Sem dúvida que era uma frequencia que assentava agora que nem uma luva para a Mega, complementava muito bem com os 97.1 e 92.4. Acho que quem vai ganhar com tudo isto é a RFM, com a possível entrada da Catarina e do Helder e este pequeno desfalque na cobertura da Cidade FM.
Ainda vão a tempo de tentar oferecer mais dinheiro à Arquidiocese de Évora. Afinal, são empresas do mesmo grupo...
Se em Lisboa já eram as terceiras manhãs mais ouvidas, segundo me constou há uns tempos, na rede da RFM, podem bem fazer tremer a Comercial. Arrumam é de vez com a Mega. Além de, evidentemente, criar uma situação estranha, é a assunção de que a Cidade estava melhor que a Mega. Mas também, acho que não é novidade, que alguém está a deitar-se na cama que fez.
Se a Catarina for mesmo para a RFM, o meu palpite é que as atuais manhãs vão recambiadas para o noturno, de onde vieram originalmente.
A não ser que a ANACOM autorizasse a mudança de frequência dos 94,1 para os 97,2 MHz. Mas não há milagres quando o alto de São Bento não é a Serra de Ossa.
Há alguma razão para a Diana e a TSF não estarem na Ossa? São do município vizinho.
Depois lembrei-me que também têm alvará para Évora os 103.2 da Telefonia do Alentejo.
A cobertura das emissões da Serra de Ossa não é perfeita na cidade de Évora. O alto de São Bento oferece uma recepção excelente da Diana FM, Telefonia do Alentejo e TSF na cidade do Geraldes Sem Pavor. Já as emissões da Serra de Ossa, têm boa cobertura em Évora mas não há milagres. Se na zona Norte da cidade a cobertura é boa, há zonas onde existem algumas dificuldades de sintonia, sobretudo na parte sul/oeste de Évora.
Deslocalizar os emissores locais de Évora para a Serra de Ossa, além de prejudicar a cobertura das rádios dentro do concelho e, em especial, na cidade de Évora, como referi, iria obrigar a fortes restrições de azimute, por forma a evitar interferências sobre determinadas rádios espanholas:
94,1 MHz - Diana FM
94,1 - Los 40 Mérida (Calamonte)
94,2 MHz - SER Badajoz
105,3 MHz - RNE Radio Nacional (Montánchez)
105,4 - TSF
105,5 - Kiss FM Badajoz
Só para dar uma ideia, o emissor de Montánchez cobre grande parte da Estremadura espanhola...
Certo. É a mentalidade de pensar sempre na maior área geográfica possível, mas numa região onde a população está mais concentrada, de facto, não faz muito sentido. Defeitos de análise de quem vive numa Área Metropolitana, onde é preciso estender a manta ao máximo.