Autor Tópico: Cidade FM  (Lida 342750 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Cidade FM
« Responder #720 em: Janeiro 21, 2023, 05:15:04 pm »
Era uma boa oportunidade de ir buscar aqueles da Hits que estão mortinhos por sair da Mega.
Como são vários e, os melhores, ficavam com um team de luxo...

pdnf

• Hero Member
« Responder #721 em: Janeiro 22, 2023, 12:18:06 am »
Hélder e a Catarina Moreira funciona bem em dupla.
Ou o Artur,foi um deles que a Catarina gostou mais de fazer quando todos rodaram com ela.
Mas algo que me diz que pode haver outra na manga.
Toque de saída sem a Tecas e com a Catarina Moreira de manhã,Helder mesmo painel e o Regresso das Vizinhas a tarde.

A Catarina Moreira é daqueles casos bicudos, como se diz aqui pelo Porto... Acho-a muito competente e capaz, mas no tipo de rádio nacional que temos...não encaixa. Ela é 5 estrelas, mas não tem ainda arcabouço para manhãs, como se viu no curto período em que esteve nelas. E não, não está relacionado com o seu sotaque, aliás, citando a prórpria, que certamente não se importará, falta essa pluralidade de pontos de vista na rádio nacional. Quando saiu foi relegada a um segundo plano na estação, tapar furos e locais, o que foi mau para o crescimento dela. Podia perfeitamente ter assumido as noites, e a Silva substituído a Tati. A Moreira é muito divertida, super boa onda e nada cheia de manias, o que valorizo muito, mas em termos de voz não me parece que seja vencedora no tipo de rádio que temos atualmente. Aliás, andando já ela perto dos 30, em que rádio imaginam a Catarina daqui a 3 anos? Pois... é que eu não a vejo numa Comercial ou RFM, muito menos em algo que vá para além desse perfil.
Na TV pode ter um papel interessante, justamente pelo tipo de TV que temos, em rádio vejo-a com mais dificuldade, a não ser num painel muito ao estilo do Toque, que, aprecie-se ou não, não tem muito paralelo em mais nenhuma estação. E sim, onde realmente me parece que a Inês está ligeiramente desenquadrada.
Em dupla com o Hélder, não me parece, sinceramente acho-os água e vinho. Essa comparação com a Nogueira, nunca me ocorreu, mas está muito certa, sim. Imaginam, por exemplo, uma dupla Moreira-Nogueira? Eu não! Seria igual com o Hélder. Estão a ver a Catarina a ter paciência para aquele estilo pimba do tik-tok, que popula nos programas do Hélder? Do que conheço dela, de todo!
Com total sinceridade, parece-me que em termos de voz feminina só há uma hipótese viável neste momento, e essa é a Catarina Silva, escrevam, vai ser um dos nomes grandes da rádio em Portugal. Nova para poder fazer manhãs mais uns 6 ou 7 anos sem problema, tem uma voz fantástica, uma presença muito interessante nas redes sociais, um excelente story-telling e energia para dar e vender, o que nas manhãs é ótimo. Se o Hélder for para as manhãs com a Silva, distribuam o painel das 11 e o das 20 entre qualquer umas das outras Catarinas (partindo do pressuposto que a Inês se mantém on air) e já agora, façam regressar o Costa e Silva.

O regresso das Vizinhas seria bom, foi dos programas com mais interação nas rádios jovens que me lembro.
No entanto o Toque de Saída neste momento devia ser o 3º programa da tarde mais ouvido, assim para este possível fim só se prova que o CC Vilhena não devia ter contrato...
"O Regresso das Vizinhas do 2º Andar"... nome e ideia muito boas para um programa premmium, mas seguramente teria de ser datado em termos de fim. Digamos que no máximo dos máximos até fim de julho, e em setembro arrancar com uma nova grelha. Criava o efeito curiosidade, agarraria audiência e deixaria o horário com uma boa fatia. Porém, com total honestidade, tem de se pensar para futuro. Longe de querer chamar "velhota" a qualquer uma das meninas (até porque ao fazê-lo estaria a chamar velho a mim que sou da idade de uma delas  ;D ;D) não me parece interessante que quando a Amália quase estiver em idade de ouvir a Cidade, seja a mãe a animar. Mais do que isso, quer a Laura quer a Inês merecem já muito mais que a Cidade, seja no grupo ou fora dele. São dois nomes que a rádio em Portugal não se pode dar ao luxo de desprezar.
Claro que o Vilhena deveria estar a recibos... alguma vez ele se iria vincular? Não creio, de todo.

Quem via com bons olhos na Cidade era o Henrique Mano.
O Henrique, a meu ver, não é bom o suficiente para ter um espaço diário em antena. Para além disso, para a própria esposa, que já tem funções de apoio à direção da estação, seria certamente muito desconfortável esse regresso, pese embora em Portugal pouco se ligue a isso, mas não creio que seja bem esse o perfil da Laura, que tenho por uma pessoa muito correta na forma de trabalhar.

O Rui deve ser carta fora do baralho porque nunca vestiu a camisola pela rádio. Não gostou da despromoção da Comercial para a Cidade, e isso até se percebe.
Absolutamente compreensível. Sendo sincero, no lugar dele, preferia engolir o sapo de ir trabalhar como Engenheiro do que aceitar tamanha despromoção. Continua a ser bem claro para mim que entre fazer manhãs/tardes na Cidade/Mega ou Madrugadas e Fins-de-Semana na Comercial/RFM é mais prestigiante a última opção. O Rui não tendo uma voz excepcional, não é de todo mau, embora aprecie mais o estilo dele num formato como o que tem no podcast do que propriamente a fazer locução de continuidade.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #722 em: Janeiro 22, 2023, 06:40:56 pm »
O Rui numa Smooth ou Vodafone...
Ou até subir a M80...
Ou voltar a Comercial.
Diga se de passagem prefiro o Rui ao Pedro Andrade...
Não sei como foi essa aposta do Pedro Andrade...
Para colocarem um jornalista tinham alguns com potencial em animação: Catarina Leite, Ana Bernardino, Ana Lucas...

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #723 em: Janeiro 22, 2023, 07:20:14 pm »
O Rui numa Smooth ou Vodafone...
Ou até subir a M80...
Ou voltar a Comercial.
Diga se de passagem prefiro o Rui ao Pedro Andrade...
Não sei como foi essa aposta do Pedro Andrade...
Para colocarem um jornalista tinham alguns com potencial em animação: Catarina Leite, Ana Bernardino, Ana Lucas...

O Pedro Andrade já fazia locução antes de entrar para jornalista da Rádio Comercial, surgiu uma oportunidade e ele aceitou. Ainda ontem fui a ouvir a emissão dele e foi bastante agradável. Foi uma boa aposta!

Já o Rui Simões quando estava na Comercial, era esforçado e notava-se motivação pela aposta, até gostava do registo dele no Slow Down, tendo em conta que vinha das Engenharias. Depois quando foi para a Cidade FM, basicamente uma "cunha" do Pedro Ribeiro que o colocou lá, a motivação diminuiu. É sempre mais agradável fazer o percurso radiofónico, exemplo, do João Paulo Sousa. Então quando foi na ultima semana do ano, em substituição do Hélder Tavares, "tocou x e a seguir vem y e siga!"
Neste momento não se encaixa na Comercial sinceramente, já na M80 existe possibilidade para preencher a noite 20h/23h. Na Smooth não é a praia dele.. e Vodafone é ainda mais despromoção!

estvmkt

• Hero Member
« Responder #724 em: Janeiro 22, 2023, 08:24:52 pm »
O Rui já foi ator nos Morangos com Açúcar.
Ele disse que foi emprestado a Cidade.
Mas na Comercial gostava do registo dele.
Ainda para mais acho estranho a pouca aposta da Comercial na Mafalda e no João Paulo. O João podia assumir o painel das 20 mas nada.
Creio que o Era o Que Faltava dificilmente volta...
A Ana grávida...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #725 em: Janeiro 22, 2023, 08:43:41 pm »
A Laura está de férias no estrangeiro ( pais muito conhecido por esse mundo fora), o Rui deve esta em casa, a namorada Mafalda deve estar com pouco trabalho na TVI, porque teve uma semana muito trabalhosa na Comercial, esteve a fazer o  horário da Do Carmo, que foi a Manchester com o chefe, e no fim de semana também, Sábado de tarde, Domingo de manhã.

Entretanto a Cidade, com um som horroroso em Lisboa, com ruído bastante irritante. Uma Pena, porque está no ar a arejada Catarina Silva...

Mas fazer 7 16 é dose, só mesmo o Hélder para a árdua tarefa...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #726 em: Janeiro 22, 2023, 08:49:13 pm »
Hoje esteve na TVI.
No Somos Portugal...
O Rui foi estranho...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #727 em: Janeiro 23, 2023, 10:16:54 am »
Hoje, sedento de ouvir palpitantes novidades do programa matinal da Cidade, reparei que nem o estoito Hélder Tavares, nem nada, até que às 7. 40, aparece uma esbaforida Laura, pedi do desculpa, mas a manhã dela ti há sido um terror, devido ao frio o carro não pegou e a partir daí, uma sucessão de contrariadades.

Mas chegou Inteira a dizer" mas tu também, com  este frio, o que queres é muita musica"...

Foi o que lhe saiu e lá terá as suas razões...

E de novidades, nada...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #728 em: Janeiro 24, 2023, 09:27:33 am »
Hoje, sedento de ouvir palpitantes novidades do programa matinal da Cidade, reparei que nem o estoito Hélder Tavares, nem nada, até que às 7. 40, aparece uma esbaforida Laura, pedi do desculpa, mas a manhã dela ti há sido um terror, devido ao frio o carro não pegou e a partir daí, uma sucessão de contrariadades.

Mas chegou Inteira a dizer" mas tu também, com  este frio, o que queres é muita musica"...

Foi o que lhe saiu e lá terá as suas razões...

E de novidades, nada...

E por acaso nem foi o pior que podia ter dito em antena, assumir o que acontece é importante. Estes pontos acontecem a qualquer um.

Isto sendo dito, também não é menos verdade que o que o público da Cidade quer é música. Só foi mau é se havia notícias (o chamado Magazine) ou o tempo com trilha, que aí ficou tudo a correr em automático.

Por outro lado, isto deixa uma pergunta: então e não havia produtora na manhã? E se havia, não podia ter feito temporariamente emissão até à Laura chegar? 40 minutos às 7 da manhã apanhou ali já 10 minutos completamente mortais…

Quando foi aquele mítico tropeção da Inês Lopes Gonçalves na Antena 3 foi ao microfone o produtor das manhãs da 3 dar entrada para o noticiário…

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #729 em: Janeiro 24, 2023, 10:20:21 am »
Concordo, o que contei não foi nenhuma crítica...

E ela explicou tudo,no seu estilo comunicativo e despachado. Era muito pior se nada tivesse dito...

Quando outros aspectos, não sei se um produtor(a), tinha condições para intervir em antena. O mítico homem do Magazine Rúben Mateus só costuma entrar às 8.

Outra coisa, já há algum tempo que a Cidade não fala de temperaturas...

pdnf

• Hero Member
« Responder #730 em: Janeiro 24, 2023, 05:44:15 pm »
Entretanto a Cidade, com um som horroroso em Lisboa, com ruído bastante irritante. Uma Pena, porque está no ar a arejada Catarina Silva...

Não é só 91.6 Lisboa, os 107.2 VIla Nova de Gaia têm oscilado entre sinal fraquíssimo ou com este ruído que parece uma motorizada mas que é mesmo o que sai do rádio:

https://drive.google.com/file/d/1Y8XQTsgFZGw8p5s58x2fk67R-E8iR3nY/view?usp=sharing

Ultimamente quando quero picar a Cidade fixo o rádio em 101.0 Vale de Cambra, mesmo com as entradas da RR é melhor do que isto...

Concordo, o que contei não foi nenhuma crítica...

E ela explicou tudo,no seu estilo comunicativo e despachado. Era muito pior se nada tivesse dito...

Quando outros aspectos, não sei se um produtor(a), tinha condições para intervir em antena. O mítico homem do Magazine Rúben Mateus só costuma entrar às 8.

Outra coisa, já há algum tempo que a Cidade não fala de temperaturas...

Acontece aos melhores. Quem nunca teve um stress com o carro, o comboio que fica parado, ou simplesmente, que tenha adormecido [como de resto já lhe aconteceu, dito pela própria num podcast] numa gélida manhã de janeiro. Somos humanos, não máquinas, e esse sentido de humanidade é o que diferencia a rádio de outros meios. O que não faz sentido é umas manhãs a solo na quinta rádio mais ouvida do país, ainda para mais numa estação jovem. Mas se até na Mega com 3 já aconteceu de todos se atrasarem... faz parte, volto a frisar, somos humanos. A frase em si, "o que tu queres é música", pronto, saiu-lhe, a Laura é muito desempoeirada, mas não é verdade. Caso contrário a Vodafone era um sucesso nas audiências. Quem procura a rádio, procura animação, mas não vem mal ao mundo por acontecer uma vez. Nem que fosse a manhã toda...

O Rúben Mateus deve entrar bem antes das 8h. Espreitem o LinkedIn dele, a publicação de hoje. Deve entrar, isso sim, às 5h da manhã.
« Última modificação: Janeiro 24, 2023, 05:47:11 pm por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #731 em: Janeiro 24, 2023, 06:44:02 pm »
O Rúben entra depois das 8h, porque ele é também responsável dos informativos da Smooth...

ocentos15

• Hero Member
« Responder #732 em: Janeiro 24, 2023, 08:12:17 pm »
Catarina Moreira acaba de publicar um texto no seu instagram pessoal, onde revela ter saídos das manhãs para "aprimorar a técnica [...] fechada num estúdio suplente". Continua dizendo " foram meses a fazer emissões com menor alcance, substituições de colegas, fins-de-semana, sempre sem grandes certezas do que ando aqui a fazer". O post acaba com a Moreira a revelar que está a conseguir ser mais ela mesma e deixar os nervos de lado. Nao esperava ler um relato destes num instagram, mas ganha pontos por tê-lo feito. Espero que internamente não lhe seja apontado o dedo por tal ato.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #733 em: Janeiro 24, 2023, 08:55:35 pm »

Não é só 91.6 Lisboa, os 107.2 VIla Nova de Gaia têm oscilado entre sinal fraquíssimo ou com este ruído que parece uma motorizada mas que é mesmo o que sai do rádio:

https://drive.google.com/file/d/1Y8XQTsgFZGw8p5s58x2fk67R-E8iR3nY/view?usp=sharing

Ultimamente quando quero picar a Cidade fixo o rádio em 101.0 Vale de Cambra, mesmo com as entradas da RR é melhor do que isto...

Erro MUITO grave de manutenção, o emissor está completamente avariado… e quer-me parecer que o processador também não deverá estar brilhante tal não é a carga de distorção que há nos graves. O meu palpite é que algum pico de eletricidade deve ter dado cabo de condensadores essenciais e a conversão de energia estará afetada algures no circuito interno.

Descurada totalmente a manutenção nos emissores da Cidade, pelos vistos.

pdnf

• Hero Member
« Responder #734 em: Janeiro 24, 2023, 09:45:36 pm »

Erro MUITO grave de manutenção, o emissor está completamente avariado… e quer-me parecer que o processador também não deverá estar brilhante tal não é a carga de distorção que há nos graves. O meu palpite é que algum pico de eletricidade deve ter dado cabo de condensadores essenciais e a conversão de energia estará afetada algures no circuito interno.

Descurada totalmente a manutenção nos emissores da Cidade, pelos vistos.

Como referi, não está sempre assim, mas quando não está com este belo ruído, está com o sinal fraquíssimo. Quando está com esta sonoridade, também é verdade que ao aproximarmo-nos geograficamente do Monte da Virgem a mesma deixa de se fazer notar praticamente. Mas por exemplo, não aguenta com o mínimo de condições no concelho do Porto, no meu carro com um bom rádio ainda deixa alguma coisa, com o outro nem chega. É capaz de se ter passado alguma coisa sim, porque notei dificuldades em todos os sinais que saem da antiga RETI nessa mesma altura, a RFM parecia uma local do Alto Minho ou do sul de Aveiro na VCI, a Renascença a nem conseguir fixar RT na zona de Paranhos e a ter ruído daquele ao estilo que existia nas colunas do PC quando chegava uma chamada no telemóvel, e também a Comercial a me parecer que ficou com um som pior.
As da R/Com estao melhores, mas ainda não estão no ponto caramelo (há saltos para o Muro que não haviam antes), a Cidade tem dias...

Catarina Moreira acaba de publicar um texto no seu instagram pessoal, onde revela ter saídos das manhãs para "aprimorar a técnica [...] fechada num estúdio suplente". Continua dizendo " foram meses a fazer emissões com menor alcance, substituições de colegas, fins-de-semana, sempre sem grandes certezas do que ando aqui a fazer". O post acaba com a Moreira a revelar que está a conseguir ser mais ela mesma e deixar os nervos de lado. Nao esperava ler um relato destes num instagram, mas ganha pontos por tê-lo feito. Espero que internamente não lhe seja apontado o dedo por tal ato.

A Catarina é muito humilde. Mesmo. Já era host do Unas, bastante conhecida e andava a fazer workshops de rádio com malta como eu que estava lá por simples carolice ou gente a acabar de sair da Faculdade. Mas sempre muito simpática, muito aberta a aprender, nada de postura de vedeta. Como ela refere nesse texto, sempre me pareceu muito exigente consigo própria, e isso fá-la crescer. É preferível essa postura do que achar que só porque tenho não sei quantos mil seguidores, abro o micro e digo duas larachas a correr e o "povo" gosta. Ainda bem que ainda há quem valorize a aprendizagem. Os nervos fazem parte, aprendemos a dominá-los quando nos sentimos mais confiantes com o nosso trabalho, mas sei pelas minhas poucas experiências em frente a um micro, que quando a via abre e temos de falar para o país inteiro, fica difícil. Não me parece que vá ter esse problema internamente, na Cidade parece-me que esses estados de alma, que são normais e friso, todos temos em algum momento da nossa vida profissional, passam mais cá para fora e são mais aceitáveis do que noutras paragens, onde tudo tem de ser "politicamente" correto.
Rádio é: