Neste momento, a Mega resume-se ao Diogo Pires e à Madalena Costa, como traves mestras absolutamente cruciais. Falta qualquer um deles, e a casa treme.
Depois, numa segunda linha tens a Petro que é uma excelente segunda voz, mas que como primeira pivot ainda não me convence a 100% e a Maia que tem feito umas boas emissões a partir do Porto e traz esse cunho mais regional à emissão, e que saltou para um registo mais sério, o que faz com que o Drive In esteja ótimo neste momento.
Depois na equipa Júnior tens a Borrego, que me parece que vai dar gente grande, mas ainda tem muitas horas a rodar em paineis de playlist, assim como é necessário que vá começando a fazer emissâo em festivais, também como repórter, onde se cresce, sem dúvida.
Tens ainda o caso do Francisco, que ainda esta semana apanhei nas noites, mas que imagino que dada a sua ocupaçâo profissional principal, está muito sujeito à ditaduta do gravado e a Margarida Antunes, que vocês aqui diabolizam todos, mas que eu, por acaso, acho que tem uma belíssima voz e a energia corretas. Sou suspeito, acho que ela tem um timbre parecido a alguém que eu gosto muito de ouvir. 🤫
Todos os demais, não digo que sejam maus profissionais, não é o caso, e reconheço o brutal crescimento que a Pilar e a Matilde tiveram e, justiça seja feita, a dificuldade de aguentarem ambas os respetivos horários, sem um suporte sólido como há nas tardes, mas, para mim, não estão naquilo que é o topo, particularmente se pensar que, atualmente, temos malta até aos 35, o limite da juventude aos pontapés nas nacionais, gente que é muito, muito boa, mesmo.
Em relação ao GNO, a culpa é só de quem, a fazer fé no que por aqui correu, não teve capacidade de encontrar propostas alternativas, porque sim, a Francisca não tendo aquela voz de rádio natural, era uma locutora completa a todos os níveis, com um conhecimento e domínio do meio muito acima da média, uma capacidade de trabalho incrível, excelente imagem, extremamente simpática e agradável e que, mais importante, quando era preciso ir a um registo sério, entrava ali no modo Condessa de Oeiras e brilhava. 😊 Fez três ou quatro entrevistas nesse registo, extremamente bem preparadas, sem medo de ir a lugares menos fáceis para uma rádio do perfil da Mega, podiam facilmente passar noutras divisões. Dito isto, não vale a pena chorar sobre leite derramado, mas naquele horário tem de haver GNO em direto, como nos tempos da Piii e da Nogas, com interação com ouvintes como elas tinham. O que temos hoje, num horário que ainda é relevante, até às 22h, é curto. Juntar a Antunes à Prata, demora muito, pf?
Em relação ao Snooze, citando uma amiga do meio, aquilo está esgotado desde os tempos da Maria Seixas Correia, cada vez vai sendo mais esvaziado, e a Joana tem certamente jeito para muita coisa, mas fazer rádio não é uma delas. Pelo menos, para ser segunda voz, jamais.