Autor Tópico: Cidade FM  (Lida 341704 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Cidade FM
« Responder #735 em: Janeiro 28, 2023, 11:51:39 am »
Situação normalizada em 107.2 e com um som INCRÍVEL, devo dizer!

pdnf

• Hero Member
« Responder #736 em: Janeiro 29, 2023, 04:20:46 pm »
Situação normalizada em 107.2 e com um som INCRÍVEL, devo dizer!

Confirmo, agora só começa a ter falhas ali pelo nó da Circunvalação na A3 onde já era habitual. Para norte falha muito ali na zona da Bial, mas depois aguenta-se praticamente até Braga. Ainda assim 101.0 a 7km da Cidade dos arcebispos deixam melhor sinal que 104.4 e 107.2. A própria RR é pressionada. Estas frequências têm de ser mexidas num próximo concurso, para bem da própria rádio nacional l.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Roberto N.

• Jr. Member
  • **
« Responder #737 em: Janeiro 31, 2023, 05:11:55 pm »
Depois das 7 da manhã, tenho notado que há momentos sem jingle a separar as músicas.
Provavelmente, o(a) animador(a) devia intervir nesses momentos, mas acontece que só aparece voz mais tarde, para lá das 7h20m (+/-).
Se o programa arranca às 7h00, devia começar com voz e não com umas quantas músicas primeiro.
Já agora, o "Magazine" é suposto servir de noticiário?
A ERC aceita que o conteúdo não passe de gossip e afins?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #738 em: Janeiro 31, 2023, 05:32:38 pm »

Pergunto o mesmo para os noticiários da Nova Era e MEO SW onde também acontece isso...

pdnf

• Hero Member
« Responder #739 em: Janeiro 31, 2023, 06:38:10 pm »
Depois das 7 da manhã, tenho notado que há momentos sem jingle a separar as músicas.
Provavelmente, o(a) animador(a) devia intervir nesses momentos, mas acontece que só aparece voz mais tarde, para lá das 7h20m (+/-).
Se o programa arranca às 7h00, devia começar com voz e não com umas quantas músicas primeiro.

Possivelmente, digo eu, deve estar dentro do período de tolerância que é usual todas as empresas terem nas picagens e certamente a Laura aproveita e escorrega a entrada das 07h para as 07h15. Quem tem miúdos pequenos, sabemos que não é fácil, é preciso dar alguma tolerância. E sendo sinceros, não é a Antena 1 onde às 07h em ponto se tem de estar a dar as "07h em Portugal Continental e na Madeira, menos uma hora nos Açores, vamos à edição das sete".  ;D ;D
Quanto aos noticiários, tem alguma razão, não deveriam ser mero gossip, porém são temáticas musicais, não têm obrigatoriedade de noticiários. Já é bom serem feitos por titulares da carteira profissional de jornalista. Na Mega isso não acontece, e as trend news até são menos gossip que na CDD FM.

Nota para a evolução da Catarina Moreira que me acompanhou em viagem no domingo, sim as intervenções dela estão bem melhores, não deixava tocar mais que três músicas sem ir ao ar, muito bem, está de parabéns! Valeu o ano fechada no estúdio ao lado...
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #740 em: Fevereiro 02, 2023, 10:26:52 am »
O som  frequência de Lisboa está cada vez pior, irritante, a convidar a desligar ou a mudar de estação.

Caramba, quando é que resolvem a " limpar o sinal"?

É que este problema tende a prolongar-se...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #741 em: Fevereiro 02, 2023, 02:22:58 pm »
Agora, cerca das 14, a Cidade tem um tempo de de antena do partido Aliança. Ouvi hoje, mas já tinha ouvido na semana passada, com cerca de 15 minutos...

Não estando em período eleitoral, é estranho...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #742 em: Fevereiro 02, 2023, 02:43:53 pm »
Agora, cerca das 14, a Cidade tem um tempo de de antena do partido Aliança. Ouvi hoje, mas já tinha ouvido na semana passada, com cerca de 15 minutos...

Não estando em período eleitoral, é estranho...
Trata-se de um referendo local em Benfica que se vai realizar no dia 12 de fevereiro.

https://www.cne.pt/sites/default/files/dl/2023_rl_benfica_caderno_tempos-antena_vf.pdf

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #743 em: Fevereiro 02, 2023, 03:14:14 pm »
O tempo de antena é assim: começa com o Hino do partido, um fado bem esganhado com voz do Zé da Câmara, segue - se o presidente do partido, que também é membro da Assembleia Municipal de Lisboa, em que este inumera as inúmeras iniciativas do partido nesta assembleia.
Segue-se o fado Menina e Moça em instrumental e só depois se fala nesse referendo em Benfica.

Mas só nessa Cidade, há estes tempos de antena?

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #744 em: Fevereiro 02, 2023, 05:31:24 pm »
O tempo de antena é assim: começa com o Hino do partido, um fado bem esganhado com voz do Zé da Câmara, segue - se o presidente do partido, que também é membro da Assembleia Municipal de Lisboa, em que este inumera as inúmeras iniciativas do partido nesta assembleia.
Segue-se o fado Menina e Moça em instrumental e só depois se fala nesse referendo em Benfica.

Mas só nessa Cidade, há estes tempos de antena?
Está no link que deixei aqui. Todas as locais de Lisboa dão os tempos de antena.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #745 em: Fevereiro 02, 2023, 06:48:44 pm »
Pois, mas então este partido Aliança está a abusar da lei, se este é um tempo de antena sobre o referendo de Benfica, só uma parte é que foi dedicado ao assunto em discussão.

Passaram o Hino do partido e o líder aproveitou para inumerar os seus feitos na Assembleia Municipal de Lisboa.

Ou seja estou a adulterar o tempo de antena...

pdnf

• Hero Member
« Responder #746 em: Fevereiro 02, 2023, 08:49:21 pm »
Pois, mas então este partido Aliança está a abusar da lei, se este é um tempo de antena sobre o referendo de Benfica, só uma parte é que foi dedicado ao assunto em discussão.

Passaram o Hino do partido e o líder aproveitou para inumerar os seus feitos na Assembleia Municipal de Lisboa.

Ou seja estou a adulterar o tempo de antena...

Ora bem, eu se fosse o Diretor de Programas de uma destas rádios jovens, que vêm a sua antena ser roubada durante 30 minutos para passar fado, fazia desde logo o seguinte:

https://www.youtube.com/watch?v=G055pF5NVQ0

Passava este áudio e punha o emissor a operar à potência mínima possível, estilo a última avaria da Nova Era. Siga para bingo, que isto, é gozar com quem trabalha. Embora, durante o período de tempo de antena, eles possam até ensinar a fazer Bacalhau à Bras ou passar uma aula do Estudo em Casa, porque os programas de direito de antena, são nos termos da lei, da responsabilidade exclusiva das organizações intervenientes. Às vezes pergunto-me se estamos em 2023 ou em 1983...

Eleições de 30/01/2022:

Segundo a tabela publicada em Diário da República, a RDP vai receber 64.267,30 euros, a Rádio Comercial 214.318,60 euros e a Rádio Renascença 287.645,40 euros. Em relação às estações de radiodifusão de âmbito regional, a M80 irá receber 36.602,15 euros, a TSF 36.602,15 euros e o Posto Emissor de Radiodifusão do Funchal 9.419,10 euros.

Quase 600k...fora as TV's. Aliás, deixo no ar que isto não deixa de ser uma manobra de chico-espertice do PC e do Aliança, porque este ano já existiram dois referendos locais, em Vizela e em Loures e em nenhum destes houve campanha. Para mim a explicação é que a Vizela, a Orbitral, a Horizonte ou a Amália não têm redes nacionais. Já a Cidade FM, Smooth, Mega, TSF e SBSR são escutadas em grande parte do país,  logo, aproveitam o referendo de Lisboa para fazer publicidade paga pelo Estado, ou seja, por todos nós, para Portugal inteiro ou quase. Estou curioso para ver os pagamentos publicados em Diário da República, não me admiraria que, por exemplo, a TSF recebesse compensação pela RRN total. Afinal, estão em associação 24/h, devem transmitir integralmente a mesma programação para cumprirem escrupulosamente a Lei da Rádio. Portanto, já não digo nada...
Mas com este exemplo também se percebe uma coisa: efetivamente, o concelho de Lisboa também não tem uma única rádio local. Mal ou bem, o Porto ainda vai tendo a Festival. Qualquer uma destas rádios são nacionais travestidas.
« Última modificação: Fevereiro 02, 2023, 09:02:03 pm por pdnf »
Rádio é:

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #747 em: Fevereiro 03, 2023, 01:12:40 am »
Quase 600k...fora as TV's. Aliás, deixo no ar que isto não deixa de ser uma manobra de chico-espertice do PC e do Aliança, porque este ano já existiram dois referendos locais, em Vizela e em Loures e em nenhum destes houve campanha. Para mim a explicação é que a Vizela, a Orbitral, a Horizonte ou a Amália não têm redes nacionais. Já a Cidade FM, Smooth, Mega, TSF e SBSR são escutadas em grande parte do país,  logo, aproveitam o referendo de Lisboa para fazer publicidade paga pelo Estado, ou seja, por todos nós, para Portugal inteiro ou quase. Estou curioso para ver os pagamentos publicados em Diário da República, não me admiraria que, por exemplo, a TSF recebesse compensação pela RRN total. Afinal, estão em associação 24/h, devem transmitir integralmente a mesma programação para cumprirem escrupulosamente a Lei da Rádio. Portanto, já não digo nada...
Mas com este exemplo também se percebe uma coisa: efetivamente, o concelho de Lisboa também não tem uma única rádio local. Mal ou bem, o Porto ainda vai tendo a Festival. Qualquer uma destas rádios são nacionais travestidas.
Isso seria absurdo! As rádios irão receber apenas pela frequência local de Lisboa, parece-me evidente.

As rádios até devem agradecer por terem de transmitir os tempos de antena porque é sempre uma receita extra em horários com escassa publicidade. E sou mesmo favorável a que em eleições autárquicas todas as tipologias de rádio sejam obrigadas a emitir os tempos de antena, não apenas as generalistas.

De resto concordo que Lisboa consegue ainda está pior que o Porto, não tem verdadeiramente uma rádio feita para a cidade, para não falar de Amadora, Sintra, Loures, Odivelas, etc. As locais que existem aqui são todas elas jukeboxes e as outras são aquilo que conhecemos, produtos feitos para alcear um público nacional.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #748 em: Fevereiro 03, 2023, 02:26:20 am »
Alguém que me esclareça uma coisa: os emissores da Cidade FM que emitem 24h/dia em simultâneo com Lisboa (107,2 MHz Gaia etc.) transmitem os tempos de antena respeitantes ao referendo em Lisboa, certo? Creio que, ainda que tecnicamente o pudessem fazer (nem que os 91,6 passassem a ser alimentados do áudio transmitido por feixe hertziano a partir da Sampaio e Pina até ao alto do Monsanto), não há desdobramento da emissão especial para evitar que os ouvintes noutras frequências que não os 91,6 tenham de "aturar" propaganda dirigida à freguesia de Benfica.
« Última modificação: Fevereiro 03, 2023, 03:30:06 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #749 em: Fevereiro 03, 2023, 09:59:23 am »
Alguém que me esclareça uma coisa: os emissores da Cidade FM que emitem 24h/dia em simultâneo com Lisboa (107,2 MHz Gaia etc.) transmitem os tempos de antena respeitantes ao referendo em Lisboa, certo? Creio que, ainda que tecnicamente o pudessem fazer (nem que os 91,6 passassem a ser alimentados do áudio transmitido por feixe hertziano a partir da Sampaio e Pina até ao alto do Monsanto), não há desdobramento da emissão especial para evitar que os ouvintes noutras frequências que não os 91,6 tenham de "aturar" propaganda dirigida à freguesia de Benfica,
A Cidade FM acredito que tenha desdobramento, até porque existe publicidade desdobrada - nos 107,2 MHz pelo menos isso acontece.