Autor Tópico: Bauer Media Audio Portugal - rede de emissores  (Lida 160028 vezes)

joao_s

• Hero Member
Re: Bauer Media Audio Portugal - rede de emissores
« Responder #180 em: Março 21, 2018, 11:24:50 pm »
Adenda: o centro emissor da TSF 107.4 da Lousã é um excelente emissor, ouve-se bem em locais em que tal não seria expectável, dada a distância. Isso o mapa não reflete. Já com a M80, esqueça, tal não se verifica nalgumas zonas densamente povoadas como na Figueira da Foz e zona costeira compreendida entre a Figueira e Vagueira, já no distrito de Aveiro. É literalmente um martírio ouvir 98.4: sinal fraco e bastante interferido. Então para o interior é para esquecer, não se ouve.

guest6

• Visitante
« Responder #181 em: Março 21, 2018, 11:30:31 pm »
Adenda: o centro emissor da TSF 107.4 da Lousã é um excelente emissor, ouve-se bem em locais em que tal não seria expectável, dada a distância. Isso o mapa não reflete. Já com a M80, esqueça, tal não se verifica nalgumas zonas densamente povoadas como na Figueira da Foz e zona costeira compreendida entre a Figueira e Vagueira, já no distrito de Aveiro. É literalmente um martírio ouvir 98.4: sinal fraco e bastante interferido. Então para o interior é para esquecer, não se ouve.
Os 107.4 são, quase de certeza, o melhor emissor de FM no continente. Já o referi aqui VÁRIAS vezes...!!!

Mas o Sr. continua "SÓ" na zona centro de Portugal. São 18 os distritos de Portugal Continental...!

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #182 em: Março 22, 2018, 09:37:52 am »
Caro Luís, desconheço como é a cobertura da TSF no distrito de Portalegre. O que posso afiançar e que a cobertura de TSF 105.1, Gardunha, é superior a qualquer outro emissor de Rádio Nacional aí localizado. O sinal de 105.1 atravessa a serra da Lousã de um lado para o outro e ouve-se em perfeitas condições em concelhos como de o Ansião (que também é servido por 107.4, com intensidade de sinal no máximo). Já o retransmissor de Évora de 105.4 ouve-se 365 dias por ano em Figueiró dos Vinhos, embora com sinal fraco.

Não será antes o emissor da Marofa (que também emite a TSF nos 105,4 MHz)?
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

estvmkt

• Hero Member
« Responder #183 em: Março 22, 2018, 09:44:06 pm »
Reforçar a sul casos como Évora Sintra Setúbal onde a Comercial tem emissor ou nao.
Um bom emissor da TSF e que acho fantástico a nivel de cobertura é o do Marao.
Curioso ou não em Lamego os emissores da serra das Meadas teem falhas mas noto mais isso na Comercial.
E ter um emissor na Marofa ajuda e muito inclusive dentro da capital de distrito nas zonas sombras dos emissores da Guarda. Eu até acho que as radios,com um bom mapa de frequências poderiam suprir os emissores da Guarda e apostar somente na Marofa mas com mais potência.
Se tivessem potencia como os da Lousã acredito que na Guarda bastaria uma boa micro frequência.
Sobre as coberturas M80 vs TSF a meu ver é ela por ela.. Ambas teem falhas... A M80 ganharia com algumas trocas por exemplo Viseu que podiam trocar com os 102.8 e deslocalizar um ou outro emissor.
« Última modificação: Março 22, 2018, 09:52:42 pm por estvmkt »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #184 em: Março 22, 2018, 10:29:26 pm »
Recapitulando:

Rádio Comercial: era bom que instalasse emissores na Serra da Marofa (ou noutro "site" que servisse a região da Beira Interior Norte), Alto Minho (para compensar, na medida do possível, a falta de emissor no Muro), península de Tróia (para reforçar o sinal na cidade de Setúbal); não seria má ideia instalar também um tx na zona raiana do Baixo Alentejo e, por que não sugerir, uma microcobertura para a vila da Lousã

M80: precisava de reforço de sinal em Sintra, Elvas, Mértola e zona raiana do Baixo Alentejo
Cumprimentos,
Luís Carvalho

estvmkt

• Hero Member
« Responder #185 em: Março 22, 2018, 10:31:28 pm »
E Coimbra.
E deslocalizar o emissor de Portalegre.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #186 em: Março 23, 2018, 12:08:32 pm »
E Coimbra.
Deslocalizar o emissor de Portalegre? Não me parece muito boa ideia... O emissor da Comercial (98,9) tem uma cobertura muito razoável - o suficiente para pressionar a Unirádio (99,0 MHz Reguengos de Monsaraz), a relativamente poucos km do próprio concelho de Reguengos. Por outro lado, no caso da M80, o maior problema será a pressão da RFM Montejunto (106,8) sobre os 106,7 MHz. Colocar os emissores da MCR no topo da Serra de São Mamede, à semelhança do que fez a RR, só iria agravar estes, e quiçá, outros problemas, sem que daí resultasse uma melhoria significativa da cobertura para a M80 ou até para a Comercial.

Enviado do meu HARRY através do Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

pdf

• Visitante
« Responder #187 em: Março 23, 2018, 12:37:25 pm »
Se a M80 tem problemas de cobertura então como será a TSF?  A questão aí não é a cobertura, é o conteúdo.  E a TSF não tem palavra a mais,  tem é conteúdo informativo a menos.  Mas é a minha opinião. 

Enviado do meu E2333 através do Tapatalk

Mas é esse o problema deste fórum: discute-se demasiado a cobertura e pouco o que realmente interessa, o conteúdo. Basta ver como andam os tópicos...

Desde quando é que isso é um problema?

Sempre gostei mais da vertente técnica da rádio. Também é discutir rádio. Prefiro falar de coberturas e de emissores do que do próximo youtuber que vai fazer animação na Cidade.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #188 em: Março 23, 2018, 12:49:02 pm »
Se a M80 tem problemas de cobertura então como será a TSF?  A questão aí não é a cobertura, é o conteúdo.  E a TSF não tem palavra a mais,  tem é conteúdo informativo a menos.  Mas é a minha opinião. 

Enviado do meu E2333 através do Tapatalk

Mas é esse o problema deste fórum: discute-se demasiado a cobertura e pouco o que realmente interessa, o conteúdo. Basta ver como andam os tópicos...

Desde quando é que isso é um problema?

Sempre gostei mais da vertente técnica da rádio. Também é discutir rádio. Prefiro falar de coberturas e de emissores do que do próximo youtuber que vai fazer animação na Cidade.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro

Pois eu cá não percebo nada de coberturas mas respeito quem prefira discutir isso.
Na minha opinião sincera (mas não a querendo impor ou achando que é a única que importa como alguns fazem) em 2018 não vale a pena perder muito tempo nisso num mundo com podcasts, apps de rádio ou live streams dos programas nas redes sociais, muito menos para se tem uma rádio tem mais ou menos umas décimas nas audiências. Agora não me cabe na cabeça ver como os tópicos onde se discute o conteúdo são tão ignorados, ainda para mais no único espaço 100% dedicado a ela.
Uma rádio pode ter 500 frequências mas se passar Maria Leal 24h por dia é isso que importa discutir? 

estvmkt

• Hero Member
« Responder #189 em: Março 23, 2018, 01:59:17 pm »
E Coimbra.
Deslocalizar o emissor de Portalegre? Não me parece muito boa ideia... O emissor da Comercial (98,9) tem uma cobertura muito razoável - o suficiente para pressionar a Unirádio (99,0 MHz Reguengos de Monsaraz), a relativamente poucos km do próprio concelho de Reguengos. Por outro lado, no caso da M80, o maior problema será a pressão da RFM Montejunto (106,8) sobre os 106,7 MHz. Colocar os emissores da MCR no topo da Serra de São Mamede, à semelhança do que fez a RR, só iria agravar estes, e quiçá, outros problemas, sem que daí resultasse uma melhoria significativa da cobertura para a M80 ou até para a Comercial.

Mas poderia ajudar em Castelo Branco como já vi aqui relatos

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #190 em: Março 23, 2018, 05:57:00 pm »
E Coimbra.

Mas poderia ajudar em Castelo Branco como já vi aqui relatos
Coloquemos a questão nos seguintes termos: para melhorar a cobertura da M80 em Castelo Branco através de um emissor nos 106,7 MHz, frequência pressionada por txs de outros operadores (RFM - 106,8 e TSF - 106,6 MHz (Guarda)), a MCR levaria logo atrás a Rádio Comercial (98,9)... para aniquilar a Unirádio, quiçá inclusivamente dentro do próprio concelho de Reguengos de Monsaraz. Para nem falar de outros emissores que podem ser afectados (Rádio Azul - 98,9 MHz Setúbal) etc. Veja-se a cobertura da RR (95,3) e da RFM a partir da Serra de São Mamede: distrito de Portalegre, algumas zonas do Norte do distrito de Évora, boa parte do Ribatejo e, claro, a Beira Baixa. E ter um emissor de 10 kW nos 106,7 MHz a irradiar a partir do vértice orográfico com maior  altitude no sul do país? Para criar uma guerra sem tréguas com a RFM (106,8)? Não me parece uma ideia muito sensata.

Cumprimentos,
Luís Carvalho

estvmkt

• Hero Member
« Responder #191 em: Março 23, 2018, 06:54:38 pm »
Muda se de frequência a M80...
E se for preciso a Comercial também.
Pelo que já vi de comentários deslocalizar os emissores ajudaria a complementar em Castelo Branco com os da Gardunha

pdf

• Visitante
« Responder #192 em: Março 24, 2018, 12:14:43 am »
Pelo que já vi de comentários deslocalizar os emissores ajudaria a complementar em Castelo Branco com os da Gardunha

...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #193 em: Março 24, 2018, 12:39:32 am »
É apostarem em frequências livres para os emissores de modo a não interferir com outras rádios...

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #194 em: Março 24, 2018, 12:54:44 am »

Eu preocupava-me mais com o facto de, em plena área de influência da rede regional Sul, a M80 não conseguir fazer-se escutar com qualidade na cidade de Elvas, não só por causa do sinal fraco (situação comum a todos os emissores de Portalegre em Elvas, ainda que se note a diferença entre as emissões da Serra da Marrada e as as Serra de S. Mamede), como também mercê da interferência de uma rádio espanhola, também nos 106,7 MHz. E aí os 106,4 (Mendro) não são uma alternativa razoável, porquanto a sua recepção é muito fraca (os 106,7 MHz ainda se ouvem em estéreo e com RDS nalguns pontos da cidade (no carro), ao contrário dos 106,4, emissor que chega em condições pouco acima do nulo).

Para todos os efeitos, a M80 não tem legalmente o direito de reivindicar a cobertura da Beira Baixa. Ponto. E que frequências livres serão essas, que, francamente, não as estou a ver? Ah, e não esquecer que nem a ANACOM pode atribuir frequências como bem entende, porquanto as mesmas, sobretudo nas zonas raianas, estão sujeitas a coordenação internacional com a vizinha Espanha e com Marrocos, pelo menos.
Cumprimentos,
Luís Carvalho