Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 576713 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Mega Hits
« Responder #435 em: Agosto 15, 2021, 07:48:47 pm »
A miúda não é Inês São Bento, simplesmente Inês Bento.

Estagiou na RFM, foi admitida como produtora em conjunto com outras raparigas, mas esta tinha a ambição de ser locutora. Sem hipóteses na RFM migrou para a Mega, onde está agora a dar os primeiros passos.

Veremos se dá alguma coisa...

Não quero teimar, mas acho que a Inês até nas redes socais se apresenta como Inês São Bento, embora, de facto, no ar, só digam Inês Bento. Acho que a voz da miúda é engraçada, também é girinha, o que ajuda sempre (não devia ser assim, mas esta é ainda a verdade no que ao sexo feminino diz respeito). Ainda a acho muito insegura nos "informativos", se for para entrar como locutora, vai ter de ser num painel com alguém que lhe dê a margem de que necessita quando sentir a falta de pé, provavelmente a Palma, a Teresa ou a Maria. Pode progredir, mas dificilmente acho que vai ser uma Inês Nogueira, que, com um ano de experiência, já antevejo que venha a ser a voz e rosto daquela casa daqui a 2/3 anos, com as outras a "bater" os 30!  ;D ;D

E estreia-se amanhã às 20h.

Mesmo sabendo que falamos de um painel gravado, considerando que o Diretor está em gozo de férias para avaliar... é um passo de gigante e um grande voto de confiança. Pode correr muito bem, como ser um desastre. Uma coisa é certa, sendo que o Luís Pinheiro regressa amanhã, deve ter sido mesmo tão mau o feedback dos 15 dias que ele esteve a fazer que preferem arriscar e por a novata ao comando do que ele.

Menos mal que a pusseram no painel do Alexandre. Se fosse no do Diogo era bem mais arriscado!
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #436 em: Agosto 15, 2021, 07:56:47 pm »
Muito fraco o Luís...
O Nelson podia fazer mais...

pdnf

• Hero Member
« Responder #437 em: Agosto 15, 2021, 07:59:05 pm »
Muito fraco o Luís...
O Nelson podia fazer mais...

Eu por acaso achava que o Luís tivesse mais estaleca. Mas aqueles 15 dias foram mesmo maus!

Vamos ver se apostaram bem!
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #438 em: Agosto 15, 2021, 09:17:04 pm »
O painel das 20 por mim seria do Alexandre...
Bem melhor...
E olhem que via o Alexandre na Comercial...

pdnf

• Hero Member
« Responder #439 em: Agosto 16, 2021, 09:54:42 am »
Penso que já está atribuído e é mesmo dele. Se a Bento funciinar bem, poderia fazer com ele a partir de setembro! Partindo do princípio que a Inês Nogueira não voltará à prateleira, e assuma um papel de maior destaque nas tardes.
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #440 em: Agosto 16, 2021, 10:31:02 pm »
Está Inês Bento gostei imenso...
Hoje a Teresa Oliveira desiludiu me... Parecia entrar nas questões das redes sociais,o que já enjoa nesta rádio... Eu que sou rapaz acho isto a SIC Caras ou SIC Mulher da Rádio.

pdnf

• Hero Member
« Responder #441 em: Agosto 16, 2021, 11:32:28 pm »
Está Inês Bento gostei imenso...
Hoje a Teresa Oliveira desiludiu me... Parecia entrar nas questões das redes sociais,o que já enjoa nesta rádio... Eu que sou rapaz acho isto a SIC Caras ou SIC Mulher da Rádio.

A miuda sorri com a voz! Gostei imenso, mas também só ouvi os últimos 4 takes, claramente gravados, o que é mesmo pena!
Está visto que a mentora é a Palma, basta ver a publicação dela no IG. Agradece-lhe explicitamente!

Sâo as novas gerações a dar cartas. É bom de se ver. Vamos ver se o próximo talento é homem ou, se for mulher, se não se chama Inês!

De manhã apanhei 4 ou 5 intervenções da Teresa: sobre o regresso de férias, o novo cão dela, a viagem que fez à Madeira nos últimos 15 dias. Mas sim, tem a parte das redes sociais, o "menu pequeno-almoço", que me parece claramente que é conteúdo que a obrigam a meter, pois ela despacha-o num take só, normalmente o segundo ou o terceiro. Não esquecer que a Mega tem bem definido que o sexo feminino é o público alvo, nós homens temos de levar com a embalagem da maquilhagem e da fofoquice que elas adoram.

Em relação à Teresa, já disse acima no tópico, que ela não gosta do horário e a Teresa é bem mais do que a Mega. É uma mulher inteligentíssima e com um enorme talento. Vejam o projeto dela o @bonustrack, por exemplo. Mesmo em termos de redes, é a mais calminha das meninas, não faz palhaçada nem autopromoção! Ter de ler umas frases sobre uns pseudo famosos, isso não é vergonha nenhuma. Faz o que o patrão manda e ponto.

Vergonha alheia sinto, de quem para ganhar uns brutos cobres extras, tem de fazer programas que são um autêntico atestado de imbecilidade, com pessoas que parecem acabadas de sair de um qualquer gueto social. E depois, no dia a seguir de manhã, vai apresentar um programa a dormir de pé! Mas são as vedetas, tudo se tolera! Cala-te boca!  :-X
Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #442 em: Agosto 17, 2021, 08:15:20 am »
Também ouvi parte da estreia da Inês. Gosto sempre de acompanhar estreias de locutores e depois vê-los crescer ou não.

Numa primeira emissão é complicado fazer uma avaliação aprofundada.
Tem voz de menina de 15 anos, não se resguardou, foi comunicativa, arriscou.
Não gostei, nem desgostei, tenho que ouvir mais...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #443 em: Agosto 17, 2021, 08:42:27 am »
Tenho saudades da MegaHits,de 2009/10...
Não era nada a haver com isto que é agora...
Aí a Mega era top, playlist top, equipa top, superior a da Cidade...
Agora tem boa playlist o resto horrível

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #444 em: Agosto 17, 2021, 09:35:37 am »
Há sempre uma tendência portuguesa para dizer e pensar que TUDO dantes era melhor, é o restaurante, o tempo, ou seja o que for.

A Mega já esteve bem pior, também bem melhor, agora vive um tempo difícil de muita indefenicao.

Não conseguem a liderança nas rádios jovens e não sabem o que fazer. Arriscaram em novos emissores e não ganharam nada com isso.

Sem dúvida que a suspensão dos festivais( a Mega estava presente em 4 festivais, com emissões exaustivas, que motivavam muito os locutores), isso afectou imenso a rádio.

Este pós férias, será vital para o futuro da Mega, que provavelmente terá outra e mais decisiva reformulação.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #445 em: Agosto 17, 2021, 10:21:46 am »
A Mega precisa de melhorar a comunicação.
E mudar o estilo da rádio,por mais emissores que tenha não vai mudar muito a nível de audiências. Precisa de mais homens em antena,deixar as conversas afeminizadas...
Pois playlist muito melhor,se calhar arriscava em música latina,onde a Cidade Fm ganha imenso.
E divulgar em massa as novas frequências.
Uma vantagem da Cidade, abrange mais zonas que a Mega.
A Mega chega a menos zonas que a Cidade. Vale de Cambra, Penacova fazem muita diferença. Até mesmo Alcanena. Podem as capitais de distrito não ser a 100%,mas ao contrário da Mega que se foca nas capitais de distrito e grandes urbes a Cidade abrange mais. E isso reflete se e muito.
A Mega precisa de ter nova grelha,novos animadores e novo estilo de comunicação. Playlist não mudaria muito,salvo no que disse de tentar ir buscar público a Cidade.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #446 em: Agosto 17, 2021, 11:07:24 am »
Hoje em dia as rádios têm acesso a variados estudos de mercado, com  in formações sobre o auditório, idade, sexo e região,, ainda horários, tempo d escuta, para lá dos públicos das classes A, B ou C, ou seja, sabem a quem se direcionar.

Se eles têm mais temática feminina é porque os dados que eles têm dizem respeito a isso.
« Última modificação: Agosto 17, 2021, 11:11:23 am por R4 »

pdnf

• Hero Member
« Responder #447 em: Agosto 18, 2021, 01:39:51 am »
Numa primeira emissão é complicado fazer uma avaliação aprofundada.
Tem voz de menina de 15 anos, não se resguardou, foi comunicativa, arriscou.
Não gostei, nem desgostei, tenho que ouvir mais...

Concordo com a voz de adolescente... mas convenhamos, tem o seu encanto, acho a voz da miúda linda e meiga, o que cativa!

Agora tem boa playlist o resto horrível

A playlist até que podia ser melhor, embora nos últimos tempos tenha sofrido um upgrade. Os animadores não são maus, francamente, a maioria até são muito bons, mas precisam de reorganizar muito bem os paineis.

Não conseguem a liderança nas rádios jovens e não sabem o que fazer. Arriscaram em novos emissores e não ganharam nada com isso.

Sem dúvida que a suspensão dos festivais( a Mega estava presente em 4 festivais, com emissões exaustivas, que motivavam muito os locutores), isso afectou imenso a rádio.

Este pós férias, será vital para o futuro da Mega, que provavelmente terá outra e mais decisiva reformulação.
Os dois novos emissores já eram do grupo, investimento foi nulo. Cairam no colo e não se esperava que rentabilizassem assim tanto, pois são emissores num território envelhecido.
O problema da Mega é, não só que emissores tem, mas sim a qualidade dos que tem, e do dinheiro que não tem para investir em novos. E aí tem problemas grandes, nomeadamente a Norte.
Começando pelo que está bem: 90.0, 92.4 e 92.9 impecáveis.

Os 90.6 são o desastre que são, com espúrias da Festival/Nova ou não, sofre ainda daquele ruído insuportável do analógico e do problema que são os emissores de Valongo no litoral. O emissor tem de estar no Monte da Virgem para servir melhor as áreas mais jovens da AMP o público alvo da Mega. Se for para manter em Santa Justa, para tentar ganhar o Vale do Sousa, que me parece irremediavelmente perdido para a Nova Era, e onde há apenas duas Faculdades, precisa de mais uma cobertura na AMP (perdão Zeca), provavelmente a da defunta Rádio 5 em 88,4 ou os 104.7 da Rádio Clube da Feira, a meu ver seriam a melhor opção (poderiam colocar o Emissor no Monte da Virgem). A ser impossível a Afifense também entra sempre limpo neste eixo, com a vantagem de entrar em Viana do Castelo, onde os 92,9 de Braga, esse grande emissor, também fraqueja um bocadinho.

Os 96,5 são outro problema bicudo. Sofrem da pressão constante da M80 do Montejunto a Sul, entrando muito mal mesmo às portas de Aveiro. Não conseguem ajudar no sul da AMP, pois levam ripeirada da Cadena 100, e mal passam Aveiro, comutam para Coimbra. São praticamente desnecessários. É uma frequência, que bem pensada, poderia ser alienada e trocada pelos 103,2 na Freita que não falham em Aveiro. Ah, e a estarem corretos os dados da audiência em Aveiro... são totalmente desnecessários, o que é deveras preocupante, significando que os 101.0 comem todo o público elegível.

Os 92.7/106.4/88.0 tenho algum dificuldade em compreender a utilidade dos referidos emissores. Já para nem falar na micro de Rio Maior. Os 88.0, ok, é um complemento a Monsanto, que permite reforçar na zona Oeste, mas acrescentará algo de relevante, que não fizesse por exemplo, um emissor em Ourém (assim de repente, penso nos 94.0 de Leiria) que deslocalizado para Ourém, provavelmente faria as expensas de Rio Maior e de grande parte da área de influência no Oeste dos 88.0, mesmo que não fosse com a melhor das qualidades. Rio Maior, não vejo que sirva por aí além um público jovem. Santarém não é uma cidade universitária. Quanto a Viseu, é mais uma frequência, mas numa cidade que não é assim tao jovem quanto isso, mas também não vejo razão para não a manter. Agora, não esperem é milagres desse emissor.

Questão: os 92.4 chegam bem a Setúbal? Escuta perfeita? É que é uma cidade core para o tipo de rádio que é a Mega!

Falta ainda, claramente, emissor na Covilhã, que ia ser um abalo na Cidade FM daqueles. Considerando que a Guarda é município vizinho, provavelmente, alugar a antena de uma das rádios da Guarda era capaz de ser um tiro no Porta Aviões. Falta ainda um emissor no Alentejo e no Algarve, mas aí não me atrevo a opinar sobre potencias aquisições, pois conheço mesmo muito mal o terreno.
Um outro tiro limpo, era ainda tentar o Funchal. Mas como tudo, é preciso dinheiro e não sei até que ponto, não iremos mais depressa ver emissores a desaparecer do que a serem acrescentados ao parque. Mas a verdade é que esta nunca foi uma prioridade da Mega, basta ver que para além das duas frequências da SIM não há mudanças desde 2009. Porém, é minha convicção que a luta se continua a ganhar (e continuará) no FM.

Estou também absolutamente convencido que mais um ano de pandemia nestes moldes (sem festivais) e é o fim da Mega! Daí que sim, concorde, setembro é mesmo determinante, se a coisa não correr bem no arranque, vão começar a rolar cabeças, e, parafrazeando o Mário Soares, não hão de ser as do dedo.

A Mega precisa de melhorar a comunicação.
E mudar o estilo da rádio,por mais emissores que tenha não vai mudar muito a nível de audiências. Precisa de mais homens em antena,deixar as conversas afeminizadas...
Pois playlist muito melhor,se calhar arriscava em música latina,onde a Cidade Fm ganha imenso.
E divulgar em massa as novas frequências.
Uma vantagem da Cidade, abrange mais zonas que a Mega.
A Mega chega a menos zonas que a Cidade. Vale de Cambra, Penacova fazem muita diferença. Até mesmo Alcanena. Podem as capitais de distrito não ser a 100%,mas ao contrário da Mega que se foca nas capitais de distrito e grandes urbes a Cidade abrange mais. E isso reflete se e muito.
A Mega precisa de ter nova grelha,novos animadores e novo estilo de comunicação. Playlist não mudaria muito,salvo no que disse de tentar ir buscar público a Cidade.

A Mega é uma rádio mais elitista que a Cidade, que é mais para as massas. Daí que para eles, possa fazer sentido chegar mais longe (há Secundárias em todo o país) ao passo que a Mega vai buscar mais o Universitário/jovem em início de carreira, que trabalha, fundamentalmente nas grandes áreas urbanas... mas que vive longe delas. E que, portanto, começa a ouvir com algumas deficiências. Isto serve também para a playlist... latinadas na Mega seria um erro. A Mega, tirem-lhe o hip hop tuga e fica au point em termos de playlist. Funciona muito bem com o Fresh e com o Lugar às Nova a criar ligação com o público, que sabe que ali ouve o que há de novo (e que devia tocar mais em antena).
A Mega precisa de mais palavra. Precisa de trazer o podcast para a Antena, em horário nobre, com conversas excecionais como a que o Alexandre teve com o Rodrigo Guedes de Carvalho. O pessoal está farto de ouvir estrelas do Big Brother. Precisa de programas de autor, como o The Listening aos dias úteís. Precisa de ser uma rádio que não seja só jovem palerma e que não tenha rúbricas que sirvam apenas para criar capas das revistas cor-de-rosa, como o Cala-te Boca ou a Notificação Indesejada. Precisa de humor em antena. Precisa de informativos a sério, com jornalistas. Precisa de compreender que, só vai ganahr, voltando às raízes da rádio. E abrindo o livro de cheques agora. E percebendo que não precisa de estrelas que ganham muito e que retornam pouco. Precisa de mais malta com garra e fome de vencer, e não de malta acomodada ao estilo funcionário público. Precisa de mais homens, sem dúvida.

Hoje em dia as rádios têm acesso a variados estudos de mercado, com  in formações sobre o auditório, idade, sexo e região,, ainda horários, tempo d escuta, para lá dos públicos das classes A, B ou C, ou seja, sabem a quem se direcionar.

Se eles têm mais temática feminina é porque os dados que eles têm dizem respeito a isso.
É verdade sim, as mulheres são a maioria das ouvintes. E para além disso, li sobre isto há uns tempos, convém lembrar, que está provado que uma mulher a ouvir falar de temática masculina (eg: futebol) desliga totalmente do assunto. No caso, muda de estção. Nós aguentamos as divagações delas sobre roupas, cabelos, unhas. Para além disso, e isto em rádio funciona menos, mas as redes sociais dão uma ajuda forte, o belo ajuda a manter a ligação com o público masculino... e nisso, verdade seja dita, as meninas da Mega não facilitam!  ;)

Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #448 em: Agosto 18, 2021, 08:43:13 am »
Falo de Viseu...tem boa cobertura no distrito... E há quem ouça a Mega... Eu de vez em quando ouço a Mega. O problema não é o público envelhecido,pois Viseu tem dos melhores Politécnicos e tem a Universidade Católica e o Piaget, é cidade universitária também. O problema acho que em Viseu foi a falta de divulgação da frequência. Muito escassa... Poucas pessoas sabem que há Mega em Viseu. E entrar num mercado com a Cidade Fm então esquece torna se complicado. Por isso defendo, divulgação das mesmas em massa nas novas frequências.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #449 em: Agosto 18, 2021, 09:42:53 am »
Hoj e em dia o investimento em novos emissores já não  tem Interesse, salvo para a Observador que está em fase de consolidação.
A escuta através do on line e cada vez maior é com as novas  tecnologias será ainda maior.

Falo no exemplo que melhor conheço é o meu próprio.
Só tenho um rádio físico, o velho rádio despertador, que está no quarto. Ora através desse aparelho só ouço rádio quando acordo é ao fim do dia quando me deito. Ou seja cerca de uma hora por dia.
Depois, como não quero estar eternamente no quarto, quando estou em casa, ouço através do computador portatel que me acompanha para onde eu quizer, cozinha, sala, onde for.
No carro é no autoradio, mas no futuro, as viaturas já terão on line próprio.
Ou seja, investimentos em novos emissores, são mau negócio. Para lá de caros, complicados de obter, com os imensos formalismos da ERC, que só com muitas artimanhas se conseguem contornar...