Autor Tópico: Bauer Media Audio Portugal - rede de emissores  (Lida 160042 vezes)

guest6

• Visitante
Re: Bauer Media Audio Portugal - rede de emissores
« Responder #165 em: Fevereiro 03, 2018, 02:27:25 pm »
A nível de interiores  (onde as dificuldades são maiores) como é a cobertura dessas radios.

É muito variável da zona da cidade, do edificio ( topo ou baixo ) e do aparelho de sintonia. É claro que os emissores melhores na cidade são os do Monte da Virgem, os 91.0 da SBSR ( que está na cidade, na rua da alegria) e até os 89.5 da Smooth que está na Sra. da Hora. Conjugando todos os fatores, a cobertura (ou melhor,  a capacidade de sintonia...)  varia...!!! Nestas coisas de cobertura/Sintonia não há uma regra, e o Luis Carvalho já o tem explicado por aqui, e bem, várias vezes...!!!

estvmkt

• Hero Member
« Responder #166 em: Fevereiro 03, 2018, 04:35:19 pm »
Os de Valongo como entram bem como a Cidade Vale de Cambra e também a Lafoes Fm. Já agora na grande Porto os emissores do Marão o da TSF quis me parecer ser o melhor,certo?

guest6

• Visitante
« Responder #167 em: Fevereiro 03, 2018, 04:39:27 pm »
Os de Valongo como entram bem como a Cidade Vale de Cambra e também a Lafoes Fm. Já agora na grande Porto os emissores do Marão o da TSF quis me parecer ser o melhor,certo?
Sim,  pela simples razão de também estar numa frequência mais limpa

Enviado do meu E2303 através do Tapatalk

estvmkt

• Hero Member
« Responder #168 em: Fevereiro 03, 2018, 05:14:24 pm »
A Lafoes FM se tivesse o emissor na Freita... Para não fugir do tema,a cidade da Guarda tem zonas sombras das rádios nacionais na zona do Mileu.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #169 em: Março 21, 2018, 10:23:44 pm »
Reforçar a sul com parceria da Comercial,deslocalizar Portalegre,melhorar no Minho. Guarda deslocalizar Sabugal... As emissões locais onde não há alternativa aceitam se... Manteigas e as de Bragança no meu ver as melhores com Paula Fialho e Anabela Gonçalves. Ana Carreira de Viseu e Vila Real podia ser mais aberta e soltar se mais bem como o Francisco Gil no Sabugal.
« Última modificação: Março 22, 2018, 10:28:07 am por AG »

joao_s

• Hero Member
« Responder #170 em: Março 21, 2018, 10:29:38 pm »
Reforçar a sul com parceria da Comercial,deslocalizar Portalegre,melhorar no Minho. Guarda deslocalizar Sabugal... As emissões locais onde não há alternativa aceitam se... Manteigas e as de Bragança no meu ver as melhores com Paula Fialho e Anabela Gonçalves. Ana Carreira de Viseu e Vila Real podia ser mais aberta e soltar se mais bem como o Francisco Gil no Sabugal.

"Reforçar a sul com parceria da Comercial,..."l (??)
Talvez possa explanar a sua ideia, que à primeira vista não faz sentido. A M80 detém a rede regional sul…

guest6

• Visitante
« Responder #171 em: Março 21, 2018, 10:33:59 pm »
De facto, um resultado muito bom para a M80, o mais alto de sempre da rede regional sul. Um projeto de sucesso, com o mínimo de recursos humanos, portanto, rentável e de massas (serviço privado bem gizado). Quem idealizou e implementou o produto está de parabéns. Concordo com o “AG”, com uma rede nacional de emissores provavelmente o resultado de 8% AAV estará ao alcance da M80, isto porque há distritos e zonas em que o sinal da M80 se apresenta bastante degradado, ou até nulo: litoral do distrito de Coimbra, interior do distrito de Coimbra, nordeste do distrito de Leiria (fraquíssima prestação de 98.4, que, por estar numa cota baixa – 50 m -, irradia sinal para encostas de montanhas, quando o terreno envolvente tem uma cota de 230 m), todo o distrito de Castelo Branco e, quiçá, partes do distrito da Guarda, isto para não falar dos emissores que desdobram a emissão de nacional para local, o que é massacre para os ouvintes e um convite a mudarem de estação (isto, em pleno Séc XXI. Não faz nenhum sentido). Também convém reter que o produto radiofónico não se restringe aos ouvintes portugueses, também os estrangeiros que nos visitam ouvem esta estação quando passeiam pelo país e, do outro lado da fronteira, no sul de Espanha, também escutam o centro emissor de Faro, em 106.1.

Embora não sejam produtos comparáveis, a rede regional norte tem uma cobertura superior à da rede regional sul no território de Portugal Continental. Que eu saiba, a TSF apenas tem falhas no distrito de Beja, ou em parte deste. Não tem falhas de sinal nas zonas mais densamente povoadas do país.

Hipóteses de crescimento da M80: por um lado, otimização da rede de forma a dotar todo o território continental de sinal estável, por outro, ligeira modificação da playlist com um rácio de, por exemplo, 15% de música nova e 85% de clássicos/oldies (em vez de 100% de clássicos/oldies). Isto sem comprometer a playlist atual, que se apresenta arejada e diversificada.

Nota final: uma parte dos jovens (idades < 18 anos) ouve a M80 por influencia dos Pais.

http://fmscan.org/net.php?maptype=1

http://fmscan.org/net.php?m=m

Compare e veja se o que diz e tacto!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #172 em: Março 21, 2018, 10:42:54 pm »
Se a M80 tem problemas de cobertura então como será a TSF?  A questão aí não é a cobertura, é o conteúdo.  E a TSF não tem palavra a mais,  tem é conteúdo informativo a menos.  Mas é a minha opinião. 

Enviado do meu E2333 através do Tapatalk

Mas é esse o problema deste fórum: discute-se demasiado a cobertura e pouco o que realmente interessa, o conteúdo. Basta ver como andam os tópicos...

guest6

• Visitante
« Responder #173 em: Março 21, 2018, 10:48:30 pm »
Se a M80 tem problemas de cobertura então como será a TSF?  A questão aí não é a cobertura, é o conteúdo.  E a TSF não tem palavra a mais,  tem é conteúdo informativo a menos.  Mas é a minha opinião. 

Enviado do meu E2333 através do Tapatalk

Mas é esse o problema deste fórum: discute-se demasiado a cobertura e pouco o que realmente interessa, o conteúdo. Basta ver como andam os tópicos...

E quando falam de coberturas nem nisso acertam... Mas é só a minha opinião, que o meio século de existência e as MUITAS centenas de milhares de kms neste pais me dão um "parco" conhecimento... Siga...  Cada um sabe de si...

joao_s

• Hero Member
« Responder #174 em: Março 21, 2018, 10:48:41 pm »

As simulações de cobertura nem sempre são precisas e, por vezes, contemplam erros grosseiros. Sevem para se ter uma ideia aproximada, nem sempre fidedigna. Os meus recetores (interiores e autorradio) de rádio não confirmam as coberturas da TSF. Os centros emissores da Lousã e da Gardunha, assim como o retransmissor de Caldas da Rainha, exibem prestações superiores às que estão representadas nos mapas. Já o emissor de 98.4 tem um desempenho inferior daquele ilustrado no mapa.
Se visualizar o mapa da Smooth FM, o emissor de 92.8 tem um perímetro de cobertura bastante superior ao ilustrado e exibe falhas de sinal em locais onde a cobertura simulada é magnifica…

guest6

• Visitante
« Responder #175 em: Março 21, 2018, 10:51:26 pm »

As simulações de cobertura nem sempre são precisas e, por vezes, contemplam erros grosseiros. Sevem para se ter uma ideia aproximada, nem sempre fidedigna. Os meus recetores (interiores e autorradio) de rádio não confirmam as coberturas da TSF. Os centros emissores da Lousã e da Gardunha, assim como o retransmissor de Caldas da Rainha, exibem prestações superiores às que estão representadas nos mapas. Já o emissor de 98.4 tem um desempenho inferior daquele ilustrado no mapa.
Se visualizar o mapa da Smooth FM, o emissor de 92.8 tem um perímetro de cobertura bastante superior ao ilustrado e exibe falhas de sinal em locais onde a cobertura simulada é magnifica…

Pois sim... É a sua opinião, eu tenho outra. Cumprimentos

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #176 em: Março 21, 2018, 11:03:12 pm »
E o distrito de Portalegre, caro João S, não tem direito a ouvir a TSF? E as frequências da Lousã (107,4) e da Gardunha (105,1) não fazem milagres a Sul. Por exemplo, na cidade de Elvas só é possível ouvir, de forma satisfatória, a TSF na zona mais alta, junto ao castelo da cidade (através dos 105,1 MHz, porquanto os 107,4 são muito pressionados por uma rádio espanhola).

Mesmo no distrito de Évora, a TSF ouve-se mal em Vila Viçosa ou Borba, por exemplo. Para nem falar do concelho de Alandroal. E nessa zona do leste do referido distrito, os 105,4 Évora não constituem uma alternativa razoável, visto que existem emissores espanhóis a colocar sinais fortes nos 105,3 (RNE 1- Montanchez) e 105,5 MHz (Kiss FM - Olivença).

Falando na M80, mesmo dentro da rede regional sul há falhas consideráveis de cobertura. Exemplos: Elvas, Sintra e Mértola.

Enviado do meu HARRY através do Tapatalk

« Última modificação: Março 21, 2018, 11:04:59 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

joao_s

• Hero Member
« Responder #177 em: Março 21, 2018, 11:04:18 pm »
Bem, caro Abílio, não vale chatearmo-nos com isto. Não é opinião, é uma constatação com autorrádio ou recetor de rádio no interior de edifícios. Por exemplo, olha para a cobertura simulada da TSF 107.4 no Ribatejo e conclui que não se ouve em grande parte desta região. Isso é FALSO. Sintoniza-se com intensidade de sinal MÁXIMA  e, na zona de Rio Maior, quando falha o sinal, por causa da Serra de Mira D’Aire/Candeeiros, ouve-se 103.1 das Caldas da Rainha, sem nenhum constrangimento. Quando o sinal de 107.4 fraqueja, às portas de Lisboa, ouve-se 89.5 em perfeitas condições. Em Peniche, segundo o mapa simulado, não se ouve 107.4. É FALSO, ouve-se e com intensidade de sinal no máximo…

guest6

• Visitante
« Responder #178 em: Março 21, 2018, 11:10:19 pm »
Bem, caro Abílio, não vale chatearmo-nos com isto. Não é opinião, é uma constatação com autorrádio ou recetor de rádio no interior de edifícios. Por exemplo, olha para a cobertura simulada da TSF 107.4 no Ribatejo e conclui que não se ouve em grande parte desta região. Isso é FALSO. Sintoniza-se com intensidade de sinal MÁXIMA  e, na zona de Rio Maior, quando falha o sinal, por causa da Serra de Mira D’Aire/Candeeiros, ouve-se 103.1 das Caldas da Rainha, sem nenhum constrangimento. Quando o sinal de 107.4 fraqueja, às portas de Lisboa, ouve-se 89.5 em perfeitas condições. Em Peniche, segundo o mapa simulado, não se ouve 107.4. É FALSO, ouve-se e com intensidade de sinal no máximo…

O sr. fala das zonas que conhece e onde por norma se movimenta, pois eu tenho conhecimento de outras zonas e que lhe mostro o contrário. E o que tenho aqui dito é que a M80 cobre uma maior percentagem de população que a TSF; e a norte a cobertura da mesma é bem melhor do se pensa ( e sei bem o que digo...). Conheço bem TODOS os distritos de Portugal... Nada mais a acrescentar. Cumprimentos

joao_s

• Hero Member
« Responder #179 em: Março 21, 2018, 11:12:57 pm »
Caro Luís, desconheço como é a cobertura da TSF no distrito de Portalegre. O que posso afiançar e que a cobertura de TSF 105.1, Gardunha, é superior a qualquer outro emissor de Rádio Nacional aí localizado. O sinal de 105.1 atravessa a serra da Lousã de um lado para o outro e ouve-se em perfeitas condições em concelhos como de o Ansião (que também é servido por 107.4, com intensidade de sinal no máximo). Já o retransmissor de Évora de 105.4 ouve-se 365 dias por ano em Figueiró dos Vinhos, embora com sinal fraco.