Destas vozes emergentes, concordo que esta Catarina é das melhores, a par da outra Catarina, a Silva, que parece que canta falando, também a Inês Nogueira da Mega, o Diogo Pires já é um certeza absoluta, vejo nele o novo José Coimbra e não posso deixar de referir a Inês Henriques agora na 3...
Sobre as novata da Mega, também prefiro a Madalena, a Francisca parece que fala em esforço, como se estivesse a correr uma maratona, mas não é má...
Acho que temos de distinguir os planos entre o que é emergente e o que já são nomes seguros.
Emergentes, e jovens, neste momento no ar temos na Cidade FM, a Moreira, a Delgado, a Silva e o Costa e Silva; na MegaHits a Lourenço, a Maia, a Prata, a Cabral e a Costa; e, finalmente na RFM a Bento e a Mendes. Curiosamente, 11 nomes com experiência de menos de dois anos de locução, apenas 1 homem.
Podíamos ainda forçar a barra para o Pedro Andrade da Comercial, mas já tem escola da Rádio Nova, da RUM (onde foi animador) e já anda para cima dos 30's, bem como a Maria Celeiro, que também já fez locução na MEO SW.
Nas locais, desconheço o panorama para sul, para Norte das que têm jovens, já é tudo pessoal com bastante experiência, prévia à pandemia, portanto mais de 3 anos, já não se é júnior.
Dos 10 nomes que referi, sendo certo que não ouvi ainda as duas meninas novas da Mega, vejo a ter pernas para terem carreiras longas se souberem dar os passos certos e não se deslumbrar, a Silva, a Bento, a Delgado e o João. Os demais nomes, ainda terão, para mim, muito que provar.
Ainda assim, por neste saco, nomes como as duas Inês(es) que referiu ou então o Diogo Pires, que faz rádio desde criança, parece-me uma comparação injusta. Concordo em absoluto contudo no que respeita ao Diogo, vejo nele essa espécie de sucessor natural do José Coimbra, até em termos de perfil. A Inês Henriques para mim está noutro campeonato, é uma voz belíssima, claro que está bem na Antena 3, numa radio de perfil mais "comercial" tenderia a vê-la com mais dificuldade. Mas acredito que possa fazer bem a transição para um registo mais generalista/informativa se assim o desejar um dia.
Quanto à Inês Nogueira, sim, tem um timbre engraçado

, diferenciador... não obstante, acreditei que poderia render mais, noto falta de crescimento. À data de hoje, entendo que espremido, falta ali muito sumo. Aliás, nos meses em que esteve a fazer o horário das 11h, o programa era absolutamente desinteressante, comparando com o que fazia por exemplo a Palma ou a Teresa. Mesmo neste Snooze, com a Teresa e o Alexandre, nota-se que ela está claramente uns furos abaixo. Resumindo, tem uma voz bonita, dá para ter uma carreira, mas acho que vai acabar por funcionar melhor em televisão do que em rádio.
Dos nomes mais seniores, Catarina Palma, Teresa Oliveira, Laura Ferreira, Inês Silva, Inês Andrade, Diogo Pires, Alexandre Guimarães e também o Artur Simões que tem crescido bastante, parecem-me ser as apostas mais seguras. Na Nova Era temos ainda o Lomar e a Zenha, mas sendo do Porto, acredito menos que tenham possibilidade de chegar a uma nacional, infelizmente. Os demais, não me acredito que passem muito de onde estão hoje.