Eu por acaso tenho de discordar da questão dos 92.8 da Smooth. Claro que dentro de casa, longe da janela, qualquer emissor que não seja nacional ou do próprio concelho terá muitas dificuldades. Por exemplo, em Canelas, Gaia, só mesmo os emissores do Monte da Virgem, os da Feira e o da Smooth de Matosinhos é que são limpinhos, nem a SBSR no Porto ou emissores de Ovar ou de Santa Justa se ouvem com conforto.
Já em ambiente exterior, no Verão fiz Aveiro, Murtosa São João da Madeira pela interior, passei por Santa Maria da Feira, e tanto os 92.8 como os 89.5 conseguem assegurar uma cobertura sem ruído. Claro que aos saltinhos, é verdade, mas os emissores estão muito bem calibrados, o que não acontece com 107.2/101.0 que estão com diferenças. Obviamente que os 101.0 dariam outra estabilidade e não necessitam de horas locais. É verdade que os 99.7 de Penacova são fantásticos, conseguem entrar a Norte do Porto, mesmo com a Antena 2 do Marão a pressionar (também é verdade que é a melhor rádio possível para ter em cima, é a que se nota menos pelo tipo de programação que tem, e a que mais abafada é, como mostram os 88.0), mas os 107.2 são muito fraquinhos, a partir de Grijó para baixo o RDS começa a fraquejar. Mesmo na A20/VCI os 101.0 são quase sempre preferíveis. Os 101.0 aguentam-se na A3 até pouco antes do nó de Santo Tirso, obviamente que não nas melhores condições, mas os 107.2, com uma frequência limpíssima, morrem 2 ou 3km mais à frente, e os 104.4 estão muito pressionados pela microcobertura da RR e pela Popular de Soure que consegue deixar entradas em Santo Tirso na zona do centro. Junto ao Mosteiro, no cimo do Monte da Quinta da Escola Agrária não se consegue sintonizar a Cidade FM. Na A28 a coisa é menos grave, os 101.0 ainda se aguentam mesmo às portas de Viana do Castelo. Na zona de Darque e mesmo na subida de Arga chegam a ser escolhidos, mesmo a lever com a RR do Sameiro em cima.
Em suma, ignorando o perfil demográfico da região e pensando só em termos de redes, o ideal seria os 101.0 estarem na Vodafone. Considerando o critério que ignorei e a condição socioeconómica, diria que os 101.0 encaixam na Smooth muito bem, permitiriam chegar às portas de Viseu a Smooth. Atenção que para Aveiro, tenho a sensação que os 99.7 são preferíveis a 101.0. Sem os 101.0 tenho a sensação que a Cidade ficaria difícil só em Estarreja e talvez em Vale de Cambra, mas não seria crítico a meu ver, porque quer na A1 quer na A29 aguentar-se-ia bem. Agora, mantendo os 101.0 na Cidade, tratava de fazer um pedido de alteração à ERC: 107.2 com 5 a emitir a M80 e 90.0 com 0.5 a emitir a Cidade FM.
Smooth com 103+96.6+97.7+99.7+89.5 até era capaz de funcionar, mas para Norte ficaria muito limitada à faixa litoral. Mas a troca dos 103.0 com 99.7 mantendo os 101.0 de Vale de Cambra era capaz de não ser mal pensada, e ajudava a compensar a fraqueza dos 94.3 devido à M80 de Aveiro.