Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 489538 vezes)

ocentos15

• Hero Member
Re: Mega Hits
« Responder #2385 em: Fevereiro 26, 2025, 11:10:27 pm »
Desde a passada segunda-feira que a MegaHits começou a disponibilizar os programas da manhã e da tarde, Snooze e Drive In, integralmente em formato podcast.  ;)

Fui dar uma ouvidela... e qual o meu espanto quando reparo que colocaram músicas na íntegra em podcast, no Spotify. Isto é imensamente ilegal, os artistas não recebem pelas escutas das suas músicas em podcasts pois não são contabilizadas.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2386 em: Fevereiro 26, 2025, 11:35:11 pm »
Desde a passada segunda-feira que a MegaHits começou a disponibilizar os programas da manhã e da tarde, Snooze e Drive In, integralmente em formato podcast.  ;)

Fui dar uma ouvidela... e qual o meu espanto quando reparo que colocaram músicas na íntegra em podcast, no Spotify. Isto é imensamente ilegal, os artistas não recebem pelas escutas das suas músicas em podcasts pois não são contabilizadas.
A Antena 3 faz o mesmo, no RTP Play, a Rádio Comercial também. Em Espanha, a irmã da Mega faz o mesmo, a Los40 idem. Penso que seja ilegal se for um (verdadeiro) podcast, não uma gravação do linear, isto é, do que sai para o FM.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ocentos15

• Hero Member
« Responder #2387 em: Fevereiro 26, 2025, 11:53:23 pm »

A Antena 3 faz o mesmo, no RTP Play, a Rádio Comercial também. Em Espanha, a irmã da Mega faz o mesmo, a Los40 idem. Penso que seja ilegal se for um (verdadeiro) podcast, não uma gravação do linear, isto é, do que sai para o FM.

Um podcast no Spotify, no iTunes, etc. é sempre um "(verdadeiro) podcast". Outra coisa, diferente, é um programa de rádio que pode ser escutado novamente nas plataformas próprias da estação (como o RTP Play, ou os sites das estações), que devem estar licenciadas junto da SPA para poderem transmitir música por demanda, contabilizando-se o valor a pagar por volume de escutas de cada episódio e, posteriormente e por ação da SPA, esse valor deverá ser distribuído pelos nomes presentes nos créditos de cada tema.

Tive a minha era em rádios, hoje trabalho na indústria musical e digo-vos com segurança que, estando um podcast com faixas na íntegra nos spotifys da vida, é coisa para chatear artistas e editoras.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2388 em: Fevereiro 27, 2025, 10:17:43 am »

Um podcast no Spotify, no iTunes, etc. é sempre um "(verdadeiro) podcast". Outra coisa, diferente, é um programa de rádio que pode ser escutado novamente nas plataformas próprias da estação (como o RTP Play, ou os sites das estações), que devem estar licenciadas junto da SPA para poderem transmitir música por demanda, contabilizando-se o valor a pagar por volume de escutas de cada episódio e, posteriormente e por ação da SPA, esse valor deverá ser distribuído pelos nomes presentes nos créditos de cada tema.

Tive a minha era em rádios, hoje trabalho na indústria musical e digo-vos com segurança que, estando um podcast com faixas na íntegra nos spotifys da vida, é coisa para chatear artistas e editoras.

Fiquei na dúvida, entao basta à Mega colocar os programas na sua plataforma Popcasts como a RTP com a RTP Play e esse problema deixa de se colocar?

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2389 em: Fevereiro 27, 2025, 10:44:24 am »
Imaginemos que não colocamos as músicas dos programas da manhã e da tarde, colocando só resto, quando metade ou mais do programa é música, deixa de fazer muito sentido ir por o programa em Podcast, perde parte do interesse.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2390 em: Fevereiro 27, 2025, 10:51:27 am »
Há um vazio legal em relação a esta temática como quase tudo que envolve a Internet.

Nisto, nem a SPA deve saber o que fazer.
Ou seja qualquer podcast,  que tenha um tema musical está a infrigir lei?

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2391 em: Fevereiro 27, 2025, 02:14:04 pm »
O entendimento que existe quanto a podcasts junto da SPA, correspondente a consulta que fiz há 8 anos, é a de que deve existir uma subscrição mensal e pagar-se pelo número de ouvintes desse podcast (um x valor previsto por ouvinte), com um mínimo que à data era de 15€. Esse valor vai, dizem, repartido para os artistas, embora não tenha podido perceber qual a percentagem.

Tecnicamente um podcast era tido pela SPA como um equivalente a uma emissão de um conteúdo tipo rádio, embora finita no tempo e de duração limitada. No entanto, também é verdade que existe um vazio legal quanto a estes conteúdos que tecnicamente impede a SPA de fazer valer qualquer legislação em tribunal.

A utilização em genéricos de programas penso ser uso justo ao nível do que acontece com um sample por exemplo. Um programa com musica só está coberto se a plataforma original de transmissão também estiver coberta. Como as rádios têm por defeito que pagar direitos de transmissão salvo erro à PassMúsica e à GDA, mais uma taxa de copia privada em cada disco, mais comprovar que a música que passam é obtida e origina legalmente, isso jamais vai dar problemas em podcast porque os direitos já estão a ir para algum lado.

Um podcast independente que agregue no PopCasts só estará coberta nisso se a plataforma do PopCasts pagar à SPA. Pode-se sempre perguntar antes.

Sem agregação e direto no Spotify, é o autor desse podcast musical quem paga esses direitos. No entanto, repito, sem cobertura legal neste momento. É mais para evitar um processo (e eventual jurisprudência). Como em tudo, os maiores são sempre usados como exemplo face aos mais pequenos podcasts (em ouvintes e reconhecimento junto do público), para fazer valer a quem vale direitos.

Como tive este tema eu próprio há uns anos tive que pesquisar e informar-me. Espero que esta perspetiva vos ajude. :)

pdnf

• Hero Member
« Responder #2392 em: Fevereiro 27, 2025, 03:08:06 pm »
Imaginemos que não colocamos as músicas dos programas da manhã e da tarde, colocando só resto, quando metade ou mais do programa é música, deixa de fazer muito sentido ir por o programa em Podcast, perde parte do interesse.
Pessoalmente, não me importava que fizessem isso. Ontem, ouvi uma emissão do Drive-In, só os takes, passando à frente as músicas. Contas por alto, nas 4 horas do programa com 5 takes, de 3 minutos cada, 25% do programa é tempo de palavra, ou seja 1H, no total e 3H de música. Nem está muito mau, mas continuo a achar que é preciso equilibrar melhor os tempos. A conexão que se cria com os ouvintes a participar, e reforçando também os convidados, não sei se não valiam um corte de 25% no tempo de música. Eu discordo profundamente dessa ideia de que quem liga um receptor FM quer apenas e só música. Mas, em abono da verdade, é essa a percepção generalizada das rádios em Portugal.

Dito isto, este trio no Drive In, Porto - Coimbra - Lisboa, por todas as razões, funciona maravilhosamente. E, não me chocaria que podendo, o Francisco que é o produtor, pudesse também ter tempo de antena.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #2393 em: Fevereiro 28, 2025, 02:05:03 am »
Fiz estas playlists a pensar numa Mega Hits maior refrescante, revivalista e alternativa, mantendo o ADN jovem e não fugindo muito ao mainstream e ao que o jovem médio ouve. MEGAHITS "Os maiores Hits" https://open.spotify.com/playlist/4CATMUsS78XBqbpj8uE2l3?si=WoZDegGlSHyoPxvOg-EouA&pi=I4Xf-RXMRWq8J
MEGAHITS "As melhores músicas novas:
https://open.spotify.com/playlist/2e8QonSWApqKS69Pocs1gn?si=fqLiD0bJRcG4zavN-O3dIQ&pi=uf1ccIOfSLu4k
Há muita coisa aqui de qualidade duvidosa, mas fiz a playlist a pensar no auditório e não só nos meus gostos pessoais. Se a" playlister" da mega quiser se inspirar, encorajo-a.
Luís Gonçalves

pdnf

• Hero Member
« Responder #2394 em: Março 03, 2025, 02:19:57 am »
Fiz estas playlists a pensar numa Mega Hits maior refrescante, revivalista e alternativa, mantendo o ADN jovem e não fugindo muito ao mainstream e ao que o jovem médio ouve. MEGAHITS "Os maiores Hits" https://open.spotify.com/playlist/4CATMUsS78XBqbpj8uE2l3?si=WoZDegGlSHyoPxvOg-EouA&pi=I4Xf-RXMRWq8J
https://open.spotify.com/playlist/2e8QonSWApqKS69Pocs1gn?si=fqLiD0bJRcG4zavN-O3dIQ&pi=uf1ccIOfSLu4k
Há muita coisa aqui de qualidade duvidosa, mas fiz a playlist a pensar no auditório e não só nos meus gostos pessoais. Se a" playlister" da mega quiser se inspirar, encorajo-a.

Faltam as divas da pop under 30: Sabrina, Lipa e Gracie, para aquilo que a Mega pretende alcançar. Depois, há a questão da música portuguesa, que precisa de mais expansão.
Mas, excelente iniciativa!
« Última modificação: Março 03, 2025, 02:21:43 am por pdnf »
Rádio é:

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #2395 em: Março 03, 2025, 07:40:02 pm »

Faltam as divas da pop under 30: Sabrina, Lipa e Gracie, para aquilo que a Mega pretende alcançar. Depois, há a questão da música portuguesa, que precisa de mais expansão.
certo, tentei não colocar músicas que já estejam em playlist, a ideia era pegar numas 10 ou 12 dos Maiores Hits e ir rodando, há um gap no mercado em música Dance, a rfm encostava um bocado nesse género mas agora parece que abandonou, e na minha opinião dava audiências à mega colocar algumas "remember" de Dance/EDM estilo Infinity do Guru Josh Project, Calvin Harris - Thinking About you, Dj Snake - You Know You Like It, Disclosure - Latch e algumas assim do género.
Luís Gonçalves

pdnf

• Hero Member
« Responder #2396 em: Março 04, 2025, 01:52:33 am »

certo, tentei não colocar músicas que já estejam em playlist, a ideia era pegar numas 10 ou 12 dos Maiores Hits e ir rodando, há um gap no mercado em música Dance, a rfm encostava um bocado nesse género mas agora parece que abandonou, e na minha opinião dava audiências à mega colocar algumas "remember" de Dance/EDM estilo Infinity do Guru Josh Project, Calvin Harris - Thinking About you, Dj Snake - You Know You Like It, Disclosure - Latch e algumas assim do género.

Fazer voltar o TBT não era mal pensado.  ;)
Nota muito positiva, para a evolução da Margarida Borrego, que está no ar há uns dois meses e nota-se bastante o crescimento na colocação de voz.  :) Tem potencial, além de que tem um timbre bonito.
Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2397 em: Março 04, 2025, 11:16:56 am »
Os telefonemas/prank da Jujuca regressam Segunda Feira no Snooze..

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2398 em: Março 04, 2025, 11:17:24 am »
Os telefonemas/prank da Jujuca regressam Segunda Feira no Snooze..

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2399 em: Março 04, 2025, 11:37:52 am »
A Mega esta agora a apostar numa vertente mais humoristica. Contratou dois humoristas jovens, sem grande experiência, um para as manhãs,  outro para as tardes .A ideia parece me boa, só que, do pouco que ouvi  os dois parecem- me fracotes. Mas vou ouvir melhor.
As pranks da Jujoca, já não compreendo bem a ideia e parece-me disparatada..