprir em localidades como São João da Madeira ou Ovar (aqui só no centro), e Vale de Cambra está sempre sólido. No interior do distrito de Aveiro, só mesmo em Albergaria para valer alguma coisa.

Mas Aveiro foi reforçada face ao que ocorria há uns tempos. Efeito curioso que notei em táxis é que preferem ouvir 101.0 Vale de Cambra a ouvir um emissor do centro de Aveiro, a Mega, ou preferem ouvir a 105.6. Isso diz muito.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1531 em: Junho 01, 2023, 01:14:03 am »
Não sei se AG tem números das audiências ou se só de ouvir aqui e ali, isso por vezes engana...
No penúltimo estudo  tive informação que a Mega ganhou em duas ou três cidades, nesta última nada sei.
Mas a sensação que dá é que se houvessem o mesmo número de frequências as coisas estavam mais empatadas, talvez com um ligeiro ascendente da Cidade.
Por isso é que quando durante alguns anos a Mega liderou foi um feito. Curiosamente ganhou a liderança com Rui Maria Pego e perdeu a, quando o Rui saiu...
Mas a Mega dificilmente vai alugar frequências, tem viver com as que tem, que estão nas principais cidades e com universidades...
É um misto das duas, de ouvir e de alguns números das audiências que aparecem de vez em quando. É a minha opinião, claro que vale o vale.

Na altura do Rui Maria Pêgo não tenho dúvidas que a Mega era bastante mais ouvida que a Cidade - que até mudou radicalmente de plástica nesse período por duas vezes. Ele de facto foi uma grande revelação. Foi uma grande perda para a Mega a sua saída.

Acho que ainda assim a Mega não se pode queixar muito da rede de emissores. Cobre muito bem as principais cidades (onde há mais público jovem) e mesmo "em movimento" não fica muito longe da Cidade. Não é grande desculpa para agora estar longe da sua rival, até porque, lá está, com a mesma rede, chegou a conseguir ficar à frente.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1532 em: Junho 01, 2023, 01:26:08 am »
Não é grande desculpa para agora estar longe da sua rival, até porque, lá está, com a mesma rede, chegou a conseguir ficar à frente.

Com a mesma rede não. Com menos dois emissores, Viseu e Rio Maior.
Entretanto, no áudio do tópico da Observador ficamos a saber que o Conguito vai amanhã fazer o GNO com a Francisca. Curioso de saber se vai ser o host.
Também na próxima semana, o programa atrasa uma hora, será das 21h às 01h, possivelmente irão haver transmissões de concertos. Creio que o Drive-In deverá ter 5horas, excecionalmente prolongando-se até às 21h.
Fico com a sensação que a Matilde queria ter dito algo mais, mas não lhe saiu. O take pareceu muito embargado. Agora, não anunciarem o fim da emissão pode ser um bom sinal... de que há algo em vista. Ainda assim, deve-lo-iam ter feito. O site já está atualizado, mas imagino a surpresa de muita malta nova amanhã a ligar o carro e a ouvir a homilia do Zé Manuel Fernandes e da Helena Matos em lugar da Inês Nogueira e do Alexandre...
« Última modificação: Junho 01, 2023, 01:29:24 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ocentos15

• Hero Member
« Responder #1533 em: Junho 01, 2023, 02:52:37 am »
Esta gravação que o Asantosc12 colocou é o exemplo perfeito de tudo o que está mal na Mega.

Repararam?

Vejam bem: música datada (MNEK por volta do minuto 10), misturada com música completamente para dormir e demasiado calma para a hora, demasiado díspar. Não cativa ninguém, afasta muita gente, não se pode agradar a gregos e troianos. E depois esta locução com má qualidade de som no microfone, claramente gravada, completamente infantilizada, sem cativar, sem necessidade.

Crise de identidade autêntica, esta Mega. Crise total.

A crise começou com a saída do Rui M Pego e intensificou-se com as perdas de Filipa Galrão, Mafalda Castro, Teresa Oliveira e Maria Correia. Nomes que ajudaram a construir a Mega Hits da década passada. Não incluo nesta lista a Inês Andrade, embora tendo saído também nessa leva de baixas, porque não lhe reconheço a mesma importância na história da estação.

A saída desses nomes num tão curto espaço temporal abriu caminho à tal crise de identidade que o Memórias fala. Hoje calhei ouvir um take pastilha elástica da grupeta da noite e meu deus se me deu vergonha alheia. Em 20s de conversa não disseram nada, só denotaram pressa para ir embora. É com estes episódios que me interrogo se alguém lá dentro ouve a rádio onde trabalha...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1534 em: Junho 01, 2023, 11:15:48 am »
Mas porque é que a Mega, devia anunciar? Hoje em dia há redes sociais e esclarecimento detalhado pode ser feito aí. E como é que se ia anunciar? As explicações que se tinham que dar?
Quanto à rede de Rio Maior, essa foi uma frequência para servir uma rádio como a Sim. A Mega tinha outras prioridades, as grandes cidades com pólos universitários.
Nesta frequência, a Sim tinha programação própria, com estúdios locais, era Sim-Maior.
E Já a Sim estava descontinuada e em Rio Maior continuava a emissão local...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1535 em: Junho 01, 2023, 11:28:36 am »
Acho que é ter o mínimo respeito pelos ouvintes avisar que a rádio que normalmente se ouve já não estará disponível no dia seguinte...
As explicações? Fazer um comunicado - bastava ser uma story no IG - a explicar as razões sem entrar em detalhes como qualquer loja que encerra/muda de local. Simples.
« Última modificação: Junho 01, 2023, 11:31:27 am por radiokilledtheMTVstar »

ocentos15

• Hero Member
« Responder #1536 em: Junho 01, 2023, 11:41:07 am »
Ontem cerca das 15:40 ainda encontrei nos 92.6 o Diogo Pires convidando o auditório a ouvir através da aplicação para telemóvel a partir do dia seguinte. Foi muito sutil - diria até a medo - quem não soubesse não era com aquele comentário que iria perceber.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1537 em: Junho 01, 2023, 01:32:32 pm »
As rotações e as escolhas musicais estão tão desequilibradas e muito anda tão sem noção que eu duvido, ocentos15… duvido tanto…

Acham mesmo que se cativam pessoas com música tão a morrer? E porque é que no primeiro dia das GNO que ouvi gostei e agora já está esta bandalheira?

Tem que se cortar o mal pela raiz ou a Mega não vai lá. O Nelson Cunha está muito para lá do prazo na Mega, nota-se claramente isso com estas opções de programação, ou não sabe ou não quer fazer melhor. As manhãs… epá, eu não quero ouvir gente ao conflito na rádio como acontece entre o Alexandre Guimarães e as outras duas locutoras. A locução da hora do trabalho ainda é minimamente, também é tão telegráfica que muita coisa não pode fazer.

Salvam-se os finais de tarde. Só.

Mas tanta música a morrer cria resistência. E depois a equalização é aquela coisa super cativante nos 90.6 de Gondomar… epá, não sei. Mas isto não está bem. E isto vem de um gajo que adora música calma.

Mafalda Castro. Filipa Galrão, Teresa Oliveira e aquela outra locutora de apelido Pinheiro. No masculino, o Rui Maria Pêgo, que faz ver e de que maneira a quase toda a gente desta equipa atual da Mega (o Diogo Pires é dos raros casos da estação que adoro ouvir). Essas foram as grandes caras da Mega Hits. O resto nem me lembro o nome, peço desculpa por isso, mas como ouvinte mais nenhum me reteve.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1538 em: Junho 01, 2023, 04:05:00 pm »
Ontem cerca das 15:40 ainda encontrei nos 92.6 o Diogo Pires convidando o auditório a ouvir através da aplicação para telemóvel a partir do dia seguinte. Foi muito sutil - diria até a medo - quem não soubesse não era com aquele comentário que iria perceber.

Diogo Pires, mas estavam a incumprir a lei e a retransmitir nacional no último dia? A Matilde devia estar a fazer Sintra, porque penso que era a Madalena que estava com a Francisca num evento de lançamento do...MEO SW? Vi mas não fixei, confesso!

E sim, claro que deviam, e até ter explicado sem grandes detalhes, que para a frequência ia uma estação de outro tipo. Não podem é demorar muito tempo a procurar uma frequência alternativa, aprendam com a irmã MegaStar, que quase que acabou e ainda não se levantou depois de ter amputado a rede significativamente, pensando que "o online é que era bom".

Edit: Estes últimos posts, deveriam ser mudados para o tópico da Mega. Sei que há cruzamento óbvio nesta fase, mas são rádios tão diferentes...
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1539 em: Junho 06, 2023, 10:58:47 pm »
Informação relevante: citando a Ana, a Mega vai fazer a transmissão dos concertos a que for autorizada. Nestes próximos quatro dias, se essa informação passar, é capaz de ir a máximos de muito tempo.
Rádio é:

ocentos15

• Hero Member
« Responder #1540 em: Junho 08, 2023, 04:02:13 pm »
Ontem houve transmissão de algum concerto? Kendrick Lámar? Hoje com mais palcos devem ter alguns… Além disso, Diogo e Pilar emocionados no último take ainda agora. Cheira-me que foi o programa da dupla.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1541 em: Junho 08, 2023, 04:14:47 pm »
Diogo ou Pilar um deles dará o salto...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1542 em: Junho 08, 2023, 07:41:10 pm »
Hoje nada...
Ainda estava previsto um, não me lembro de quem, mas à última hora a autorização foi cancelada.

Amanhã às manhãs serão feitas a partir dos estúdios de Gaia, com o Alexandre Guimarães e a Matilde Prata...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1543 em: Junho 08, 2023, 10:06:33 pm »
Mal umas (não haver um único concerto), bem outras (manhãs a saírem de Gaia), enfim…

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1544 em: Junho 08, 2023, 10:37:36 pm »
Não os querendo defender porque podiam  perfeitamente transmitir os concertos em diferido mas por exemplo Blur vai começar apenas às 1h50 no sábado (tenho pena dos coitados que vão para a 1a fila logo na abertura de portas!)

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk
« Última modificação: Junho 08, 2023, 10:41:11 pm por radiokilledtheMTVstar »